Viva o domingo em Paris!

Todo mundo diz não ter nada pra fazer em Paris no domingo 🙄 Sou completamente contra pois, pra começar, a cidade por si só já é tudo, não precisa procurar coisas pra fazer. É só sair a pé (adoro) observando cada um dos milhões de detalhes e monumentos com que essa cidade nos presenteia e encanta. Vou contar rapidamente o que fizemos hoje, mas se quiser, clique no link para ver outro post sobre DOMINGO em PARIS, êta dia encantado!

Só pegamos metro ou táxi quando estamos atrasados ou o lugar onde vamos é muito longe. Por isso, domingo, ou qualquer outro dia, em Paris é espetacular, basta andar. Os percursos são cheios de lugares lindos para ver e fotografar…

Por isso, gostamos de sair sempre mais cedo – o tempo que vamos gastar é ± calculado pelo Google Maps e pelo caminho afora vistas espetaculares vão nos surpreendendo.

Dou uma folga, porque sempre terá fotos extras pra serem feitas, mesmo que já tenha tirado aquela mesma foto um milhão de vezes.

O Rodin é um museu que vou todas as vezes que venho a Paris.

Auguste Rodin é considerado um dos escultores mais notáveis de seu tempo.

Logo na entrada do museu encontramos a explicação da deslumbrante escultura A Porta do Inferno.

Quem gosta do assunto vai gostar da fotos a seguir com o texto em espanhol (quem não interessar, pula).

A obra nunca foi acabada e é sobrecarregada de elementos entre os quais aparecem os principais tópicos da obra de Rodin (Ugolin, Le Baiser, O Pensador, Les Trois Ombres).

O Pensador é uma das esculturas mais famosas de Rodin. Como se vê, ela representa um homem meditando.

O Pensador deveria representar Dante na frente dos portões do inferno, meditando seu poema. Hoje ele fica pensando nesse jardim maravilhoso.

O imenso jardim, cheio de esculturas, é um sonho e é uma boa maneira de pensar na vida 🙂 .

kkkkkk… 😀

Em meio a natureza estão expostas algumas das esculturas mais importantes de Rodin: O Pensador, Os Burgueses de Calais, a Porta do Inferno, Balzac.

Obras que mostram o caráter monumental das criações de Rodin, que impressionam quem as observa. O exemplo mais marcante é, provavelmente, a Porta do Inferno, mas as outras também são.

O bom é que se você quiser só passear pelo jardim há uma tarifa especial para tal, mas não pode perder…

Rodin conheceu Camille Claudel com 19 anos de idade e ficou completamente seduzido pelo temperamento ardente e o talento excepcional de sua aluna que acabou se tornando sua colaboradora, musa e amante. O relacionamento atormentado marcou o escultor, e com certeza, marca qualquer pessoa que veja essa escultura.

Com certeza, entre todas as obras, é a mais emblemática, e que me faz chorar: “L’Âge mûr”, a Idade madura.

Obra de Camille Claudel que mostra na expressão dela própria o cruel abandono de Rodin.

Camille implora de joelhos pelo amor de Rodin e ele retorna para Rose, sua esposa.

Há no museu uma sala dedicada à obra de Camille Claudel. Pra mim, as mais lindas!

Outras obras importantíssimas  fazem parte do enorme acervo do museu. Imperdível!

Saímos do museu e tivemos de passar em casa pra eu trocar de roupa e pegar meu chapeuzinho. Paris tá frio demaisssss, temos de nos prevenir antes de sair, mas dei bobeira.

Fizemos uma deliciosa caminhada até o restaurante La Bastide Odéon no Saint Germain.

Reservei o restaurante pelo La Fourchette. Gente, super indico esse site de procura, só tenho dado sorte e, ainda, tinha promoção.

Confesso que fui sem saber o que encontraria, pois não tinha indicação alguma. Encontramos uma casa que me pareceu frequentado por parisienses, nada de turistada. E o melhor: aceita reserva pra 14 horas.
No menu não vem preços de cada prato separadamente, vem a ‘Formule’ (uma das melhores coisas da França), que você escolhe entrada + prato ou prato + sobremesa ou entrada + prato + sobremesa por um preço fixo, sempre mais reduzido.
Confesso que não tinha a menor expectativa, até comi pão. Coisa que não faço pra não atrapalhar a refeição.
Olha a cara desse pão…
Falando em pão, quando não tiver um pratinho pra você colocar seu pãozinho, pode colocar sobre a toalha mesmo.
Bem, para entrada Luiz e nossa amiga Vânia pediram o Mil folhas de berinjela, adoraram!
Eu tive muita sorte… Pedi o prato que, até agora, foi o melhor da viagem.

Observa o tamanho das vieiras, que por sinal, estavam no ponto perfeito. O chantilly deu um gosto fenomenal… A foto está horrível, mas na realidade, o prato estava lindo!

Para prato principal Vania e eu pedimos Carré de cordeiro… Gente, não acreditei: estava sensacional! A qualidade da carne estava excepcional, coisa difícil de se ver quando o restaurante não é daqueles muito bons.

Fiquei até com medo de pedir sobremesa, não queria atrapalhar o que estava tão bom! Mas… Vamos lá: 1000 folhas!

Uau!!!! Logo percebi o que me esperava na hora que aquela almofada fofinha e aerada vinha vindo em direção a nossa mesa… (Quem é o 2000 mil folhas melhor de Paris?).

Entrei no restaurante sem saber o que ia encontrar…

Encontrei foi a vontade de retornar amanhã pra comer tudo igualzinho!  😆

Viva o domingo em Paris! Mas vamos combinar, com um programa desses, viva a vida!

Restaurante La Bastide Odéon – 7 Rue Corneille, 75006 Paris – Telefone: 01 43 26 03 65
MUSEU RODIN– 79, rue de Varenne.
Horário – De terça a domingo: de 10h às 17.45 – Quarta funciona até às 20.45
Preços – Adultos: 10€.
– Menores de 18 anos: entrada gratuita
– Visita guiada: reservas das 10h às 16h – telefone: +33 (0) 1 44 18 61 24
– Entrada gratuita com Paris Pass e Paris Museum Pass.
– Para visitar só jardim: 4€.

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

10 comentários em “Viva o domingo em Paris!”

1. Sonho que temos de perseguir até realizar, Carol. Ontem mesmo estávamos, meu marido e eu, conversando sobre isso: de tanto pensar numa coisa, ela acaba sendo realizada. Acredito nisso! Bjs e obrigada pela leitura do meu post minha flor!

1. kkkkkkk… num é um pensador lindo, amiga? Numa sutileza de fazer inveja… kkkkkk…
      Amor, pode ir por minha conta, a comida é deliciosa e se ainda for o mesmo menu, peça igual o meu. Bjss, Feliz Natal pra toda sua família e saudades!

1. Claudinha… Só de ler seu comentário meus olhos enchem de lágrima, minha boca começa a salivar (aliás, é um sintoma que ainda não entendi) e meu coração aperta…