TAGLIOLINI AO ESPUMANTE, CAVIAR E LIMÃO

Essa massa é deliciosa, mas se você não gosta de caviar, elimine as ovas e pronto. Só o sabor do limão com creme de leite já é um espetáculo. Aliás, já sei! Substitua o caviar por botarga ou lâminas de queijo parmesão ou Grana Padano… Hummm… Vou fazer assim da próxima vez!

massa-com-caviar

TAGLIOLINI AO ESPUMANTE, CAVIAR E LIMÃO

Ingredientes para 6 pessoas se for prato único ou para 8 se tiver outras “guloseimas”

500 gr de tagliolini ou tagliatelle feito em casa veja a receita aqui ou comprado pronto

1 c.sopa de manteiga

2 c.sopa de cebola picadinha

1/2 c.sopa de açúcar

2 c.sopa de farinha de trigo

100 ml de espumante (ou vinho branco, ou Martini branco seco, ou vodka)

6 c.sopa de suco de limão

500 ml de creme de leite fresco

Sal e pimenta do reino moída na hora

1 vidro de caviar ou ovas de capellini (custa mais ou menos 24 reais no Verdemar)

Cebolinha ou ciboulette para enfeitar (opcional)

Preparo

1 – Coloque 5 litros de água para ferver numa panela própria para cozinhar massas (espagueteira) ou numa panela grande

2 – Enquanto a água ferve, coloque a manteiga, a cebola e o açúcar em fogo bem baixinho para amaciar a cebola, sem dourar. Misture sempre e depois de mais ou menos uns 5 minutos, coloque a farinha de trigo e continue mexendo. Vai se transformar numa papa muito feia, não se preocupe. Deixe mais uns 5 minutos e coloque o espumante (vai ficar ainda mais feia, não se preocupe). Continue misturando para evaporar o álcool. Coloque o suco de limão, misture por mais uns dois minutos e coloque o creme de leite, o sal e a pimenta do reino. Misture por uns dois minutos e desligue o fogo. Reserve.

3 – Na água, que agora já está fervendo, coloque uma boa porção de sal e deixe ferver novamente. Coloque a massa para cozinhar e mexa bastante para não deixar fios grudando uns nos outros. Deixe 2 minutos menos do que pede na embalagem (se pede para deixar 8 minutos, deixe 6). Transfira a massa para a panela do molho e acabe de cozinhar no molho. Na hora de colocar no prato adicione o caviar e enfeite com cebolinha ou ciboulette.

DILUdica: se for um bom caviar, você pode misturar as ovas na massa. Se for ovas de capelini, você só coloca as ovas por cima da massa. Isso porque as ovas de capelini, que também ficam uma delícia, mancham o preparo de preto.

Se você não gosta de caviar, troque-o por bottarga ou lâminas de parmesão.

.

BAIXAR RECEITA

.

dddd

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

12 comentários em “TAGLIOLINI AO ESPUMANTE, CAVIAR E LIMÃO

  1. Obrigada pela receita,mas eu vou fazer a receita substituta com queijo em lascas, eu adorei imaginar o sabor .
    E o que é botarga?

    • Patricia, eu também estou com uma vontade louca de fazer com o queijo… Hummm…
      A bottarga é uma iguaria bem versátil que pode ser fatiada bem fininha, mas o mais comum, é ser ralada conferindo sabor de peixe ao prato, já que é um ingrediente feito com ovas de peixes que são salgadas, secas e recebem uma cobertura de cera, a fim de conservá-la e protegê-la de bactérias. Seu sabor é sempre muito marcante. Bjsss

  2. Aqui, eu comprei tudo e amanhã tem. Tem o que? Tem almoço a la dilu! hahahha Depois eu volto pra contar,mas eu quero agradecer pq eu acho que vai ser muito bom,beijinhos!!!!!

  3. Fiz hoje no jantar e ficou um espetáculo!!! Tão fácil e delicioso! Morri de rir com sua descrição do feio… mas até que achei bonitinho!!! Adorei!!! Bjs

  4. Eu tinha 2h30min,3 horas,para preparar sozinha algo gostoso para sete pessoas.
    Estava na casa do companheiro em SP,não sabia onde ficava nada,optamos por uma massa.
    Fomos no Eataly(Empório Santa Luiza já fechado),troquei umas mensagens com a Dilu e o resultado está no meu Instagram,@linaherval,que é aberto,não consegui publicar a foto aqui.Tomamos um champanhe feito à base de uvas Chardonnay,que,segundo a resenha,é o que mais se harmoniza com Ostras.
    O rótulo,meio detonado,também está no insta.Não é famosa,não é cara e eu não conhecia.Obrigada,anjo Dilú!

    • Que delícia Lina! Fiquei feliz demais com o seu sucesso que, com certeza, foi estrondoso. É sempre estrondoso tudo que faz as pessoas alegres ao redor de uma boa mesa. Mas sei que não foi a receita da massa que fez com que isso acontecesse, estou certa que foi a receita da boa convivência, da simpatia, da generosidade, da essência da “DOUTORA” que existe em você, isso sim, é sempre sucesso. Parabéns!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps