Vila do Chef

Por ocasião de um sorteio aqui no blog, conheci uma chef super fofa: Luciana Fonseca. Dia desses, recebo carinhosamente convite dela, para “experimentar” um espaço gastronômico e lá, degustar um jantar. Pois bem! O dono se chama Fred, uma pessoa super simpática e sensível, que além de dar exemplos de como ser um ser humano maravilhoso (assunto para outro post…), elabora  a agenda de cursos, aulas, jantares, festas junto com os Chefs parceiros e os interessados em alugar o espaço.

VILA DO CHEF

cestinha

Na minha opinião, o que é um luxo: no local existe toda a estrutura para encontros onde se pode preparar a comida, servir, comemorar, festejar, etc. com pequenos ou maiores grupos, você faz como quiser. É possível alugar o espaço para você mesmo cozinhar, isso é, ser “chef”! 

Espaço para pessoas

Espaço para menos pessoas

Sala que comporta 18 pessoas

Sala que comporta 18 pessoas

Toda a estrutura montada

Toda a estrutura montada

E o melhor? Passe sua lista de ingredientes e eles fazem o serviço (chato) de comprar, picar, enfim, montam toda a mise-en-place. Já pensou que delícia? Você chega apenas para praticar o lado prazeroso. Ah! E tem mais: a bagunça não é de sua responsabilidade. Acredita? Eles se encarregam disso também!

1528682_568394916571892_282029641_n

A casa propõe um esquema que já está virando tradição, tal é o sucesso. Que tal um jantarzinho na sexta-feira no “Bistro” da Dona das Panelas? É preciso fazer reserva e a cada sexta, é um menu diferente. Enquanto assiste as chefs parceiras Luiza Fiorini e Luciana Fonseca prepararem a entrada, prato principal e sobremesa, são servidos pães quentinhos feitos na casa. É cobrado um preço fixo que inclui vinho, água e refrigerante.

Captura de tela 2014-02-18 às 16.05

As parceiras também dão cursos de gastronomia para profissionais do lar. Muito bacana investir na capacitação das pessoas que cuidam de nossa alimentação, da nossa casa e do nosso bem estar! Olha o folheto!

1497454_580848275326556_1513356770_n

Tem também confraria. Até mesmo, no dia que fui jantar, estava acontecendo, e achei interessante, porque ninguém incomodou ninguém. Os espaços são independentes. 

1460121_552209941523723_2012642168_n

confraria

Ah, agora olha essa! Me conta se seu pimpolho amado chega em casa se dizendo Chef? Imagina ele contando aos amiguinhos que “aprendeu” como fazer pizza, hamburguer, cupcake, cookies… E que ainda “explorou” a origem dos pratos, assistiu filmes, ouviu estorinhas, brincou, lanchou e se divertiu a valer… Não tem preço, era o que eu mais queria quando minha filha Louise era pequena. Não existia um espaço tão bacana assim em BH.

a piada_Fotor_Collage

Gente, e tudo isso numa autêntica vilazinha mineira! Vila do Chef. Com perdão do trocadilho, uma ideia deliciosa tirada do forno, só podia ser coisa boa! Apesar de um pouco fora de mão (depende, fora de mão pra quem, né? Pode ser um endereço distante do meu, e vizinho ao seu), é um espaço super interessante, onde são oferecidos serviços que eu nunca vi em Belo Horizonte. Vale a pena conhecer!

Cada espaço comporta um número de pessoas

Cada espaço comporta um número de pessoas

1531597_568394259905291_1199245913_n

379736_568394353238615_371391341_n

1390620_566566613421389_976758433_n

1479383_568394519905265_1368734149_n 

Agora passo a palavra para o Fred e ele conta, a seu ver, como foi…

O jantar foi um “Sonho de Uma Noite de Verão”. Luciana “Dona das Panelas” Fonseca e Luiza “Doce” Fiorini promoveram um evento memorável em nossa jovem casa.

IMG_9186

Imersos no cenário tão tipicamente colonial da Vila, Chefs ilustres, blogueiros influentes e entusiastas do mundo gastronômico passaram horas agradáveis no jardim e ao redor do fogão, acompanhando as meninas manusearem com destreza os utensílios e prepararem suas delícias.

Luciana e Luiza

Luciana e Luiza

a_Fotor_Collage

No menu: creme de beterraba com coalhada fresca e farofa de castanha do pará, Bacalhau confitado em cama de baroa e para sobremesa, Souflê de goiabada com calda de Catupiry. Espumantes brancos e rosês fizeram a alegria dos comensais, e para acompanhar o bacalhau, “com certeza”, tintos portugueses!

Creme de Beterraba com Coalhada e Farofa de Castanha do Pará

Creme de Beterraba com Coalhada e Farofa de Castanha do Pará

Bacalhau confitado em cama de Baroa

Bacalhau confitado em cama de Baroa

Souflê de Goiabada com calda de Catupiry

Souflê de Goiabada com calda de Catupiry

A interatividade da experiência gastronômica na Vila do Chef provou-se um dos grandes diferenciais da proposta. Em um mesmo ambiente, conversas de alto nível sobre gastronomia, dicas das receitas que estavam sendo preparadas, discussões sobre a harmonização dos vinhos servidos e, para quem estava a fim de conversar outros assuntos, a área externa com seus belos jardins e a brisa perfumada pelos Manacás, os acolheu agradavelmente.

IMG_9208

IMG_9201

Na Sala Ouro Preto (uma das três cozinhas disponíveis), um outro grupo de confrades “amadores” preparava uma deliciosa sardela de entrada, seguida de um risoto de maçã acompanhado de carne de porco. Mandaram super bem! Foi muito interessante observar a interação entre os presentes: em diversos momentos, os participantes de cada evento se cruzavam na ruazinha e trocavam segredos sobre suas preparações.

a a

Em todos os aspectos, a Vila do Chef se mostra adequada para receber eventos com as mais diversas propostas. Oferece uma experiência gastronômica diferenciada dos modelos tradicionais e acolhe igualmente profissionais e entusiastas. Pilotar uma cozinha super bem equipada excita os “chefs” amadores, enquanto que o cenário, os equipamentos e as facilidades proporcionam aos chefs profissionais a possibilidade de se concentrarem no que fazem de melhor. E todos sem ter que se preocupar com a infra-estrutura e podendo ainda, oferecer um cenário encantador aos amigos, à família, ou aos clientes, ou aos alunos, enfim, não importa a quem, importa, como!

a pospecto1377127_538518102892907_2034083539_n

aaaaser com arte 

Você poderá gostar de:

21 comentários em “Vila do Chef

  1. Nossa, Dilu!!
    Amei o post!
    Vc sabe q a Lú é minha amiga do peito!! Sei de toda batalha e principalmente de sua vocação e amor à culinária!!!
    Ainda não conheço o espaço (acredita?), mas essa sexta-feira é a minha vez!!
    Bjs com carinho!!
    Sãozinha

    • Sãozinha, você vai adorar, é muito gostoso e a Lu dá show, porque a comida é muito gostosa e o preço super honesto. Bjss Ah! adorei você ter vindo aqui, viu? Obrigada! (volte mais kkkkkkk)

  2. Dilu, muito obrigada pelo post, estou emocionada com todo o seu carinho, saiba que luto cada dia para me aperfeiçoar e melhorar cada vez mais e mais…. amo a cozinha e respeito muito os ingredientes com os quais eu trabalho. O mais importante é que faço tudo com muito AMOR!!!!! Você sabe que é uma inspiração e uma pessoa muito importante que apareceu na minha vida!!!!!! Te adoro!!!! Bjos!!!! Lu.

  3. Dilu, muito obrigada!!!!!! Não sei como agradecer o post!!!!! Luto todos os dias para oferecer o que há de melhor para os meus clientes e amigos!!!! Tenho muito respeito pelos ingredientes que trabalho e faço tudo com muito AMOR!!!!! Você sabe o respeito e admiração que tenho pro você!!!!! Só tenho que agradecer a Deus e a Dona Nilza de ter colocado você no meu caminho….. Grande beijo!!!!! Lu

    • A Nilza poderia tanto voltar a nos acompanhar, não é Lu???… sinto tanta falta e saudade dela, dos comentários, da energia (maravilhosa), delicadeza, inteligência, alegria, força, gentileza, nossa!!! Era com tanta coisa e sentimento que ela me fazia tão feliz… Acho que não só a mim, a todos que a liam, tenho certeza. Ela ajudou a formar uma corrente de amizade que não tem preço, difícil explicar e difícil para quem não a conhece, de entender…

  4. Querida Dilu,

    Este local é Divino, irei conhecer assim que possível. Adorei a proposta para as crianças, e sugiro ao grupo que avaliem uma proposta para os nossos adolescentes. Será muito construtivo. Parabéns pela divulgação, as fotos estão muito boas, a matéria dá agua na boca!
    Sucesso a Luciana e Luiza.

    • Minha mais nova e já MUITOOOOOOO querida amiga, que bom que você gostou. E ainda me deixou mais feliz por eu saber que você está na Noruega e aí nesse lugar deslumbrante… lendo o blog, Fiquei até emocionada, acredite!

      Graça, espero que você tenha a oportunidade de conhecer, além do trabalho da Luciana, também o do Fred. Ele me encantou com sua sensibilidade, generosidade e por ser um maravilhoso irmão e filho. Um dia iremos lá juntas, espero!

      Fred, analise com carinho a sugestão da Graça. Ela tem razão, é mais um nicho.

    • Oi Graça e Dilu, obrigado pelos elogios. A Vila foi feita com esmero para que nossos clientes sintam-se em casa!

      Obrigado também pela sugestão. Temos buscado que chefs ofereçam uma programação diversificada em nossa casa para atender a públicos de todas as idades em em horários diversificados. Em breve espero oferecermos uma ampla agenda! Acompanhem a programação em nossa página do Facebook.

      https://www.facebook.com/viladochef

      Abraços e esperamos vê-las por aqui em breve!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps