DOCE DE LARANJA DA TERRA

doce-de-laranjaGanhamos um saco enoooooorme de laranja da terra e fizemos um moooooonte de doce. Claro que demos pra todo mundo e esse todo mundo quis saber como faz. Então todo mundo, vai aí a receita que é muito fácil de fazer. Agora é sua vez de me dar! Rsrrss…

.

DOCE DE LARANJA DA TERRA

Ingredientes

10 kg de laranja da terra

1 pitada de sal

1 a 1.5 kg de açúcar cristal (depende do tanto que você gosta do doce mais doce)

1 pau grande de canela

1 aniz estrelado

5 bagas de cardamomo

3 cravos (eu não gosto do sabor forte do cravo, mas amo o aroma, por isso coloco pouco)

Preparo

– Rale as cascas das laranjas sem aprofundar muito pra que as laranjas fiquem com um tom amarelo lindo no final. Corte as laranjas em quatro, retire e despreze as polpas

– Lave todas as cascas e coloque-as de molho em água abundante dentro de uma bacia.

– Durante 7 dias troque a água diariamente (ou por 4 dias de 12 em 12 horas)

– No oitavo dia coloque, se possível num tacho de cobre, ou em uma panela grande todas as cascas de laranja com 1 pitada de sal e cubra com água. Deixe a água ferver e escorra. Experimente a água e veja se está amargando a seu gosto, se ainda estiver muito amargo ferva com nova água e despreze novamente a água. É preciso retirar o amargo, mas não totalmente, deve deixar um amargorzinho, que é delícia, mas isso é a gosto.

– Na panela coloque 500 gr do açúcar e as especiarias. Deixe o açúcar derreter e faça uma calda como de pudim com 2 copos de água.

– Coloque então as cascas da laranja, o resto do açúcar e cubra com água quente. Deixe em fogo baixo de 1 a 2 horas (você vai testando, pq vai depender se a laranja está mais madura ou não, eu prefiro mais durinha, al dente). Tome cuidado para que as cascas fiquem sempre imersas na água. Se necessário, coloque água sempre quente. No final, as laranjas estarão com um brilho lindo.

 

laranja-banhada-no-chocolateDILUdica: Ferva água com os vidros (onde será guardado o doce) por uns 5 minutos.

– Sirva as tirinhas de laranja banhadas em chocolate meio amargo

– Faça pães e bolos com pedacinhos de laranja.

– Faça pirulitos de queijo de cabra recheados com laranja (receita aqui)

– Sirva numa bandeja com queijos

Se quiser a laranja cristalizada, deixe a calda engrossar bem. Corte a laranja em tiras, misture na calda, retire com uma escumadeira, deixe escorrer um pouco e coloque em uma grade ou num tabuleiro para secar no sol mais fraco. Se o clima estiver muito úmido, ligue o forno bem baixinho, desligue e coloque a grade dentro do forno. Se quiser, pulverize açúcar cristal.

.

BAIXAR RECEITA

.

dddd

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

7 comentários em “DOCE DE LARANJA DA TERRA”

  1. Margarida D. Campos

    Dilu, eu tentei fazer uma única vez. Não deu nada certo e acabou que desisti. To pensando aqui e vou seguir direitinho sua receita. Depois eu te conto.

  2. As suas cascas ficaram muito apetitosas!! Com esse chocolate então, nem se fala. Aqui, vc acha que dá pra comprar as laranjas já pré preparadas no sacolão e acabar de fazer o doce em casa? Obrigada fada!

    1. Não posso garantir, Denise. Nunca comprei, mas já ouvi que não fica bom. Tenho a impressão que as cascas, por ficarem muito tempo dentro do plástico, devem ficar com uma textura diferente. E vc sabe, né? Textura é um dos fatores da comida ficar boa ou não. Então… se você testar, conte sua experiência pra gente. Bjsss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima