Jornal Estado de Minas – UMA PITADA DE SAL no Creme Caramel

…“tem sol, tem sal, tem flor de sal”…

ESTADO DE MINAS 25/08/13
ESTADO DE MINAS

.

O sal, se tivesse apelido, seria aquele que tem “mil e uma utilidades”. Quem não adora um mimo como o de ganhar os benefícios do antigo escalda-pés que tem o poder de manter o bem-estar e bom humor… Todas as vezes que me corto na cozinha, coloco sal para estagnar o sangue. Existe quem não acredita, mas funciona! Muita mulher acredita em suas virtudes estéticas ao esfoliar a pele no desejo de tirar impurezas, renovar e suavizar a cútis. Ela confia também em seu poder místico, ao colocar uma pitada de sal sobre os ombros para afastar a inveja, espantar o mau-olhado e outros sentimentos inferiores vindo de uma amiga agourenta.

.

Minha coleção de sal. Amo!
Minha coleção de sal. Amo!

.

Existem povos que acreditam que ao tomar banho com água misturada a sal e ervas, a energia interna e a vontade de viver são renovadas, e ainda dizem, que a cabeça não pode ser molhada, pois nela mora o espírito e este não deve ser neutralizado. Tem mais… Quer purificar sua casa e deixar os ambientes a salvo de energias arrepiantes? Uma pitada de sal! Ah! E cuidado! Se ao entrar na casa de uma amiga, ver uma fileira do produto na soleira da porta, saiba que é destinada a visitas indesejáveis. É no mínimo curioso, mas já ouvi dizer que depois de uma festa, é preciso lavar copos e pratos com sal para neutralizar a energia negativa de certos convidados.

.

Sal Sal Sal
Sal Safira azul da Pérsia
Escamas de Sal defumadas
Fleur de Sal de Camargue

.

Fora todas as crenças, o sal foi o primeiro tempero da civilização e trouxe qualidade de vida desde as épocas mais remotas, foi até considerado ouro branco. A salga de alimentos já era um costume no Egito, os gregos e os romanos utilizavam o sal também como moeda para suas operações de compra e venda e o termo “salário”, deriva da palavra sal.

.

Coleção na coleção
Coleção na coleção

.

Hoje, a moda é flor de sal e existem vários tipos disponíveis pelo mundo. O Brasil passou a produzir sua flor de sal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde para cada 80 quilos de sal, um quilo da flor é retirada. Mas a mais famosa e apreciada flor de sal “desabrocha” em Guérande, cidade francesa na Bretanha, onde no ano de 945, monges da abadia de Landévennec criaram e registram em ata esse aproveitamento extra das salinas.

.

Olha que "thucos" as vasilhinhas para colocar sal
Olha que “thucos” as vasilhinhas para colocar sal

.

A flor de sal é constituída pelos cristais que se formam da camada superficial das salinas durante a produção de sal e é conhecida como nata, por causa da semelhança com a gordura do leite.

.

Sel Très Or de Himalaya
Sel Très Or de Himalaya

.

Li não sei onde: “tem sol, tem sal, tem flor de sal”… É isso, para que se forme, é necessário sol abundante. Suas principais características é ser oca se tornando crocante na boca – incidindo numa textura muito apreciada, e por ser mais leve, menos salgada e dissolver-se facilmente. Ela pode ser encontrada em diversos sabores e aromas. Eu mesma tenho uma coleção de Flor de Sal. Amo!

.

Pérolas de Sal Sal Fumé
Pérolas de Sal
Sal Viking Fumé

.

A alta gastronomia é apontada por difundir os desejados, agradáveis, delicados – e caros – cristais de texturas variadas. O preço elevado, mostra que além de precioso, é acertado empregá-lo com prudência. Para melhor aproveitar sua crocância, o sal gourmet deve ser adicionado fora do fogo, somente na finalização dos pratos.

.

Pedra de Sal rosa do Himalaia como grelha
Pedra de Sal rosa do Himalaia usada como grelha

.

Pode ser usado em qualquer tipo de preparo, e hoje no Degusta, esse “caviar dos sais” será utilizado na sobremesa. Na França, o caramelo, receita clássica feita com açúcar e creme há centenas de anos, ganhou nova versão em 1977, na Bretanha, quando foi colocado um pedaço de manteiga salgada no caramelo. Nasceu uma das mais apreciadas iguarias: Caramel au Beurre Salé. Vou dar uma receita mais simples e uma que faço aproveitando o leite de búfala que vem da fazenda. Esse último, aromatizado com especiarias, fica maravilhoso! Meu Deus, estou escrevendo e sentindo o perfume que vem da cozinha… Dilucious!

.

n
Sais de várias regiões, vários sabores e até de vinho

.

RECEITAS

CARAMEL AU BEURRE SALÉ

Creme Caramel Salé
Creme Caramel Salé

Receita 1 – Com especiarias e leite integral

500 gr de açúcar

5 litros de leite integral de búfala

Especiarias: 5 cardamomo, ½ pau de canela, 2 cravos, 2 anis estrela

100g de manteiga

Flor de Sal a gosto

Preparo

Derreta o açúcar até virar uma calda. Coloque o leite e as especiarias. Mexa até o açúcar dissolver. Mexa com frequência enquanto estiver engrossando. Quando adquirir a consistência desejada, desligue o fogo e adicione a manteiga. Misture bem. Ao degustá-lo adicione uma pitadinha de flor de sal.

————————————————————————————

Receita 2 – Com creme de leite

250g de açúcar

100g de manteiga com sal

1 litro de creme de leite fresco

Flor de sal a gosto

Preparo

Derreta o açúcar até virar uma calda. Adicione o creme de leite e mexa até o açúcar dissolver e encorpar adquirindo a consistência desejada. Adicione a manteiga e misture bem. Ao degustá-lo adicione uma pitadinha de flor de sal.

DILUdica A consistência desejada pode ser mais ou menos firme. Eu prefiro mais mole. Você poderá utilizá-lo simplesmente às colheradas (se prepare que não serão poucas) ou com crepes que é um clássico na Bretanha, com sorvete, como recheio de bolos, fazendo-o transformar-se em sopinha, em petit-gateau, creme brülée, pudim, enfim, use sua criatividade e abuse dessa maravilha.

.

 BAIXAR RECEITA

.

aaaaSe quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

 

22 comentários em “Jornal Estado de Minas – UMA PITADA DE SAL no Creme Caramel”

  1. Ana Paula lanari

    Lindo! A primeira vez que vi uma flor de sal foi com Edgard Melo, ele recebeu de presente da filha de um amigo que mora em Paris. Lindo mesmo! Saudades do Edgard e uma flor (de sal) para você!

    1. Ah querida que lembrança boa. Ele se fosse feminino e se fosse ingrediente de cozinha (que ele tanto gostava) seria uma flor de sal! Alias, ele era uma flor de sal. Nem sei se disse nesse texto que o sal é imprescindível ao seu humano… Bjs

    1. Giovanna, experimenta sim, e depois tira foto. Olha, esqueci de dar uma dica. Se vc fizer maior quantidade, separa o que vc vai usar e congela o resto. So tempera o que vc for usar no dia. Bjs e boa sorte querida

  2. Dilu, que bacana ficou sua matéria !!! Adorei a receita , teve um festival em Tiradentes que a Roberta Sudbrak fez uma sobremesa com esse creme caramelo que fiquei curiosa pra saber a receita , agora já tenho !!!! Bjs

  3. Maria de Menicucci

    Quando penso na combinação da calda de doce de leite com flor de sal, já fico com água na boca! Aprendi esta receita com o Caetano da Favorita, só misturar o doce de leite (muito importante ser de boa qualidade!!!) com creme de leite fresco e levar ao microondas. Misturar bem, e adicionar a gosto a flor de sal, dá um gosto muito especial. A calda é servida com um bolo de frutas! Nham!!!

  4. Dilu, vc acredita que mal conseguia esperar pra chegar hoje e fazer. FICOU DELICIOSO!!!!! Super!!!!!!!!! Obrigada amore, e continue sempre dando essas maravilhas pra gente. Bjss

  5. Nilza da Cruz Silva

    Deu àgua na boca o Creme Caramel !
    Faço uma receita bem parecida com a sua . Gosto de deixá-lo mais fino , guardo em vidros esterelizados , mas mantenho um sempre na geladeira ….. É uma delícia degustá-lo bem geladinho com fatia de abacaxi ,
    fica show !!!
    Acho que a flor de sal muito caro , apesar de saber que ”a colheita” , exige pessoas treinadas e não se consegue quantidade grande em uma salina de tamanho razoável e agora com a disparada do dolar , danou-se !
    Tenho apenas uma embalagem que fico poupando , mas , faz mesmo toda diferença os flocos branquinhos !
    kkkkkkkkkkk ….. o leite que uso é o integral só que das minhas vacas Nelore , a receita tem as mesmas proproções dos ingredientes que vc usa !!! Só faço quando vou para a fazenda , hoje , com a casa vazia , minhas panelas são pequenas !
    Me aguçou a vontade de comer , mas , tenho que fazer dieta ….
    Beijos , Dilu !

    1. Nossa Nilza, me deu água na boca aqui agora. Que vontade de comer uma fatia de abacaxi com o doce de leite, alias nem precisava do abacaxi kkkkkkkkkk A tal da dieta é que não combina com esse assunto maravilhoso! Bjss

    1. Ah que bom Marlene. depois faz um post falando de como vc usa os seus sais. Agora o blog tem o IT Amigos, que é um espaço para os posts dos amigos. Espero o seu, ta? Bjss

  6. Adorei esta matéria sobre a história da flor de sal! Muito legal!
    Dorinha me apresentou a ele . Saudade daquelas aulas deliciosas! Antes de subir para assisti-las , imaginando novos aromas e sabores que iria encontrar , eu dizia lá em casa: vou subir para ficar a poucos passos do paraíso rssss
    Um beijinho Dilu e parabéns por mais esta matéria literalmente sensacional !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima