PERFEIÇÃO com PAIXÃO versus PAIXÃO pela PERFEIÇÃO

Respeito, sabor, simplicidade, PERFEIÇÃO e PAIXÃO  – são as palavras-chave do chef Leonardo Paixão ao oferecer haute-cuisine brasileira, digo, alta culinária numa cozinha sensível que busca incansavelmente a perfeição. Quantas estrelas para dignificar seu restaurante Glouton? Só mesmo se for uma constelação. Nada menos que isso.
.

Leonardo Paixão Chef Revelação

Leonardo Paixão
Chef Revelação

.

Na Europa existe um movimento chamado Jeunes Restaurateurs d’Europe. São jovens chefs que se destacam pela qualidade de seu trabalho e tratam a gastronomia com muito primor e respeito. Imagino, seja o mesmo aqui em Minas, o “Jovem Gastronomia Mineira”. Pessoalmente não sei quem mais faz parte do grupo mineiro, mas pelo que conheci na Europa, Leonardo Paixão se enquadra perfeitamente no perfil.

.

Paixão pelo que faz!

Paixão pelo que faz!

.

De médico para chef. Sim, Leo Paixão formou-se em medicina e foi para Paris. Adivinha para que? Claro, estudar gastronomia e lá trabalhou com chefs do kilate de Joel Robuchon, Pierre Gagnaire, e ao retornar, acabou BH perdendo um médico, mas em compensação… Ganhou um excelente chef. Melhor para nós!

.

m

Chef que se firma baseado na verdade dos sabores

.

Hoje em  dia, o chef é figura fácil na mídia local e nacional, vira e mexe, lá está ele. Em 2013 foi ao Madrid Fusion como integrante da delegação de chefs de Minas Gerais; foi eleito Chef Revelação 2013/14; teve seu restaurante como Revelação 2012/13 pela Revista Veja BH e Revista Encontro. E  com apenas dez meses de vida, foi contemplado pelo Guia Quatro Rodas: Uma estrela para o Glouton e Chef Revelação do Ano do GUIA BRASIL 2014. Parabéns Leo, nós mineiros, amantes da boa comida, sentimos orgulho de você!

.

Isso com apenas dez meses de trabalho!

Isso com apenas dez meses de trabalho!

.

“Hoje o Glouton faz 10 meses de existência e fomos presenteados com nossa primeira estrela no Guia 4 Rodas, o mais importante guia de hospitalidade do Brasil, onde o que importa é a boa mesa. Nós da família Glouton estamos muito felizes e inspirados. 70 horas de trabalho por semana, juntos, com dedicação, persistência e amor.” Leonardo Paixão.

.

N

Trabalho intenso

.

Sua cozinha é contemporânea, e lá, grande parte do que entra, são produtos brasileiros. Com a intenção de melhor aproveitá-los, Leo tira partido de seu conhecimento e abusa das técnicas francesas clássicas.

.

Modernidade com tradição! Casamento ideal para tentar perfeição!

Modernidade com tradição!
Casamento ideal para tentar perfeição!

.

A preocupação do chef é proporcionar boa mesa. Segundo ele, a gastronomia precisa estar no dia-a-dia das pessoas, não apenas em momentos específicos. Pensando nisso, o restaurante visa oferecer preços convidativos, para que o cliente tenha mais oportunidades. O menu constantemente mudado, é pequeno e sazonal, quer dizer, privilegia-se ingredientes da época, quando os produtos são frescos, com maior qualidade e menor custo. Desta maneira, consegue-se preços melhores nos pratos. O Glouton se encaixa no conceito de Bistronomia, neologismo que propõe um conjunto de bistrô com (alta) gastronomia. Para tal, o restaurante deve:

.

O Glouton representa a Bistronomia em BH

O Glouton representa a Bistronomia em BH

.

Esse é o motivo do cardápio ser enxuto. Poucas opções que primam pela qualidade. Por diversas vezes tive o privilégio e hoje, mais uma vez, de comer no Glouton, pois o restaurante virou sinônimo de comida boa. Tenho até um pouco de dó de quem vai ver o que vou postar daqui para frente. É de bar água na boca. Se prepare! Começamos com os “Petiscos”.

.

Cardápio

Cardápio

.

A MANDIOCA BRAVA – Calma! Não se preocupe, não é usada a mandioca venenosa! Ufa! Que susto! O nome é pura inspiração, pois o chef se deixou influenciar pelas batatas bravas espanholas e o molho apimentado onde ela é servida. Na realidade, poderia se chamar “Mil folhas de ouro brasileiro”. Se colocar dez porções, devoro todas!

.

MANDIOCA BRAVA EM MIL-FOLHAS, COM MAIONESE DE PIMENTA MALAGUETA

MANDIOCA BRAVA EM MIL-FOLHAS, COM MAIONESE DE PIMENTA MALAGUETA

.

Como tudo é feito na casa, o salmão defumado também é defumado na casa… Rsrsrss É feita a cura de vinte e quatro horas com sal e açúcar, depois defuma-se à frio com serragem de barril de carvalho de envelhecimento de whisky. Entendeu? Simples assim! Rsrrssss Se não entendeu… entenda que é MUITO bom!

.

SALMÃO DEFUMADO NA CASA, TORRADINHAS, MAIONESE DIJON, ALFACE ROMANA, DILL

SALMÃO DEFUMADO NA CASA, MAIONESE DIJON, ALFACE ROMANA e DILL

.

Todas as vezes no Glouton, aproveito para comer camarão. O preço é ótimo e é um dos poucos lugares que não sinto gosto e cheiro de “quem tá começando a passar”. Uma vez no Dádiva, não deu nem pra engolir, e o famoso chef tentou me explicar que era daquele jeito mesmo, pode?. Bem… Voltando ao Glouton que é o que nos interessa. O camarão é sempre fresco e nunca é lavado depois de limpo, para não tirar os sucos saborosos que dão aquele gosto tão doce ao camarão. São encapados com a massa philo, que amo, e vem com um chutney maravilhoso!

.

CAMARÃO EM PAPILLOTE, CHUTNEY DE MANGA

CAMARÃO EM PAPILLOTE, CHUTNEY DE MANGA

.

A pastilha eu poderia dizer que é uma bobagem, pois é a massa philo assada com recheio de queijo e mel. Só que nada nas mãos da paixão… ops do Paixão, é bobagem. É sim, uma delícia! Pedimos sempre umas três porções, impossível ficar apenas “provando” rsrssss

.

PASTILLA DE QUEIJO CANASTRA COM MEL

PASTILLA DE QUEIJO CANASTRA COM MEL

.

Agora a coisa vai começar a ficar mais séria. Degustação de raviolis… Nemmmm…. Gente, quer saber? É ruim tudo ser bom, porque você acaba não sabendo o que pedir, apesar das poucas opções do cardápio. Para os raviolis, sempre é usada massa japonesa sem ovo, pois fica mais cremoso e macio. Os recheios são purê de cada legume puro, batido no Thermomix. A batata doce é cozida no suco de limão com mel e óleo de gergelim, manteiga de alho e salsinha e o de moranga cozido no molho de curry com capim limão. O ravioli de moranga vem com camarão e o de batata doce vem com a lagosta. Mas Luiz Guilherme é vegetariano e pede só os raviolis.

.

DOIS RAVIOLIS ABÓBORA MORANGA BATATA DOCE

DOIS RAVIOLIS
ABÓBORA MORANGA
BATATA DOCE

.

O BACALHAU AO FORNO – Sabe porque o título dessa matéria usa a palavra PERFEIÇÃO?  Por dois motivos: 1- Por causa desse gadus morhua (espécie de bacalhau nativo da Noruega e salgado em Portugal) ser o melhor do mundo. 2- Pelo simples fato de o Leo ter sido eleito o chef revelação do Brasil em 2013 e 2014. A culpa do bacalhau ficar tão excepcional, é simplesmente porque o chef sabe prepará-lo à perfeição. Mais uma vez, simples assim! Digo que nunca ou jamais comi algo similar. Nem em Portugal. Fica muito macio, se transforma em lindas lascas branquinhas com um leve toque da ponta do garfo. A cebola adocicada e o Confit de pimentão quebram o sal e afinam seus sabores às azeitonas portuguesas… sobre batata ao murro e muito azeite. Deus meu! É a perfeição com muita paixão que fez desse bacalhau, o melhor prato do restaurante, na minha opinião. E o que, quando se fala em sair para comer, eu me lembro dele!

.

BACALHAU AO FORNO

BACALHAU AO FORNO

.

A PAPADA – É imprescindível conhecer! A carne é braseada, completamente desengordurada, enrolada, assada e servida com a redução de seus caldos. Além de lindo preparo, dá vontade de voltar no dia seguinte para conferir se aquilo fazia ou não parte de um sonho gastronômico, onde quem tem o direito de participar são os muito privilegiados. Foi assim que me senti.

.

PAPADA DE PORCO ENSOPADA E GRELHADA COM MIL FOLHAS DE MANDIOCA

PAPADA DE PORCO ENSOPADA E GRELHADA COM MIL FOLHAS DE MANDIOCA

.

E lá voltei muitas vezes por causa dessa danada, quero dizer PAPADA. E a cada vez, melhor ela fica. O Leo não tem “papas na língua” e descreve o preparo nos mínimos detalhes. Se quiser, vai lá que ele te ensina a fazer.

.

PAPADA agora com FOLHA DE ACELGA

PAPADA agora com FOLHA DE ACELGA

.

A CARNE –  Opção de preguiçoso, eu acho! Com tanta coisa boa… Mas é engraçado. Uma vez estávamos em dez pessoas e um deles, pediu, E REPETIU essa carne. Acredite se quiser, comeu duas vezes essa quantidade enorme de carne! Eu entendo, muita gente tem um certo temor de arriscar. Bem… Macia e suculenta, no ponto certo… só que desta vez, na minha opinião, com um pouco menos de sal…

Diludica: Vocês se lembram o que disse no meu primeiro post do Dilucious: “Julgo que, ao expor vivências e experiências em lugares públicos, os acertos e as falhas notados, serão também de primordial importância para os estabelecimentos, pois podem servir como uma ferramenta de apoio na conquista de melhorias. Pois bem, a intenção aqui é ajudar, ao falar alguma coisa que não gosto. Só que, tenho percebido que isso passa uma certa antipatia. Com o Leo foi o contrário. Ao dizer que faltava uma pitada de sal, ele agradeceu e disse que imediatamente corrigiria o erro. Aí mora a diferença, aí explica os prêmios ganhos em tão pouco tempo!

.

ENTRECÔTE SAUCE BORDELAISE COM BATATINHAS SAUTÊ

ENTRECÔTE SAUCE BORDELAISE COM BATATINHAS SAUTÉ

.

A SOBREMESA MAIS INUSITADA – Isto se chama empenho no estudo dos produtos do cerrado mineiro junto com pesquisa, refino técnico e sensibilidade poética. E foi com esse sabor inusitado que Leonardo Paixão foi super aplaudido em Madri. Bacana demais! Bem, antes de pedir, quase não pedi… Hummmm…. iria arrepender demais! É o cerrado mineiro! Quê que isso? Sorbet de Cagaita, Coulis de Coquinho azedo, Pó de Buriti e Chips de Pera. Perái! Falando qual língua messsss? Bem… As frutas vêm de uma comunidade quilombola no sul da Bahia onde os habitantes vivem da extração de suas frutas e confecção de sua polpa. Gente, sobremesa soberba, inacreditavelmente MA-RA-VI-LHO-SA!

.

Cerrado mineiro

CERRADO MINEIRO

.

A TORTA DE CHOCOLATE – Difícil achar mais adjetivos para elogiar, e até me parece, ficar um certo “tom” de que esse post é matéria paga. Mas não tem outro jeito. Bem, é uma receita clássica francesa, muito cremosa, com chocolate amargo de excelente qualidade. A massa sablé Breton, receita de Alain Ducasse, passa despercebida, de tão leve. À mesa, ela é regada com caramel beurre salé. Isso é um creme caramelo com uma pitada de sal. Eu achava que sabia fazer, já até coloquei a receita no Degusta do Estado de Minas, mas… E olha que a minha é deliciosa, mas essa… Vou te contar uma coisa. É algo inesquecível!

.

TARTE AU CHOCOLAT, FLOR DE SAL E PIMENTA DO REINO CALDA QUENTE DE CARAMELO

TARTE AU CHOCOLAT, FLOR DE SAL E PIMENTA DO REINO
CALDA QUENTE DE CARAMELO

.

Creme Brülée – O tradicionalíssimo creme brülée é preparado com baunilha, porém, com a fava de Madagascar. Sabor, aroma, textura. Perfeito!

.

CREME BRULÉE DE FAVA DE BAUNILHA FRESCA

CREME BRULÉE DE FAVA DE BAUNILHA FRESCA

.

A foto a seguir foi tirada da primeira vez que estivemos no Glouton. A bandeja com vinho do Porto foi uma gentileza do chef. Mais uma explicação para o sucesso, pois todos sabemos o valor de pequenas delicadezas.

.

Cortesia do chef

Cortesia do chef

.

Deixei para falar sobre o espaço físico agora no final, porque fiquei muito ansiosa para descrever os pratos rsrsrssss… E também porque no final das contas, isso deixa de ter importância depois de provar a comida. A cozinha é, segundo o chef, a cozinha mais limpa de Belo Horizonte, claro, cozinha de médico… Todo o preparo é feito completamente à mostra para a apreciação dos clientes.

.

Cuidado e limpeza metódicos

Cuidado e limpeza metódicos

.

O ambiente super gostoso, é simples, despretensioso e aconchegante.

.

Ao chegar, a primeira vista é da cozinha

Ao chegar no restaurante, a primeira vista é da cozinha

glouton vinho_Fotor_Collage

Quando precisa de mais mesas, esse é o lugar mais gostoso

Quando precisa de mais mesas, esse é o lugar mais gostoso

glouton paris_Fotor_Collage

Se não fizer reserva, é aqui o cantinho para esperar sua mesa

Se não fizer reserva, é aqui o cantinho para esperar uma mesa

IMG_3731_Fotor_Collage

Mesa redonda O cantinho mais aconchegante e gostoso do Glouton

Mesa redonda
O cantinho mais aconchegante e gostoso do Glouton

.

Existe um espaço muito gostoso na parte de trás do salão e o passeio é aproveitado com mesas ideais para fumantes.

.

Atmosfera bem francesa

Atmosfera bem francesa

Restaurante Glouton

Restaurante Glouton

Nome perfeito

Nome perfeito

.

Bem amores, na antiguidade, os romanos eram glutões inveterados. Ficaram famosos na história, entre outros motivos, pelos requintados e infindos banquetes. Você sabe o que quer dizer Glouton? Glutão se refere a quem come muito, é insaciável, é voraz, enfim, quem tem vontade de recomeçar uma refeição. “Não comem para viver, vivem para comer”. O glutão é aquele que coloca o prazer de comer acima de qualquer outra coisa. Para o glutão, a vida só tem sentido nos banquetes e festas gastronômicas. É… No Glouton, é fácil entender o real significado do Pecado da Gula. Rsrsrsss…

.

Felicidade é sair de um restaurante onde você se sente um Glouton

Felicidade é sair de um restaurante onde você se sente um Glouton

 

.

Restaurante Glouton – glouton@glouton.com.br

Rua Bárbara Heliodora 59, Lourdes – Fone –  31 – 32924237

De terça a quinta, 19:30 às 00:00 / Sexta de 12:00 às 15:00, de 19:30 às 01:00

Sábado de 13:00 às 17:00, de 19:30 à 01:00 / Domingo de 13:00 às 17:00

 

 

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious cadastre-se no http://dilucious.com.br/?page_id=2766

Curta e acompanhe a fanpage do Dilucious. Se gostar, compartilhe!

ser com arte

Você poderá gostar de:

31 comentários em “PERFEIÇÃO com PAIXÃO versus PAIXÃO pela PERFEIÇÃO

  1. Este é o meu restaurante favorito da BH inteira! E o chef é uma simpatia em pessoa e aparenta ser uma pessoa muito simples! Mas a comida dele não tem nada de simples, é um festival de sabores maravilhosos!

    O meu prato favorito é o camarão e o ravióli. Desde que provei o camarão no Taste Vin num jantar com você, tinha sido o meu favorito, mas quando fui ao Glouton, provei o camarão e exclamei: “Nossa, mas é muito parecido com o do Taste Vin, perfeito!” Que ravióli de abóbora é este?? Dos Deuses, tive de levar uma amiga vegetariana para prová-lo! De entrada sempre peço a pastilla de queijo canastra, hours concours! A minha mãe pediu o bacalhau mesmo não estando no cardápio de tão bom que é. Nas primeiras vezes em que ia a este restaurante, tinha a sobremesa torta de chocolate com sorbet de framboesa maravilhoso, só que ele alterou a receita e agora é servida pela calda de caramelo. É praticamente um festival de show visual com a calda sendo derramada e sabores maravilhosos a cada colherada! O restaurante me agrada tanto que lhe dei o voto como jurada da revista Encontro que valeram os prêmios de Melhor Chef Revelação e melhor novidade do ano! Os dois prêmios estão pendurados na parede do restaurante! É atualmente o restaurante de melhor custo benefício!

    Quando o chef abrir algumas aulas de culinária, não vou querer perder!

    • Maria, você tem razão. A comida parece simples, porém elaborada, sem ser afetada. Maravilhosa!
      O meu favorito são todos! kkkkkkkkkkkkkk
      A torta de chocolate…. hummmmm nossasenhora! Você falando e eu que acabei de escrever o post, estou aqui salivando…
      Esqueci de dizer sobre as aulas… Vou deixar para ele responder. Bjss

      • Oi Maria e Dilu queridas! Então, estamos preparando um curso de culinária no Glouton num formato muito interessante! ã partir de 2014 pode ter certeza de que o Dilucious vai ser o primeiro a receber a informação!

  2. Ai meu Deus, me perdoa, me perdoa!!!!!! Eu peco, peco e peco!!!! Jesus, Maria e José, deve haver salvação para mim!!! O que vou fazer???? Socorro, alguém me ajuda!!!! Gula, gula, gula, gula…..o meu maior pecado!!!!!! Dilu, acho que a minha salvação vai ser parar de acompanhar o seu blog!!!! Se bem que, de acordo com a minha mãe que está no céu (com certeza), o inferno devia ser mais animado! rsrsrsrsrsrs Pára né!!!! Delírios de uma mente gorda!!! A minha!!! Perfeição e Paixão é de Deus, claro! Depois dessas fotos, tive que desabotoar a calça pra barriga caber. Mas. o patrão tá viajando e tenho uma semana, digamos para desinchar, é porque gorda não estou! Estou muuuuuuito inchada de tanto comer!
    Deixa o maridão voltar e vou checar a sua nota desse paraíso! bjo

    • kkkkkkkkkkkkk
      Você é a mais doida de todas kkkkkkkk Que isso?
      Vamos juntos quando o Vittorio voltar. Faço questão que ele prove esse bacalhau. Agora já sei que ele faz tão bom quanto, mas de qualquer maneira…
      Eu também preciso desinchar kkkkkkkkk

      • Querida Dilu, sei como sou assim, um pouco “ouver demais”, por isso quero escrever aqui o que senti desse post lindo, com fotos belas e pratos que nos leva a sonhar. Como gostaria de ser uma lady, falar baixinho e pouco, e com frases curtas transmitir toda a educação que a mamãe pelejou para me dar. Tadinha, ela bem que tentou… O post está lindo mesmo, e o Dr rapaz passa o sabor do prato, com a vontade que a gente tem de experimentar só de olhar a composição artística de cada um deles. A sua descrição me levou aos céus e me fez desejar conhecer e experimentar esse bistrô lindo. Acho que assim ficou bem elegante, que tal? Com enorme carinho, da sua seguidora fiel e amiga doida de pedra!

        ps: acabei de ler o meu horóscopo do mês e nele está escrito pra eu ficar calada, pois peixe morre pela boca. A boca até que eu posso tentar fechar, mas ele não disse nada dos dedos no teclado. rsrsrsrsrsrsrss bjos

        • kkkkkkkkkkkkkk
          Polinha, o blog está entregue a você por dois meses. Escreva assim… só dessa maneira “elegante”… você arrasa!
          São 4.11 e eu aqui sozinha, morrendo de rir, pode?

  3. Estive no Glouton há uns meses atrás e fiquei impressionada com o sabor,apresentação e originalidade dos pratos. A entrada foi polvo,o prato principal a Papada de Porco(amei!) e a sobremesa a Torta de Chocolate. Tanto que votei no Leonardo Paixão como Chefe Revelação,na Revista Encontro. A juventude e o talento dele me lembram o chefe peruano Virgílio Martinez,dono do Central em Lima e do Lima em Londres,agraciado com uma estrela no Guia Michelin por este último.
    Vou reservar mesa grande para comemorar o aniversário do meu marido no Glouton e este post vai ser de grande valia para escolher o cardápio,pois suas opiniões são sempre certeiras,sendo você a grande chef que é. Bjs

    • Tina querida que bom você ter gostado tanto quanto eu. E melhor ainda, comemorar o aniversário do seu marido vai ser muito gostoso. Se puder sugerir (já sugerindo rsrsssss), liga para o Leo e vê com ele a possibilidade de fechar um menu. Assim pode ser que fique mais em conta para vocês.
      Não deixe de escolher o bacalhau, eu nunca tinha comido nada parecido. Falei com o Leo que só vim aprender a fazer bacalhau, depois de comer esse. Demorei demais, ne? Rsrssss
      Obrigada querida, sei que você é ligada e conhece os bons.
      Bjs

  4. Depois de ler este post e os comentários da Maria resolvi que este será o presente que darei para uma amiga de infância que faz aniversário daqui alguns dias. Sempre passo em frente, mas nunca atinei. Uma das coisas que gosto neste blog é isto. Olhar, ver e enxergar são três momentos diferentes. Muitas vezes me pego enxergando pelos olhos da Dilu e de quem comenta algo para o qual às vezes nem olhava, outras apenas via.

  5. Amei …. Amei… Amei. Sem dúvida o melhore restaurante de BH. Dr. Leo tá de parabéns. Dilu, suas dicas e elogios fazem jus a esse magnifico Chef. Bjs.

  6. Engraçado Dilu, tem mais tempo, nós tb recebemos a carne sem sal. Mas em compensação o resto foi magnifico. O Glouton é sim o melhor em Bh today.

  7. Dilu,
    Fui lá e adorei a papada de porco ensopada. Muito bom mesmo.
    O ambiente está do jeitinho que eu aprecio.
    Seu artigo fala tudo mesmo.
    Bjs.
    FM

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps