São Paulo com TOMIE OHTAKE

Ontem comecei falando de São Paulo e contei do restaurante PICCOLO veja aqui donde fomos diretamente do aeroporto. Hoje volto pra contar e porque não dizer, me sentindo um pouco pretensiosa para continuar sugerindo um programinha pra lá de gostoso pra depois do almoço. Se eu estiver mesmo sendo pretensiosa, me desculpe, mas minha intenção é mais pura, eu queria mesmo que todos tivessem um dia assim em SP, tão gostoso, tão rico e ao mesmo tempo, tão simples. Então… repito: … tome este post como inspiração e vá! Vá a São Paulo!  Mas se você não for, saiba que este post nem tem a pretensão de indicar um museu, tem é o prazer de falar sobre uma mulher fora de série…

.

TOMIE OHTAKE

.

Saímos do restaurante, pegamos um taxi e fomos até o Instituto Tomie Ohtake, mas  o motorista nos deixou no Edifício Tomie Ohtake, com suas formas marcantes que mais parece uma escultura gigante.

.

Esse projeto rendeu ao seu autor, Ruy Ohtake, filho de Tomie, um prêmio na 9ª Bienal de Arquitetura de Buenos Aires.

.

Não à toa paramos nesse edifício maravilhoso, que é batizado com o nome da artista, mas na verdade, é uma homenageia à ela.

.

.

Já no hall deixamos cair nossos queixos com a beleza e grandiosidade do quadro/escultura. Meu Deus… o que podíamos esperar dali pre frente?

.

.

Saímos do prédio, contornamos a esquina e chegamos no espaço certo, novamente demos de cara com volumes (e essência) escultóricos…

.

O Complexo Aché Cultural é composto por dois prédios de escritórios, centro de convenções, teatro e o Instituto Tomie Ohtake. Espaço urbano inédito, onde as pessoas podem conviver com cultura, trabalho e lazer.

.

Claro, chegamos no mundo de Tomie.

.

.

São dois pisos distribuídos em 7.500m2 com setor educativo com ateliês, salas para palestras e setor de documentação.

.

.

O piso térreo é integrado a um grande hall onde funcionam restaurante, livraria e loja de objetos.

.

.

Apaixonei por esse lugar onde, pra mim, ainda “vive um monumento”: Tomie Ohtake.

.

.

Imigrante, depois de criar dois filhos, separada do marido, moradora da Moca, chegou num ponto que não achou certo ficar só por conta da família e numa época que não se usava se lançou na carreira… Brava gente japonesa!

.

.

E, como artista plástica, se transformou num dos nomes mais expressivos!

.

.

Impossível não querer passar um pouquinho de Tomie Ohtake pra vocês. Quero que vocês, assim como eu, também aproveitem essa mulher fantástica, habilidosa, que chocava e provocava encantamento em seus grandes volumes.

.

.

Falando nisso, ela começava suas obras com pequenos volumes em arames, papel, plástico e depois, junto aos engenheiros chegava na escala das toneladas, de dezenas de metros…

.

.

Estou aqui vendo as fotos, escrevendo e, além de meu coração apertado em pensar que ela já se foi, fico com água na boca, não sei porque tudo que vejo e gosto muito faz minha boca salivar…

.

.

Como não babar com essa mulher que, à primeira vista tinha cara fechada, mas possuía excelente humor, gostava de aniversário, amava conviver, comemorava a vida, valorizava a arte e presenteava a todos com sua própria arte.

.

.

Como não babar com essa mulher que aconselhava as pessoas: “Vá até onde seus sonhos possam te levar”…

.

.

Como não babar com essa mulher que tinha como filosofia: “fundamental é, se não ter sucesso, é dar o seu melhor, fazer seu máximo”. Ela sim, é o máximo!

.

.

Tomie Ohtake morreu aos 101 anos… Deixou uma grande lição de coragem com pitadas de simplicidade, de delicadeza, de beleza extrema, de uma energia de proporções que se media em toneladas, tais suas esculturas.

.

.

Bem gente, aqui todo mundo sabe como gosto de post grande, mas hoje estou tão preenchida com Tomie Ohtake que não consigo ir além. Volto amanhã pra contar que, depois deste espaço maravilhoso, ainda visitamos outro… 🙂 Bjs e até!

.

Instituto Tomie Ohtake – Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – S.P. Highlights info row image  (11) 2245-1900

.

VEJA o post anterior

… tome este post como inspiração e vá! Vá a São Paulo! 

Veja o próximo post

Em São Paulo é grafite, é pintura, é BECO DO BATMAN!

.

.dddd

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

Um comentário em “São Paulo com TOMIE OHTAKE

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps