Jornal Estado de Minas – IT FOOD, IT CHEF, IT RESTAURANT – Tutano, Ferran Adrià, elBulli

Você sabe o que é uma IT GIRL? É o termo utilizado para se referir a mulheres incomuns. Elas são ‘IT”. Criam tendências, geram fascínio nas pessoas, despertam curiosidade sobre seu modo de vida, atraem e provocam interesse, a ponto de outras pessoas passarem a copiar seu jeito.

O que significa IT FOOD, IT CHEF e IT RESTAURANT? Querem dizer que são para o mundo gastronômico, o mesmo que a IT GIRL é para o mundo feminino.

      

             IT FOOD                        IT CHEF                    IT RESTAURANT

Tutano                       Ferran Adrià                      elBulli

 

ferran

.

Mesmo quem não é ligado em culinária, já ouviu falar no IT RESTAURANT elBulli na Costa Brava ou no IT CHEF espanhol, Ferran Adrià, padrinho da gastronomia molecular e, que fez por muito tempo do seu, o melhor dos melhores restaurantes do mundo. A maioria de nós, não teve oportunidade de conhecer o elBulli, pois no auge da fama, fechou as portas, deixando viva a genialidade do chef, que ligou a gastronomia à ciência, e a converteu em arte… IT ART.

.

“Todos os sentidos hão de estar alerta...”
“Todos os sentidos hão de estar alerta…”

.

Sem dúvida, Ferran Adrià é o maior artesão e estudioso que a gastronomia já fabricou. É inacreditável… Mesmo com milhares de reservas recusadas por falta de tempo para atende-las, fechava o elBulli todos os anos por seis meses, transformando-o em laboratório. E por causa de tudo isso, além de enorme notoriedade, ganhou uma exposição com a retrospectiva de seu magnífico trabalho. Essa mostra não está sendo realizada na Espanha, seu país de origem. Nada menos que o Somerset House, em Londres, exibi “elBulli: Ferran Adrià and The Art of Food”. Esse é o nome da mostra do maior ícone da gastronomia, ou se preferir, entenda como a arte da comida ou a comida em forma de arte. Conheço museus, como o de Escoffier na França, mas exposição, essa é a primeira do mundo dedicada a um chef.

.

Os alimentos mudam de cor, de forma e de consistência. Gelatinas quentes, sorbets salgados, sistemas de cocção futuristas, espumas inverossímeis... �
 Os alimentos mudam de cor, de forma e de consistência. Gelatinas quentes, sorbets salgados, sistemas de cocção futuristas, espumas e formas inverossímeis…

.

O sucesso e o crescimento de Ferran Adrià são mostrados por meio de filmes que vislumbram o “behind-the-scenes” das suas criações moleculares, reportagens publicadas ao longo de sua carreira por toda a imprensa mundial, utensílios de cozinha criados pelo chef, rascunhos e originais de menus degustação que fizeram a realização de milhares de comensais, protótipos em plástico, tamanho real e total perfeição desses menu degustação, vasilhames, as criações em notas manuscritas, esboços desenhados de próprio punho, e claro, os inusitados ingredientes que surpreenderam o mundo e o elegeram ao patamar de excepcional.

.

O universo pode ser incolor, inodoro, insípido e silencioso, excluindo-se a possibilidade que temos de percebê-lo de outra forma. � �
O universo pode ser incolor, inodoro, insípido e silencioso, excluindo-se a possibilidade que temos de percebê-lo de outra forma.

.

Pode-se dizer que tudo que diz respeito a Ferran Adrià, se converte numa realidade, no mínimo, distante da nossa. Suas técnicas e criações rompem esquemas e desconstroem um universo de sabores, texturas e sensações insólitas. Os alimentos mudam de cor, de forma e de consistência. Gelatinas quentes, sorbets salgados, cocções futuristas, espumas inverossímeis…

.

Ravióli gelado de anis
Ravióli gelado de anis

.

Então, por que estou eu aqui falando sobre esse, que tem a cozinha como expressão da inteligência e da criatividade? Primeiro, porque essa exposição em Londres é uma notícia super bacana, e o Degusta não poderia deixar de compartilhar essa informação. Segundo, porque para essa matéria, elegi o tutano e desejo fazer um link do chef com o ingrediente. Quando estava cogitando o que gostaria de falar, me lembrei de um dos 49 pratos do menu para “A Ultima Valsa”, “fiesta” elaborada por Ferran Adrià para o encerramento do elBulli: Tutano com Caviar, nada molecular. Também nada convencional!

.

Tutano com Caviar
Tutano com Caviar do Adriá

.

Portanto, sem entrar na linha da gastronomia molecular, que é de mais difícil acesso, convido você a experimentar algo novo e talvez, inusitado. Aqui nesse caderno é previsível que se apresente as características dos alimentos citados. Porém, quero apenas falar que, apesar do tutano ser barato, é de uma comum nobreza. Não vou estender a discrição sobre esse IT FOOD, o tutano, pois se o fizer, sei que o blá blá blá… empobrecerá o artigo de hoje. A livre admiração que acabo de demonstrar ao IT CHEF, e a receita de hoje, são minha singela homenagem ao gênio representante da IT… ops… EAT ART.

.

Matéria de 04/08/2013

Caderno Degusta Jornal Estado de Minas
Caderno Degusta
Jornal Estado de Minas

.

VER RECEITA AQUI

 .aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

18 comentários em “Jornal Estado de Minas – IT FOOD, IT CHEF, IT RESTAURANT – Tutano, Ferran Adrià, elBulli”

  1. Eu não tive a oportunidade de conhecer essa lenda, mas bastava ter conhecido o restaurante. Dava de tudo, mas não teve jeito. Tomara que um dia ele reabra e de chance de normais como eu, poder conhecer.
    Dilu seu blog é muito legal, diferente da maioria. Parabéns! BJAO!!!

    1. Jane, seria maravilhoso se ele reabrisse mesmo. Mas imagino que a fila não nos daria, a nós normais, chance de conhecer. Muito obrigada e bjs querida

  2. Geanne Santista

    Ficou super legal o jeito que vocês deram essa informação. Ao mesmo tempo que informa, distrai. Gostei!
    Um abraço, Ge

    1. kkkkkkkkkk Maria Teresa, realmente vc nunca ouviu falar porque não existem mesmo. Foi uma brincadeira que inventei inspirada no IT GIRL, que esse existe sim. Mas ficou legal, ne?Bjs e venha sempre nos visitar. As ITs diluzetes vão adorar rsrsssss

      1. Ah! Se quiser, pode fazer parte delas. O “IT Diluzetes” acabei de inventar em função da sua pergunta, mas é um espaço no Dilucious que estamos querendo criar para que os amigos façam parte dele e sejam parceiros mandando posts. Sinta-se convidada. Bjss

  3. Ana Paula lanari

    Dilu, você tem mãos de fada na cozinha, além de delicioso é lindo, lindo! Afinal, primeiro a gente come com os olhos né! rsrrsrs Maria Tereza Neves, com certeza existe um lugar “it”, pra lá de especial: a casa da Dilu, com um “it” jantar e com “it” amigos! Beijo doce pra você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima