CADERNO DE RECEITAS

caderno

Gente, ontem recebi uma mensagem tão linda que não resisti. Falava em caderno de receitas. Jamais poderia abandoná-la e nem muito menos “esquecer num canto qualquer” do Facebook. Num canto que tenho certeza, nunca mais veria, e claro, com o tempo, esqueceria mesmo. Ao decorrer do dia e sobre esse computador, ouvi e chorei o canto do Toquinho umas mil vezes, e esse canto me fez sentir uma saudade, quase uma angústia, pois mostrou como o seu, e o caderno de receitas mencionado pela Vera, revelam a urgência do CADERNO DE RECEITAS da vida. Sugiro que assim como eu, você também ouça a música O CADERNO enquanto lê esse post. Blog é partidário, é companheiro porque junto com o blogueiro, o blog também abraça este tipo de coisa. Sim… as coisas não precisam ser sensatas o tempo todo, certas nas horas certas. Encontrou, sensibilizou, postou! Hoje é dia das crianças e foi a partir delas que minha querida amiga Vera dignificou um simples post meu, esse da foto, com um comentário que até parecia ingênuo. Ingênuo?… Esse post nasceu projetando uma ode à saudade, à cumplicidade, à fidelidade, à infância, à confidência, à um tempo que, infelizmente não volta mais… Mas também à algo sublime, à um CADERNO DE RECEITAS que mantém viva a ode à amizade, à emoção, à poesia, à tudo que toca o coração, enfim, ao anseio de desenhos coloridos… (“E em seu louvor hei de espalhar meu canto…“).

.

look diferente

  • Tudo lindo dilu. Esta taça me lembra aquelas venezianas, adoro. O bolo da Maria vai entrar no meu caderno. Sabe, lembrei hoje dos meus cadernos de receita na infância. Eu recortava figuras em revistas para ilustrar. Dá vontade de imprimir as fotos para ilustrar o meu caderno. Pensando aqui… Por que nao? Como uma idéia puxa outra, e bem sabes, caraminhola o tempo todo, me lembrei agora daquela música linda para crianças, O caderno. Imaginando como seria uma versão dilucious para cadernos de receita. Coisa mais antigüidade, né…. Mas adoro.
    .

32 comentários em “CADERNO DE RECEITAS”

  1. Maria de Menicucci

    Quando eu tinha 7 anos, fiz um caderninho de receitas numa atividade da escola! Tenho ele guardado até hoje!

    Feliz dia das crianças!!!

  2. junia vaz de almeida

    Como pode um “simples”(???) comentário se abrir para tantos outros.
    É a magia desde blog:compartilhamento!!
    Continue “caraminholando” Vera,pois assim esta corrente de amizade,carinho e gentilezas não se romperá jamais.

    1. Junia, te amo! Tem já uns dias que tenho buscado essas palavras, e eram elas que queria colocar no post. Corrente de amizade, carinho e gentilezas. Obrigada amiga, vc completou e me fez ver que consegui passar o que queria com esse post. Mil vezes obrigada!

  3. Adoro cadernos de receitas.
    Herdei o da minha sogra que adorava cozinhar,o da tia do meu marido e tou esperando o da minha avo paterna ainda hoje com minha mae.
    Qdo meus filhos casaram
    Fiz um caderno de receitas pra cada um .
    Com receitas que mais gostavam e para guardarem como lembrança da infancia e adolescencia .
    Bjs Bia

  4. Mami linda, toda vez que entro aqui no blog tenho muito orgulho de voce. O jeito como voce escreve que com tanta facilidade consegue levar as pessoas aonde voce quer. E hoje, de volta a infancia. Realmente, é um tempo que nao volta mais, e que tempo. Graças a voce e papai tenho as melhores recordacoes da minha infancia, obrigada!

    “Sou eu que vou ser seu amigo, vou lhe dar abrigo se voce quiser, quando surgirem seus primeiros raios de mulher” e hoje te agradeco dobrado! Por sempre ter me dado abrigo, aconchego, carinho, atencao, por ser meu porto seguro. E muito mais doque uma mae, minha irma e melhor amiga tambem! Eu te amo, um amor infinito e eterno!

    1. Meu Deus do céu!
      Li, reli, li de novo e desde a primeira vez que li, estou tentando te responder, minha filha amada! Mas está difícil demais colocar em palavras o que senti com esse seu comentário. O que te dizer? Acho que não encontro palavras, pois elas já foram ditas por vc, e de quebra, vc disse por mim também. Obrigada minha linda, por ser minha filha, tão especial.

      * Que veia de escritora é essa fia? Quando li para o seu pai, ele disse: “Ué, ela puxou seu jeito de escrever, a coisa flui…” kkkkkk acho que engano bem, mas vc tem mesmo o dom da escrita. Parabéns meu amor.

    1. Lilian, passei a sexta-feira quase que inteira ouvindo a maravilhosa canção e as lagrimas insistiam em descer. Cada vez que ouvia, era uma palavra que me fazia emocionar. Agora aqui escrevendo pra vc, sinto um nó na garganta. Acho que só quem tem filho é capaz de entender isso. Quantas lembranças…

  5. Laura de Mattos

    Gente!!!!!!! Que coisa deslumbrante esse post! Não to acreditando em tamanha belezura! Ai…. eu queria saber escrever também… que sonho!

    1. Laura minha querida, tenho certeza que se vc começar a escrever, vc vai se encantar e de repente, vc vai se ver escrevendo mesmo. Nunca escrevi nada, mas hoje sou tão feliz quando começo a pensar… Aliás, tudo me faz pensar em post. Você fala na galinha da vizinha, eu começo a imaginar o post que vai sair daquele assunto… kkkkkkkkk Esse IT AMIGOS é para isso, para vc colocar para fora a escritora que existe ai dentro de você. Tenta!

  6. Alessandra F. Diniz

    Dilu, completamente encantada. Mostrei pras meninas aqui em casa e ouvimos a musica desse cantor fenomenal. Foi um momento UNIQUE que você e seu blog nos proporcionou. Obrigada e que Deus continue te iluminando!

    1. Alessandra, posso perfeitamente imaginar, mesmo não sabendo a idade de suas meninas. Ontem de madrugada, quando estava finalizando o post, meu marido e eu ouvimos a musica umas 4 vezes e abraçados, choramos juntos…

  7. Ana Paula Gonaçalves Lanari

    Esse ano está sendo muito especial para mim, entrei para as páginas do livro de receitas da Dilu e com tinta indelével!!!! Amor gera amor,e a amizade contamina! Amor em pedaços, amor inteiro, amor aquecido no forno, amor conservado no freezer, amor colhido fresquinho na horta, amores sortidos das amizades do Delicious! Será que um dia a gente consegue colocar todos os amigos Dilucianos em um só lugar? Num só coração já está!

    1. Ah minha queridíssima querida, que saudade! Vc não pode me abandonar! Nossa, quanta saudade estava desses seus comentários sempre inteligentes e que originam sempre novas idéias (isso quer dizer, novos posts… kkkkkkkk)
      Vc tem toda razão, esse é um ano que veio pra nunca mais ser esquecido. A Junia falou em corrente, é isso! Corrente de pessoas sensíveis e “contaminadas” pela amizade… Maravilhoso demais!

  8. Vera das Alterosas

    Chegando hoje mais cedo da fazenda, vi seu post. Ficou mto lindo Dilu. E voltei a escutar a música que há tempos não ouvia. Também senti uma nostalgia de outros tempos. Sempre digo que, se tivesse um comércio, seria uma papelaria. Tenho dezenas de cadernos, inclusive antigos ” Diários” com chavinha. Entre eles os de receita, o primeiro deles um Caderflex cor de vinho, quem lembra deste caderno? Naqueles tempos havia o cheiro da tinta, o papel, este pedaço da matéria que a gente tocava. Havia também os pequenos detalhes: como um raminho seco, um recorte de jornal colado, um papel de bombom sonho de valsa, uma figurinha ou um decalque ( sim, dou da época dos decalques, pai dos adesivos). Enfim, tanta coisa…. um beijo dado em batom, um borrifo de perfume displicentemente derramado. No caso dos cadernos de receita, uma mancha de gordura que ficou ao folhearmos.
    O espaço cibernético é sempre apressado, cheio de wols, lols e hehehe. Mas, quando paramos de insistir em negar que o tempo passou, percebemos, para nossa alegria, que os sentimentos são os mesmos. Os mesmos medos e sonhos. Somos nós ainda. Que bom! Então, ainda e sempre podemos fazer lindos cadernos de receita, um deles, à moda Dilucious. Bom domingo pra vc Dilu e pra todas as leitoras. Neste seu post, um abraço especial para Júnia ( suas coisas são lindas) e Nilza.

  9. Vou repetir o que repito todas as vezes que leio seus comentários, minha amiga muito querida Vera. Estou toda arrepiada, pois consigo entrar nesse mundo particular que só vc sabe desenhar. E são desenhos maravilhosamente bem coloridos, desde os vasos de violeta da sua avó, passando pela mesa e a louça lindamente desfalcada até os cadernos com uma rosa seca dentro. Essa rosa fui eu que coloquei, fique com ela bem guardada… Nela está todo o carinho e amor que sinto por você.

  10. Eu tenho um caderno de receitas muito especial que ganhei do meu filho quando tinha 8 anos.Parabéns Dilu!!! Você faz tudo com tanto amor que consegui transmitir essa energia boa para todos que te acompanham! Que Deus abençoe sempre vc e suas mãos de fada!!!Beijos.

  11. Ah Ilma, que bom! Acho que seria interessante todas que disseram de seus cadernos, me mandassem as fotos.
    Obrigada pelo elogio, adorei ouvir isso de vc, minha linda!

  12. Nilza da Cruz Silva

    Que lindo ! Quanta sutileza !!!
    Eu imaginei que o feliz comentário da Vera daria um lindo post , ainda assim , mesmo que depois do calor da emoção do Dia das Crianças , estou aqui muito feliz e emocionada !
    Querida Dilu , obrigada por seu talento , carisma e carinho …
    Na minha modesta opinião , além é claro , da sua dedicação à gastronomia e seus lindos posts , o grande diferencial do seu lindo Dilucious , é vc ”permitir ” e até mesmo ” incentivar ” os mais incríveis comentários , onde podemos colocar nossas emoções e sermos valorizados como únicos !
    Ah , que maravilhoso e inesquecível CADERNO , que nos propiciou um momento lindo , onde nos transportamos e recordamos nossa infancia e a infancia de nossos filhos !
    Parabéns , Dilu e Vera das Alterosas , que possamos ter o privilégio de outros momentos Dilucious como este , onde as amizades vão se consolidando e nos aproximando daqueles que abrem seus corações de forma tão delicada e pura ….
    Beijos , queridas !

    1. Nilza, você vê como as amizades puras e sinceras, além de como vc disse, se consolidarem e fazerem com que nos aproximemos, também vão mostrando a essência da vida. A Junia ontem disse uma palavra que para mim, tomou um tamanho tão grande, pq ela mostrou o que tem acontecido com a gente no Dilucious: “corrente de amizade, carinho e gentilezas não se romperá jamais.” Hoje meu maior sonho é esse, que nossa amizade não se rompa jamais. Que possamos trocar experiências, sensações e emoções. Que a gente consiga “consolidar” esse casamento, E que na alegria e na tristeza, estejamos todas juntas, de mãos dadas. Sempre. Bjs “amoreco”

  13. Diluuuuuu! Amo tanto você! Você me inspira, 24 horas diárias! Mulherão! Deslumbrante! Linda! Generosa! Genial! Agradeço tanto ter conhecido você! Obrigada! Minha fada!

    1. Ah Cla, que linda essa declaração assim assim Vc falou tudo que vc é, reparou? Eu tb adoro vc e admiro sua garra, vc tem muito valor Clarisse. Bj grande fia e fica c Deus te iluminando MUITO!

  14. Emocionei com o post maravilhoso e em cada comentário,cada recordação.
    Ver então a declaração da Louise…
    fui lá no jardim de infancia do Zilah Frota, lembrando dos nossos pequenos filhotes descobrindo a vida e as amizades,essa corrente que nos une. Tenho guardado o caderninho de receitas que voce fez pra eles depois de uma aulinha de culinåria,lembra?
    bjs

    1. Entao Stella minha amiga querida, tantos anos juntos… vc, Ricardo, os meninos e Luiz, Louise e eu… a vida passa tão depressa… meu Deus! Por isso a razão desse chororô com a musica O CADERNO… Aperto no coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima