SENSACIONAL almoço em Chablis

Falou em Chablis, provavelmente seu pensamento “viaja” para uma garrafa de vinho. É, mas vamos viajar para esse, que é o local perfeito para desfrutar um vinho de renome, pois nesta região da Borgonha é onde nasce um dos mais famosos vinhos brancos do mundo, classificados como Petit Chablis ou Chablis ou Chablis Premier Cru ou Grand Cru. Como não sou ligada à este assunto, aliás, tenho até certa preguiça (apesar de amar um vinho branco), meu pensamento “percorre” mesmo é para uma boa mesa. Neste caso, para uma mesa sensacional! Rsrrsss 

CHABLIS

A região se divide em belas estradas e maravilhosos vinhedos

A região se divide em belas paisagens com estradas e vinhedos maravilhosos

Programo a viagem toda nos mínimos detalhes. De um hotel a outro, sei exatamente por qual cidade parar, qual almoçar, a que hora chegaremos no próximo hotel, onde jantar, enfim, se alguma coisa der errado, o programa fica incompleto. Hoje é dia de deixar Joigny em direção à esta cidade que tem seu nome sempre citado nas boas mesas.  

Entrada da cidade

Entrada da cidade

Chablis é uma “village” medieval, onde o vinho começou a ser produzido por monges que por lá se estabeleceram no século IX e o curioso que já na Idade Média, Chablis exportava seu precioso líquido para a Inglaterra.

a uva_Fotor_Collage

a parreira_Fotor_Collage

Chablis (village) merece uma exploração – é um lugar formoso, com algumas casas medievais, algumas construções atraentes, e para quem gosta de história, vai encontrar até achados arqueológicos galo-romanos. Aqui no blog, a intenção não é explorar este lado interessantíssimo, por isso este lado da viagem, se comentada, será “an passant”, a não ser, quando inevitável.telhado

m

n

Isso é tão lindo!

m

Pena o céu estar escuro

IMG_5455

IMG_5364

Estava muito nublado, então a água fica escura na foto

Estava muito nublado, então a água fica escura na foto

Aqui nosso assunto principal é mesmo a comida, e Chablis respira comida. Impressionante! Por onde se olha, placas “gourmets” são vistas. 

a maison_Fotor_Collagea mickael_Fotor_Collagea verde_Fotor_Collage

Sob domínio do vinho, lojas, hotéis e restaurantes prosperam e hoje, fazem da região, um ótimo destino para os turistas. Almoçamos em ambiente histórico, numa bela casa construída no século XII, que na época foi usada como hospício. A Hostellerie des Clos está no coração de Chablis e oferece uma “pausa” gourmet aos amantes da boa comida e bons restaurantes.

IMG_5374

Antes do almoço, aproveitamos a sala da lareira para tomar um drink e escolher o vinho, claro, um Chablis! Puro momento de prazer e relaxamento.

a vinho_Fotor_Collage

Enquanto estamos na lareira, o simpaticíssimo chef Michel Vignaud vem nos dar as boas vindas. Nos fala sobre la cuisine de terroir. Luiz gasta seu lindo francês e fica sabendo entre outras coisas, que o movimento do restaurante e o consumo do vinho é grande o ano todo, mas a produção nesta época é pequena.

V

Michel Vignaud e eu

Passamos para o almoço. Escolhemos esse restaurante por causa do menu o qual todos os pratos são harmonizados com trufas.

Olha o carinho!

Olha o carinho!

Sensacional!

Sensacional!

O chef Vignaud nos apresenta produtos locais em receitas super saborosas e originais. Ufa! Até que enfim vamos ao que interessa: 

Para começar um velouté simples-zinho

n

n

Menu Truffes Uncinatum de l’Yonne 

Yonne é a região e a Amuse bouche: Ostras! Ai meu Deus! Para falar a verdade, não é sempre que gosto de ostra. A maioria das vezes ela vem com um gosto muito forte que não me agrada. Mas não sou a chata que despensa sem provar. Duas lindas ostras especiais são colocadas na minha frente com fatias de trufas e avelãs torradas. Sensacional! Imagina se dispenso! 

Huîtres spéciales d'Isigny, fines tranches de truffe et noisettes torréfiées

Huîtres spéciales d’Isigny, fines tranches de truffe et noisettes torréfiées

Só em ver esse primeiro, já senti que é realmente uma cozinha de grande criatividade. Aí vem a maravilha do segundo… Eu AMO foie gras! Esse então… nadando no tal nage de aipo e nas trufas… Vou ter de repetir a expressão usada anteriormente: Sensacional!

Truffe en nage de céleri liée au foie gras

Truffe en nage de céleri liée au foie gras

Nem é preciso dizer que Michel Vignaud inventa pratos com sabores requintados. Mas o que vem a seguir, ultrapassa qualquer expectativa! “Sanduíche” feito com vieiras (imensas) recheadas com trufas… Sobre fondue de alho poró. Acho que nada menos que… SENSACIONAL!

St Jacques contisées à la truffe sur fondue de jeunes poireaux

St Jacques contisées à la truffe sur fondue de jeunes poireaux

A esta altura, risoto de trufas passa a ser comida simples… Mas também sensacional! (será que estou um pouco repetitiva?)

Risotto aux truffes

Risotto aux truffes

Michel Vignaud arrasa na orquestração perfeita de sabores e requinte envolvidos nas apuradas preparações. Segundo ele, é a elegância da cozinha tradicional. Tudo bem! Mas agora quero contar um segredo: eu lá sei que esse próximo são finas fatias de pâncreas de vitela e purê trufado com manteiga não sei das quantas… PÂNCREAS? Degusto essa maravilha – sem saber – e acho SEN-SA-CI-O-NAL! 

Fines tranches de ris de veau, purée truffée au beurre d'Echiré

Fines tranches de ris de veau, purée truffée au beurre d’Echiré

A comida é artisticamente apresentada e mais leve do que as preparações tradicionais, por isso ainda é possível percorrer pelo caminho tradicional francês e passar pelos queijos. O meu é um Brillat Savarin trufado, dos Deuses! O do Luiz recebe toda a mise-en-scène  que não pode faltar no modo francês de ser! O dedinho é para explicar por qual queijo o Luiz deve começar. 

Queijos... Ah! Estava quase esquecendo de dizer: Sensacional!

Queijos… Ah! Estava quase esquecendo de dizer: Sensacional!

Vieram essas coisinhas…

IMG_5447

A sobremesa… Ah… a sobremesa! Juro não repetir aquela palavra que foi exastivamente repetida! Mas que estou com vontade, ah… isso, estou! Sorvete turbinado à la truffe! O sorvete já é de trufa, e ainda tem trufa ralada no ralo grosso e uns mini mini suspiros que conferem um charme a mais – onde não carece mais charme nenhum!  

Glace fraîchement turbinée à la truffe

Glace fraîchement turbinée à la truffe

Diga você a palavra que quiser, mas por favor, não vale dizer SENSACIONAL! Bjs e muitas saudades!!!

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious cadastre-se no http://dilucious.com.br/?page_id=2766

Curta e acompanhe a fanpage do Dilucious. Se gostar, compartilhe!

ser com arte

Você poderá gostar de:

15 comentários em “SENSACIONAL almoço em Chablis

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps