É PAVÊ OU PRA COMÊ?

é pra ver Gelat mais clara_Fotor_CollageEstava lembrando dessas florzinhas e me ocorreu dar um pitaco em Pitadas”.

Foi assim que nossa IT AMIGA Cristina se referiu à delícia de texto que ela escreveu e vem a seguir. Ela o mandou direcionado ao PITADAS, mas resolvi mudar. Achei desperdício reduzí-lo a uma pitada.

Então por bem, decidi incluí-lo no IT AMIGOS.

.

É PAVÊ OU PRA COMÊ?

Cristina Machado

Quando pensávamos que esta brincadeirinha “infame” já tinha perdido sua força, ela surge novamente, mas não com a intenção de se referir ao famoso Pavê, aquela clássica sobremesa sempre presente nos almoços familiares.

Violetas

Agora, ela veio brincar com as charmosas flores comestíveis, parte  integrante, ou para ser justa, elemento de honra nos menus da nossa Chef preferida.

é pra ve ou pra come

Pelas fotos do Dilucious, você pode conferir como elas enfeitam e produzem impacto, realçando entradinhas, saladas, sopas, pratos principais, sobremesas, enfim, super versáteis, elas penetram sem a menor cerimônia em qualquer preparo. 

é pra ve

As mais usadas são as capuchinhas, cravinas, mini rosas, flor da abobrinha, amor-perfeito, violeta e lavanda. 

É pra ver lavanda

Há bastante tempo essas criaturinhas frágeis e ao mesmo tempo cheias de personalidade conferem sabor, cor e beleza às criações dos chefs e da Dilu, mas também de todos os que valorizam e apreciam uma bela gastronomia. 

É Pra ver ou Gelatina

Porém, há quem tema comê-las: “será que estão ali apenas para enfeitar e dar um toque de originalidade ao prato, serão tóxicas, provocarão alergias?”

é pra ve salmao

E ainda, há também aqueles que se acanham (ou não) em perguntar: “É PAVÊ OU PRA COMÊ?

 

Obs: Os agricultores produzem as flores comestíveis em pequenas propriedades. Agrotóxicos? Em hipótese alguma. Por esse motivo, não devem ser compradas em floriculturas e sim em espaços que comercializam produtos naturais e comestíveis.

aaaa

Curta no face

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu e Cristina


ser com arte

25 comentários em “É PAVÊ OU PRA COMÊ?”

  1. Maria de Menicucci

    É sempre legal levar a primavera para a mesa! Fica lindo com uma explosão de cores! Admiro os pratos do Glouton que sempre vem cheio de florzinhas!

    Adorei a forma de servir o creme numa taça inclinada em base de gelo. Uma verdadeira arte de servir!

    1. Ah Maria, vou fazer pra vc essa Borsch, é linda e deliciosa! Esta foi servida com sorvete de chocolate branco e caviar. Ficou bacana!

  2. Ana Paula Lanari

    Que lindeza! Mas vou confessar aqui que morro de pena de comer essas delicadezas, da mesma forma como não tiro flores do meu jardim! É lindo por demais!

    1. Mas minha querida Polinha… Não estou te entendendo… Você come umas belas cenourinhas, abobrinhas verdinhas, ervilhinhas lindas, tenras berinjelas, etc etc kkkkkkkkk

      1. Vera das Alterosas

        Kikiki, Polinha está fazendo charme. Cheira as florzinhas espetadinhas no garfinho e depois come sem dó! Ainda mais agora nesta fase volantes onde qq florzinha faz primavera! Kikiki bjk a todas. Em tempo, a florzinha mais linda que Dilu me apresentou foi uma boca de lobo ou de leão, que nunca imaginei pudesse ser comestível. Perguntei à minha consultora Junia Vaz que sempre me auxilia em momentos de dúvidas. Depois do seu balanço de cabeça dizendo que sim, ok, eu colhi a florzinha no prato, e a interiorizei. Não, aquela mimosa não foi comida, foi interiorizada. E a primavera se fez!

    1. Obrigada amore, são lindos mesmo. Fico tão orgulhosa quando consigo fazer fotos bacanas. Minha professora Priscila Bartolomeu também deve ficar feliz. Muito bom!

  3. A arte da apresentação é muito importante, não é? Ficou tudo maravilhosmente divino que dá vontade só de ficar olhando. Tipo “pavê” mesmo e nem tocar.
    Parabens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima