BOMBA! BOMBA! A gordura faz…

Os surpreendentes mimos começam com amostras que revelam a paixão que tenho por frituras, esses pequenos pecados – da silhueta, do coração, da gula! Essa frase estava pronta para começar um post, claro, sobre FRITURAS! Mas achei que seria politicamente incorreta e, com pesar no coração, abandonei a ideia. Mas hoje… conversando com minha querida amiga e mega cozinheira, Leninha Arbex, exatamente sobre esse assunto e ao mesmo tempo, vendo de relance o delicioso programa Globo News em Pauta, tudo mudou. Aliás, êta programa bom! Enfoca fatos marcantes do dia, através de comentários leves e alegres. Hoje, mais que nunca, amei o tema abordado! Acabam de noticiar que a gordura… TÃ NÃ NÃ NÃ…..

.

BOMBA! BOMBA! A gordura faz…

Dilu Bartolomeo Villela

.

A tal reportagem da Globo News mostra que a demonização da gordura na dieta nasceu sem muita base científica e se firmou pela ganância.

.

Essa linda fritura vai dar em...

Essa linda fritura vai virar…

Croquete de bacalhau com Marquerita de Tangerina com Maracujá

Croquete de bacalhau com Marquerita de Tangerina com Maracujá

.

Quem é capaz de imaginar quantos bilhões de dólares a indústria alimentícia fatura com produtos dietéticos ou com menor teor de gordura que pipocam nas prateleiras dos supermercados?

.

Minha versão de presunto com melão Chips de Parma com Melão e Pó de Morango

Minha versão de presunto com melãoChips de Parma com Melão e Pó de Morango

.

Claro que é um tema bombástico, e maravilhoso, pois a gordura é, quero dizer, ERA o grande vilão… Mas pudera, ela é responsável por conferir sabor aos alimentos. Por que comida de dieta não é saborosa? Devido à ausência de gordura na sua composição.

.

Camarão com Coco sobre sua própria Bisque

Camarão com Aviú sobre creme de Tucupi e Jambu

.

Em sentido avesso, inteligente foi a França. Será que agora a resposta que a gente tanto procurava vai ser dada? POR QUE AS NOJENTAS DAS FRANCESAS NÃO ENGORDAM? Por quê? Elas comem manteiga em excesso, creme de leite nem se fala, a coisa mais difícil de achar é algo diet e light nos supermercados. E nos restaurantes? Chega a ser chato: Vous avez sucrete? (Você tem adoçante?) Ah oui, un instant s’il vous plaît (Ah sim, um instante, por favor!) ou: Désolé, nous n’avons pas!” (Desolado, não temos). Desolada eu com a total despreocupação por parte delas, e a gorda ser eu!

.

Croquete de linguiça trufada com Sopinha gelada de morango

Croquete de linguiça trufada com Sopinha gelada de morango

.

Bem… Depois desse desabafo e manifestação de alegria, vamos aos fatos. A mais poderosa revista científica do mundo, a Science, publicou um artigo que coloca por terra um dos dogmas mais arrasadores para quem gosta de cozinhar e principalmente, quem ama comer – o de que uma dieta rica em gorduras seria danosa à nossa saúde. Só para que possamos ficar mais confiantes, as pesquisas foram feitas em centros como Harvard e Cambridge.

.

Meu Bobo de Camarão Croquete de mandioca recheado com camarão sobre

Meu Bobó de Camarão: Croquete de mandioca recheado com camarão sobre cama de Pirão

.

A ciência jamais provou que as dietas pobres em gordura prolongam vidas. Segundo o artigo, chegou-se “à patética conclusão de que deixar de comer carne, ovos ou manteiga ajuda as pessoas a viver algumas semanas mais que aquelas que não se privaram desses alimentos”.

.

Lombo com Abacaxi Thai

Lombo com Abacaxi Thai

.

Opa! Quer dizer que o que vale é sonhar, estabelecer laços afetivos, alegria nos encontros e nas relações, fazer amor, buscar o equilíbrio orgânico e emocional! É isso que evita infarto ou doença cardíaca. Prejudicial é tensão, ansiedade, angústia, agressividade, enfim, o estresse é o principal fator de risco! Isso sim, desgasta artérias, faz subir pressão, compromete coração. E coração gente, vamos combinar… nasceu pra ser feliz!

.

Delícia de lagosta sobre sua Bisque

Delícia de lagosta sobre sua Bisque

.

E ainda tem o melhor: existem evidências de que a gordura dos alimentos parece não ser a causa da obesidade. Sabe quando cultura inútil cai igual luva nos seus ouvidos? Olha essa: Os esquimós comem só gordura e alguns deles chegam a viver 120 anos.

.

Pupunha envolto em Bacon com Pistache e Croquete de Picanha

Pupunha envolto em Bacon com Pistache e Croquete de Picanha

.

E aí, os estudos dão uma ferroada: “O desastre maior não foi deixar de comer gordura, mas substituí-la por um inimigo alimentar muito mais sutil e destruidor quando ingerido em grandes quantidades, os carboidratos. As pessoas ficaram assustadas com as gorduras, mas deitaram e rolaram no açúcar, nos pães e nas massas. Resultado: enquanto a ingestão média de gordura caía para 34%, as artérias continuaram se entupindo.” Quer dizer que…

.

Quem vive sem essa maravilha?????

Quem vive sem essa maravilha?????

.

Atkins, campeão de vendas  de livros e da luta contra a ingestão de carboidratos, tinha razão.

.

Joelho de Porco feito à perfeição!

Joelho de Porco feito à perfeição!

.

Gente, mas depois de tanto falatório, mesmo em tom de brincadeira, sugiro finalizar nossa conversa com uma reflexão: o artigo acaba não encerrando a questão do real papel das gorduras na dieta. Aconselham não tomarmos a indisciplina à mesa como novo estilo de vida: “Dizer que gordura não faz mal é um risco à saúde de milhares de pessoas“, diz Francisco Fonseca, coordenador da Universidade Federal de São Paulo.

.

As sobremesas além do açucar, ainda podem ter alto teor de gordura Massa folhada é um exemplo disso

As sobremesas além do açúcar, ainda podem ter alto teor de gorduraMassa folhada é um exemplo disso

.

Aff!!!! Durma com essa e decida-se como, daqui pra frente, o equilíbrio será colocado em prática, ou melhor, sobre sua mesa. E ao invés de ataque cardíaco, tenha ataques de alegria!

.

Viva a oportunidade de ser feliz!

Viva a oportunidade de ser feliz!

.

Quem sabe encontramos a resposta na forma de enxergarmos a comida tal como as “nojentas” das francesas? 😳  Voilá, viva o apetite, viva o BON APPÉTIT!!!

.

Coxinha com Coulis de Jabuticaba acompanhada por Batida de Jabuticaba

Coxinha de carne seca com Coulis de Jabuticaba acompanhada por Mojito de Jabuticaba

.

Mas todo esse blá blá blá foi mesmo pra dar a receita de uma das maiores maravilhas gourmets…  😆

.

E VIVA A COXINHA!

VEJA A RECEITA AQUI 

Coxinha

Coxinha

.

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

Você poderá gostar de:

36 comentários em “BOMBA! BOMBA! A gordura faz…

  1. Eu amo um pastel frito, croquete frito, batata baroa fatiada fininha e frita! Mas tive de abolir o pastel no almoço de todos os dias de casa por causa do colesterol alto que tive na época por causa de uma medicação que tomava. Hoje eu consumo gorduras do BEM como o azeite (minha paixão!), castanhas do pará, abacate e estas coisas, só que de forma moderada por causa das calorias hahaaha a vida tá dura. O segredo está em comer um pouco de tudo e ser imensamente feliz com os prazeres da vida!

    Olha, quando eu vivia na Itália, comia pizza e macarrão todos os dias e não engordei nem uma grama! E aprendi com os italianos a amar o carboidrato, quase todo dia como macarrão com um belo molho de tomate feito por mim! Também nunca vou dispensar um pastelzinho se me oferecerem! Assim sou feliz e em paz comigo mesma!

    Beijos!

    • Maria querida, saudades!!!!!
      Pastel frito é a minha maior perdição – e que não me ouçam meu marido, minha filha e meu cachorro – é meu maior amor. AMO!!!!!! Troco qualquer coisa chic por uma dúzia de pastel. Quanto aos croquetes, fico pensando que é um páreo duro! Você já experimentou os daqui de casa? Até bom lembrar, vou dar a receita.
      Interessante a alimentação dos italianos, eles comem carboidrato a noite, e muito, e não engordam! E somos proibidos pelos nutricionistas de comê-los depois das 18h. Vai entender!
      É isso minha flor, o segredo é esse. De tudo, um pouco! E sejamos felizes!

  2. Mais prejudicial à saúde ainda é ver todas estas belezuras e ficar aqui aguando!!!!
    Fotos lindas para mais um super post e ….receita!!!!!Oba!!

  3. Adorei o post Dilu, e obrigada por ter me citado, adorei, me senti muito importante!!!!
    Nada como ter bom senso, comer um pouco de tudo, coisa que não serve para aquela cozinha que você postou e como todas as fotos, nossa deu água na boca.
    E se a gente tiver que para de comer estes petiscos maravilhosos para poder viver mais, prefiro viver menos e ser feliz, claro que com juízo!!!
    Parabéns,
    Beijos
    Leninha

    • Leninha, mas foi a maior coincidência. A gente ao telefone, você dizendo da dieta da Bruna, e quando falamos em fritura e sobre a panela que frita sem gordura, você disse: Ah Dilu, não tem milagre, batata frita boa é na gordura. E a reportagem acontecendo na TV. Foi muito engraçado!
      Eu também amiga, prefiro ser feliz! Então, que sejamos juntas! Eu usufruindo das maravilhas que só você sabe fazer e você das minhas! kkkkkkkkkkkkkk

  4. Amei ler seu post justo hoje que fiz regime o dia todo comento só o politicamente correto ou seja , grelhados , verduras e ……. Sopa de moranga a noite , acredita Dilu? Você escreve muito bem e é sempre uma “Delicia” ler tudo o q você escreve . Continue nos presenteando . Bjos Babi Vasconcelos

    • Acredito Babi querida, que dó! Mas um creme de moranga é tudo de bom! E ponto 0. Isso é que é ótimo!
      Mas minha linda… combinamos assim: quando você sair da dieta, a gente combina pra vocês virem aqui e fazermos um almoço bem delícia e o mais leve possível! Sem verduras e grelhados! Prometo: sem frituras também kkkkkkkkkkkk

  5. Dilu, realmente tudo na vida é a tentativa do equilíbrio. Se o conseguimos, sem danos no nosso dia a dia, temos mais chances de ser feliz. Mas se fazemos as coisas e ficamos reclando sem parar, é melhor o desequilíbrio.

    • kkkkkkkkkkkk é verdade Anna, adorei! Simples e direta, acho que estava precisando ouvir isso! kkkkkkkk Chato é comer e depois ficar se culpando! Vivo fazendo isso.
      Bjs querida

  6. Ai que vontade de comer tudooo!!! Outro dia fui a um restaurante e pedi coxinha, vc acredita? Foi a sensação da noite!!! Como sempre as fotos estão lindas!!

    • Dorinha, na hora que você quiser vem que a gente faz uma seção da tarde daquelas que ninguém consegue nem imaginar. Pura delícia: croquete de bacalhau, de linguiça, de picanha, de pernil, coxinha, risole, bolinho de mandioca com camarão, bolinho de feijoada…. êta! Quem pode, pode! kkkkkkkkkkkkk

  7. Dilu, adorei saber tudo isso, mas penso que devemos mesmo ir c cuidado.
    Quem faz esses pratos todos das fotos? Não gosto muito de frituras, mas gostaria de encomendar a cozinha que parece irresistível.
    Um abraço, Cynthia

    • Cynthia, esses pratos são todos daqui de casa, sou eu quem faço as fotos. Mas infelizmente, não aceito encomendas, mas vou colocando as receitas. Ah! A coxinha é mesmo irresistível, você usou a palavra certa! kkkkkkkkk

    • Vanessa, também estou torcendo para que essas news sejam pura verdade!
      As fotos são minhas, mas estou tendo aulas com Priscila Bartolomeu Fotografias (97563303), ela me ajuda demais! Me ensina de uma maneira fácil, objetiva e sem muita teoria. A prática me dá um retorno melhor. Se quiser entre em contato com ela! Bjss

    • Liliane querida, se tivermos uma oportunidade te mostro pessoalmente! Mas em princípio, Aviú é um micro camarão que só tem no norte. Jambu é aquela folhinha bem famosa por sua ação anestésica na boca. Tucupi é o caldo da mandioca brava, aquela venenosa que já matou muito índio. Só que hoje ela passa por um processo de cozimento para matar esse veneno. Para mim, é um dos melhores e marcantes sabores que existe no mundo. Amo! Viva a comida brasileira, uma das melhores do mundo (pena que está no Brasil rsrsrssss)

  8. Nossa, Dilu!
    Dessa vez vc foi bombástica. Eu tbm a-do-RÔ frituras… Acho q por isso mesmo eliminei, quase que completamente, do dia a dia de casa.
    Mas, com essas sugestões, como não morrer de paixão? Vou providenciar, em breve, ao menos duas delas: o Bobó e a Linguiça trufada. Dos sonhos só de pensar!
    Isso é um Dilúvio!
    Bjs

    • Rsrsrs… Ana Esther, em primeiro lugar, Feliz Natal! Olha só, hoje, arrumando o post, vi que vc me passou essa mensagem. Me desculpe não te responder. Espero que vc tenha feito tudo e tenha gostado.
      Aproveitando, um feliz 2017 pra vc e sua família. Bjsss

  9. Ei Dilu,
    Que maravilha estes croquetes.. Você vai disponibilizar a receita do Croquete de linguiça trufada com Sopinha gelada de morango e o de bacalhau com marguerita de tangerina e maracujá?
    Eu vi que tem as receitas do croquete de mandioca no site, dai podemos vai os recheios acima, correto? A minha duvida, seria a sopinha gelada de morango e as margueritas para acompanhar o de bacalhau.
    abraços,
    Duda

  10. Duda, em primeiro lugar, Feliz Natal!
    Olha só, hoje, arrumando um post, vi que vc me passou essa mensagem, só hoje vi. Me desculpe não te responder. Se ainda te interessar…
    Croquete de linguiça – http://dilucious.com.br/?p=25333
    Sopinha gelada de morango – http://dilucious.com.br/?p=19923
    Para o croquete de bacalhau é só vc trocar a carne
    Marguerita de tangerina: http://dilucious.com.br/?p=1719
    Espero que vc faça tudo pro reveillon… rsrsss.. Aproveitando, um feliz 2017 pra vc e sua família.
    De novo, me desculpe a demora.
    Bjs
    Dilu

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps