Maria… Maria… BOLO TRUFADO DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

O chocolate sempre fez parte da infância de todo mundo.
Os chocolates faziam os nossos olhos brilharem…
E com chocolate nos lambuzávamos.
Esperávamos pelo bolo que a mamãe estava assando…
E do forno vinha aquele doce aroma!
Espiávamos a mesa das festinhas…
E desejávamos o bolo de chocolate!
  E hoje, ofereço este bolo de chocolate para cada criança que reside dentro de cada um de nós.
                      Maria
.
.
BOLO TRUFADO DE CHOCOLATE MEIO AMARGO
por Maria de Menicucci
bolo maria escuro

Ingredientes

  • 250g de chocolate simples (com pelo menos 53% de cacau), picado ou em gostas
  • 335 ml de leite
  • 570g de açúcar mascavo
  • 210g de manteiga sem sal amolecida
  • 4 ovos grandes
  • 365g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1 colher de chá de bicabornato de sódio
  • uma pitada de sal
  • 15g de chocolate em pó

Para a ganache

  • 275ml de creme de leite
  • 350g de chocolate simples (com pelo menos 53% de cacau), picado ou em gotas
  • 30g de glucose (Karo)

Preparo do bolo

Pré-aqueça o forno a 160C.

Unte as laterais das formas com óleo e forre com papel-manteiga.

Coloque o chocolate, o leite e 285g de açúcar mascavo em uma panela funda e leve à fervura sem parar de mexer com uma espátula.

Coloque a manteiga e o restante do açúcar em uma tigela e bata até que fique claro e aerado.

Bata os ovos levemente em outra tigela e acrescente à mistura de manteiga aos poucos, sem parar de bater.

Peneire a farinha, o fermento, o bicabornato de sódio, o sal e o chocolate em pó e incorpore na mistura de manteiga em duas levas. Misture lentamente até que fique uniforme.

Derrame a mistura quente de chocolate dentro da massa aos poucos, em um fluxo fino e contínuo, mexendo em velocidade média. Raspe a parte inferior da tigela para ter certeza de que ficará bem misturado.

Distribua imediadamente a massa pelas formas e asse por 30-40 miutos, dependendo do seu forno.

A massa estará pronta quando as bordas estiverem começando a encolher. Se você pressionar a superfície levemente com o dedo, o bolo deve retornar à forma inicial. Depois de cozida, ela fica um pouco densa e úmida, então, ao inserir uma faca limpa ou palito no centro de cada bolo, algumas migalhas deverão sair grudadas.

Depois de assados, deixe os bolos descansarem fora do forno por aproximadamente 30 minutos.

Quando estiverem mornos, passe uma faca em volta dos bolos e remova-os das formas. Deixe esfriarem por completo sobre uma grade.

Quando estiverem frios, embale-os em filme plástico e deixe que descansem de um dia para outro em temperatura ambiente. Isso fará com que toda a umidade fique presa e as massas fiquem na textura ideal para serem aparadas e empilhadas. Se for aparada pouco depois de assar, a massa tende a ficar quebradiça e pode até mesmo desmanchar.

Preparo da ganache

Coloque o creme de leite, chocolate picado e a glucose em uma tigela. Coloque no microondas de 30 em 30 segundos (nunca coloque mais do que 30 segundos, porque poderá queimar o chocolate), mexendo a cada vez até que a mistura fique uniforme. Depois de misturado, deixe em temperatura ambiente para firmar; a ganache deve ficar com consistência de manteiga um pouco mole.

Montagem do bolo

Com o cortador de bolo ou faca de serra, apare as crostas superior dos bolos. Transforme os 3 bolos em 3 camadas com a mesma espessura.

Primeiro passe a ganache no prato do bolo, e coloque a primeira camada em cima. Isso ajudará a colar o bolo e evitar que escorregue do prato durante o transporte.

Empilhe as três camadas de bolo utilizando a ganache. Com um terço da ganache, cubra as laterais e a parte superior do bolo.

Use o restante da ganache para decorar o bolo!

Depois de pronto o bolo, não guarde na geladeira, deixe que fique à temperatura ambiente. O sabor fica melhor assim.

Dicas

Instruções de como cobrir o bolo:

http://www.youtube.com/watch?v=av6bL6ilL74

Asse os bolos um dia antes de servir. Monte e decore o bolo no dia em que for servir. Prepare a ganache algumas horas antes de utilizar, para que tenha tempo de firmar.

Uma receita dessa dá 3 formas de 18 cm de diâmetro (para formar os três andares do bolo) ou uma fôrma inteira de 27 cm de diâmetro (para bolo de 1 andar).

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

27 comentários em “Maria… Maria… BOLO TRUFADO DE CHOCOLATE MEIO AMARGO”

  1. Nilza da Cruz Silva

    Olá , Maria !
    Após ler a receita e ver o vídeo indicado para cobrir o bolo ,
    minhas felicitações precisam ser muito mais efusivas …
    O bolo está com um visual perfeito e deve ser delicioso , porém achei a receita bem trabalhosa !
    PARABÉNS , Maria !!!
    Abraços e felicidades !

    1. Maria de Menicucci

      Olá Nilza!

      A receita parece bem trabalhosa, mas na prática não é trabalhosa porque é feita em dois dias, em etapas diferentes: assa o bolo num dia e monta no outro dia, o que evita o cansaço do preparo.

      Até acho que esta massa é menos trabalhosa que a receita tradicional porque não leva clara em neve, não tem aquele trabalho de ficar misturando para ficar perfeito. Toda a receita pode ser feita dentro da batedeira de bolo, só despejar os ingredientes, só na parte da farinha que tem que misturar a mão para ter certeza de que estará bem misturado. O trabalho maior mesmo está em cobrir o bolo, o que exige uma certa prática, mas pode assar somente o bolo e servir com ganache numa tigela à parte! Fica delicioso com frutas vermelhas!! Tenta fazer esta receita que vai amar!

      Beijos!!!

      1. Nilza da Cruz Silva

        Ah , Maria ! Obrigada pela delicadeza …
        Vc explicando assim , até pareceu-me mais fácil e adorei a dica da ganache em separado e as frutas !
        Parabéns novamente por suas habilidades de excelente confeiteira !
        Beijos , querida !

  2. Maria, essa receita já é mais elaborada, mas faço questão de fazer primeiro pela beleza do bolo, segundo pela delicia que deve ser e o mais importante, que mais me cativou, foi o lindo poema dedicado as crianças que residem nos adultos. Muito bacana de sua parte. Beijão

    1. Maria de Menicucci

      Que bom que gostou do poema! Se tiver alguma dúvida sobre o preparo do bolo, pode perguntar aqui! E depois me conta como ficou!

  3. Não conheço ninguém do blog, nem a Maria, nem a Dilu, mas sinto a grandeza “d’almas”. Maria percebo sua delicadeza, sua meiguice, enfim, sua doçura! Esse bolo nem combina com você, é amargo, mas deve ser bom demais! hahahaha… Dilu, parabens, continue nos fazendo ver o lado delicado da vida!

    1. Maria de Menicucci

      Hahaha Obrigada pelo elogio! Eu gosto muito de doces amargos, fica menos enjoativo e o sabor é mais rico! Servi este bolo com calda de frutas vermelhas!

      Beijos!

  4. Ah Maria… maria… que sonho! Me fez lembrar da minha casa, da minha mãe e da empregada lá de casa. Não era assim assim um bolo como esse seu, e nem era de chocolate, mas tb tinha aroma vindo do forno…. Como disse a Dilu em algum dos posts dela: chorei! Gostei muito do que vc escreveu. É a vida!

    1. Maria de Menicucci

      A minha maior lembrança da infância é justamente um bolo de chocolate, não era este, mas outra receita! A minha mãe fazia o bolo comigo, eu era a ajudante, devia ter por volta de 3-4 anos. Lembro que me lambuzava com a massa e adorava o cheiro vindo do forno. Ficava doidinha para comer o bolo quentinho! Tenho até filme desse momento!

    1. Maria de Menicucci

      Um dia passeando no Verdemar, dei de cara com a groselha e estava comprando os ingredientes para o bolo de chocolate. As groselhas estavam tão lindas que não resisti e usei para enfeitar o bolo!

  5. Alessandra F. Diniz

    Maria, você faz pra vender? se a resposta for positive, por kilo ou é so nesse tamanho? Quanto custa? Vc entrega? Se a resposta for positiva, entrega pra esse sabado?

  6. Solange Fontana

    Que delicia! Acabei de ver e vou fazer agora. Será que dá pra amanha? Será que vai ficar bom? Vou lá tentar, depois conto! Mas com que posso enfeitar? Essas frutinhas são muito caras.

    1. Maria de Menicucci

      Você pode inventar a decoração do bolo! Pode por granulados de chocolate amargo, usar stencil para fazer desenhos com pó dourado comestível. Decorar com morangos fatiados! Só usar a imaginação!

      O bolo fica ótimo guardado de um dia para outro! Fica mais macio! É importante embrulhar com plástico filme para manter a umidade do bolo, evita que fique ressecado em contato com o ar. E monta o bolo no dia de servir!

  7. Ahhhh Maria,
    Que lembrança boa,também passei minha infancia sendo ajudante,adorava colocar os ingredientes na batedeira,provar um pouquinho da massa crua e comer bolos,biscoitos e doces ainda quentes.
    Adoro casa que tem cheiro gostoso vindo da cozinha!
    Pena que só estou vendo este post hoje,mas vou tentar fazer e te conto depois.
    Obrigada pela generosidade de nos passar a sua receita,vou anotar no meu caderno de receitas.
    Beijos

    1. Maria de Menicucci

      Sabia que tenho um filme de quando tinha 3 anos fazendo exatamente a mesma coisa que você? AMAVA ajudar a fazer bolo, me lambuzar com a massa e esperar pelo bolo quentinho! Quando tiver criança na minha família, vou fazer mil bolos e biscoitos!!!

      Faça mesmo! Acho que vai gostar da receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima