DELICIAS COM CONSCIÊNCIA SOCIAL

DELICIAS COM CONSCIÊNCIA SOCIAL

Fotos: Dilu Bartolomeo Villela

Por amor a comida, Dorinha Bartolomeo se tornou professora de culinária! Ela é dez!

Dorinha viaja muuuuiiito com o marido e os dois filhos. Quando em Belo Horizonte ela aproveita para cozinhar e ama dar aulas de culinária. Esse dom é tradição da família (hehehe puxei sardinha!!). Ela apresenta seu lado caridoso por intermédio desse amor. Com as aulas, a intenção é proporcionar diversão, mas Dorinha se preocupa com o lado social.  Parte do que é arrecadado é direcionada para ajudar pessoas carentes. Ela não é realmente DEZ?

Dorinha usa o espaço gourmet de sua própria casa
Dorinha usa o espaço gourmet de sua própria casa

Mas falando o que realmente interessa… Dorinha não apenas ensina, ela incentiva seus alunos a compartilhar tudo que é  aprendido.

As aulas acontecem em sua linda casa
Olha que linda a mesa que ela montou!

Ela mostra como o delicioso ato de cozinhar proporciona ocasiões únicas. Com um jeitinho que é só dela, ela “instiga” o aluno a surpreender e alegrar a família e os amigos.

Alunas
Alunas

Seu formato de aula é leve, descontraído, despretensioso, entretanto ensina muito!

Despretensioso e alegre
Despretensioso e alegre!

Você não precisa ser gourmet para participar de suas aulas, basta que aprecie o ritual. Depois de certo tempo, com certeza, você vai entender o quanto a cozinha é um lugar sagrado e, por que não dizer, provedora de experiências fascinantes e gratificantes. Todos que começam a cozinhar, se remetem à um caminho sem volta, ficam completamente “in love” rsrsrsssss

Alunas
Alunas

Dorinha ensina segredos, oferece dicas, exibe truques de grandes chefs, mas tudo com um requinte tão simples, que tudo parece ser realmente simples.

Dicas, truques e segredinhos
Dicas, truques e segredinhos

Além de possuir o dom de ensinar, ela é carinhosa, doce, generosa, querida e muito segura. Apresenta tanto domínio na elaboração e apresentação dos pratos que se torna fácil reproduzir em casa o que ela ensina nas aulas.  Por fim, você passa a se descobrir cozinhando e, se assistindo cobaia de você mesma, em incríveis sensações.

Dicas
Dicas

Ouvi uma frase interessante de um de seus alunos: “Depois de Dorinha, sabores, aromas e texturas passam a ter mais importância no seu dia-a-dia. Você sente um misterioso bel-prazer em aprender… Aí é só correr pro abraço… Cozinhar, compartilhar e comemorar os frutos!”. Isso é um retorno bacana demais. Fiquei super orgulhosa da minha irmã!

Ela incentiva e convida a aluna a "colocar a mão na massa" e cozinhar com ela.
Ela convida a aluna a “colocar a mão na massa” e cozinhar com ela.

Pedi para postar esta aula no Dilucious e me ofereci para fotografar. Olha só que aula gostosa! As fotos não ficaram boas, tenho muito que aprender na arte da fotografia rsrrsssss Mas dá para o gasto!

Preparo
Preparando a entrada
Salmão defumado com ovo
Entrada: Salmão defumado com ovo
Espuma
Espuma
Espuma de Alcaparras em Risoto de Bacalhau e Crocante de Arroz selvagem
Espuma de Alcaparras em Risoto de Bacalhau e Crocante de Arroz selvagem
Preparando a sobremesa
Preparando a sobremesa
Merengue de coco
Merengue de coco

Com isso, ela se vê cada dia mais apaixonada pelo mundo da gastronomia, pois além de ajudar o próximo, o retorno dos amigos e alunos cumprem o papel de faze-la se sentir realizada.

Professora e alunas? Não... Amigas se deliciando. Com responsabilidade social!
Professora e alunas? Não. Amigas compartilhando “delicias”. Com consciência social!

 aaaa

13 comentários em “DELICIAS COM CONSCIÊNCIA SOCIAL”

  1. Dorinha alem de professora e uma grande amiga, generosa, alegre e super competente! As suas aulas são um prazer!! Além de deliciosas e claro…. A turma então….sem defeitos, tudo de bom!!! Espero que este ano tenhamos muitas aulas! Bis a todas , Fatinha

  2. Renata Lodi Carsalade

    É isto aí, Dorinha. Nossos “encontros/aula” super esperados. Dividimos alegrias, sabores e alimentamos nossas amizades. Beijos.

    1. Olá, cara Renata Carsalade. Como vai? Parabéns por suas iniciativas de cunho social. navegando, por acaso encontrei este site e reconheci seu nome. Fomos colegas no Colégio Pitágoras da Timbiras, em 76/77.
      Fique com Deus e um excelente ano!
      Eugênio Moretzsohn
      Florianópolis

  3. maria beatriz penna misk

    Concordo, plenamente, com as colegas Fatinha e Renata. Descobrimos cada dia mais afinidades alem do gosto pela ginastica. Adimira mos MUuuuito o dseprendimento e a capacidade de doacao da Dorinha.(meu laptop nao tem acento, sic).
    GRANDE ALMA, GRANDES MOMENTOS.
    Sucesso , com certeza, no seu blog!!!!
    bjs
    Titiza

  4. Patricia Soares Antonacci

    Dilu, doçura é o que define a Dorinha. Eu sou tiete dela e ela, por sua vez, tem vc como inspiração. Foi MUUUUUIIIIIITTTOOO bom ser aluna de Dorinha. .Só me fez gostar ainda mais da gastronomia.
    Estou adorando seu blog. Parabéns.

    1. Patricia, obrigada por vc estar lendo o blog, e obrigada tb pelos elogios à minha irmã. Ela é mesmo muito doce, sempre falo que o oposto de mim kkkkkkkkk

  5. Cada aula uma surpresa e Dorinha se supera sempre !!! Simplicidade e generosidade com muito estilo …. Aprendemos de sabores , viagens, amizade , filhos …. Muitas afinidades !!! Adoro !!!

  6. Olá!!!!!! Estou apaixonadíssima pelo seu site!!!!!!! Parabéns mesmo!!!!!! Me sinto uma formiguinha diante da sua competência….. Mas um dia chego lá!!!!!! Gostaria de saber a Programação dos cursos!!!!! Aguardo retorno!!!!! Obrigada!!!!!! Lu.

    1. Lu, que bom você ter gostado, fico muito feliz. Mas, olha só… Eu, Dilu, escrevo para o Dilucious. A aula à qual vc se refere, é da minha irmã, Dorinha. São aulas deliciosas! Entra em contato com ela pelo Facebook: Dorinha Bartolomeo.
      E nada a ver para esse negocio de “formiguinha” rsrsrsss… Lembre-se que todo mundo nasce aprendendo e passa a vida inteira aprendendo. Aposto como vc tem um monte de coisa a ensinar, assim como eu.
      Bjs querida, volte sempre, adorei seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima