formats

SOBRE DILUCIOUS

Dilucious2

nO blog nasce quando, ao terminarmos mais um belo encontro em torno da mesa, minha querida amiga Stella fala descontraidamente: “Tudo Dilucious”. Naquele momento sua intenção foi apenas fazer um trocadilho entre Dilu e Delicious.

Em um outro encontro gastronômico, Stella repete a mesma expressão. Aquilo me pareceu um sinal e decidi pesquisar. Imensa foi minha surpresa ao encontrar o significado da palavra no Google: “Há muito esquecido, Dilucious é o Deus grego do sabor. Ele abençoa todas as coisas saborosas e agradáveis ao paladar.”

Claro que quase cai… Como assim? Eu, Dilu, que amo todas as coisas do paladar, de repente me deparo com um deus dedicado especialmente aos sabores e com as mesmas iniciais do meu nome! Ah… Foi demais!

Ao buscar mais sobre este deus na mitologia grega, não encontrei nenhuma fonte que comprovasse sua presença na cultura grega ou na cultura latina. Entretanto, podemos sim associar o nome DILUCIOUS, ao nome LUCIUS, que por sua vez tem origem na palavra LUX – em português, LUZ …. E o paladar, a gastronomia é um verdadeiro FIAT LUX na minha vida ….

Por que e de onde saiu esta definição? Imagino, do fundo do meu coração, que a referência a esse “falso deus” foi enviado pelo Deus verdadeiro. O Dilucious me passou a ser tão mágico, que por seu intermédio surgiu o desejo de criar esse blog.

Creio no Dilucious e na licença poética. Assim, nesse blog de sabores, o que verdadeiramente importa é conseguir (e desejo que você também consiga) viajar na simbologia, na ilusão lúdica! Uma brincadeira dentro do amplo contexto que rege a gastronomia!

Que oDiluciousespalhe “bênçãos e luz” através de  muitas coisas saborosas e agradáveis ao paladar!

 

P.S. FIAT LUX significa “Faça-se a luz” ou “Haja Luz”. É um termo bíblico, usado por Deus durante a criação do universo, quando criou a luz, a partir do nada. É uma metáfora que representa a origem do novo.

.

DiluciousTe Saúda!
Venha Sempre Nos Visitar!
 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

82 comentários em “SOBRE DILUCIOUS

  1. Dilu,minha querida Dilucious,
    o site nasceu e cresceu com a bençao do deus grego,através das suas maos mágicas,mestre das panelas e das palavras carinhosas,tomou forma,cor,aroma e sabor.
    Que Dilucious é voce!!!!
    beijos
    Stella

    • Ah que lindo Teteia! Na realidade nasceu nas suas palavras. Vc é madrinha. Os leitores do Dilucious vão sempre ficar esperando cada preciosa e aguardada contribuição sua. Obrigada e bjs querida

  2. Querida Dilu, acabei de entrar, simplesmente ameii tá fantastico !! Que coisas lindas, a festa da Ju e todas as receitas e comentarios uauu…. Parabens , bj grande

  3. …este olhar tão sensível e amoroso, capaz de encontrar o belo em detalhes!
    Estou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a por “Dilucious”, bárbaro,bárbaro, 100% Dilu!!!!!
    Maria Eugênia

  4. Dilu, que “delicia” te encontrar aqui. Quanta generosidade dividir suas experiências, seus encantamentos, suas descobertas!!!! Vou te “perseguir” sempre. Esta pagina é digna de Pantagruel!!! E olha a coincidencia: montei a alguns meses uma confecção de “Coisas de Mesa” (qdo puder entre na pagina). Assim, minha mesa vai estar sempre pronta para suas delicias!!!! Bjos

    • Valeria minha querida sumida, que maravilha vc por aqui. Por favor, não só consulte, me ajude a enriquece-lo. De suas sugestões, faça críticas, enfim, participe. Que saudade! Bjs querida

  5. Sem palavras como sempre. É muito dificil falar sobre o que significa Dilu e Dilucius para mim, pois é tudo; perfeito; completo; amoroso e principalmente real!

  6. Dilu o blog ficou maravilhoso, lindo mesmo de dar agua na boca!!!!!!!Parabens sucesso !!!Estou amando todas as fotos e todas as explicacoes! Quem sabe, sabe!

  7. Muito legal o blog! Parabéns Dilu! Estamos adorando a grande iniciativa! Uma gastronomia refinada que terei a chance de conhecer porque vc está dividindo conosco sua longa e rara experiência. Obrigada Dilu e parabéns!

  8. Dilu que super, so hoje estou vendo seu trabalho e realmente maravilhoso, fotos lindas, conteúdo consistente, diagramacao perfeita, etc etc . Maravilha Dilu, parabéns!

  9. Just wish to say your article is as surprising. The clarity in your post is just cool and i can assume you are an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please continue the rewarding work.

  10. Receita de DILUCIOUS!
    Ingredientes:
    Vários kilos de amor
    Anos de estudo e dedicação
    Talento a vontade
    O maior carinho do mundo
    Uma pitada generosa de generosidade e humildade
    Sabedoria, talento, simplicidade e dedicação pra temperar.
    Modo de fazer:
    Passe a semana preparando tudo isso, misture tudo bem delicadamente, convide os amigos pra se assentarem em torno de uma longaaaa e linda mesa, coloque flores e perfumes pela casa, ofereça na chegada de cada um o seu mais lindo sorriso e tudo será perfeito e absolutamente
    “DILU!”

  11. Olá Dilu, hoje pela manhã fiquei curtindo seu blog. Achei de um bom gosto extraordinário, tudo; perfeito; completo; e pelo que pude notar vc faz com muito amor. Venho aqui te parabenizar, e desejar cada vez mais sucesso. Deus abençõe!
    Beijo carinhoso , Suzana

    • Suzana, desejo a vc o mesmo: Que Deus te abençoe muito! Ainda mais na nova fase de sua vida.
      Querida, super obrigada, fico realmente muito feliz em receber um elogio como o seu. Vc está certa, estou dedicando muito e com muito amor. Se quiser, nos dê dicas de Fortaleza.
      Volta sempre, viu?
      Bjss

  12. Dilu querida, só agora estou vendo seu blog. Que lindo! Adorei! E morri de saudades de vc! Lembrei de nossa viagem para o Nordeste…. ( e bota anos nisso). Beijos!

    • Ah Guguta!!!!! Dava um post super lindo e engraçado! Lembra as pererecas? kkkkkkkkkkk
      Olha, qdo vier em BH, por favor, me dá um tempinho seu. Aquela chata da Rita veio, ficamos de marcar um encontro aqui em casa pra vc e Lelena virem, e deu tudo errado.
      Minha querida, fiquei MUUUUITO feliz com seu comentário, meu coração está aqui apertadinho!
      Bjs

    • Nalvinha, eu não conheço, mas tenho vontade de comer no restaurante da Penha: Casa Azul Bistrot. Conheço e gosto do Café do Museu, e do Atrás da Matriz. Enjoy, bjs

  13. Querida Dilu , tantos comentários lindos , dignos mesmo de serem transformados em poemas .
    Nesta época eu não conhecia essa preciosidade chamada Dilucious …. nem em sonho , imaginava o que estava perdendo !
    Hoje porém , sinto-me em casa !
    E que casa !!! Receptiva , impregnada de bons fluidos , cores , aromas e sabores , dignos de deuses
    Dilucuious transformou-se em um templo , acolhendo uma linda família , tendo vc como a grande genitora , por seu
    enorme carisma , delicadeza , bondade , grande e admirável conhecimento da gastronomia …
    Que o Dilucious continue próspero , fazendo a alegria de suas leitoras .
    Desejo-lhe bons tempos , bons ventos de muita inspiração e felicidades !
    Abraços e beijos de muita admiração , amizade e carinho !

    • Nilza minha flor linda que faz parte, aliás, não só faz parte e sim alegra, colore e enriquece esse “templo”. Acho que vc disse uma coisa que estava aqui dentro de mim e ainda não havia posto pra fora… eu que nunca pensei o quanto não estava ganhando antes do Dilucious. Também pudera! Nunca imaginava ter pessoas assim como vc. Obrigada minha pra sempre querida por estar sempre no meu pertinho…

  14. Cada dia apaixono mais com suas dilicias Dilu querida!!!!!
    Seu blog ta lindo, gostoso de ler, de ver e apreciar!
    Sucesso!!!!!
    … e não podia ser diferente: é top demais em tudo que faz “moça”,
    bjos da sempre fã

    • Ah minha flor… Vc nao imagina como fico feliz de vc ter gostado.
      Eu sou top? Olha só quem está dizendo…
      Vc que é uma fofa, alem de ser essa maravilha toda! Sem comentários!!! kkkkkkkk
      Bjs amore, volte sempre

  15. Dilu,

    Que lindo seu site! Amei e as matérias são super interessantes… Assim como vc! Parabéns!

    Bjs

    Patricia (Rominho)

  16. Patrícia minha linda, vc viu o “Que onda, que festa de arromba” nos Eventos, Inventos e outros Ventos, no qual vc está lá, como sempre, deslumbrante?
    Obrigada, bjs e adorei te ver aqui, volte sempre

  17. Ei Dilu, boa noite! Dei uma olhadinha em seu blog e adorei! Além do conteúdo, qualidades das fotos, que considero importantíssimo, gostei de toda a formatação. O fundo preto realça as DIVs em na cor branca e, naturalmente, o conteúdo contido em cada uma. A fonte utilizada também é importante e, em seu blog, foi escolhida uma fonte sem serifa, o que facilita bastante a leitura de todos, principalmente das pessoas mais velhas. Assim como eu!!! kkkkkkkk. Parabéns, é lindo o seu blog, vou recomendá-lo, eu já “CURTI”. Bjs querida amiga!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps