CANJA DE GALINHA CAIPIRA COM GEMA PERFEITA

Minha canja de galinha
Minha canja de galinha

CANJA DE GALINHA CAIPIRA COM GEMA PERFEITA

Ingredientes
1 peito de frango moído
20 ml de azeite
30 ml de cachaça
Trito de: 2 tomates sem pele e sem sementes, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, 1 dedo de moça sem as sementes, ½  cenoura pequena, ½ alho poro, 1 haste de aipo, 30 gr de nabo e gengibre ralado.
1 folha de louro
200 gr de arroz
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo
100 gr de parmesão ralado
Tomilho, Salsa, Cebolinha, Coentro e Hortelã a gosto

Preparo
Tempere o frango com sal e pimenta do reino. Refogue-o em azeite. Deixe apenas que sele, pois se ficar muito tempo, a carne fica endurecida. Tire do fogo  e reserve.  Na mesma panela, coloque azeite e refogue todos os legumes. Deixe-os até amaciar. Volte com o frango e o louro, adicione a cachaça e mexa até evaporar o álcool. Adicione o arroz e tempere com sal e pimenta do reino. Coloque água quente até cobrir os ingredientes e mexa. Depois de pronto, deixe esfriar e adicione todas as ervas. Faça bolinhos de arroz usando o ovo e parmesão ralado para dar liga. Retifique sal, pimenta.

CALDO DE GALINHA

Ingredientes
1 galinha caipira
suco de 1 limão
50 ml de cachaça
300 gr de mirepoix: alho, cebola, alho poró, nabo, aipo, folha de louro, tomilho, salsinha, cebolinha, cravo, sal e pimenta do reino

Preparo
Refogue tudo e cubra com água. Durante o cozimento, vá tirando as impurezas. Depois de pronto, passe-o por peneira e coloque-o no freezer para retirar a gordura.

GEMA PERFEITA

Ingredientes

6 ovos
sal e pimenta do reino
Azeite trufado

Preparo
Coloque os ovos no Sous vide à 63 graus por 1h.

FINALIZAÇÃO

Esquente muito bem o caldo de galinha e retifique o tempero. Em uma frigideira com óleo quente, frite os bolinhos. Retire cuidadosamente a casca dos ovos e separe só as gemas. Coloque no fundo da cumbuca o azeite de trufas e a gema mole. Tempere com sal e pimenta. Coloque o caldo bem quente numa bonita chaleira. Na frente de seus convidados, derrame delicadamente o caldo dentro dos coadores sobre as gemas. Sirva os bolinhos de arroz. Ah… Sirva com um naco de pão de campanha e no prato, coloque uma colher de vinho tinto. Hummm! Não precisaria, mas é aí que mora a sedução da cozinha, e da brincadeira! Divirtam-se!

.

BAIXAR RECEITA

 .aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

7 comentários em “CANJA DE GALINHA CAIPIRA COM GEMA PERFEITA”

    1. Maria, qdo vc vier aqui vou te mostrar, mas consiste em um método de cozinhar em baixa temperatura. Vc sela o alimento em plasticos próprios para selamento à vacuo, como esses que a gente vê nas mercearias, e programa a temperatura de acordo c o que vc deseja. Por exemplo, ja cozinhei uma carne por 55 horas. Com isso, vc consegue que o alimento nao perca humidade e sabor. Se vc nao tem o sous vide, vc pode usar a maquinhinha de selar e controlar a temperatura da agua com termômetro de uso culinário.
      Espero que vc entenda, se nao, te mostro ao vivo kkkkkk
      Bjs

      1. Maria de Menicucci

        Deu para entender, já vi na tv um chef selar um peixe e colocar numa maquininha! Ainda não estou avançada a ponto de cozinhar em baixa temperatura! Hahaha Estou tentando imaginar a diferença entre a gema de cozimento normal e de baixa temperatura.

  1. Nilza da Cruz Silva

    Hummm !!! Inusitada demais , charmosa demais ….. rsrsrs , e sem nenhuma dúvida , gostosa e reconfortante demais !!!
    Parabéns !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima