CIDA E SEUS MILAGRES

CIDA E SEUS MILAGRES

Angelo Oswaldo

Presidente do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus

Ela escolheu o reino vegetal como seu reino. Recolheu ervas, colheu folhas, entre palavras latinas e flores raras. Ainda encontrou sabores novos, curtidos na melhor aguardente. Fez da cachaça um fluido alquímico, depurado em raízes e plantas, líquido de líquen, milagre de Minas. E decidiu que era preciso acompanhar essa fórmula milagrosa de temperos também trazidos do reino verde, entre pastas e geleias de gosto único. Cida Zurlo, reinventora da cachaça, criadora de condimentos, senhora do paladar rico de história e arte, tal a sua Ouro Preto.   

Cida
Cida Zurlo

OS MILAGRES DE CIDA

Dilu Bartolomeo Villela

Há mil anos, chineses plantavam cana e a mascavam como afrodisíaco. Há seiscentos anos, indianos transformavam cana em açúcar. Há quinhentos anos, portugueses traziam cana e introduziam engenhos de açúcar no Brasil. Há trinta e dois anos, Cida Zurlo, membro da Academia Brasileira da Cachaça, criava a Milagre de Minas.

Milagre de Minas

A Milagre de Minas é embalada em garrafa de vidro transparente e em garrafa especial de pedra sabão – as duas simbolizam a elegância oculta naquilo que é simples e ao mesmo tempo, raro.

1-DSC_8307- Milagre de Minas - Foto Eduardo Tropia-baixa_800x600

Devo ressaltar que existem recomendações para saborear uma bebida preciosa, um néctar e, por que não dizer, um “milagre”. É por isso que degustar uma dose da Milagre de Minas demanda certo ritual, do qual se vai extrair o máximo de prazer e sensações.

456040g

Por outro lado, a cachaça conhece a importância que tem Cida Zurlo em sua história, valorização e evolução. Coube a ela, Cida, acreditar no sucesso e servir a “marvada” em festas de grande porte como a cerimônia oferecida em Ouro Preto, em dezembro de 1994, pelo então presidente Itamar Franco, aos presidentes do Mercosul. E ainda lhe cabe o protagonismo na divulgação da bebida, papel que desempenha com maestria.

Captura de tela 2014-03-02 às 20.49

E só pode ser em Ouro Preto, onde descer e subir ladeiras, contemplar e desejar tudo das lojinhas de artesanato, contar e ouvir histórias, apreciar e experimentar, nos leva a desejar um sabor de milagre. Misto de admiração e encantamento com o cenário barroco, o desafio fica em responder o que nosso Patrimônio Cultural da Humanidade pode oferecer de melhor. 

456035g

Sem dúvida, o melhor é saborear uma cachaça com petiscos… Se for com a Milagre de Minas… não tem para mais ninguém, só dá Cida Zurlo. Ela e sua Milagre de Minas oferecem o ambiente ideal para momentos especiais, onde a estrela é sempre a cachaça.

IMG_0558

Que sejam tira-gostos tipicamente mineiros para acompanhar a cachaça! Pensando nisso, Cida Zurlo criou uma linha de geleias e mostardas com a intenção de agregar novidades à tradição. Caldos, cremes, sanduiches de Pão de Queijo, Linguiças especiais, Queijo curado de São Roque de Minas, Torresmo de Barriga… Tudo pode se juntar aos seus maravilhosos preparos. 

IMG_0525

Geleia de Rosas, Geleia picante de Abacaxi, Pimenta, Limão capeta, Gengibre, Mostarda com Ervas, Mostarda escura picante e picles, fazem de um simples petisco, um banquete para o paladar.

IMG_0514

Cida Zurlo ainda trabalha em eventos com sua empresa “Coquetel de Petiscos”. Nas festas, eles ficam dispostos em aparadores para que as pessoas se sirvam. Para exemplificar, esse serviço foi oferecido num mega evento para cinco mil pessoas, na Festa Mundial do Petróleo, no Rio de Janeiro, e algo similar no Camarote da empresa Brascan na Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos.

IMG_0517

Além de tudo isso, Cida Zurlo ainda “esquenta” festas com o “Buffet de Caipirinhas”, especializado em drinks à base de cachaça com frutas, especiarias e ervas aromáticas. E se o cliente quiser, pode incluir outros tipos de bebidas. Em geral, o serviço é montado em aparadores que ganham gamelas de madeira e peças em pedra sabão. Lindo!

 Captura de tela 2014-03-02 às 21.07

“Faça um pedido, beba um Milagre.”

Maria Sônia Madureira de Pinho

 

 MILAGRE DE MINAS – (31) 3551.55.31

Praça Tiradentes,130 – Centro –  Ouro Preto – MG

e-mail:contato@milagredeminas.com.br

aaaaOiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

22 comentários em “CIDA E SEUS MILAGRES”

    1. Nossa Maria Jose, isso pra mim é um super elogio. Imagina! Angelo Oswaldo é um erudito! Ele escreve com uma facilidade… Bjs querida e obrigada

  1. junia vaz de almeida

    Dilu que espetáculo.
    Vou entrar em contato para poder adquirir algumas destas maravilhas…e pensar que está tão pertinho da gente!!

    1. Amada, quando você estiver falando com ela, pergunte sobre algumas coisas novas que ela tem feito. Não deixe de comprar a Geleia de Capim limão e a mostarda escura. Delicias!

  2. Depois de tudo dito, Cida nos torna chiques ao usarmos e presentearmos amigos com seus maravilhosos e únicos sabores.
    O blog de Dilu é o melhor cardápio do Brsil!

    1. Se tem alguém a agradecer, esse alguém sou eu, meu caro amigo e “parceiro” Angelo. Adorei sua introdução inteligente, poética, doce e sutil. Obrigada querido!

  3. Liliane Couto Soares

    Realmente difícil responder o que nosso Patrimônio Cultural da Humanidade pode oferecer de melhor. Claro que é uma cidade maravilhosa, cheia de historia e arte, mas…. a dupla cachaça e petiscos é imbatível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima