Meu centésimo post – “A TI, BEBO”

100 posts de vida! Não posso deixar de dizer que o Dilucious é uma benção em minha vida. Tenho tido retornos que não consigo nem descrever, feito amizades maravilhosas, sentido muitas emoções e conhecido novas sensações. Muitas vezes, neste pouquíssimo tempo de blog, me peguei em “imaculado” e absoluto estado de graça, sorrindo e olhando para o nada… Rsrssss Todos sabem o que é olhar para o nada e se perder em bons pensamentos. Mas, voltando aos posts… Cada post postado se converte em energia, que faz brotar uma ardente brasa que me acende e me incentiva a escrever o próximo. Enfim, estou muito feliz e para solenizar esse marco do blog, este centésimo post só poderia ser construído sobre um momento Dilucious... Meu aniversário comemorado em Mendoza.

.

A TI, BEBO!

Dilu Bartolomeo Villela

.

Fomos à Mendoza considerando (sem contar com a beleza da região) as vinícolas e os bons vinhos que encontraríamos. Quero começar, dizendo a importância do vinho em outros tempos. Na Índia, escritos ancestrais de 2000 a.C. mencionam que o vinho era louvado tanto como Deus. Na China, cerca de 1100 a.C., o vinho era usado até como remédio. No taoísmo, o elixir da imortalidade levava ouro e vinho. Na Antiguidade, durante acordos de paz entre impérios beligerantes, o mediador proclamava sua conclusão e tomava o primeiro gole de vinho para mostrar que não estava envenenado. Celtas e gauleses punham um vaso cheio de vinho a circular de mão em mão, bebendo à pessoa que se queria honrar. Cada conviva dizia:  A ti, bebo!”.

.

a ti_Fotor_Collage.

Pois bem, no post anterior sobre a nossa ida à Mendoza, disse que ao chegarmos no hotel, nos deparamos com mais uma surpresa. A dona do hotel nos sugeriu que subíssemos a um dos terraços, em qualquer um dos quartos. Olha isso, foi um final de tarde inesquecível.

.

Lua nascendo, sol se pondo, vinicola...
Lua nascendo, sol se pondo, parreiral…

.

Lá na “lage” (como carinhosamente apelidamos o terraço), muitas mantas, vinho, lareira e… o pôr do sol! E até a lua!

.

A temperatura externa estava gelada, mas a interna...
A temperatura externa estava gelada, mas a interna…
Olha o astral!
Olha o astral!

.

E a medida que foi escurecendo, o que já estava inacreditavelmente lindo, ia ficando mais e mais e mais e mais… lindo! Foi uma surpresa para o coração, para a alma, para o âmago! Surpresa abençoada!

.

Foi uma surpresa deslumbrante! Foi uma surpresa abençoada! Foi uma surpresa!
Foi uma surpresa sem noção!
Nós merecemos!
Nós merecemos!

.

Desfrutar de um vinho no terraço e assistir ao pôr do sol por trás da Cordilheira dos Andes em meio a amigos queridos…

Amizade! A ti, bebo!

…………………………………..

19 de junho de 2013

Enfim, chegou o dia do meu aniversário! Acordo… Olho… E penso: Deus deve ter se lembrado de me homenagear ao me dar de presente essa paisagem paralisante. Lá do céu, Ele deve estar dizendo “aleluia” e dando risinhos em ver minha alegria. E eu daqui, deste lugar, O louvo com toda a minha gratidão e devoção.

Abro a porta do quarto e dou de cara com isso, aliás... fico de cara! rsrssss
Abro a porta do quarto e dou de cara… aliás… fico de cara! rsrssss

.

Sei que existem lugares maravilhosos pelo mundo afora, mas naquele momento, a única coisa que eu sentia era plenitude! Vou até citar um pouco do que aprendemos com os guias. Mendoza pode ser considerada um milagre. Particularidades naturais como abalos sísmicos que a assolaram, altitude que varia entre 900 a 1.800 m, baixo índice de chuva, consequentemente clima seco, localização na dura e particular formação rochosa da cordilheira dos Andes, solo desértico, poderiam ter contribuído para que a região fosse um fracasso. Porém, essa junção de fatores, associada a persistência dos seus habitantes e desenvolvidas tecnologias na plantação, garantiram à região um terroir perfeito que afastam insetos, pragas e fungos. Mas a nós, atrai, seduz, convida, hipnotiza…

.

Esse é o caminho dos quartos até o restaurante.
Esse é o caminho dos quartos até o restaurante.

.

Começamos o dia com Champagne já no café da manhã, comemorando e cantando “parabéns pra mim”… Infelizmente,   não tenho nenhuma foto para eternizar aquele momento “Dilucious” entre amigos tão queridos…

Agora é hora de sair dessa maravilha e tomar rumo em direção a outra maravilha. Ruca Malen. Vinícola/Restaurante que o dono do Cavas nos indicou para darmos continuidade à comemoração do meu aniversário. 

Ruca Malen Vinicola/restaurante que nos indicaram para comemorar meu aniversário
Ruca Malen

.

As majestosas paisagens ainda ganham um céu andino quase o ano todo ensolarado e a região proporciona mais do que deleitosas degustações de vinhos. Muitas vinícolas são preparadas para receber o visitante para o tour enogastronômico. A vinícola Ruca Malen está inserida na cultura da região e oferece muito da tradição mendocina.

.

O restaurante é maravilhoso, pequeno, incrustado no meio do parreiral e de um verde imenso e
O restaurante é maravilhoso… pequeno, charmoso incrustado no meio do parreiral

.

Mendoza tem como moldura a cordilheira dos Andes. A 180 kms da cidade, o principal cartão postal é o Cerro Aconcágua, maior montanha do mundo fora da Ásia, que domina a paisagem e é considerado o teto das Américas com seus 6.962 mts de altitude. Enquanto almoçávamos, tivemos o privilégio de ver tudo isso da janela do restaurante.

.

Isso não é um quadro, é a janela do restaurante
Isso não é um quadro, é a janela do restaurante
Uma coisa!
Uma coisa deslumbrante! A vista desse ângulo é do Aconcágua.

.

Agora sim, hora da felicidade total! Hora da gastronomia! Rsrsssss São inebriantes almoços, que se não fosse inverno, seriam ao ar livre, imagina!

Se não fosse inverno, o almoço seria no jardim!
Se não fosse inverno, o almoço seria no jardim!

.

Além de super bacana, o realce dessa vinícola, é o menu de cinco passos, servido com vinhos harmonizados de acordo com os pratos servidos. Tivemos o prazer de convidar nossos amigos para esse almoço.

.

Não poderia querer melhor para comemorar meu aniversário
Almoço para comemorar meu aniversário e eu que fui tirar a foto… Nemmmm!!!

.

Nem preciso dizer que enlouqueci com a primeira entrada. O prato é uma lâmina de vidro transparente e por baixo, vem escrito todos os ingredientes e preparos. Amor a primeira vista…

.

Lindo!
Amor à primeira vista!

.

Salada de milho fresco, tinha um pózinho pulverizado, creme com pão tostado, cebolas crocantes, maça de Tupungato e muitas ervas frescas. Pra dizer a verdade, fiquei tão encantada com a apresentação, que me perdi no sabor.

.

Primeira entrada Ensalada de humita fresca, crema con pan tostado, cebollas crocantes, manzanas granny smith de Tupungato y hierbas frescas
Primeira entradaEnsalada de humita fresca, crema con pan tostado, cebollas crocantes, manzanas granny smith de Tupungato y hierbas frescas

.

A segunda entrada foi o que na Europa lançaram como moda, e todos os restaurantes estão usando e abusando: beterraba. Essa era glaceada, acompanhada de cenouras também glaceadas em seu próprio suco, e vinha azeite e ricota. Uma maneira deliciosa de servir legumes. Adorei!

.

Segunda entrada Remolacha azucarada sobre zanahorias glaseadas en su crema, aceite de oliva y ricota fresca
Segunda entradaRemolacha azucarada sobre zanahorias glaseadas en su crema, aceite de oliva y ricota fresca

.

Para a terceira entrada veio um arancini que nada mais é que um bolinho de risoto, nesse caso, de cogumelos. Um cremezinho de moranga e aji, que é um molhinho a base de pimenta. E para enfeitar, uma torrada bem fininha. Achei meio primário demais para fazer parte de uma degustação.

.

Terceira entrada Croqueta de risotto de hongos de la estación, crema de zapallo anco, mermelada de pimientos y ajíes
Terceira entradaCroqueta de risotto de hongos de la estación, crema de zapallo anco, mermelada de pimientos y ajíes

.

O prato principal foi um medalhão de filet mignon, com um pouquinho de flor de sal. Como acompanhamento veio uma torta de legumes (muito ruim) e um molho com uvas aromatizado com alecrim…

.

Prato principal Medallón de filete grillado, milhojas de zapallos de la estación, uvas frescas, crema de papas y berenjenas ahumadas y Romero fresco
Prato principalMedallón de filete grillado, milhojas de zapallos de la estación, uvas frescas, crema de papas y berenjenas ahumadas y Romero fresco

.

Luiz, meu marido, é vegetariano. O prato dele foi um pouquinho diferente do nosso.

.

Prato principal do Luiz Mini Abobrinha com Guinua
Prato principal do LuizMini Abobrinha com Quinua

.

Agora a sobremesa! Ah! Deve ser muito difícil elaborar sobremesas… Puxa vida, é cada uma que não dá para entender. “Prestenção” nessa:

.

Sobremesa Biscuit de naranja, frutas caramelizadas y membrillo al Malbec sobre crema de naranjas
SobremesaBiscuit de naranja, frutas caramelizadas y membrillo al Malbec sobre crema de naranjas

.

Imagine que a Ruca Malen disponibiliza Pic Nic nesse jardim deslumbrante… e, nas barricas de carvalho que um dia foram usados para envelhecer os vinhos, são servidos queijos defumados, carnes frias, tortas e sobremesas. (Por causa disso, tia Aninha, você está desde já, convocada a preparar nossa próxima vinda a Mendoza. Queremos muito conferir o que vem a ser um Pic Nic nesse jardim, o que vem a ser a primavera inserida nesse visual…)

.

Diego e tia Aninha
Diego e tia Aninha

.

Essa região tem razão de se auto-intitular Terra do Sol e do Bom Vinho. Pessoalmente, gostaria ainda de lhe conferir outro título: “Terra Bendita”… aquela que faz com que as pessoas se sintam abençoadas…

.

Mendoza! A ti, BEBO!
Mendoza, a ti bebo!

.

Angela e eu, menos ligadas em vinhos, gostaríamos de passar um agradável tempo no jardim, saboreando um café, um chá e a vista dos Andes, mas… E tempo? Tínhamos hora marcada… Aff!!!! Deixamos essa e partimos para outra vinícola! Catena Zapata! Aja fôlego! E aja fôlego também para contar, por isso, vou deixar essa vinícola, que é a mais bonita, para um outro post.

.

Viagem
Viagem entre amigos queridos… Tudo de bom!

.

Também preciso finalizar esse meu aniversário! Está quase emendando com o do ano que vem, e você não vai mais aguentar, pois já tem “Meu aniversário em Mendoza 1” e “Meu aniversário em Mendoza 2” Rsrssss… Parece que não vai acabar nunca! Mas é por Mendoza que estou nessa delonga… A cidade merece!

.

Por do sol visto da "lage"
Pôr do sol visto da “lage”

.

Mendoza! A ti, bebo!

…………………………………

Bom, de agora em diante, não quero me expressar por meio das palavras. Para descrever essa noite, as fotos vão dizer por mim! Aninha apenas nos disse que nosso jantar (mais uma e última comemoração… Rsrssss) estava reservado no subsolo do nosso hotel, Cavas Lodge Wine. Outra surpresa! Até serenata, ganhei. Aqui quero ficar só na lembrança da emoção, sem comentários!

.

m

m

m

m

m

...muitas felicidades... Muitos anos de vida! VIVA!!!!!
…muitas felicidades…
Muitos anos de vida!
VIVA!!!!!

 .

Nesse centésimo post, canto para saudar também o blog!

Dilucious medioA ti, bebo!

.

.aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

43 comentários em “Meu centésimo post – “A TI, BEBO””

  1. Adorei esse post! Estou aqui imaginando como deve ser dificil pensar em um título e depois dar continuidade pelo texto afora. Adorei: A ti, bebo! Dilu, a ti, bebo!

  2. Perfeito!
    Nada nessa vida é por acaso, esse centésimo post do Dilucious e o brinde a sua vida,vieram juntos para coroar o sucesso e a alegria que este blog traz a voce e a nós.
    Tudo tem o toque especial de Deus!
    beijos

  3. Dilu, minha amiga Vera disse que seu blog é tudo de bom, Tudo bem, mas depois de ler esse post, eu acho que é muito mais. AMEI! Que viagem linda, perfeita, sensacional. Estou comentadno doida pra ler o Meu aniversario em Mendoza 1 e 2. Vou lá, depois te falo se gostei tanto quanto!

    1. Ah Viviane, vc me deixa muito feliz com seu comentário. E muito ansiosa também. Vou mesmo querer saber se vc gostou dos outros. Bjs e muito obrigada

  4. Tudo que foi dito de Mendoza ainda não corresponde com o que a cidade oferece. É um lugar sensacional. Já estive lá por 6 vezes, e cada vez, gosto mais. Zekka

    1. Nossa Zek! Que maravilha! Seis vezes? Espero um dia, poder falar o mesmo. Vai depender da nossa querida guia tia Aninha… kkkkk
      Se quiser, pode nos ajudar e acrescentar informações, pois é muito difícil saber tudo! E claro, cada um tem sua visão, e uma completa a outra. Vamos adorar sua contribuição! Bjs e super obrigada por sua visita

  5. Querida, que venham mais cem, mil, um milhão de posts. Dilucioso de ler, curtir e sentir como se estivéssemos participando destes momentos mágicos de prazer pelas coisas maravilhosas que a vida nos oferece. Sucesso sempre. Parabéns mais uma, cem, mil……………………….e por aí vai.

  6. Nilza da Cruz Silva

    Que maravilha Dilu ! Ficou genial o centésimo post , seu aniversário e as maravilhas da sua viagem …
    Parabéns Dilicious , parabéns Dilu e agradeçamos a Deus as maravilhas de Suas Criações
    vistas pelas fotos , com colorido ímpar , nuances inimagináveis do amanhecer do dia , do lindo arco -íris , por do sol
    e a linda luz da lua , lhes banhando de emoção e agradecimento pelo lindo dia !
    Este post fica na história do blog , seus amigos parceiros da viagem , devem estar super orgulhosos
    de aqui também serem personagens de tão lindo enredo !
    Abraços Dilu , por sua inteligencia e sagacidade em montar essas lindas fotos , esse lindo texto
    em um dia tão significativo ! Bjs .

    1. Nilza amada, tb acho que ficou bacana, mas são pessoas como vc que me inspiram, e que me fazem imensamente feliz. Acho que vc sabe disso, não é amiga?
      Mas agora já “deu” de tanto aniversario kkkkkkkkk

  7. Dilu, vc enganou… Não é 100, é 1000!
    Gostei demais da maneira que vc conduziu esse post, super bacana! Estou adorando tb sua coluna no Estado de Minas. Parabéns!
    Ah e parabéns pelo aniversário tambem, beijinho, Cris

  8. Ana Paula lanari

    Sem palavras! TimTim, querida!
    Os franceses dizem “santé” ou “salut”, o que já deixa a boca no formato ideal para receber pequenas quantidades de bebida.

    Os espanhós erguem suas taças dizendo “salud”.

    Os italianos gesticulam ao som de “salute”.

    O universal “tin-tin”, ou “chin-chin”, não é apenas uma onomatopéia para os chineses. Lá, “chin” significa “felicidade”, e “chinchin”, “muita felicidade”.

    Não confunda: em japonês o brinde é outro, diz-se “kampai”, que quer dizer “copo vazio”.

    Os alemães dizem “prosit” se a ocasião for informal, e “zum wohl” “provavelmente” se for a sério.

    Os holandeses, um “proost” fará o serviço.

    Os russos dizem, sem enrolar a língua, “na zdorov”, ou “felicidade”.

    Os poloneses e búlgaros que gastam menos letras para dizer “na zdrve”.

    Os árabes que bebem se diz baixinho “fi sihitaek”.

    Em ídiche, toda a família diz junta “l´chayim!”, “à vida”.

    Na língua de Platão, pode-se dizer “steniyasas”, “à saúde”.

    Enquanto na língua de Ghandi brinda-se “aapki sehat”.

  9. Patricia Campos Lima

    Dilu querida, que privilégio celebrar a vida desta maneira! Parabéns pelo post, que lindo! Você escreve com a alma, me sinto como se estivesse lá com vocês….. simplesmente divino!
    Aliás….. DIVINO, DILU, DILUCIOUS, DEUS……. todas palavras com a letra D! Será uma coincidência?
    Beijo grande e fico aguardando a continuação, tá? Tenho loucura para conhecer Mendoza!
    Paty

    1. Patricia minha linda, vc me fez arrepiar por inteiro agora… que comentário é esse? Foi lá no fundo do coração! Obrigada querida, que prazer escrever e depois ter um retorno desse, inesquecível!

  10. Tereza Horta Lobato

    Ameiiiii
    Mais uma vez viajando com tia Dilu!
    Que dilicious
    Parabéns por nos proporciona toda essa magia
    Que venham infinitos post
    A ti bebo !!’

      1. Tereza Horta Lobato

        Sumida mesmo
        Mas so nos comentários
        Tenho lido todos pois e uma terapia para mim!!!!
        Mas como esta turma escreve tão bem e eu cá não tenho este dom…
        Bjs

  11. Lucia Helena Coelho Vergara

    Dilu, parabéns pelo aniversário, pela alegria sensorial que você nos proporciona e pelo seu brilhantismo em manejar as palavras. Deus estava inspirado no momento da sua criação. 100 beijos com muito carinho.

    1. Minha querida vizinha, que alegria ler essas suas palavras. Adorei primeiro a “alma perfumada”… que coisa mais maravilhosa. Acho que ninguém nunca pensou isso… No Dilucious vai ter de existir um post com essas palavras, adoraria se vc o escrevesse.
      E em segundo, esse seu comentário aqui… sem palavras! Muito obrigada, de coração!

  12. Maria de Menicucci

    Centéssimo post? Nossa, nem parece! Parece que foi ontem que o blog foi lançado!

    Fiquei encantada com esta viagem!! Desejei muito fazer este roteiro com os meus pais por estas terras! E eu que sou fotógrafa, não iria conseguir parar de clicar estas paisagens!

    Nota-se que esta comemoração do seu aniversário foi muito especial e inesquecível, tem que ser assim!!!

    Um beijão!!

    1. Maria minha querida, vc estava viajando? Sumiu demais… Não pode, fico com muita saudade!
      Não da mesmo pra acreditar que já são 100 posts. Impressionante como passou rápido!
      Programa e vai mesmo Maria, e lá parece que o ano todo é bacana, mesmo no verão. Vai fotografar sem parar.
      Bjs amore, não some não, tá?

  13. junia vaz de almeida

    Mais um post delicioso.
    Além das delicias da mesa,este blog nos leva a conhecer e reconhecer outras delicias da vida:o carinho entre amigos,o compartilhar experiências,a leveza dos elogios,o “chamego” no coração.
    Como este nome,Dilucious” é apropriado!
    Tomara que possamos brindar sempre com alegria e gratidão,reconhecendo esta dádiva mágica que é a vida!
    Que venham mais 1000!!!!!
    Beijos

    1. É Junia, vc tem razão sempre, vc sempre traz um lado assim sensível, meigo, lindo! São mesmo, esses os grandes valores da vida. Meu amor, muito obrigada por fazer parte desse dilucious, que de meu, passou a ser nosso, com muito carinho!

  14. Vera das Alterosas

    Dilu, parabéns pelo centésimo post. Qualquer dia tenho de fazer uma boa varredura no blog, às vezes perco alguns, pura falta de tempo, minha vida é uma correria. Sei que vc deve saber todas as versões dadas ao brinde. Há várias, mas sempre escolhemos aquela que mais nos encanta pra guardar. Há anos me disseram que brindamos quando queremos estar inteiros para viver um momento especial. Assim, chocamos as taças para convidar a audição, único sentido que estaria ausenta na degustação de um bom vinho a juntar-se aos outros sentidos e nos tornar inteiros naquele momento. Acho esta versão a mais linda de todas que já li ou ouvi, mas sei, para quem se aventura na alquimia da cozinha como vc, a audição não completa os sentidos, “at least, but not last”, a intuição, sexto sentido a guiar todos os outros na vivenciação de um dom.Que venham os próximos cem, numa série infindável… uma bjk de sua amiga virtual e sempre apressada, como o coelho passando no país das maravilhas.

    1. Amiga não virtual, e sim, do peito! Nem sempre é preciso que sejamos inteiros em tudo. As vezes, apenas um comentário como esse, é o bastante para tudo ficar completo. Amiga, a ti, bebo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima