formats

SOBRE DILUCIOUS

Dilucious2

nO blog nasce quando, ao terminarmos mais um belo encontro em torno da mesa, minha querida amiga Stella fala descontraidamente: “Tudo Dilucious”. Naquele momento sua intenção foi apenas fazer um trocadilho entre Dilu e Delicious.

Em um outro encontro gastronômico, Stella repete a mesma expressão. Aquilo me pareceu um sinal e decidi pesquisar. Imensa foi minha surpresa ao encontrar o significado da palavra no Google: “Há muito esquecido, Dilucious é o Deus grego do sabor. Ele abençoa todas as coisas saborosas e agradáveis ao paladar.”

Claro que quase cai… Como assim? Eu, Dilu, que amo todas as coisas do paladar, de repente me deparo com um deus dedicado especialmente aos sabores e com as mesmas iniciais do meu nome! Ah… Foi demais!

Ao buscar mais sobre este deus na mitologia grega, não encontrei nenhuma fonte que comprovasse sua presença na cultura grega ou na cultura latina. Entretanto, podemos sim associar o nome DILUCIOUS, ao nome LUCIUS, que por sua vez tem origem na palavra LUX – em português, LUZ …. E o paladar, a gastronomia é um verdadeiro FIAT LUX na minha vida ….

Por que e de onde saiu esta definição? Imagino, do fundo do meu coração, que a referência a esse “falso deus” foi enviado pelo Deus verdadeiro. O Dilucious me passou a ser tão mágico, que por seu intermédio surgiu o desejo de criar esse blog.

Creio no Dilucious e na licença poética. Assim, nesse blog de sabores, o que verdadeiramente importa é conseguir (e desejo que você também consiga) viajar na simbologia, na ilusão lúdica! Uma brincadeira dentro do amplo contexto que rege a gastronomia!

Que oDiluciousespalhe “bênçãos e luz” através de  muitas coisas saborosas e agradáveis ao paladar!

 

P.S. FIAT LUX significa “Faça-se a luz” ou “Haja Luz”. É um termo bíblico, usado por Deus durante a criação do universo, quando criou a luz, a partir do nada. É uma metáfora que representa a origem do novo.

.

DiluciousTe Saúda!
Venha Sempre Nos Visitar!
 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

82 comentários em “SOBRE DILUCIOUS

  1. Sugestão: Poderia haver uma forma de corrigirmos nossos comentários. rsrsrs… O que fiz acima, tem erros, vou arrumar! rs..

    Ei Dilu, boa noite! Dei uma olhadinha em seu blog e adorei! Além do conteúdo, qualidades das fotos, que considero importantíssimo, gostei de toda a formatação. O fundo preto realça as DIVs na cor branca e, naturalmente, o conteúdo em cada uma delas. A fonte utilizada também é importante e, em seu blog, foi escolhida uma fonte sem serifa, o que facilita bastante a leitura de todos, principalmente das pessoas mais velhas. Assim como eu!!! kkkkkkkk. Parabéns, é lindo o seu blog, vou recomendá-lo, eu já “CURTI”. Bjs querida amiga!

  2. Dilu,

    A cada dia seu site fica melhor e mais bonito.

    Parabéns pelo bom gosto e profissionalismo.

    A cada dia você me encanta mais.

    Beijos,

    Zarife

  3. What I have observed in terms of laptop or computer memory is the fact that there are specifications such as SDRAM, DDR and so on, that must match up the specific features of the mother board. If the pc’s motherboard is reasonably current and there are no operating system issues, improving the storage space literally requires under 1 hour. It’s on the list of easiest computer upgrade methods one can picture. Thanks for revealing your ideas.

    • Dilu, a mensagem a cima foi a minha filha que deixou, pois logicamente tenho que pedir ajuda aos universitários.rsrsrs.
      Seu blog, além de ser visualmente maravilhoso,deve ser dilucioussssss. Que dia vou poder saborear todas essas maravilhas????????
      Beijo grande e saudades

  4. Dilu,
    natal é vida que nasce, é Jesus em nossos lares e corações.
    Que este Natal seja repleto de solidariedade, paz e prosperidade!
    Que seja simplesmente dilucious!!
    Desejo que em 2014 o Deus Grego Dilicious continue espalhando luz e delícias para todos nós!!
    Beijo.
    Águeda Azevedo que quer muito participar do seu sorteio.

  5. Natal! Época de reavivarmos os nossos melhores sentimentos: amor, fé, confiança, perdão e sobretudo esperança. Tempo de aumentar nossa solidariedade. Feliz Natal a todos!

  6. Senhora Dilu,
    acompanho e curto sua coluna.
    Deus inspira revela e “tempera” onde há delicadeza
    a senhora não precisa preocupar-se com os escaninhos, rótulos e etc…
    Ser livre!
    Acariciar o alimento o SAGRADO é ser verdadeiramente CHIQUE
    Parabéns!
    Obrigada.
    Estou satisfeita

  7. Dilú,
    Adoro ler seu blog!!!
    Te acompanhava pelo Estado de Minas, até que uma amigona minha Guta Zuquim me indicou o Dilucious!
    A simplicidade que você coloca em suas palavras me encanta!
    Sucesso sempre!
    Claudia Roquete

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps