É um CHOU CHOU!

Dilu querida, obrigada pelo convite e por confiar em mim. Tenho acumulado só ganhos desde que nos encontramos!

Amigos, há algum tempo o PITADAS é escrito pela Stella, já conhecida de vocês pela delicadeza e sensibilidade em seus textos e dicas. Com um prazer enorme, passo a dividir com ela este espaço e espero conquistá-los, assim como ela o fez. É para mim uma grande responsabilidade e um desafio, mas me sinto “em casa” aqui com vocês, que assim como eu, acompanham o DILUCIOUS com tanto carinho. Na verdade mesmo, eu estou é “se achando”!!! Rsrsrsss… Vamos à minha primeira PITADA! Espero que gostem!

É um CHOU CHOU!

Cristina Machado

Os melhores CHOUX de Paris
Considerados os melhores CHOUX de Paris e, pessoalmente, nunca experimentei mais gostosos!

CHOU significa repolho. Na culinária, MASSA CHOUX ou PÂTE À CHOUX, é um tipo de massa usada para produzir carolina (que se parece com um pequeno repolho – por isso a denominação), é também usada em bombinha (ou éclair, para ficar mais chic) e em formato de roda numa sobremesa super conhecida na França, que homenageia a corrida de bicicleta de Paris a Brest e chama… claro, Paris-Brest. Outra sobremesa que abusa da delícia é a Profiteroles! Quem não conhece essa, que significa pequena gentileza? A massa, um clássico da cozinha francesa, é também usada para churros, samantilhas (aquelas com açúcar cristal polvilhado), e é tão versátil, que aceita até versões salgadas. Mas tudo isso não deixa de ser variação sobre o mesmo tema com a MASSA CHOUX. Como outras novidades gastronômicas, apareceu na França na Corte de Catarina de Médici, mas hoje, quem tem “afinidade” com aquela área da casa onde está instalado o fogão, diz que a receita é das mais simples: água, manteiga, farinha e ovos. Você escolhe o formato das “coisinhas” e por um mistério que está fora do meu alcance desvendar, elas se transformam em bolinhos… fofos e ocos! Afff!!! Será que é por isso que tiveram que inventar vários recheios? Cremes, sorvetes, doces, geleias, patês e um sem fim de etc’s. O berço deles, a França, conta com uma casa instalada num canto bem escondidinho e charmoso. Fora bebidas, o cardápio só traz os lindinhos! Não é por falta de opções de recheios e muitos, muitos CHOUX’s CHOUX’s, que você não vai relaxar e apreciar o vai e vem numa das charmosas viradinhas no Saint-Germain. Humm… Só podia ser na cidade mais “xuxu” do mundo: Paris!

a chouxa odette_Fotor_Collagea loja_Fotor_Collage

ODETTE
77 Rue Galande – 75005 – PARIS

Aberta de 10h30 à 19h30 todos os dias.

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico uma nova PITADA, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Cristina

aaaaser com arte

 

31 comentários em “É um CHOU CHOU!”

  1. Cristina minha querida amiga, lendo sua duplamente deliciosa PITADA, fiquei lembrando de um certo começo. Nada acontece por acaso, e por isso, também me lembrei de uma frase que eu vivia dizendo (ou ensinando?) para Louise ainda pequena: “Quando se perde uma oportunidade, é muito difícil recuperá-la”. Agradeço por aquela manhã de segunda, por aquelas duas horas ao telefone com uma pessoa até então desconhecida, sim, agradeço por ter “agarrado” a oportunidade de conhecer essa mulher maravilhosa que é você. Isso que acabei de dizer, é em relação a Dilu. Quanto ao Dilucious… Como você tem colaborado para que o blog seja mais correto, mais gostoso e mais inteligente! Ah… Nem sei como era antes de você surgir! E pra falar a verdade, nem quero saber!
    Obrigada com todo meu carinho!

    1. Cristina Machado

      Diluzinha querida, aquela segunda feira foi mesmo um dia marcante e a gente se conheceu profundamente naquelas 2 horas.
      De lá para cá, penso que eu é que ganhei : uma amiga adorável ( nosso adjetivo favorito ), aprendo todos os dias com seu blog, que é um encanto – a cara da dona dele, e discutindo com vc tantos assuntos vibrantes, me atualizo como nunca!
      Viu como eu é que saí ganhando mais com aquele encontro?
      Mas agradeço muuuito suas palavras, amei cada uma delas.
      Bj, bj, bj.

  2. Gente, to ate orgulhosa do meu nome, como vcs escrevem bacana e as mensagens trocadas são de um carinho incrível. Parabens, adorei a dica, pq eu amo esse “lindinho” e nunca tinha ouvido falar dessa loja.

  3. Ana Paula Gonçalves Lanari

    Cristina, querida, você não está “se achando”, você é!!!!! O mais legal é que o Dilucious vai nos achando, nos descobrindo e nos lapidando e a gente se encontra por aqui e daqui não saímos mais! Como diz a Júnia, o blog conversa com a gente! Adorei Cris, a pequena grande gentileza! bjos

  4. Adoro essa massa de profiterolis, que aliás, a sobremesa é uma bobagem e só fica gostosa por causa da massa, o resto é calda de chocolate e sorvete. Fiquei doida pra connhecer essa loja lá em Paris. Boa dica!

    1. Cristina Machado

      Ei Mirian, tem razão, é uma delícia de sobremesa, e bem simples, né?
      Obrigada e venha sempre nos visitar e dar sua opinião.
      Bjo!

  5. Katarina Kefrage

    Cristina, não conheço pessoalmente nenhuma de vcs, nem a Dilu. Mas me sinto íntima das mineiras. Tenho certeza que se vc é uma escolhida dela, vc é igual. Todas super carinhosas, simpáticas e como ela mesma diz: com o jeito mineiro de ser. Que devo confessar, é muito bacana. Te desejo sucesso, mas só de ler sua primeira pitada, já pressinto que será. Parabéns!
    Katarina

    1. Cristina Machado

      Ei Katarina!
      Já te conheço, adoro seu jeito carinhoso de conversar com a Dilu!
      Que bom que gostou da outra mineira aqui e da minha primeira Pitada!
      Volte sempre e obrigada pelo incentivo!
      Beijo grande.

  6. Meninas… estou indo pra Paris, vou demais lá! Obrigada Cristina, e boa sorte na sua nova empreitada, se forem como a primeira, vai ser tudo de bom. Beijão

  7. Dilu e Cristina, boa tarde. Minha esposa e eu já tivemos a oportunidade de conhecer. Realmente é muito bom, me lembro que ela queria voltar lá todo dia. Ela está aqui pedindo a receita.
    Um abraço, Lins

    1. Cristina Machado

      Olá Márcio!
      Eu e Dilu agradecemos sua visita aqui.
      Receitas e maneira de fazer é com ela, fique ligado, que a qualquer momento ela coloca a receita lá no post, ok?
      Bjs para vc e sua esposa.

    2. Cristina Machado

      Segue a receita:

      Receita Básica de Massa Choux
      Ingredientes:
      250ml de água [pode-se trocar metade da medida por leite];
      100g de manteiga sem sal;
      1g de sal;
      165g de farinha de trigo peneirada;
      5 ou 6 ovos.
      Preparo:
      Preaqueça o forno a 200 graus, e prepare uma assadeira grande, untada e coberta com papel manteiga.
      Em uma panela média ferva a água, a manteiga e o sal. Adicione a farinha de trigo toda de uma vez e cozinhe, mexendo sem parar com uma colher de pau, por uns 3 ou 4 minutos, até a massa se desgrudar do fundo da panela [para quem já viu, lembra muito a massa de coxinha].
      Passe a massa para a tigela da batedeira e deixe amornar [você vai precisar de uma boa batedeira, de preferência com o garfo para massas médias, ou paciência e braço forte].
      Quando amornar, comece a bater em velocidade baixa, acrescentando os ovos aos poucos. Bata até formar uma massa mole, lisa e brilhante.
      Passe a massa para um saco de confeitar com bico liso de uns 2,5 ou 3 cm de diâmetro [você pode moldar os doces também com colheradas, se não tiver o saco de confeitar.
      Modele a massa do formato desejado, sobre o papel manteiga
      Leve ao forno por 10 minutos. Depois disso, abaixe o forno para 160 graus e asse por mais uns 40 minutos, até a massa dourar.
      Retire do forno, deixe esfriar por uns 5 minutos e passe os doces para uma grade, para terminarem de esfriar [assim a massa não forma umidade na base, o que comprometeria sua textura].
      Recheie, decore, cubra, à vontade.

  8. Querida Cristina,estou SUPER orgulhosa da minha querida prima se lançando no mundo dos blogs. Talento você sempre teve, só faltava expor. Adorei a “pitada”! Me avise sempre. Bjs!!

    1. Cristina Machado

      Ei little Júnia querida!
      Que bom que vc gostou! Não sei nada sobre isso aí de ter talento não viu, mas farei as Pitadas com muito carinho!
      Bjão!

  9. junia vaz de almeida

    Esse Dilucious só agrega!!!
    Parabéns Dilu pela sábia escolha e à Cristina pela estréia brilhante!Essa dupla Stella/Cristina promete!
    E nós como sempre somos as presenteadas .
    Simplesmente adorei!Bjos queridas.

  10. Cristina,estou muito feliz com a nossa parceria e sua primeira Pitada é um sucesso.
    Sinta-se em casa porque esse Dilucious está sempre de portas abertas!
    bj e sucesso

  11. Cristina Machado

    Ei Stella!
    É uma honra dividir esse espaço com você, gentileza sua e da Dilu, esse apoio.
    Fico feliz e agradecida.
    Beijo muito grande para você!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima