ENOTRIA por JOACHIM KOERPER. Sem tropeços!

Fotos: Dilu Bartolomeo Villela

.

Ainda nada postei sobre a gastronomia da Alemanha no blog, mas preciso arrumar uma horinha para mostrar o que conheço daquele país e de sua comida. Amo demais! Hoje, ao ler a PITADA dessa semana, lembrei de um alemão que já me fez feliz e já me fez infeliz! Hehehe… Joachim Koerper.

Joachim Koeper

Joachim Koerper

enotria

Um dos poucos chefs a ser escalado pela National Geographic para o programa Au Gourmand. Koerper foi também chef proprietário do restaurante El Girasol, em Alicante na Espanha, onde foi laureado com duas estrelas Michelin, as quais ostentou por onze anos, quando se deu o encerramento do restaurante e o chef se transferiu para Lisboa.

Joachim Koerper

É possível tropeçar quem tem esse astral?

Sua assinatura na entrada do restaurante

Sua assinatura na entrada do restaurante

Foi considerado o único Grand Chef Relais & Chateaux de Portugal com seu badalado restaurante Eleven. Lá, das duas, perdeu uma estrela. Segundo Koerper, no dia da visita do inspetor, que avalia os restaurantes, o sommelier estava de folga e o garçom serviu espumante sem gás… O Guia Michelin não envia justificativa e tropeços podem custar estrelas. Já fui no Eleven e o “tropeço” foi outro. Pedi um menu de trufas que não salvou um único prato, todos lindos, pratos maravilhosos, mas “tropeçaram” no sabor.

Olha a lindeza dos pratos!

Olha a lindeza dos pratos!

Pois é… Mesmo assim, ele já preparou jantares para Niarchos, Christina Onassis, Caroline de Mônaco. A princesa deve ter gostado tanto, que talvez tenha sido ela quem o sugeriu para o jantar de gala que Stella Faria noticiou no PITADAS dessa semana veja aqui

Hoje em dia, o chef vive uma fase “ponte aérea” Portugal-Brasil, mais especificamente, Rio de Janeiro. Para conquistar o carioca, e nós dos outros estados, ele trabalha com valores mais acessíveis. Chega a dizer que não cobra os preços do Gero. Hummm… Isso é muito bom, porque os preços do Gero são impraticáveis! E tem mais, a comida do Enotria é divina e a do Gero…

O nome dele é forte, está em todo lugar

O nome dele é forte, está em todo lugar

Bem… Se você como eu, ama buscar novos restaurantes e sente o maior prazer em comer, saiba que mesmo depois dos “tropeços”, vale a pena conhecer um “outro” Joachim Koerper no seu restaurante brasileiro chamado Enotria por Joachim Koerper. Sem tropeços!

Vista do shopping

O restaurante visto do shopping

Bom… Vamos ao que nos interessa. JK faz mil cozinhas numa só! “Cozinha de autor” onde com técnica, ele mistura receitas das cozinhas mediterrânea e contemporânea. “Cozinha de estação” onde ele prioriza os produtos frescos encontrados nos mercados a cada dia. “Cozinha de fusão” onde ele mistura ingredientes nobres, como ostras e foie gras, com uma pitada de brasilidade.  “Cozinha de sentidos” onde ele cria pratos que encantam paladar, visão e olfato.

Criação!

Criação!

Couvert. Azeite da melhor qualidade, produzido especialmente para o chef, com flor de sal e pãozinho quentinho… Feliz começo colorindo o que está por vir…

Azeite produzido especialmente para o chef

Azeite produzido especialmente para o chef (com seu nome no rótulo) 

Simples e tudo de bom!

Tudo de bom!

E veio só coisa boa, meu Deus! Você quer saber que horas são agora? Estou escrevendo esse post às 0h15m. Pensa numa  “mega” vontade… É ela que estou sentindo! E muita fome… Olha isso!

Brincando com o paladar Creme de aspargos Na colher- Brandade de bacalhau  Polenta com queijo gorgonzola Bolinho de risoto com limão siciliano

Brincando com o paladar
Creme de aspargos
Na colher- Brandade de bacalhau
Polenta com queijo gorgonzola
Bolinho de Risoto com limão Siciliano

Massa

Ravioli de Abóbora com Caviar e legumes glaceados

nemmm

Tartare de Atum com Sorvete de Wasabi. Perfeito!

Quem mandou ser vegetariano? Mas estava bom demais também!

Quem mandou ser vegetariano? Mas as vezes ele leva vantagem por causa disso. Do Pará veio essa delícia! Salada de Feijão Manteguinha de Santarém e molho de vinho tinto. 

Canelone de foie gras com maçã Financier de caramelo e café

Canelone de foie gras com gomos de tangerina e chocolate
Financier quentinho de caramelo e café

Canelone foie gras com maçã Financier de caramelo e café

Canelone foie gras com gomos de tangerina e chocolate
Financier quentinho de caramelo e café

Risoto

Risoto de curry de Madras com espuma de coco

Bacalhau

Bacalhau confitado sobre Purê de Batata Baroa defumada, Marmelada de Cebola e Emulsão de coco

Ah… Estava quase esquecendo… O sommelier Jorge Nunes comanda com eficiência. Sua recomendação foi acertada na escolha do vinho feito, como o azeite, exclusivamente para Joachim Koerper. Dilucious!

enotria

Esqueci completamente

Mini bomba com… Esqueci completamente o resto!

sobremesa

Sinfonia de Caramelo

Sobremesa

Creme brülée de cumaru e Sorvete de Cupuaçu (minha maior paixão)

Para conseguir que o atendimento do Enotria seja compatível com a comida, JK trouxe parte de sua equipe lisboeta, a qual trabalha com ele há mais de cinco anos.

Serviço impecável!

Serviço impecável!

A localização compromete o Enotria e o espaço físico em si, não posso dizer que é exatamente primoroso, aquele que combina com a beleza da comida.

A entradinha é cheia de flores, bem...

A entradinha é cheia de flores, bem… Ah…, não estou sabendo dizer.

Quando você for ao Enotria, me diz o que pensa dessa decoração

Quando você for ao Enotria, me diz o que pensa dessa decoração

Talvez se tivessem mais bem cuidadas...

Sabe quando você vê uma coisa e não sabe se gosta ou não…

Mas só de pensar nos sabores… O que era, deixa de ser comprometedor, porque é realmente um destino obrigatório para os amantes de uma comida deliciosa! E olhando por outro lado, lembre que tem estacionamento e segurança, aí fica tudo ótimo.

Mapinha para chegar na casa das delicias

Mapinha para chegar na casa das delicias

Gente, essa é uma dica imperdível! Vai lá e depois me conta! Acho que depois desta experiência, você vai tropeçar sim, mas é de alegria!

Joachim Koerper

Joachim Koerper

Casa Shopping Av. Ayrton Senna, 2.150 bloco 2. G, 2º piso – Barra, Rio de Janeiro  +55 (21) 2431-9119  /  2442-2117  |  reservas@enotriajk.com.br

aaaa

Se você quiser receber todas as atualizações por email, cadastre-se no http://dilucious.com.br/?page_id=2766

ser com arte

Você poderá gostar de:

19 comentários em “ENOTRIA por JOACHIM KOERPER. Sem tropeços!

  1. …… kkkkkkkk , que malvadeza apenas ver as fotos ! O que é isso , Dilu ? Gostaria não sòmente tropeçar-me , mas , me jogar todinha , corpo , alma , numa chance de desfrutar do que o Enotria oferece ! Babei , engolí seco ! …. Beijos , Dilu Malvadeza ….. kkkkk , brincadeirinha …. vc sabe o tanto que te admiro e curto seus posts .

    • Oi Dilu, adorei toda a reportagem sobre o restaurante Enotria; a proxima vez que for ao Rio irei lá.

      • Maria que delicia você por aqui. Adorei! Quer dizer que vc está aprendendo as coisas do computer…
        Eles estão abrindo um outro restaurante no centro, depois te passo o endereço. Bjs e volte sempre.

    • Ah minha amiga querida, que dó! Nós vamos ter de dar um jeito nisso. Vc já voltou para BH?
      Você sabe que todos temos nosso lado malvado né? Mas te prometo reverter esse quadro… Rsrssss

  2. Sabe o que é otimo neste blog:já tem filtro!!!
    A gente pode até imprimir e fazer o pedido de acordo com o post.
    Considerando que cada um tem seu gosto e desgosto,a possibilidade de erro fica bem pequena.
    E ainda por cima,temos o “auxilio vege” do Luiz Guilherme,ou seja…para todos os gostos.

    Obrigada mais uma vez!!!bjos

    Ah,estou com saudades de suas receitas…minha pasta Dilucious agradece!

    • Junia, vc é uma fofa que sabe escrever e tem uma coisa que não sei explicar kkkkkkkkk Perguntei para o Luiz o que que eu quero falar e ele rapidamente, soltou: Eloquente!

  3. Parabéns Dilu, seu post esta maravilhoso, as fotos sáo dignas de uma profissional. Conheço o Eleven e quando fui estava tudo muito bom, este no Rio ainda não conheço.Quando for no Rio não vou deixar de ir!!!!Bjs Leninha

    • Leninha, estava a pouco com o sommelier do Enotria e ele me convidou para voltar no Eleven para tirar essa impressão ruim que ficou. Vou fazer isso, pois quero muito fazer outro post “disdizendo” o que disse acima. Rsrsss… Bjs amore, saudades…

  4. Eu pirei quando você comentou daquele azeite…. estou morrendo de vontade para prová-lo, eu amo pãozinho no azeite!

    Na próxima vez que eu for ao Rio, irei neste restaurante sem falta! Fica naquele shopping novo que inaugurou?

    Viajarei para a Alemanha em agosto, e já estou ansiosa, nunca comi mal em nenhum lugar na Alemanha, podia ser uma batatinha cremosa de barraquinha, mas era divina! Ainda me lembro do sabor, desejando voltar ao lugar para comer de novo! Irei a Berlin e Hamburgo.

    Será que o restaurante de Lisboa vale a pena? Ficarei só 1 dia na cidade!

    Beijos!!

    • Maria querida, que delicia ir para a Alemanha! Hmmm Tenho vontade de ficar em Berlim pelo menos 1 mês, para conhecer bem.
      O Enotria fica no Casa Shopping na Barra.
      Fomos ao Quadrifoglio no shopping novo, mas não tivemos muita sorte.
      A minha amiga Leninha adora comer, assim como nós, disse que foi super feliz no Eleven, que a comida estava maravilhosa. Vale a pena conhecer, porque é um restaurante lindo.
      Bjs

  5. Adorei a dica
    Vamos la conferir
    Nao vou ao Enotria ha muito tempo
    Agora irei com certeza
    quem sabe fazemos uma turma???

    bjs bia

  6. What i do not understood is in truth how you are now not actually much more smartly-liked than you might be now. You’re very intelligent. You recognize thus significantly on the subject of this subject, made me in my opinion consider it from a lot of various angles. Its like women and men aren’t involved until it is something to accomplish with Girl gaga! Your own stuffs excellent. All the time deal with it up!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps