Festival ASSIM É DILUCIOUS no D’artagnan por Maria de Menicucci

Amigos queridos,

Neste post passo a palavra à Maria de Menicucci, uma pessoa linda, que tem me encantado profundamente. Com ela é sempre assim, a cada encontro, uma surpresa. Uma delas, é que essa fantástica menina é surda e fala quatro línguas. Ela consegue dançar conforme a música. Não estou me referindo aquele dito popular. Literalmente ela dança no ritmo da música. Impressionante! Hoje não vai ser diferente, além de eu estar novamente cativada, quero que vocês também tenham a oportunidade de apreciar essa menina de ouro!

Beijos, Dilu

.

Festival ASSIM É DILUCIOUS no D’Artagnan

Por Maria de Menicucci

.

Há cerca de seis meses, me encontrei com Dilu no supermercado. Na época, éramos apenas conhecidas, porque a minha família sempre foi muito amiga da família dela. A conversa fluiu, comentei que faço aulas de culinária e o quanto amo tudo que envolve o mundo gastronômico. Passamos algumas rápidas receitas e dessa conversa en passant, começamos a nos corresponder trocando “figurinhas” por meio do Dilucious.

.

Dilu Nossa grande inspiração do mundo da culinária!

Dilu
Nossa grande inspiração do mundo da culinária!

.

No blog, descobri a grande cozinheira que é a Dilu, porém nunca tinha degustado a sua comida. Bom abrir um parênteses e dizer que gosto de captar e “analisar” a personalidade de uma pessoa observando os pratos que ela elabora. Confesso que além de querer experimentar, estava também curiosa em saber como é essa personalidade, conhecendo a gastronomia que ela pratica.

.

Eu e Dilu

Eu e Dilu no D’Artagnan

.

Até que vi uma propaganda do Dilucious, sobre o jantar com menu degustação que prepararia no D’Artagnan! Pronto, uma oportunidade perfeita para conhecer melhor a Dilu! Organizei uma reunião com a minha família no restaurante.

.

Dilu, eu e minha família

Dilu, eu e minha família

.

E lá, fotografando os pratos, ela disse que deixaria esse post por minha conta. E aqui estou de “Dilucious’s blogueira por um dia”….

.

O carinho registrado no cardápio!

O carinho registrado manualmente no cardápio!

Menu com harmonização

Menu com harmonização

.

Começa a degustação! De fato, uma brincadeira com o paladar! Esse primeiro prato foi servido numa pedra com uma estética interessante, como se fosse uma obra abstrata. Uma escultura artística da Dilu. Não vi nenhum defeito. Um misto de sabores de nos fazer suspirar a cada garfada, em uma viagem de texturas. O pesto de Dedo de Moça estava bem suave, muito agradável ao paladar. O bacon, super crocante. O Mil Folhas de Siri, uma delícia! Este creme de batata trufada foi digno de raspar o prato.

.

Brincando com o paladar Mil Folhas de Siri . Espuma de Batata Trufada Crocante de Bacon . Pesto de Dedo de Moça

Brincando com o paladar
Mil Folhas de Siri . Espuma de Batata Trufada
Crocante de Bacon . Pesto de Dedo de Moça

.

Estava ansiosa para provar o camarão, porque é a minha paixão. E chega este prato com o camarão no espeto… e cadê a sopa de Jabuticaba?

.

Primeira Entrada Camarão em crosta de Torresmo . Sopinha de Jabuticaba

Primeira Entrada
Camarão em crosta de Torresmo . Sopinha de Jabuticaba

.

Opa! Dentro de uma linda leiteira de prata, nos foi servida a sopa quentinha, regada diretamente no prato!

.

As peles das jabuticabas já estavam dentro dos pratos

As peles das jabuticabas já estavam dentro dos pratos

.

O resultado final foi de um sabor agridoce verdadeiramente Dilucious!

.

Crosta de torresmo em camarão. Inacreditável!

Crosta de torresmo em camarão. Inacreditável!

.

Quando li o cardápio, me chamou a atenção a segunda entrada, por vir nela, três versões de Foie Gras. Pensei que poderia ficar muito repetitivo. Pois agora te falo que não! Cada um deles tinha uma textura e sabor diferentes. Não sei dizer qual estava melhor!

.

Segunda Entrada Foie . Creme Brülée de Foie . Sorvete de Foie Tangerina e Chocolate meio amargo . Brotinhos

Segunda Entrada
Foie . Creme Brülée de Foie . Sorvete de Foie
Macaron de Café . Tangerina e Chocolate meio amargo . Brotinhos

.

Agora sim… Cadê o macaron? Esqueceram de colocar e achei que poderia incomodar se pedisse. Dilu, na hora que viu a foto, notou imediatamente a falta deles e me perguntou porque não solicitei que trouxessem. Disse que o gosto do café era necessário, para quebrar o doce do sorvete e do creme brülée. Arrependi de não ter pedido!

.

Mas em compensação... a tangerina com chocolate...

Mas em compensação… a tangerina com chocolate…

.

O jantar estava muito agradável, num delicioso ambiente com os familiares! Estávamos todos adorando as sugestões de harmonização dos vinhos. Todos muito alegres! Foi uma noite muito especial para mim.

.

Muito bem feita a harmonização dos pratos com os vinhos

Muito bem feita a harmonização dos pratos com os vinhos

.

O bacalhau como prato principal, deixou um gostinho de “quero mais”. O sabor do tutano me surpreendeu, estava divino. Nem dá para explicar. Junto ao Mini arroz com banana… a melhor parte estava no topo: os crocantes! O conjunto estava suave, na medida certa.

.

Prato Principal Bacalhau em Crosta de Broa . Tutano ao Champagne . Mini Arroz . Chutney de Banana . Röti defumado

Prato Principal
Bacalhau em Crosta de Broa . Tutano ao Champagne .
Mini Arroz . Chutney de Banana . Röti defumado

.

Amei a pré-dessert! Tudo que eu mais gosto: aceto e gorgonzola, só que não era qualquer gorgonzola, era um Gorgonzola Dolce, comprado especialmente para a ocasião. Também o aceto veio em forma de sorvete, ainda por cima, trufado! Meu Deus!

.

Pre-Dessert Sorvete de Aceto trufado . Pignole . Gorgonzola Dolce

Pre-Dessert
Sorvete de Aceto trufado . Pignole . Gorgonzola Dolce

.

Agora vem o que todos mais esperavam… A sobremesa! Um show com toque de Midas…

.

Sobremesa Assim é o Dilucious… Esfera em Ouro com Mousse de Cupuaçu Sopinha Pétillant quente de Creme Caramel Salée Praliné de Castanha . Phisalys au Chocolat

Sobremesa
Assim é o Dilucious…
Esfera em Ouro com Mousse de Cupuaçu
Sopinha Pétillant quente de Creme Caramel Salée
Praliné de Castanha . Phisalys au Chocolat

.

Surpresa! Com a calda, quente, dourada, a bola de chocolate derrete e revela a mousse por dentro.

.

MARAVILHOSA!

MARAVILHOSA!

.

Os crocantes eram explosivos! Sucre Pétillant, que são fogos de artificio na boca. No PITADAS do blog, vem a explicação do que vem a ser isso veja no post Vou falar em Fogos de Artificio! NA BOCA! Estava impressionada com a extrema crocância. Causou grande sensação em todos. Ninguém parava de comentar essa maravilha!

.

ASSIM É O DILUCIOUS! Cascata de ouro! Me senti riquíssima!

ASSIM É O DILUCIOUS!
Cascata de ouro! Me senti riquíssima!

.

Ao degustar o algodão doce, me veio memórias da infância, mas não exatamente as memórias pelo algodão doce e sim pelo sabor! Eu adorava balas de menta, até corri para perguntar a Dilu, se eram mesmo aquelas balas que estava pensando!

.

Algodão doce de menta

Algodão doce de menta. Não acreditamos!!!

.

No final do jantar, ainda ganhamos um Mimo, isso é, uma linda lembrancinha, uma caneca recheada de Pão de Mel!! Levei para a casa e degustei no dia seguinte. Hummm, mas que delícia! Na medida perfeita, sem ser doce demais! A cada mordida me lembrava do jantar maravilhoso feito por Dilu no D’Artagnan! Essa é para lembrar para sempre, não só mais tarde!

.

Mimo de chocolate com especiarias Para mais tarde se lembrar que Assim é o D’Artagnan!

Mimo de chocolate com especiarias
Para mais tarde se lembrar que Assim é o D’Artagnan!

.

No final da degustação, pude delinear a personalidade da Dilu e posso dizer que a conheci melhor, por meio dos seus pratos. Senti nela uma pessoa aventureira que gosta de brincar! Através de suas brincadeiras saímos da nossa zona de conforto e divertimos com as novas sensações. Dilu absorveu experiências em viagens ao redor do mundo, isso se reflete nos sabores, extremamente elegantes. Senti como se ela estivesse nos guiando em uma viagem. Acredito que para se conseguir a elegância, é preciso ter muita bagagem cultural e curiosidade pelo novo.

.

Dilu, Todos nós adoramos a experiência. Muito obrigada por ter nos proporcionado essa noite. Um beijo grande para você! Maria de Menicucci

Dilu,
Todos nós adoramos a experiência. Muito obrigada por ter nos proporcionado essa noite.
Um beijo grande para você!
Maria de Menicucci

.

Ah! Dilu, você deve se lembrar que Dani e eu havíamos combinado de fazer alguns dos nossos pratos especiais para você: o pernil e o bolo de chocolate… Pois é… No final do jantar, estávamos, as duas, tão impressionadas com a elaboração de seus pratos, que ficamos falando: “Não vou mais fazer pernil!!” “Não vou mais fazer o bolo de chocolate!” Hahaha… Pode esquecer nossas promessas… Depois desta, não queremos mais fazer comida para você… Rsrrssss…

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Maria

ser com arte

Você poderá gostar de:

39 comentários em “Festival ASSIM É DILUCIOUS no D’artagnan por Maria de Menicucci

  1. Adorei este post!!! Estava louca para ver as fotos dos pratos!!!
    Parabéns Dilu pelo lindo jantar!!!
    Parabéns Maria pelo post!!! Lindas fotos!!!

    • Carla, a unica coisa que não gostei, foi vc não ter ido. Escrevi respondendo seu comentário no outro post, vc viu?
      Mas pode ter certeza, no próximo festival vc vai de qualquer jeito. Bjs

      • Oi Dilu!!!
        Acabei de ver a sua resposta no outro post!!! Obrigada pelo carinho!!! Também quero muito te conhecer!!! Estou ansiosa para o próximo festival, vou fazer de tudo para ir!!!
        Beijos!!!

  2. Maria querida, como disse lá no início do post, vc é uma surpresa a cada encontro. Obrigada pelo post, pelo carinho e pode saber e falar para a Dany, que estou ansiosa esperando o bolo de chocolate e o pernil. Não aceito nenhum tipo de desculpa… Rsrrssss
    Um abraço muito carinhoso e muito apertado
    Dilu

    • Eu que digo obrigada pelo jantar maravilhoso!!
      Tá, eu farei bolos para você, te prometo! Mas não espere muito não, pois são bem simples, com cara de casa!

      Abraços!!!

          • O bolo que mais gosto é esse de laranja molhadinho…hummmm, meu Deus!
            Rsrsss Lembro quando comecei a namorar o Luiz Guilherme, íamos muito na casa da Marinice. Sempre tinha esse bolo. Imagina…, eu comilona desse jeito, qdo olhava aquele bolo e ele olhava pra mim… Bem…. só era servido um pedaço. Achavam que eu era normal, igual todo mundo. Só que minha vontade era pegar o bolo inteiro e sair de fininho… kkkkkkkkk

  3. Maria, gostaria muito de te conhecer, quem escreve com a alma desse jeito só pode ser uma pessoa especial! A Dilu me conquistou pelo texto, pelas fotos e pelo olhar que a câmera sempre capta dela: pura ternura! Você disse aqui, tudo o que eu senti no jantar, na “Festa da Dilu”! Nunca estive em um restaurante lotado de pessoas que se conheciam e as que ficaram se conhecendo lá, unidas pelo blog da Dilu, melhor dizendo pela Dilu. Fiquei encantada, quando vi as pessoas se levantando para abraçar e beijar umas as outras, harmônia provocada pelo jantar. Abençoado jantar!

    • Ana Paula, sem contar com o chororô rsrssss Foi muito bacana… Nunca mais vou me esquecer da foto das Diluzetes… e a Maria Eugênia e a Nilza de mãos dadas falando da família Dilucious! A Silvana me beijando a mão!!! A Fatima agachada dizendo o tanto tinha gostado… O encantamento estampado em cada palavra sua de carinho… A cara de feliz da Marise e as carinhas de satisfação dos ajudantes na cozinha! A Luciana me pedindo por favor, uma mesa para comemorar aniversário de casamento… Alguns comentários de agradecimento, como se não fosse eu a única a ter o que agradecer… Agora a Maria se colocando como blogueira… a mais querida desse mundo!… e outras coisitas que me deixaram completamente em estado de graça. Inesquecível, “iretratável”, é isso mesmo, com um R só. Palavra que acabei de inventar para aquilo que fotos não são capazes de captar. Só na memória do coração e da alma.

    • O Jantar foi realmente muito especial!! Toda vez que a Dilu saía da cozinha, todos do restaurante queriam conversar, felicitar e rir junto com ela!

      Um dia nos conheceremos em outro evento do Dilucious! Vai ser ótimo! E na próxima vez fotografarei as pessoas fazendo festa juntas. Neste jantar eu fiz fotos só dos pratos e da Dilu!

  4. Fiquei muito feliz que o festival deu super certo e estava tudo muito gostoso,pena que não fui!!
    Espero ir no próximo .
    Bjs

    • Ah Ana Lucia, eu imaginei que vcs estavam viajando, vcs deram uma sumida do facebook, comentei isso com a Teresa. As reservas acabaram em 28 horas. Mas, olha só, no próximo, faço questão de ligar diretamente para vcs. Quero demais ver vcs lá. Bjs

  5. Dilu,
    Vc, p mim, é a pessoa q mais sabe trabalhar, com amor e competência, quase todos ingredientes da gastronomia. Sério! Não tenho outros motivos, senão a admiração por vc, para dizer isso. Parabéns pelo sucesso do Festival! Beijo
    Maria,
    Fomos vizinhas de mesa no Festival, lembra-se? Até arrisquei tirar foto da sua mesa com sua super máquina! Achei vc uma menina, além de muito simpática, linda, fashion – com um cabelo ‘mara’ , muito doce e alegre! Adorei seu post e te digo q vc deveria ir em frente em escrever sobre gastronomia ou outros temas – além das muito boas fotos. Texto gostoso de ler, sem pompas, jovem e bem escrito! Beijo

  6. Querida Maria,
    Ainda não tive o prazer de encontra’- lá , mas, saiba que sou ,há’ muito ,sua fã e grande admiradora dos seus pais.Estive no jantar da quarta- feira e,quando encontrei Ana Paula e Nilza,logo perguntei por você…afinal,somos todas do mesmo fã clube! Que Dilu,Marize e a equipe D’Artagnan possam nos brindar novamente com momentos como aqueles!
    Um beijo,
    Maria Eugenia

    • Maria Eugenia minha amiga querida, vou te dizer algo muito importante: de minha parte, não sou eu a brinda-las. Acho, acho não, tenho a mais absoluta certeza, que foram vcs que me brindaram com muitas coisas super importantes, coisas essenciais para fazer pessoas felizes, ou melhor, para fazer das pessoas, pessoas melhores. Hoje estou assim, me sentindo melhor. Obrigada viu?

    • Pena que nos desencontramos com as datas, mas na próxima vamos todas no mesmo dia!! Assim o fã clube prestigiará a Dilu em peso!

  7. Maria,
    Só mesmo voce com toda sua sensibilidade para nos descrever com tamanha perfeiçao a magia que envolve a Dilu,e suas criaçoes.
    Ela consegue exatamente criar esse clima,essa aura de amor,paixao e dedicaçao, que a gente sente no ar,no aroma e no paladar.
    A magia que nos envolveu do principio ao fim,encerrando com gostinho de quero mais,com aquela explosao de sensaçoes na boca,fogos de artificio e algodao doce.
    Parabéns pelo post!
    beijos

  8. Olá Dilu , olá Maria ! Tenho que confessar um segredo , estava é claro ansiosa que chegasse o dia de minha reserva para o Festival . Mas , minha ansiedade estava tbe em me deparar com as pessoas que de alguma forma ” já conhecia ” através do blog e da page … No dia da minha reserva , foi tudo lindo … menu degustação dos Deuses , encontros lindos e emocionantes , uma vontade que aqueles momentos não acabassem , porém , ficou uma pontinha de frustração , quando percebí que vc Maria só estaria lá no ultimo dia do Festival . Me encanta a forma e maneira que vc participa aqui no blog e na page , aprendi a te admirar e queria muito ve-la e ter a oportunidade de dizer-lhe de minha admiração até por perceber que vc é tão jovem e agora com esse post lindo , descrevendo os passos do jantar de forma carinhosa , romantica até …. Fica então pra outra oportunidade que acredito , será breve , rsrsrs , né Dilu ! Que prazer perceber e me sentir parte dessa grande família que vc , querida Dilu , querendo ou não acabou criando , a Família Dilucious ! Parabéns , Maria , parabéns Dilu , foi tudo agradável , lindo e inesquecível ! Bjs .

    • Ah Nilza, qdo vc some fico muito desolada e ao mesmo tempo preocupada (ja te falei isso).
      Pois foi exatamente o que vc falou, que me deixou em estado de graça Nilza, A família que se formou, a alegria de todas nós, segundo a Cãozinha, as Diluzetes…, temos mesmo de organizar alguma coisa muito em breve, quero demais ter e sentir as mesmas sensações floreando minha vida. Nossas vidas!

  9. Querida Dilu,
    Estou sem palavras para descrever o jantar. Voce se supera mais a cada dia. Com certeza tres estrelas com louvor do Guia Michelin. Todos os pratos foram maravilhosos, mas a sobremesa!!!! Para comer de joelhos.Quanta inspiração. Parabéns para o post da Maria. Assim poderemos relembrar os momentos magicos. Bjs Astrid

    • Ah Astrid, que bom que vc gostou, fico muito feliz, e espero que o Sergio também tenha aproveitado.
      Nossa… as estrelas dos grandes chefs devem estar se revirando… kkkkkkkkkk Fora a brincadeira, obrigada pelo elogio.
      Vc viu que saiu a receita da sobremesa hoje? Amanha vou postar aqui no blog
      Bjs

  10. Dilu!
    Ficou ótimo o post da Maria, o jantar realmente estava deslumbrante, os sabores, o tempo entre um prato e outro, a precisão milimétrica dos pratos, a beleza nos olhos e no paladar, parabéns mais uma e mil vezes eu repito você é uma artista dos sabores, Bjs
    Leninha

    • Leninha, a Maria é uma linda, ne? Fiquei tão agradecida a ela…
      O tempo entre um prato e outro foi mais falado e estudado por causa do Tuté. kkkkkkkkk
      Obrigada amiga

  11. Como ja imaginava. Fantástico!!!

    “Gastronomy is the joy of all conditions and all ages. It adds wit to beauty.” -Charles Pierre Monselet

    Parabéns uma vez mais. Bjs

  12. Dilu, que bom que a Maria fotografou os pratos e vc. Realmente só posso dizer que fiquei ainda mais curiosa pra comer suas iguarias. Mas no cá entre nós, as meninas estão certas: eu não cozinho prá você nem morta! kikiki. Parabéns e no próximo me avise antes de colocar no face, por favor, é que nem sempre acompanho tudo que se posta no face. bjs

    • Ah não Vera! Nem vem com essa… Não sei se já te disse, mas o que gosto de comer, não é nada disso. Para vc ter uma idéia, servi tudo isso sem comer nenhum dos pratos. Lá no restaurante, preferia comer aquela comidinha deliciosa que a Marise trazia: arroz, feijão, quiabo, saladinha, verdurinha… hummm,,, fiquei aqui com água na boca… É realmente o que gosto. Na casa da minha sogra e da minha irmã sempre tem almoço e elas perguntam o que quero comer. Sempre respondo a mesma coisa: carninha moída, arroz, feijão, banana, ovo frito, salada de alface e tomate… Quer melhor?
      Bjs querida

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps