“Estava lembrando dessas florzinhas e me ocorreu dar um pitaco em Pitadas”.
Foi assim que nossa IT AMIGA Cristina se referiu à delícia de texto que ela escreveu e vem a seguir. Ela o mandou direcionado ao PITADAS, mas resolvi mudar. Achei desperdício reduzí-lo a uma pitada.
Então por bem, decidi incluí-lo no IT AMIGOS.
.
É PAVÊ OU PRA COMÊ?
Cristina Machado
Quando pensávamos que esta brincadeirinha “infame” já tinha perdido sua força, ela surge novamente, mas não com a intenção de se referir ao famoso Pavê, aquela clássica sobremesa sempre presente nos almoços familiares.
Agora, ela veio brincar com as charmosas flores comestíveis, parte integrante, ou para ser justa, elemento de honra nos menus da nossa Chef preferida.
Pelas fotos do Dilucious, você pode conferir como elas enfeitam e produzem impacto, realçando entradinhas, saladas, sopas, pratos principais, sobremesas, enfim, super versáteis, elas penetram sem a menor cerimônia em qualquer preparo.
As mais usadas são as capuchinhas, cravinas, mini rosas, flor da abobrinha, amor-perfeito, violeta e lavanda.
Há bastante tempo essas criaturinhas frágeis e ao mesmo tempo cheias de personalidade conferem sabor, cor e beleza às criações dos chefs e da Dilu, mas também de todos os que valorizam e apreciam uma bela gastronomia.
Porém, há quem tema comê-las: “será que estão ali apenas para enfeitar e dar um toque de originalidade ao prato, serão tóxicas, provocarão alergias?”
E ainda, há também aqueles que se acanham (ou não) em perguntar: “É PAVÊ OU PRA COMÊ”?
Obs: Os agricultores produzem as flores comestíveis em pequenas propriedades. Agrotóxicos? Em hipótese alguma. Por esse motivo, não devem ser compradas em floriculturas e sim em espaços que comercializam produtos naturais e comestíveis.
Très jolie, charmant et semble merveilleux!
Merci! Beijos
É sempre legal levar a primavera para a mesa! Fica lindo com uma explosão de cores! Admiro os pratos do Glouton que sempre vem cheio de florzinhas!
Adorei a forma de servir o creme numa taça inclinada em base de gelo. Uma verdadeira arte de servir!
Ah Maria, vou fazer pra vc essa Borsch, é linda e deliciosa! Esta foi servida com sorvete de chocolate branco e caviar. Ficou bacana!
Opa, deu água na boca! Estou esperando!!
Meu Deus! Cada um mais lindo que o outro! Ai que delicia!
Obrigada querida, fico feliz que tenha gostado. Eu amo fazer! Bjs
Que lindeza! Mas vou confessar aqui que morro de pena de comer essas delicadezas, da mesma forma como não tiro flores do meu jardim! É lindo por demais!
Mas minha querida Polinha… Não estou te entendendo… Você come umas belas cenourinhas, abobrinhas verdinhas, ervilhinhas lindas, tenras berinjelas, etc etc kkkkkkkkk
Polinha é da turma do só Pavê, então. kkkkkkkkk
Kikiki, Polinha está fazendo charme. Cheira as florzinhas espetadinhas no garfinho e depois come sem dó! Ainda mais agora nesta fase volantes onde qq florzinha faz primavera! Kikiki bjk a todas. Em tempo, a florzinha mais linda que Dilu me apresentou foi uma boca de lobo ou de leão, que nunca imaginei pudesse ser comestível. Perguntei à minha consultora Junia Vaz que sempre me auxilia em momentos de dúvidas. Depois do seu balanço de cabeça dizendo que sim, ok, eu colhi a florzinha no prato, e a interiorizei. Não, aquela mimosa não foi comida, foi interiorizada. E a primavera se fez!
Volantes nao! VÍP LANTES! Meu tablet sempre me corrige sem eu pedir e corrige errado!
Ai que lindo!!! A fotos estao maravilhosas!!!
Obrigada minha irmã! Estou ralando pra conseguir fotos bonitas, e devo isso a Priscila, minha teacher. Bjss
Tudo super! Bem que podia ter vindo cada foto com sua receita, heim? hehehhe
Hummm Juliana… aos poucos vamos colocando, prometo! Bjs e obrigada minha flor
Os pratos estão belíssimos, parecem obras de arte com flores! Parabens!
Obrigada amore, são lindos mesmo. Fico tão orgulhosa quando consigo fazer fotos bacanas. Minha professora Priscila Bartolomeu também deve ficar feliz. Muito bom!
Nossa! Que beleza! Parabéns!
Obrigada Cristiana, que bom que vc gostou, bjss
Divino! Delicia mesmo de post Cristina, parabéns!
Obrigada Santuza!
Ficamos felizes que você tenha gostado.
Beijos e volte sempre.
Bentiêêêê… ques marrrravilhas! O texto uma delicia e os pratos? Quê que isso?
Tudo de bom né Viviane?
Marravilha tb você por aqui, obrigada.
Bjos!
A arte da apresentação é muito importante, não é? Ficou tudo maravilhosmente divino que dá vontade só de ficar olhando. Tipo “pavê” mesmo e nem tocar.
Parabens!