DUAS ESTRELAS MICHELIN DE LISBOA por Mônica Leite de Campos

Olá pessoal, desejo que o ano tenha começado em grande.
Por cá temos tido dias muito frios mas com um céu azul de fazer inveja a qualquer lápis de cor.
Hoje, conto mais uma experiência. Fiz um post sobre um almoço especial e espero que gostem. Aos sábados, eu e um de meus netos, o mais velho, que é um apaixonado por cozinha, vamos ao mercado e normalmente cozinhamos juntos. Este fim de semana fomos almoçar ao Belcanto. Foi a primeira vez que ele teve uma grande experiência gastronómica e ficou deslumbrado. Para mim é um orgulho saber que introduzi este gosto na família. Todos sabem que, ao virem comer aqui em casa, haverá sempre uma novidade para provar e conhecer. É algo que já faz parte da nossa história. Beijo, Mônica

.

Mônica Leite de Campos

Mônica Leite de Campos

.

O DUAS ESTRELAS MICHELIN DE LISBOA

BELCANTO

Por Mônica Leite de Campos

O Belcanto, do José Avilez, conquistou recentemente a sua segunda estrela Michelin. Para mim, o Avilez tem sido um grande cozinheiro e um dos meus restaurante favoritos em Lisboa é o Cantinho do Avilez, nada estrelado, mas cheio de charme e com uma comida deliciosa.

Jose A

Jose Avilez

.

Para dizer a verdade, aprecio cada um dos restaurantes deste jovem chef – cada um à sua maneira, na sua casa, à sua medida. Mas hoje, estamos aqui para falar do Belcanto.

BELCANTO

.

Será que as estrelas têm o brilho com a intensidade certa?

Belcanto.

Escolhi almoçar no Belcanto porque seu ambiente, já um velho conhecido desde os tempos do antigo restaurante Belcanto, faz parte de qualquer tertúlia de Lisboa. Ambiente esse que seria descrito por muitos autores e amantes da ópera, não fosse a sua localização junto ao Teatro São Carlos, numa praça linda que, nas noites quentes do verão, podemos assistir a magníficos concertos e bailados.

Para começar...

Para começar… TRIO DE AZEITONAS

.

O ambiente sóbrio, respeitador da história do local, foi adaptado para uma cozinha moderna e visível para quem quer ver a azáfama da cozinha com a simplicidade de uma sala onde será servido aquilo que viemos apreciar: uma BOA COMIDA.

Cozinha à vista!

Cozinha à vista!

.

As opções são interessantes, tendo dois menus degustação que obrigam a que todos da mesa escolham o mesmo: Menu Belcanto, com surpresas do chefe, e Menu Desassossego, inspirado no livro de mesmo nome, de Fernando Pessoa (que viveu na casa em frente ao restaurante).

Gin Tônica

PORTO TONIC

.

Outra opção são os menus Clássico e Maresia, que podem ser pedidos indistintamente. Esses, permitem que se visitem mais pratos e se provem mais sabores – foi a minha opção e do meu ilustre acompanhante.

Meu neto gourmet

Meu neto gourmet

.

Para quem conhece pouco Portugal, recomendo que não dispensem o marisco, porque aqui ele é maravilhosamente bem tratado, preparado no ponto certo e com todos os perfumes que lhe são permitidos.

REBENTAÇÃO

REBENTAÇÃO

.

O serviço foi excelente, muito atencioso, simpático, sem “peneiras” e que nos revelou a cordialidade típica do Português ao apresentar pratos diferenciados e modernos da nova cozinha portuguesa, essa que tem se sobressaído e adquirido suas merecidas estrelas.

FERRERO ROCHE DE FOIE

FERRERO ROCHE DE FOIE

.

As minhas escolhas: Carabineiro do Algarve

CARABINEIROS DO ALGARVE

CARABINEIROS DO ALGARVE

.

A horta da galinha dos ovos de ouro (sou suspeita para falar, porque amo ovos bem feitos)

A GALINHA DOS OVOS

A GALINHA DOS OVOS DE OURO

.

E o leitão, de que eu não gosto nada, mas depois deste… me reconciliei com este prato. O creme de laranja com o seu perfume me fez lembrar uma laranjeira em flor.

O LEITÃO E SUA LARANJA

O LEITÃO E SUA LARANJA

.

As sobremesas que não são a minha parte preferida, mas sim do meu acompanhante. Meu neto de 12 anos é sim um grande gourmet, cozinheiro e crítico – apreciou tudo, mas achou que a sobremesa, de nome Tangerina, ficava melhor para o verão. Eu não pude deixar de concordar, porque era fria demais para a época, apesar de muito linda e deliciosa.

TANGERINA

TANGERINA

CHOCOLATE . BANANA .

CHOCOLATE . BANANA . AMENDOIM . SORVETES

.

Quanto aos vinhos, fiquei por uma taça de tinto, mas não deixei de passar os olhos pela lista, pois gosto sempre de ter a grata surpresa de encontrar um critério justo entre o que de melhor produzimos com o seu preço justo.

.

BELCANTO

.

Vale a visita, valem as estrelas e desejo que, trabalhem para a terceira estrela que sei, estão no bom caminho.

Interior do restaurante BELCANTO

Interior do restaurante BELCANTO

 ,

Visitem a página do restaurante www.belcanto.pt onde podem encontrar toda a informação sobre horários, reservas e preços. Para os demais restaurantes do Avilez visitem www.joseavillez.pt

 BELCANTO

 

aaaa

Olá, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Mônica

BBB

Você poderá gostar de:

17 comentários em “DUAS ESTRELAS MICHELIN DE LISBOA por Mônica Leite de Campos

  1. Mônica minha amiga e colega, não vejo a hora de arrumar minha malinha em direção a Lisboa. Fiquei muito curiosa depois de ler seu DELICIOSO post. Estou aqui literalmente BA-BAN-DO!!!!!!! Obrigada por nos informar sobre esse restaurante tão bacana, adorei!

    • Dilu, adorei preparar este post. Foi uma experiência deliciosa para mim este almoço com o neto e poder inicia-lo neste experiência maravilhosa de uma cozinha diferenciada, com cheiros, beleza, cuidados que precisam de muita mestria. Que a vida permita que ele possa repetir esta experiência muitas vezes e desenvolver o seu gosto pelo belo, pelos sabores, pelos perfumes, pela perfeição da execução que ele tem demonstrado até este momento.
      Espero que venha em breve a Lisboa há muito para ver e provar.
      beijo, Mônica

  2. Já passei em frente a este restaurante. Ele já estava na minha lista na próxima viagem! Acho que a praça em frente ao restaurante é linda e deliciosa de passear no verão! Fui no Cantinho do Avillez e gostei, comida boa sem estrelismo, mas ela refletia o aconchego do simples. Adoro Lisboa mesmo!

    • Maria, vale a visita de uma próxima vez. Eu também gosto de um restaurante dele que se chama O mini bar dentro do Teatro São Luis, o problema é que servem sempre um menu com comida bem sofisticada e não há outra escolha. ou todos gostam ou fica desagradável.
      Quando voltar me diga que atualizo a lista mas me prometa que nos encontramos. beijo, Mônica

      • Eu te prometo que te ligarei quando voltar a Lisboa!! Toda vez que viajo pra Europa, sempre passo por Lisboa por alguns dias de tanto que a gente ama a cidade!!! Beijos!

  3. Monica, eu conheço Lisboa e ainda não conhecia o Belcanto. Já está bem anotadinho pra nossa proxima vez lá, gracias!! Fofo o ilustre convidado!

    • Gisele, há muito para ver e visitar em Lisboa que fica difícil manter a lista atualizada. Vou publicar várias novidades nos próximos tempos. Se precisar de dicas é só dizer que tenho muito gosto em ajudar. beijo, Mônica

    • Katarina, felizmente que prefiro a comida de sal o guloso aqui de casa é o meu marido mas se me derem um pudim de leite condensado ou um doce de leite bem caseiro não resisto. É a minha infância acima de tudo. beijo, Mônica

  4. Prezada Monica, seus posts vindos de Portugal, com seu português já aportuguesado é um brinde pra nós brasileiros. Uma graça. Obrigada e um abraço, Priscila

    • Priscila, depois de 28 anos em Portugal não consigo distinguir o Português e a Dilu tem dado uma grande ajuda. Fico feliz que goste. beijo, Mônica

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps