VINHO É COM ALINE – A Borgonha em festa……

Na França assim como no Brasil, cada pessoa tem seu Santo protetor e isso vale para todos, inclusive para os viticultores… Isso mesmo! E quem ganha somos nós, amantes do vinho, pois podemos usufruir da festa dedicada ao seu padroeiro, São Vicente. Aqui tudo é mesmo motivo para festejar e comemorar! Com muito vinho e comidas típicas, acontece esta cerimônia, deliciosa tradição na Borgonha, que se chama Saint Vincent Tournante, e que após longo período sem acontecer, voltou a ser celebrada em 1938. De lá pra cá… Todos os anos!

Membros da Confraria dos Cavaleiros de Tastevin transportam a antiga estátua do seu santo padroeiro Foto de Laurent Cipriani

Membros da Confraria dos Cavaleiros de Tastevin transportam a antiga estátua do seu santo padroeiro – Foto de Laurent Cipriani

Ela faz parte da história dos vinhos da região, inaugurada pela Confraria dos Cavaleiros Taste Vin – cavalaria que começou após a crise de 29 para dinamizar o consumo do vinho na Borgonha e existe até hoje, passando de geração em geração.

b

A festividade da Saint Vincent Tournante é uma forma de solidariedade e reúne os viticultores de cada vilarejo da Borgonha. A festa acontece todo mês de janeiro e a cada ano, o ritual é realizado em uma cidade diferente, mas sempre na Borgonha.

Saint Aubin Borgonha - França

Em 2014, pela primeira vez em Saint Aubin. O pequeno vilarejo perto de Beaune e detentora de vinhos maravilhosos (principalmente os brancos Chardonnay), se mobilizou para receber em torno de quarenta mil turistas.

m

Apesar do frio na manhã que a festa foi realizada, o dia estava maravilhoso, ensolarado, decoração alegre, com flores, cores e o contagiante bom humor dos músicos.

A

É claro que após a procissão, ritual com raízes na Idade Média, degustamos muitos vinhos tintos e brancos de várias safras diferentes de Saint-Aubin, inclusive de 2009, ano de excelente colheita na Borgonha.

n

Agora, é esperar para sabermos qual a cidade escolhida para ser realizada a Saint Vincent Tournante de 2015, onde enólogos locais abrirão por mais uma vez, suas portas e seus corações para degustação de mais ou menos quinze mil garrafas de vinho de seus chardonnay e pinot noirs.

a

Abraços …..da Borgonha !!

eu

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

Você poderá gostar de:

7 comentários em “VINHO É COM ALINE – A Borgonha em festa……

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps