VINHO É COM ALINE – A Borgonha em festa……

Na França assim como no Brasil, cada pessoa tem seu Santo protetor e isso vale para todos, inclusive para os viticultores… Isso mesmo! E quem ganha somos nós, amantes do vinho, pois podemos usufruir da festa dedicada ao seu padroeiro, São Vicente. Aqui tudo é mesmo motivo para festejar e comemorar! Com muito vinho e comidas típicas, acontece esta cerimônia, deliciosa tradição na Borgonha, que se chama Saint Vincent Tournante, e que após longo período sem acontecer, voltou a ser celebrada em 1938. De lá pra cá… Todos os anos!

Membros da Confraria dos Cavaleiros de Tastevin transportam a antiga estátua do seu santo padroeiro Foto de Laurent Cipriani
Membros da Confraria dos Cavaleiros de Tastevin transportam a antiga estátua do seu santo padroeiro – Foto de Laurent Cipriani

Ela faz parte da história dos vinhos da região, inaugurada pela Confraria dos Cavaleiros Taste Vin – cavalaria que começou após a crise de 29 para dinamizar o consumo do vinho na Borgonha e existe até hoje, passando de geração em geração.

b

A festividade da Saint Vincent Tournante é uma forma de solidariedade e reúne os viticultores de cada vilarejo da Borgonha. A festa acontece todo mês de janeiro e a cada ano, o ritual é realizado em uma cidade diferente, mas sempre na Borgonha.

Saint Aubin Borgonha - França

Em 2014, pela primeira vez em Saint Aubin. O pequeno vilarejo perto de Beaune e detentora de vinhos maravilhosos (principalmente os brancos Chardonnay), se mobilizou para receber em torno de quarenta mil turistas.

m

Apesar do frio na manhã que a festa foi realizada, o dia estava maravilhoso, ensolarado, decoração alegre, com flores, cores e o contagiante bom humor dos músicos.

A

É claro que após a procissão, ritual com raízes na Idade Média, degustamos muitos vinhos tintos e brancos de várias safras diferentes de Saint-Aubin, inclusive de 2009, ano de excelente colheita na Borgonha.

n

Agora, é esperar para sabermos qual a cidade escolhida para ser realizada a Saint Vincent Tournante de 2015, onde enólogos locais abrirão por mais uma vez, suas portas e seus corações para degustação de mais ou menos quinze mil garrafas de vinho de seus chardonnay e pinot noirs.

a

Abraços …..da Borgonha !!

eu

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

7 comentários em “VINHO É COM ALINE – A Borgonha em festa……”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima