PONCHE e CLERICOT – Drinks a moda antiga

Ponche                                         Clericot
   Ponche                                                                               Clericot

Há uns dois anos, a Dilu serviu antes de começar um daqueles Brunches veja aqui que ela adora fazer, uma bebida chamada Clericot. Fez o maior sucesso. Outro dia, minha mãe convidou algumas amigas para um almoço, e relembrou, por que não dizer, desenterrou, uma receita antiga de uma das bebidas mais consumidas na década de 60, o versátil Ponche. Bebida rica tanto em combinações, tanto em preparo, quanto em sabores e valor nutricional, pois além das frutas, pode ser com ou sem álcool, quente ou frio e cada um pode usar da criatividade e inventar a sua própria receita. As opções incluem sucos e pedaços de frutas, rum ou conhaque, vinhos, espumantes, licores, água com ou sem gás, especiarias ou não e açúcar. Lembrei com muita saudade, quando pequena, como ficava curiosa e encantada ao ver todas aquelas senhoras se deliciando com aquela bebida tão linda, cheia de frutinhas… A diferença entre o Ponche (antigo) e o Clericot (moderno) é apenas uma questão de região e das mãos de quem prepara. A receita da Dilu tem as mãos dela… rsrssss até lavanda leva! Está no blog veja aqui. A receita da mamãe é descomplicada, fácil de fazer e vem logo a seguir. Então… Vamos lá, recordação dos anos 60 e mãos à obra! Ah! E aproveite, pois o PONCHE é uma bebida que traz alegria e deixa saudade!

 
PONCHE

Ponches da mamãe
Ponches da mamãe

 

Ingredientes 
Caldo de 12 laranjas pera-rio
Caldo de 1 abacaxi
Calda de 1 lata de pêssego
2 garrafas de guarana Antartica
1 garrafa de vinho branco moscatel, ou de mesa
2 maças e os pêssegos da lata, picados em cubinhos
1 garrafa de champagne ou espumante bem gelado
.
Preparo
Misture tudo e na hora de servir, adicione 1 garrafa de champagne ou espumante bem geladinho
Sirva em uma linda poncheira. Se não, sirva em grandes taças de vidro, ou invente uma “poncheira” diferente, como por exemplo, metade de uma melancia ou sirva individualmente em metades de melão orange. Hummm! Fica lindo!
aaaa
Se quiser receber todas as atualizações por email cadastre-se no https://dilucious.com.br/?page_id=2766
ser com arte

17 comentários em “PONCHE e CLERICOT – Drinks a moda antiga”

  1. Stella, adorei essa PITADA!
    Acho que o Clericot faz tanto sucesso porque o clima do Brasil é super propício e as pessoas adoram começar um momento gastronômico de uma maneira mais saudável. Obrigada pelo “recordar é viver”, apesar de que, não pegamos essa época. Bjs

  2. junia vaz de almeida

    Stella,adorei!!
    Me lembrei das festas nas casas de minhas tias,onde a vasilha do ponche ficava em grande estilo,no centro de uma mesa.Muito chic.!
    Vou fazer na próxima reunião com minhas amigas e depois te falo.
    Acho que a Dilu está “esquecida” qdo diz:”não pegamos essa época”(rsrsrs)….poderia dizer:”não bebíamos nesta época”(ahahaha).
    Beijos, queridas!!!

    1. Stella, ainda bem que também somos amigas da Junia, portanto… Também faremos parte dessa reunião… rsrsssss
      Junia, pode deixar que eu faço as fotos. kkkkkkkkkkkkk
      Fia, nos anos 60 vc e eu estávamos nas fraudas… ou não? kkkkkkkkkkkkkkk

  3. Exatamente, Junia!
    Ainda nao conheciamos champagne,vinhos, eu adorava roubar as frutinhas da poncheira.
    Tira foto da sua e manda pra gente.
    beijos

  4. Ana Paula lanari

    Stellinha, primeiro ainda não me acostumei com o Stella, fica tão poderoso, Stella! Muito chic, mas vou ficar com o Stellinha mesmo. rsrsrsrssrs Bacana essa informação, não conhecia o apelido chic do ponche: Clericot! Aliás, vou confessar que nunca tomei ponche na minha vida. Sério! Acho que primeiro não podia, pois era menor e depois acho que saiu de moda, não sei ao certo porque nunca experimentei. A Júnia tem razão, me lembro bem da poncheira em grande estilo no centro da mesa. Não me lembro das taças, eram as mesmas do champagne? Aquelas bem abertas.
    Cheers!!!!

  5. Maria de Menicucci

    Eu comentei a minha mãe sobre este post sobre ponche e ela contou que a mãe dela tinha uma poncheira de vidro toda desenhada e tinha copinhos que encaixavam na poncheira. Comentei com ela que não consigo entender o porquê de ter saído de moda sendo que diziam que era a maior delícia!

  6. Maria querida, isso é tão relativo… Para mim, não tem a menor importância, já que não gosto de modismos… aliás, pra mim, é exatamente ao contrário que as coisas funcionam. Não gosto de ser e ficar igual a todos.
    Há exatos dezesseis anos (foi quando mudamos para o Vila Del Rey), servi uma linda entrada. Sopinha gelada de frutas vermelhas com Crostini de Queijo de Cabra e Pignole. Me lembro, como se fosse hoje, dos olhares de gozação que duas convidadas se deram. Eu entendi… não era moda e elas tinham todo o direito de achar aquilo estranho (se eu estivesse insegura, aquilo seria um balde de água gelada no meu jantar, mas aí que fiquei mais dona da situação rsrsrsss) Hoje elas já não se olhariam daquela maneira… Hoje é moda!
    No caso do Clericot aconteceu mais ou menos a mesma coisa. Uma amiga (sempre as mulheres…) olhou com total descaso e um pouco de sarcasmo para aquela taça enorme cheia de frutinhas, bem jeca! Mas quando uma outra amiga, daquelas poderosas, chegou, viu, tomou, caiu de amores e ainda pediu uma colherzinha para comer as frutas… vc não acredita! A outra que tinha olhado com pouco caso, veio, elogiou, tomou, repetiu… É assim! Se a moda é vinho… Todos querem vinho. Claro que o vinho é imprescindível, mas fazer o primeiro brinde com drink é muito bacana. Mas não é moda! rsrrssss
    Bjs amore, não some não, viu? Gosto muito de suas opiniões e comentários

    1. Maria de Menicucci

      Corri para ver a receita agora! Eu não gosto de beber nada alcóolico, mas se eu tivesse que servir algo para convidados, faria ponche ou clericot, acho tão lindo!! Se servido numa taça transparente fica tão lindo, cheio de cores e texturas!

      Você está certíssima em não ligar para a moda, temos de servir o que nós achamos deliciosos! Mas o melhor de tudo é sermos diferentes, fugir da mesmice!

      1. Isso mesmo Maria, o bom é sermos autenticas e fugir dos modismos.
        Faça a sua receita do seu jeito, e todos vao adorar,
        bjs

  7. Stella querida , sumida , dona das pitadas mais interessantes , inteligentes e agora bucólica também !
    Que delícia de pitada , mas , acreditem , ponche nunca tomei !
    Lembro-me bem das festas em casas de família , principalmente em aniversários , as maravilhosas poncheiras , com ou seus copos ou modelos com xícaras .
    Sabem o que acho ? ….rsrsrsrs , pode haver uma corrida às lojas de presentes , depois de degustarmos o
    PONCHE da Stella e o CLERICOT da Dilu .
    Veja se não se ausente tanto tempo , Stella . Estava com saudades de suas pitadas , mas , vc compensou .
    Adorei e fiquei imaginando o sabor …. Bjs .

    1. Nilza,querida,nao deixe de experimentar entao estas 2 delicias.
      Minha sumida foi por uma boa causa.Fui a um casamento em Portugal e aproveitei para dar uma conferida nas novidades, aguarde as dicas.
      beijos

      1. Nilza da Cruz Silva

        Que maravilha , Stella . Espero que tudo tenha ocorrido às mil maravilhas e , parece que sim !
        Fico muito feliz por vc e aguardo ansiosa as novidades !
        Beijos , querida .

  8. Ola!
    Adoro tudo isso durante o verão. Gosto muito de sangrias tambem.
    Fire Island é uma ilha no sul da costa de Long Island, NY, onde gosto muito de passar o verão americano.
    Lá, o que gosto mais de fazer é criar coquetéis de verão. Um dos que criei e que até hoje é solicitado foi minha Paradise white Sangria. Faço com suco de white cranberry, agua gasosa, Pouilly fumé, tequila prata e um calice de lemoncello. As frutas sao as framboesas amarelas, blueberries e lemon wedges. Muito gelo moído na hora de servir! A decoração é a gosto. Fica divino e a nível Dilucious. 😉

    1. Vou olhar nos meus arquivos e ver se alguns dos meus amigos tem. Tem pouco tempo que caí na real e comecei a tirar fotos das coisas que faço durante a diversao. rsrs
      Achando, te mando com a receita completa. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima