Jornal Estado de Minas – Yes, nós somos uns bananas!

Conforme o último Degusta veja aqui, quando usei o foie para o Creme Brülée, disse que continuaria a série, falando sobre ingredientes caros utilizados em pratos baratos. O que faz um ingrediente chegar a cifras absurdas, às vezes, proibitivas? Seria a complexidade de se alcançar o alimento em seu habitat? A perda no processo de fabricação? Logística? Um sabor dito dos “deuses”? Pois bem… Vamos nos conter no sabor. Proponho confundir sabores… Eu posso alcançar um grande e deleitável prazer com um alimento que não seja tão nobre? Posso! Então, hoje o ingrediente eleito é o caviar e por causa dele, tenho dois casos para contar e duas receitas para dar.

.

PRIMEIRO CASO

Dilu Bartolomeo Villela

.

Blinis de Linguado com Marshmallow Brülée e Caviar de Quiabo RECEITA Aqui
Blinis de Linguado com Marshmallow Brülée e Caviar de Quiabo – RECEITA Aqui

.

Mesmo antes do meu blog Dilucious, sempre ousei e arrisquei experiências exóticas na cozinha, na intenção de provocar a curiosidade e os sentidos dos meus convidados. Ciente disso, Rodrigo Ferraz, coordenador do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, me convidou para dar uma aula durante o festival. Isso aconteceu há uns cinco anos, e nem preciso dizer que quase entrei em pânico… (Mas confesso que foi um medo envolvido numa aura de contentamento e orgulho) Não era para menos, estavam lá o japonês Murakami do Kinoshita, o francês Roland Villard do Le Pré Catelan, o espanhol Fernando Canales com uma estrela Michelan do Etxanobe, e euzinha. Cada um dava uma receita utilizando o ingrediente que mais gostava no momento. Eu usei caviar brasileiro. Caviar de Quiabo!

Em Tiradentes, durante a aula, Luiz, meu marido, assentou-se no fundo daquela sala abarrotada de gente, e duas pessoas ao seu lado diziam que aquele prato parecia ser horrível. Quando terminei de cozinhar, ofereci uma pequena porção a todos os presentes. Luiz só reparando… As duas provaram e juntas exclamaram: “Nossa, como é bom!”.

Então viva o caviar brasileiro, pois essa iguaria estoura uma a uma suas sementes, provocando a sensação de luxo no céu de nossas bocas. Yes, nós temos CAVIAR!

.

———————————————————————————————————————————-

.

SEGUNDO CASO

Ballotine de Salmão com Ovo mollet e Caviar Baixar Receita Aqui
Ballotine de Salmão com Ovo mollet e Caviar – RECEITA Aqui

.

Degustação de caviar pode ser classificada como uma das mais prazerosas experiências. Existe um restaurante em Paris, Caviar kaspia, que é sinônimo de luxo, prazer, momentos inesquecíveis e seu cardápio é centrado no que o próprio nome sugere: caviar. A minha primeira vez nesse templo, foi com minha sogra e meu marido, na qual, experimentei o caviar Beluga. Confesso que, mesmo minha sogra pagando, sofri com os preços daquelas mini-mini latinhas. E tem mais… Como não satisfaz tanto quanto um almoço, você se torna obrigado a pedir mais alguma coisa (ainda mais eu, que sou uma “comilona mor”). Pedi o menu Tsarines, super acessível, no qual é servido um entrada com o tradicional salmão defumado da Noruega com blinis e creme azedo – deslumbrante. Como prato principal vem batata recheada e 30 gramas de caviar Printemps, que é caviar cultivado, e muito, muito, muito bom e muito, muito, muito mais barato.

Desse dia em diante, todas as vezes que voltei no Kaspia, pedi o menu dos “normais”. Espero mostrar com isso, que quase sempre existem os ingredientes similares, que podem também te fazer imensamente feliz. A não ser que no contexto do caviar você seja um profundo conhecedor, o que é raro, pois imagino fazermos parte de 95% dos que não sabem distinguir um Beluga de um Sevruga ou de um Oscietra.

O preço desse tipo de caviar precisa mesmo ser altíssimo. Eles fazem parte de um grupo de alimentos em extinção. Então viva o caviar cultivado, pois a maior de todas as iguarias já tem substitutos que estouram uma a uma suas ovas, provocando a sensação de luxo no céu de nossas bocas. Yes, nós temos CAVIAR!

Desculpa, mas preciso contar mais uma, mesmo sabendo que não tem nada a ver com o caviar de hoje, aliás, com a pauta de hoje. Esta é só para terminar e “achincalhar” com o titulo da matéria… O tal restaurante citado acima, Caviar Kaspia, além da bela vista da Igreja La Madeleine, é um restaurante suntuoso, onde os clientes fazem parte de uma elite abastada. Assim como Marta Suplicy, aquela política que seu partido se intitula dos pobres. Então, a pessoa jantava ao nosso lado… Fiz questão de reparar qual o caviar foi pedido por ela, seu companheiro e duas meninas. Não foi o menu dos “normais”, não foi aquele menu barato. Eu queria muito tirar uma foto para mandar para o Brasil, com a intenção de mostrar em que tipo de restaurante o PT faz suas refeições… E devo te dizer: Que refeição! E posso ainda, dizer mais… Yes, nós somos uns bananas!

.

aaaaSe quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

34 comentários em “Jornal Estado de Minas – Yes, nós somos uns bananas!”

  1. Minha querida,
    Acabo de “ler voce” nas páginas!
    E constato, que além de Chef de cuisine, ainda ganha parabéns pelo texto e aplausos pela frase final!!!
    Ótimo domingo!
    Bjo

    1. Hoje, muito triste aqui estou com tudo que tem acontecido, leio uma postagem de uma pessoa que suga do PT e obviamente votou nele. Lendo o que ela escreveu, me lembrei desse post. Voltei aqui e encontro seu comentário que nem sei o porque, não respondi. Obrigada pelo elogio minha querida amiga Maria Lucia que gosto tanto, por ser tão “sutil” e claro, extremamente inteligente, pois quem sabe ser sutil, só pode ser perspicaz.
      Amiga, a frase final é perfeita, mas hoje ela não me traz o mesmo astral de gozação de tempos atrás, hoje ela me deixa profundamente preocupada.
      Vamos ver no que vai dar, bjs

  2. Nilza da Cruz Silva

    Já elogiei a matéria que está sensacional !
    Tomara que o EM , rsrsrs te ”’ contrate ” , pois o Degusta não será o mesmo depois
    de suas ”performances” por lá …
    Me explique uma coisa Diluzinha ; as receitas vc as publicará aqui ?
    Parabéns novamente e muito , muito , muito mais sucesso !!! Bjs .

    1. Nilza, adorei o Diluzinha, só as minhas antigas e muito queridas amigas e alguns amigos, me chamam assim. Vc já faz parte dessa minha turminha tão querida.
      As receitas estão sendo colocadas, ontem eu esqueci, mas vou colocar sim.
      Amore, essa ultima semana, Anna Marina me convidou a continuar escrevendo pelo periodo que eu quiser. Então, vou precisar de ajuda… HELP ME!!!!!! rsrsssss

      1. Nilza da Cruz Silva

        Hahahaha….. desculpe-me a intimidade do Diluzinha , mas já te disse que ,
        escrevo o que vai dentro do meu coração e , vc tem sido mesmo
        uma gracinha , fofa , carinhosa comigo então o Diluzinha brotou do imenso carinho
        que tbe tenho por vc …..
        Rsrsrsrsrs …. o EM / Degusta através da Anna Marina é claro que não perderiam uma
        colunista de seu quilate e , mais uma vez nós leitores e seus admiradores é que
        ganhamos muito . Parabéns , adorei a confirmação do que já imaginava acontecer !!! Bjs .

  3. O Caviar Kaspia, além da bela vista da Igreja La Madeleine, é um restaurante suntuoso, onde os clientes fazem parte de uma elite abastada. Desculpa, mas preciso contar mais uma, mesmo sabendo que não tem nada a ver com o caviar de hoje, aliás, com a pauta de hoje. Esta é só para terminar e “achincalhar” com o titulo da matéria… Marta Suplicy jantava ao nosso lado… Fiz questão de reparar qual o caviar foi pedido por ela, seu companheiro e duas meninas. Não foi o menu dos “normais”, não foi aquele menu barato. Eu queria muito tirar uma foto para mandar para o Brasil, com a intenção de mostrar que tipo de restaurante o PT faz suas refeições… E posso dizer… Que refeição! E digo mais… Yes, nós somos uns bananas!
    I-NES-QUE-CÍ-VEL! Com certeza ficará na memoria de quem teve a boa oportunidade de ler!

    1. É verdade Maria Beatriz, mais hoje do que naquela época, pois hoje vem acrescida de uma preocupação maior. Me desculpe querida, por não ter te respondido antes e obrigada pela participação
      Bjs

  4. Achincalhar? Não me pareceu que sua intenção tenha sido mesmo direcionada para o titulo do texto ou se foi achincalhar essa horrorosa senhora do “Relaxa e goza”.

  5. Maria de Menicucci

    Sabia que com 2 anos de idade eu já comia caviar??? A minha mãe que conta esta história, naquela época eu estava assistindo meu pai pai tomar uísque e montar torrada com caviar. Eu pequenininha resolvi imitá-lo! Tomava guaraná e montava a torradinha com caviar e comia. E o meu pai morria com a minha fofura da época!

  6. Eliana Barbosa

    TE MANDEI RESPOSTA PELA MINHA PAGINA E AGRADEÇO O CARINHO DE ME MANDAR SUA PUBLICAÇÃO. TEXTO MIL. YES,NOS TEMOS O CAVIAR DA DILUCIOUS E MUITAS “BANANAS

    1. Maria querida, desculpe não ter te respondido naquela época. Não sei se viajei e não vi os outros comentários… sei lá, só sei que ainda está em tempo, e que tempo mais propicio para nos chamar de bananas. Bjs amor, saudade de vcs!

  7. Luciamara de Miranda

    Dilu , como eu fiquei sem saber o que escrever de comentário , pq achei o texto um espetáculo , eu acabei por ler os comentários das outras pessoas . Com isto , eu pude perceber que este post foi publicado a mais tempo e que vc voltou com ele numa hora muito propicia . Vc tem TODA razão : nós somos umas perfeitas e completas bananas . Mas eu tenho muita esperança de virarmos umas mandiocas frescas , saudáveis e muito fortes , tipo as que sustentam boa parte da população brasileira . Um grande abraço e de novo , parabéns pelo texto . Lu

  8. Lais Vicente de Carvalho

    Dilu, eu sempre acompanhei suas reportagens pro jornal e sempre comentamos que você arrasa. Eu tenho sentido falta do que vc escreve, porque é sempre diferente dos outros que vem no caderno. Este eu ja tinha visto e é um espetáculo, parabens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima