Vinho é com ALINE

Em Beaune, aconteceu uma ótima coincidência. Estávamos comprando conhaque e encontramos Aline, brasileira super simpática que durante seu curso universitário, foi aprovada no concurso “Découvrir la France”, isso é, “Descobrir a França” e lá foi morar! (Nossa que inveja! Rsrsrsss…) Ainda tem mais: mora há cinco anos na Borgonha, onde, patrocinada pelo governo francês, cursa Faculdade de Vinho (Ui! Inveja dupla kkkkkk). Você já tinha ouvido falar sobre essa faculdade? Eu nunca, adorei saber! E o melhor, ela recebe e super ajuda quem tem vontade de conhecer um pouco (ou muito) do assunto, organizando passeios em toda região. Você deve estar se perguntando: preciso reunir muitas pessoas para que ela dê assistência? Não! Tanto faz para uma, duas pessoas ou grupo.

Você quer degustar, passear, conhecer, aprender? Aline quer ensinar! E em seus mil contatos, indica também uma agência de viagem que pode montar programas personalizados, isto é, exatamente de acordo com o que você deseja. Bem… Quem me conhece, sabe! Claro que pedi a ela que fizesse posts para nós. Ela é tão fofa que já mandou, e o melhor: com vídeo. Se você não conhece Beaune, veja e olhe o que ela mostra. Sinto-me muito feliz em te apresentar aline.mendonca@portugais-francais-services.com, que se torna gentil colaboradora do Dilucious no seguimento de vinhos e sobre tudo que a Borgonha pode oferecer. Será dela a coluna Vinho é com ALINE! Seja bem-vinda!

Deguste a Borgonha! 

Por Aline Mendonça

Para percorrer a região, o ideal é alugar um carro, seja em Dijon ou em Beaune. Nada mais fascinante que atravessar a « Route de Grands Grus », contemplando as parreiras, parando em cada vilarejo, apreciando suas particularidades, desfrutando a fantástica gastronomia oferecida pelos muitos restaurantes, conhecendo o imenso patrimônio histórico e arquitetural, enfim, tendo o privilégio de viver coisas boas… Falando em coisas boas, assista este filme que gravamos em Beaune. Espero que goste!

Me coloco à disposição e dedico todos os textos que escreverei no Dilucious, aos apaixonados por vinhos, sejam eles profissionais, curiosos, turistas, enfim, aos que cogitam realizar o sonho de conhecer a rota dos vinhos na Borgonha, maravilhosa região inserida bem no meio desta arrebatadora França. Hoje começo com Beaune – capital dos vinhos da Borgonha. Vou falar um pouco de seus arredores, Côte de Beaune e Côte de Nuit.

Captura de tela 2014-01-14 às 16.19

A Côte de Beaune se estende de Ladoix–Serrigny até a encosta de Maranges (não mais na Cote d’Or, e sim, na Saône Loire – outro departamento da Borgonha), passando pelas lindas cidadezinhas de Pernand-Vergelesses, Aloxe-Corton, Savigny-Lès- Beaune, Chorey-Lès-Beaune, Beaune, Pommard, Volnay, Monthélie, Saint-Romain, Auxey-Duresses, Meursault, Puligny-Montrachet, Chassagne-Montrachet, Saint-Aubin e Santenay.

Captura de tela 2014-01-14 às 15.25mapa

Na côte de Beaune, há produção de vinhos brancos e tintos provenientes, respectivamente, do chardonnay e pinot noir. Entretanto Volnay e Pommard produzem, somente vinhos tintos.

Captura de tela 2014-01-14 às 16.00

A côte de Nuit de Dijon até Corgolain, passa por oito vilarejos extremamente reconhecidos pela produção de vinho tinto: Marsannay (produz também vinho rosé), Fixin, Gevrey-Chambertin, Morey Saint- Denis, Chambolle-Musigny, Vougeot, Vosne-Romanée e Nuits-Saint-Georges (produz também Côtes de Nuits-Villages).

mamap

Um abraço com muito vinho e “coisas boas…” 

aline

Captura de tela 2014-01-14 às 16.19

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Diluciouscadastre-se aqui

Curta e acompanhe a fanpage do Dilucious

ser com arte

Você poderá gostar de:

24 comentários em “Vinho é com ALINE

    • Ah Fabiola, acho que vai ser super construtivo para quem pensa em conhecer aquela maravilhosa região. E para quem não pensa nisso, também, pois vai conhecer a partir dos olhos da Aline. Isso é muito bacana!

  1. Ah Dilu que bom saber disso. Estamos planejando nossa viagem em julho pra lá. Vou entrar em contato com a Aline. Obrigada por partilhar com a gente suas conquistas. Bjão!

    • Mirian, estou inteiramente disponível se puder ajudar, mas tenho certeza que Aline será uma mão maravilhosa para realizar seu sonho de uma maneira muito linda. Que vocês tenham uma boa viagem!

  2. Muito legal ter mais essa novidade no blog, Dilucia. Bom que agora poderemos ler sobre vinhos também, coisa que até então, não tinha sido ainda mencionado. Adorei!

    • Leticia querida, amo comida, adoro harmonizá-la com os vinhos corretos, mas confesso, não entendo nada. Sei apenas dizer se gosto ou não e pronto! Agora vamos ter o assunto exposto pela boca de quem entende, e como entende! Obrigada pelo seu comentário e volte sempre. Bjss

  3. Dilu, arrasou!!!!!!!!!!!!!!!!!! Completou o já magnífico blog!!!!!!!!!! Parabéns para você e essa menina linda, Aline!!!!!!!!!!!!

    • Eliana querida, li seu comentário e fiquei pensando em suas palavras. Me lembrei de um post que minha irmã Dorinha colocou essa semana: “Quanto mais a gente agradece a Deus, mais a gente tem”. Pois é… As vezes a gente atrai aquilo que a gente quer, não é? Se assim for, é preciso ficar atentos. Tenho me dedicado tanto ao blog e vejo que nele só tenho tido alegria, e ele só tem me trazido pessoas bacanas demais, assim como você. E agora a Aline. Que venham muitas mais. Meu Deus, muito obrigada!

  4. Dilu, vc tem razão, muito simpática essa moça, Aline, e parece de fácil trato. Vou ficar poucos dias na borgonha, mas vou entrar em contato com ela. Obrigado, um abraço, Zek Kanane

    • Ei minha querida, que bom que você gostou. Ainda vou continuar postando mais lugares e restaurantes, foi impossível ir colocando de acordo com o que a gente ia fazendo. O tempo não permitia. Estou escrevendo o post da Maison Troisgos, o melhor da viagem. Espero que você veja e goste. Bjsss

  5. Tia Dilu, ao ver o vídeo da Aline, me fez relembrar a viagem que fizemos pelo interior da França. Beaune foi sem duvida uma das cidades mais bonitas daquela viagem. Tenho boas lembranças de la. Como sempre, seu blog com noticias surpreendentes! Obrigada por compartilhar conosco tantas coisas, que só nos faz crescer! Bjos

    • Nossa Rosa, hoje foi over dose, estou aqui superrrrrrrrrrrr felliz com seus comentários, que alias, excelentes. Fico vendo que vc é sim uma forte candidata a escrever pro IT AMIGOS, vc que tem tanta coisa boa pra contar desse mundo de viagens maravilhosas. Vamos ficar esperando aquele post sobre o lugar mais inusitado por onde vcs passaram. Bjss

  6. Estivemos em Maio na Borgonha e fomos assessorados pela Aline Mendonça, que além de ter um alto conhecimento da região e de enologia é super simpática e altamente profissional. Ela nos ofereceu uma programação fantástica, que nos permitiu conhecer o que de melhor a região oferece, vinhos da melhor qualidade. Sua assessoria foge das mesmices turísticas, nos levando a conhecer o que de melhor a Borgonha tem!
    Graças a ela sentimos que conhecemos verdadeiramente um pedaço especial da França.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps