Entrar na semana da Páscoa, me fez lembrar esta cidadezinha meio mágica incrustrada no oeste da Áustria. Céu azul, primeiros raios quentes da temporada, ar fresquinho e suave que desce das montanhas, passeio pela parte velha cheia de história e Primavera. Estar em Innsbruck nessa estação é uma experiência especial e inesquecível, pois a temperatura favorece para que a cidade receba seus visitantes com uma mistura de charme e hospitalidade tirolesa – belo legado dos hábitos, do folclore, da musicalidade, das danças, da fé, do amor ao trabalho, da culinária e dos bons costumes.
Para completar, quem tiver a sorte de estar na cidade entre 10 e 21 de abril, deve incluir outro tipo de entretenimento no roteiro e mais uma companhia… um certo ilustre coelhinho.
O Ostermarkt, mercado da Páscoa de Innsbruck, está celebrando sua 11ª montagem sob o lema “Innsbruck floresce”. Em meio às flores, o visitante irrompe em busca do paradeiro do Coelhinho da Páscoa.
Imagina que delícia seria poder conhecer e participar de uma feira onde, além de artigos de decoração, produtos artesanais e uma seleção de delícias culinárias tradicionais, tudo gira em torno de ovos e chocolate.
Para garantir o clima festivo, performances são animadas por bandas locais, grupos folclóricos, oficinas são montadas para as crianças praticarem a criatividade, emocionante caça aos ovos de Páscoa numa divertida competição quando enormes ovos em cores marcantes são espalhados pelo centro histórico da cidade.
Bem… mas nem tudo é mercado, feira, chocolate e excelentes costumes! Tem muito, muito mais! A arquitetura também é especial! Um dos mais belos edifícios de Innsbruck foi construído em 1420 para servir de residência aos soberanos tiroleses. Uma fachada linda de morrer! Uma verdadeira joia gótica. E nele, o mais famoso cartão postal de Innsbruck, o Goldenen Dachl ou The Golden Roof ou Telhado de Ouro.
.
A cobertura da varanda principal recebeu 2.657 telhas de cobre dourado e é o marco mais conhecido da capital do Tirol austríaco.
O Goldenes Dachl foi construído em homenagem ao casamento de Maximiliano I com Bianca Maria Sforza de Milão. A fachada do prédio é toda decorada com brasões de países governados pelo imperador, afrescos e relevos que retratam diversas imagens associadas à vida do Imperador. Um deles o mostra com a esposa Bianca Maria Sforza e com sua amada primeira mulher, Maria de Borgonha.
O telhado dourado cobre a varanda que servia como camarote real onde o imperador, sua esposa, sua comitiva e ilustres convidados desfrutavam de festivais, torneios e outros eventos que aconteciam na praça abaixo.
Hoje lá está instalado o Museu Goldenes Dachl centrado em Maximiliano I e claro, informa sobre a história de Innsbruck, que foi um rico e vibrante centro urbano para todo o Tyrol. Um passeio pelo museu leva o visitante a um tempo medieval, onde mendigos e cidadãos se misturam em festas da corte e lutas sangrentas.
O túmulo do Imperador Maximiliano I é o monumento mais importante da região do Tirol e a mais esplêndida de todas as tumbas imperiais da Europa. Para construí-la foram empregados os melhores artistas da época.
A Igreja Imperial, classificada como monumento pela UNESCO, é apenas um dos destaques em Innsbruck. É linda com seu majestoso interior, imperdível.
A ornamentada tumba de mármore preto feita para o Imperador ocupa o centro da nave. Sua construção levou mais de 80 anos. O sarcófago em si foi concluído em 1572, e os enfeites – finais do imperador ajoelhado, as quatro virtudes e o ferro da grade – foram adicionados em 1584.
Contudo, a cidade oferece muito mais. Innsbruck é cercada por montanhas majestosas e picos escarpados que refletem o brilho do sol. A magnífica paisagem emoldura uma cidadezinha cheia de charme e poucas ruas – estreitas e com calçamento antigo de pedras, belos prédios com fachadas barrocas e góticas.
O centro da cidade, de 800 anos, é a parte principal das atividades culturais.
Na primavera, época que tivemos o privilégio de estar lá, Innsbruck convida para uma pausa nos muitos cafés ao ar livre, na praça central e nas ruas laterais do pequeno centro histórico.
Maria-Theresien Strasse é a rua principal de Innsbruck, um lugar super gostoso para sentar em um dos cafés e ficar vendo as pessoas passarem.
Abraçada por montanhas imponentes dos Alpes, Innsbruck tem Nordkette com 2.334 m, ao norte, Patscherkofel com 2.246 m e Nockspitze com 2.403 m ao sul.
Escolhemos conhecer a primeira por ser mais perto da cidade. Para chegar lá, onde se tem visões maravilhosas, pegamos o trem na deslumbrante estação do Congresso e em cinco minutos chegamos à estação de Hungerbur.
A vista da montanha coberta de pinheiros e as trilhas são um espetáculo à parte.
De lá o funicular vai até o topo da montanha em pouco mais de 10 minutos.
Não poderíamos perder uma experiência como essa num lugar como esse.
Quando a primavera chega nos picos alpinos, a neve derrete, e para nós que não gostamos de esquiar, este é o momento perfeito do ano para visitá-los.
Ainda é frio, mas suportável.
O rio Inn passa por Innsbruck, e nele atravessa uma ponte (bruck), fonte de inspiração do nome da cidade, em alemão “Ponte do Rio Inn”.
Neste local: o rio Inn, as montanhas, pequenas edificações coloridas pela margem do rio. É uma bela vista e não deve ser perdida. É uma pequena fatia de grande beleza do Tirol.
A uns 20 km de Innsbruck, o Interalpen Hotel Tyrol é a melhor opção. Pena que perdi muitas fotos. Imagens de restaurantes, pratos e tudo que mais amo, não vamos ter. Meu computador não aguentou e sobrecarregado, acabou deletando (por escolha e vontade própria) minhas “lembranças”. Mas como a intenção hoje é homenagear a Páscoa…
O marco de Innsbruck é um trampolim para salto de esqui projetado pela arquiteta top das tops, a iraquiana Zaha Hadid. Ao chegar no topo da torre que se chama Bergisel Ski Jump, com 47 metros de altura, se tem uma vista espetacular sobre a cidade. A arborizada montanha Bergisel é um local histórico, cena de muitas batalhas.
Ter tido a oportunidade de conhecer essa linda cidade é a maior razão para, saindo dela, ter uma grande sensação de privilégio e gratidão. Innsbruck “floresce” não apenas como nome da festa da Páscoa, mas também em nossos corações. Obrigada linda cidade!
Nossa! Preciso conhecer esse lugar! Me senti a noviça rebelde! The hills are alive …
Vamos lá juntas fia, nú! Seria muito bom!
Bom por dimais!
Meu Deus, que lugar é esse?
Lindo né, Laura? É uma região pouco visitada por nós brasileiros, pelo menos não vejo muitas pessoas comentando sobre essa lindeza. Bjs
Mineira, que cidade mais tudo! Adorei!
Ei sumida! Fiquei com saudade de você!
É uma cidade linda mesmo Katarina!
Nossa Dilu, me deu muita saudade, é maravilhosa, só que nós fomos quando estava mais frio. Limita muito. Beijão
É Viviane, sempre que está muito frio fica mais chato fazer as coisas. Imagino que subir no topo das montanhas deve ser algo insuportável. Por isso gosto de viajar em outubro e maio. Acho que são as duas épocas melhores, e mais barato, pois é ainda baixa estação.
Bjs querida
Que show Dilu! Bjsss
Ei querida Heloisa. É show mesmo amor, bjs e obrigada
Dilu, também estivemos em Innsbruck numa época, não me lembro bem qual foi, que não estava muito frio. É muito melhor, pois é possível aproveitar muito mais. Parabéns, o post está bacana.
Leonardo, sempre com temperatura amena tudo fica melhor. Olha, fico feliz que tenha gostado, obrigada, e bjs
Ah que cidade mais bacana, eu não conheço, mas me deu muita vontade, vou ficar sonhando, viu Lucio?
Rsrsrssss já entendi, e você Lucio?
Região sensacional, cidade sensacional, post sensacional!
Obrigada, fico muito feliz com seu comentário! Volte sempre!
Muito legal esse post sobre Innsbruck. A Austria é um país maravilhoso, quase tanto quanto a Suiça. Me veio aqui muita vontade de voltar. Obrigada por postar suas experiencias assim que faz as pessoas viajarem pelo mundo afora.
Ah Luiza, é um prazer enorme que revivo ao rever as fotos e escrever sobre cada lugar que tive a sorte de conhecer. Obrigada querida!
Eu e meu bem já fomos lá, uma oportunidade dos Deuses. Eu bem que queria voltar, quem sabe? Sonhar não é proibido, ne nao? Hhehehee
Acredite nos seus sonhos, são eles que te movem! Feliz Páscoa! Tempo de se renovar! Quem sabe é tempo de se renovar em uma viagem? rsrsrsssss….
Tão bacana! Parabéns!
Obrigada querida e Feliz Páscoa!
Nossa que lugar maravilhoso!!!
Lindo mesmo Ilma!
Olha, hoje a “chata” da Louise, que não gosta de nada, comeu seu pão e disse: Mãe, que delícia!
Bjs e Feliz Páscoa D. Cozinheirona!
Gente, o lugar é top com essas montanhas maravilhosas e ainda tem essa feira que parece ser linda de viver! Post lindo!
Obrigada Lelena! Tudo lindo mesmo!
Ótima Páscoa! Bjsss
Dilu, vou aproveitar esse post maravilhoso e te desejar uma feliz Páscoa!! Beijos amiga querida!
Maravilhosa querida, pra vc e sua linda família também. Que vcs tenham uma bela Páscoa, cheia de cosas boas e RENOVAÇÃO! Muitos beijos!
Uma lua de mel neste lugar…. num queria marnada!
kkkkkkkkk isso mesmo Taciana, acho que qualquer casal que passa uns dias viajando, se encontra numa lua de mel. Bjss
OS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO DE 1976 FORAM EM INNSBRUCK, LUGAR MARAVILHOSO. OUTRO MUNDO MESMO. BJINHOS
Elaine, deve ter sido super bacana.
Feliz de vc ter vindo aqui, obrigada e muitos bjss
Eu estou indo viajar pra Europa. Só de ver esse post me deu muita vontade de mudar um pouco nosso roteiro. O que mais você indica perto de innsbruck?
Sem pensar duas vezes: Salzburg que tb é linda! E Lichtenstein, pequenininha, mas bonitinha!
Bacana!
Obrigada por ter vindo aqui Patricia! Innsbruck é mesmo uma cidade super bacana! Bjss
Conto de fadas ou da fada?!
Que maravilha.
Realmente o mundo abre seus braços pra todos,quer por fotos ou “in loco”.
Qdo viajo me sinto ainda mais privilegiada por poder apreciar ao vivo o que “degustamos” por foto e confirmar a beleza de todas as coisas!!!
Suas viagens são um bom começo!Bj
Junia, você é uma artista da mesa e das palavras. Não entendo porque até hoje o Dilucious não teve a boa sorte de ter um texto seu.
Realmente o mundo abre seus braços pra todos, quer por fotos ou “in loco”. (adorei) Muito obrigada minha flor, bjss
Deslumbrante!!! Lugar pra viver o amor!!! Romantico!! Lindo!!! Obrigada por compartilhar essas maravilhas conosco!!! Bjos e uma Pascoa abençoada pra vc, Luis e Louise!!!
Vir querida, para vocês também desejo uma Páscoa abençoada e divina, com sabor do DIVINO MEL.