O que são os ‘arrondissements’ de Paris?

Queijo do campo, muitas vezes feito por mulheres, o Saint-Nectaire foi chamado até o século XVII “queijo de centeio”, porque era refinado na palha deste cereal. É a untuosidade de sua massa e seu sabor de noz que o tornou famoso. Introduzido ao tribunal de Luís XIV, o Saint-Nectaire era o favorito do Rei Sol. Sua reputação é feita quando Legrand d’Aussy escreveu em 1768, na história de sua viagem a Auvergne:
“Se você quiser se presentear, será sempre um Saint-Nectaire que apresentaremos a você.”

Acordo na cidade luz sentindo que a tal “luz” irradia por cada poro do meu corpo.

Degusto um dos quinhentos maravilhosos tipos de queijo que é produzido nessa terra abençoada… Até procuro saber que queijo é esse, tão diferente e delicioso. Tomando meu café e, através da  transparência da cortina, olhando as janelas vizinhas… Fico imaginando a vida das pessoas que ali vivem… Meu pensamento vai longe, mas volta num instante, pois é aqui o meu lugar e é aqui que quero ficar… Bem, alugamos um apartamento na Rue de Chaillot, lugar muito bacana – não sei se em Paris há algum que seja mais ou menos, só sei que estou amando. É muito legal ficar cada temporada num arrondissement.

.

.

O que são os ‘arrondissements’ de Paris?

.

.

Você sabe o que são os ‘arrondissements’ de Paris? Creio que, assim como eu, você tem uma ideia de que são as divisões da região central, mais bonita ou mais turística da cidade – por exemplo, La Defense não entra nos arrondissements. Os arrondissements começam com o número 1, onde fica o Museu do Louvre e, em forma de caracol, vão até o 20º.

.

.

Vou dar exemplo dos ‘arrondissements’ que nos são mais familiares: no 4º arrondissement fica a Ile Saint-Louis, ponto mega nobre e cheio de restaurantes.

.

.

Parte do 3º e do 4º arrondissements fica o Marais.

.

.

No 5º e parte do 6º fica o Quartier Latin, região bem descolada, muitos jovens já que é uma área universitária, mais acessível aos nossos bolsos, muito interessante! Um dos pontos turísticos mais lindos de Paris fica aqui, o Panthéon (a foto fui eu que tirei, acredita?).

.

.

No 6º fica o Saint Germain, talvez o mais ícone e para quem deseja morar em Paris, o mais gastronômico, já que é onde fica o Bon Marché 😀 (como localização correta, não estou certa se o Bon Marché fica no 6º ou no 7º, mas pra mim, fica bem ali no miolinho do saint Germain).

.

.

No 7º fica a Torre Eiffel.

.

.

Na parte mais chic do 8º arrondissement fica o famoso Triangle d’or, Triângulo de Ouro, delimitado pela supra-sumo Av. Montaigne, passando pela Champs Elysees (pronúncia correta: xânselizê) com seu Arco do Triunfo, indo até a Av. George V…

.

.

O 9º ‘arrondissement’ não é muito falado, mas tem um ponto que a maioria dos brasileiros a-do-raGaleries Lafayette 😛 . Ao lado, na Printemps, se tem a vista mais bonita do pôr do sol, imperdível!

.

.
.

No 16° fica o Trocadéro, onde melhor se fotografa a Torre Eiffel e onde se encontram as vistas mais bonitas da “pessoa”.

.

.

O 18° foi o escolhido para abrigar a deslumbrante Sacré-Coeur, no topo do Montmartre, ponto mais alto da cidade. Dá pra imaginar a vista, né?

.

.

E por aí vai até o 20º arrondissement… Os ‘arrondissements’ listados acima foram superficialmente ilustrados só para mostrar os pontos mais visitados de Paris. Tirando a Sacré-Coeur, é possível conhecer tudo de bike.

.

Paris é pra ser percorrida à pé, mas pra quem gosta de bicicleta, é super fácil alugar uma bike.

.

Eu quero muito mostrar todos os ‘arrondissements’, vou ver se consigo fazer um diário de viagem bem sucinto, já que das outras vezes eu quis ser mais abrangente e nem postar, eu consegui 😥 .

.

Tem pontos por todos os lados e você pega e deixa a bike no ponto que quiser.

.

Ah, quase ia me esquecendo: quando você tem um endereço e não sabe em qual ‘arrondissement’ ele está, é só olhar o o código postal. Por exemplo: 75016 – 75 é o código de Paris e os 3 números seguintes, 016, mostram o arrondissement.

.

.

Ah gente, adorando ficar em casa, mas tenho de sair para as ruas “iluminadas”. Quero visitar o recém inaugurado Musée Yves Saint-Laurent. Como mostra a foto acima, o endereço é bem aqui pertinho. O museu fica no… oops… vamos tomar a lição: qual ‘arrondissement’ ele se encontra?

.

Próximo post em construção

Yves Saint Laurent

.

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

Você poderá gostar de:

CyberChimps