ALMOÇO DO BEM BOM – Vínculo e Solidariedade

Maria Eugênia Couri, Tânia Salvador, Claudia Travesso, Mary Barreto e Milca Dungas são anjos solidários, que geram vínculos para duzentas e quarenta crianças. Para juntar o BEM ao BOM, elas aproveitaram a gastronomia do conceituado chef Ivo Faria e promoveram um delicioso almoço no Vecchio Sogno. A elas, se juntaram outros verdadeiros anjos: garçons, cozinheiros, chefs, ajudantes, maître, enfim, todos os que trabalham no restaurante, também se doaram ao doarem seu dia de serviço ao projeto. Gente… Isso é demais! Igualmente tocante, foi o discurso da nossa querida nota mil, Maria Eugênia Couri que, por onde passa, espalha bondade, fascínio e delicadeza com seu meritório trabalho e talento.

.

Vínculo e Solidariedade
Vínculo e Solidariedade

.

Solidariedade.  

Vínculo  da  semente  que  lançada  hoje,  floresce  amanha.  

Vínculo  da  boca  que  consola  e  da  mão  que  divide.

Vínculo  da  bondade  e  generosidade .  Do  respeito  e  dignidade  .  Justiça  e  igualdade.  Tolerância  e  servidão.  

Vínculo da abnegação  e  solicitude .  Amparo  e  dedicação  .  Do  desejo  de  mudar  histórias.

Vínculo  da  essência  .  Imagem  e  semelhança. 

Vínculo  de  um  novo  olhar  e  esperança.  De  um  novo  viver  e  oportunidade!

.

O coro das crianças
As crianças
Denise Magalhães da Verde que te quero Verde mesmo ausente, se fez presente com suas maravilhas
Denise Magalhães da Verde que te quero Verde, mesmo ausente, se fez presente com suas maravilhas
Lembrancinha, o neto maravilhoso da Maria Eugênia, Ivo Faria e
Lembrancinha, o neto maravilhoso da Maria Eugênia, Ivo Faria e David Travessos
Observa as duas menininhas prestando atenção no discurso
Observa as duas menininhas prestando atenção ao discurso 
Maria Eugênia discursando com seu peculiar jeitinho
Tânia, Maria Eugênia discursando com seu peculiar jeitinho e Claudia 

.

Meus queridos,

Estivesse hoje aqui presente, Papa Francisco estaria encantado!

Profundamente feliz, constataria que seu apelo, lançado durante sua visita ao Rio de Janeiro, foi pronta, amorosa e generosamente atendido.

          – “Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo!”  – pediu Francisco.

Aqui estão todos vocês, tornando possível mais este “Almoço do Bem”, evento de grande importância no calendário do Recanto do Menor.

Como numa teia preciosa, para bem prepará-lo, cada um desempenhou o seu papel. Tessitura em laços de sensibilidade, delicadeza, beleza, cuidado, desprendimento e acima de tudo: generosidade! Constatação de que o amor efetivo tem o zelo como expressão!

São gestos como os dos nossos patrocinadores, fornecedores e parceiros que tornam mais fácil a nossa caminhada. Muito me emociona e encanta dizer que todos os que aqui hoje trabalham, fazem sua cota pessoal de doação.

A resposta imediata ao nosso convite, a presença calorosa e amiga de cada um de vocês nos fazem crer que, definitivamente, não estamos sozinhas nesta luta.

Nossos agradecimentos ao Chef Ivo Faria e toda a equipe do Vecchio Sogno; à Rosália Nazareth, nossa fada madrinha, à  Zeca Perdigão e Edna Thibau. Nossa gratidão à Hilton Impressos, Verde que te quero Verde, Loja das Festas, Refrigerantes Mate Couro, Vale Verde, Royal Delicatessen, Albano’s, Encaixa, Cléinha Carvalho Costa e a todos os que carinhosamente enviaram brindes para o nosso sorteio.

Lamentamos a ausência da querida diretora Mary Barreto, companheira incansável e dedicada, que se recupera de um problema de saúde.

Meus agradecimentos pessoais ao querido Padre Fernando, às equipes da Secretaria e das Pastorais da Paróquia Santo Inácio de Loyola e às minhas colegas de sonho e luta, Milca Dungas, Claudia Travesso e Tânia Salvador, que tanto têm me ensinado. Meu reconhecimento e especial homenagem ao coordenador Reginaldo, peça fundamental na engrenagem do nosso trabalho, eficiente e atento comandante  de uma admirável equipe de funcionários em nossa creche.

Para fazer côro ao apelo do Papa Francisco, gostaria de fazer minhas as pa lavras do grande teólogo e jesuíta, Padre Fernando Bastos de Ávila, que nos convidam a uma reflexão:

        – “Neste pequeno planeta azul, arrastado em um turbilhão de galáxias, ou solitários nos perdemos ou nos salvamos solidários.”

Em nome das 240 crianças assistidas no “Recanto do Menor”, um comovido agradecimento por terem escolhido a segunda opção!

Com muita graça e propriedade, em um carinhoso jogo de palavras, foi dito que este é o “Almoço do Bem Bom!”. Então, bom apetite para todos!

.

 

CARDÁPIO

PETISCOS

Mandioca cremosa / Torresmo frito / Pastel de carne / Pastel de queijo / Caldo de feijão / Pão de queijo

ENTRADA

Filet de São Pedro sobre confit de banana da terra e crocante de especiarias ao molho Pira-Poré
Filet de São Pedro sobre confit de banana da terra e crocante de especiarias ao molho Pira-Poré

Primeiro PRATO

Raviolone de fonduta ao pequeno ragu de carne de sereno com Maria Gondó
Raviolone de fonduta ao pequeno ragu de carne de sereno com Maria Gondó

PRATO PRINCIPAL

Medalha de filet em baixa temperatura ao molho de buriti com galettes de baroa e purê de feijão miúdo
Medalha de filet em baixa temperatura ao molho de buriti com galettes de baroa e purê de feijão miúdo

SOBREMESA

Terrine de doce de leite e nozes
Terrine de doce de leite e nozes

a solidario

Que optemos pela segunda opção! 

Almoço_do_Bem_2013_020

Sempre!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

28 comentários em “ALMOÇO DO BEM BOM – Vínculo e Solidariedade”

  1. Alessandra Nunes

    Dilu, vim reler o texto que saiu no jornal ontem e… ABRACADABRA! Que bacana esse projeto! Parabens a todos que ajudaram, mas principalmente parabéns aos funcionarios do restaurante. Isso sim, é ajudar!

    1. Concordo com vocês,Alessandra e Joana !
      Aquela equipe é demais!
      O Chef Ivo Faria pede que as crianças cheguem 1 hora mais cedo,para que possam almoçar numa mesa linda e dignamente montada,onde são fartamente servidos.
      Além da comovente doação, trabalham com alegria e dedicação.! E,mais: todos compraram o CD que as crianças acabaram de gravar!
      Um beijo,
      Maria Eugênia

  2. É verdade Alessandra, gente que tem um poder aquisitivo bacana, é facil ajudar. Agora gente que luta pra ganhar seu dinheiro… Eles são os herois dessa luta. Sem desmerecer as outras pessoas, claro que elas tb são demais! Parabens a todos!

    1. Joana, vc tem razão, parabéns às essas pessoas, pois são todos merecedores de nossos mais sinceros agradecimentos. Eu os agradeço, a todos, e me sinto um pouco culpada por não fazer nada. Imagina como eles se doam… muito bonito o trabalho de cada um deles. Um beijo e volte sempre querida

  3. Maria de Menicucci

    Como eu queria ter estado neste almoço, mas estava voltando da viagem! Tenho certeza de que foi um almoço maravilhoso e emocionante!!

    Parabéns para todos que organizaram o almoço!

  4. Obrigada , minha amiga ,muito obrigada!
    Ousadamente,vou colocar um adendo no seu texto :
    Vínculo da amizade que se identifica, estimula, incentiva, participa , comparece, valida, colabora, faz acontecer! !!!
    Obrigada por ter estado conosco no ” Almoço do Bem Bom “!
    Receba o meu beijo ,mais 240 outros, um de cada criança do Recanto do Menor e um especial do Gabriel,” meu neto maravilhoso!” rsrsrs
    Maria Eugênia

    1. Ahhhh maravilhosa! Ta vendo? Vc é uma jóia, não apenas raríssima, mas tb caríssima! Obrigada minha querida, muito obrigada por ver o outro, mais do que ele é. Te amo por isso (e por outras coisas tb)

  5. A mão que estende e acolhe, mostrando a essas crianças a oportunidade de um futuro melhor. Obrigada Maria Eugenia, pela continuidade desse trabalho maravilhoso no Recanto do Menor. Conte conosco no próximo!
    beijo
    Stella

    1. Oi,Stella!
      Dar continuidade ao trabalho de Anna Amélia é uma enorme responsabilidade!
      Por isto ela é sempre o nosso norte, nossa fonte de inspiração e grande referência!
      Sim,conto com todos no ano que vem!
      Um beijo,
      ME

  6. Maria Eugenia, sei por meio de muitos amigos, que você é aquele tipo de pessoa que é única. Mas lendo esse post, e já li os outros que a Dilu escreveu, chego a conclusão que não apenas isso. Você é insubstituível, impagável, inesquecível e muitos in e im. Parabéns! Você é inigualável!

  7. Vínculo da semente que lançada hoje, floresce amanha. (Maravilhoso para quem faz caridade)

    Vínculo da boca que consola e da mão que divide. (Maravilhoso para quem é solidário)

    Vínculo da bondade e generosidade . Do respeito e dignidade . Justiça e igualdade. Tolerância e servidão. (ai meu Deus! perfeito)

    Vínculo da abnegação e solicitude . Amparo e dedicação . Do desejo de mudar histórias. (Maravilhoso!)

    Vínculo da essência . Imagem e semelhança. (Não acreditei nessa assimilação… Maravilhoso!)

    Vínculo de um novo olhar e esperança. De um novo viver e oportunidade! (Maravilhoso, maravilhoso!)

    Desculpe Maria Eugenia, mas não resisti e copiei. A senhora deve ter notado que não achei nada menos que MARAVILHOSO. Sei que somos estranhas, a senhora deve estar me achando meio doida, mas me faz bem dizer o que senti ao ler. Sou ainda estudante, mas fiquei emocionada de ler, ainda mais sabendo o contexto. Quero também lhe dar os parabéns pela magnânima obra de caridade, mas confesso que esse pequeno texto, colocado desta maneira, dando distancia entre as palavras, separadas por apenas um ponto e espaçando as linhas… Me pareceu uma peça de teatro, ou musica. É, acho que musica! Parabéns mil vezes!

    1. Querida Renata,
      Estou achando que você é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a ! Que sensibilidade!
      Se você me diz que ficou emocionada,imagine só como eu me sinto!
      Dilu estava mesmo inspiradíssima,quando escreveu este texto!
      Obrigada,um beijo,
      Maria Eugênia

  8. Nilza da Cruz Silva

    Querida Maria Eugenia !
    Tantos comentários lindos e quis deixar o meu …
    Vc iniciou sua fala no dia do belo almoço , citando o Papa Fransisco . Como vc foi feliz !
    Permita-me deixar aqui outra citação do admirável Fransisco :
    ”Aprendi que para se ter acesso ao povo brasileiro é preciso entrar por este portal que é o seu coração ” !
    Pelo que lemos do seu discurso no maravilhoso e emocionante post do Dilucious , muitos mineiros abriram ”este portal ” ! Mostraram espírito de solidariedade ao próximo mais carente !
    Parabéns à todas as senhoras que lutam ao seu lado para a manutenção desta linda obra de amor e em especial a vc …. Pessoas como vc dá grande orgulho a nós mineiros , colocando sempre em seus feitos , gentileza ,generosidade e sabedoria !
    Que linda missão , cumprida com louvor …
    Linda abnegação também de todos que colaboraram efetivamente para o sucesso do evento ! Maravilhosa união de pessoas do bem para levar a ”esses pequenos” , muito mais que poderiam ter , se na creche não estivessem !
    Mais uma vez , parabéns e meu muito obrigado !
    Beijos !!!

    1. Querida Nilza,
      Acabei de chegar de Roma,onde todos diziam estar “enamorados de Francisco!”
      Nós também estamos!
      Você me apresentou mais uma bela citação deste Papa ,que não se cansa de nos mostrar a que veio.
      Obrigada ,muito obrigada!
      Posso bem calcular o tamanho do seu coração!
      Um beijo,
      Maria Eugênia

  9. Ana Paula Gonaçalves Lanari

    Tudo o que é feito com o coração ajuda a melhorar nosso mundo! Que bom ver tantas pessoas envolvidas em se doar! beijos

  10. Tive a oportunidade de participar no ano passado e fiquei encantado com o coral das crianças e a participação de todos. Me senti bem fazendo parte daquele momento juntamente com o Chef Ivo Faria e sua equipe. Este ano não deu mas darei um jeitinho para que no próximo esteja presente. Parabéns Maria Eugenia, Tânia Salvador e demais. Parabéns também a vc Dilu por esta bonita nota em seu blog.

  11. Completando, em NY fazia parte de um grupo que anualmente fazíamos um jantar para 130 pessoas na residência do Helio de Sousa, no SoHo. Este jantar beneficente era em prol das crianças da Instituição Mãe Chica, em Cláudio MG. Em 2006, por uma graça alcançada, prometi e cumpri, que faria o jantar todo doado por mim. Foi divino a sensação que nos dá quando vemos em que o dinheiro arrecado foi transformado para as crianças. O agradecimento delas foi a maior recompensa. Não tenho filhos e acho que o Brasil(governo) deixa muito a desejar quando se trata de educação e preparação dessas crianças para o futuro. Por isso valorizo demais todas as instituições que fazem o que o Recanto do Menor vem fazendo. Precisamos disso e da ajuda de todos para o futuro dessas crianças, que serão o futuro do país. Tenho que mencionar também o trabalho do BrazilFoundation. Maravilhoso! Abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima