A culinária mineira é ressaltada pelo queijo, que hoje é considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Para valorizar ainda mais seu principal ingrediente, terça-feira acontecerá no Palácio da Liberdade o lançamento do livro Minas Gerais – Fazendas e Sabores do Leite, produzido por Patrícia Soutto Mayor e Clésio Barbosa. Com enfoque no leite de vaca, ovelha, búfala e cabra, a obra vem em português e inglês. Conta a história das famílias e das lindas fazendas, com imagens das paisagens, planícies, planaltos, cerrados, sertões, vales, matas, plantações e pastagens da nossa bela Minas Gerais. Ainda traz uma receita minha e de outros cozinheiros e chefs.
Segundo Clésio, se o livro proporcionar aos leitores um pouquinho da emoção que ele e Patrícia sentiram ao realizá-lo, já será o bastante e reafirmará o orgulho que sente por ter nascido nesta terra tão magnífica.
Segundo Patrícia, com o livro vem a certeza de como é rica a nossa gastronomia, que combina ingredientes simples como leite, queijo, creme de leite, manteiga com pratos irresistíveis e extremamente saborosos. Eles nos instigam a valorizar o que é nosso: “Na mesa dos mineiros, o leite não é opção. É condição! E tradição”.
Maria Pia Souza Lima foi uma das responsáveis pela valorização do leite de cabra no Brasil. Ao me convidar para participar do livro com um prato elaborado por mim, ela mesma lembrou de uma receita que eu havia criado e dado a ela há muitos anos. Adorei relembrar e é com ela que participo. Apesar de bem antiga, a receita é bem contemporânea na concepção. Espero que gostem!
MIL-FOLHAS DE QUEIJO DE CABRA COM ABACAXI E COULIS DE DEDO DE MOÇA
Dilu Bartolomeo Villela
Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu
Que maravilha Dilu. Será uma noite memorante. O livro irá mais uma vez elevar o status da gastronomia mineira e sua história. E tão perto do Festival Gastronômico de Tiradentes.
Gostaria de aproveitar e agradecer seu carinho para comigo. Você é MARAVILHOSA. Que Deus continue abençoando você e sua família e que você continue trazendo para todos nós a sua maravilhosa habilidade gastronômica. Agradeço a Patricia por esta oportunidade única também. A Patrícia tem coração de ouro. Um grande beijo e nos vemos no lançamento do livro.
Ah Felix, é recíproco, vc tb é super carinhoso comigo! Obrigada querido.
É… Graças a Deus existem encontros assim pela vida!
Amanhã a gente se encontra, bjs
Nossa, que chic!
Obrigada Jussara, é chic mesmo, a Patrícia está proporcionando um bem para os amantes da gastronomia e para Minas Gerais.
Bjss
Ah eu queria ir no lançamento! Vai se bacana!
Maria Emilia, me liga ou no face inbox. Bjs
Dilu, achei sua receita muito arrojada, parabéns, você faz a diferença!
Ai Ursula, obrigada querida. Minha receita não é nem entrada, nem prato principal e nem sobremesa. Pode ser todas elas, mas combina super bem para uma bacana pré sobremesa. Fico feliz que você tenha gostado. Obrigada!
Dilu, cai com a receita, vc é F___! Desculpe, mas foi o que pensei hehehehe
kkkkkkkkkkkk Ai meu Deus, só você mesma… Você sabe o quanto gosto de palavrão, mas aqui sou “fofa” kkkkkkkkkkk
Dilu, mas como servir sobremesa como entrada ou salada? Parabéns ta muito chic
Katia querida, vamos lá:
Como entrada: Simplesmente como ela é mesmo, no máximo, passar um fio de redução de aceto e colocar uns brotinhos. Mas se quiser, pode grelhar uns camarões, ou umas iscas de peito de frango, ou umas lulas, ou o que vc gosta.
Como salada: Adicione as folhas que você gosta e as tempere a gosto. Aqui em casa tem um molhinho de salada que não ficamos sem: Azeite, aceto, cebola bem picadinha, sal, pimenta do reino e salsinha.
Acabei de dizer para a Ursula logo ai acima que pode ser uma bela PRE SOBREMESA que sempre faço e copio o nome: PRE DESSERT. É um prato que você oferece depois do prato principal e antes da sobremesa. Eu amo! A Mil Folhas é perfeita para tal!
Amor, espero ter tirado sua dúvida e ter ajudado
Bjs
Parabéns Dilu, e a toda equipe do livro!!!
Você não poderia ficar fora desse projeto, você sabe como ninguém transformar ingredientes simples em pratos originais, únicos e cheios de beleza.
Nós mineiros, estamos muito bem representados por todos vocês que concretizaram essa obra .
Beijos !
Ah minha amiga do coração… Você é meu maior “achado”…
Dilu, eu conheço os outros dois livros, são maravilhosos. Este com certeza também deve ser. Parabéns e todo o sucesso do mundo para os dois escritores. Um abraço, Brenda
Brenda, que bom que você já os conhece. Com certeza este também vai ser dos bons, e que Deus abençoe os escritores pela bela iniciativa. Bjs
O evento e o livro certamente será grande sucesso …
Parabéns, Dilu ! Sua participação vai engrandecer a obra !
Patrícia , mulher de fibra , mostrando que faz pela gastronomia de Minas Gerais , muito mais que as delícias do buffet que ela comanda !
Parabéns , Patrícia e Clésio Barbosa .
Bjs , Dilu !
Ah Nilza… obrigada, mas você é suspeita para falar de mim… o amor faz coisas… rsrrssss
É isso mesmo minha querida, Patricia está se empenhando e colaborando muito com a gastronomia de Minas. Pontos mil pra ela.
Perfeita a receita e mais ainda a resposta da Dilu para a Katia. Dá vontade de fazer bastante e cada dia mandar ver de um jeito diferente. Uau!
Rsrsrss Priscila, só não dá para congelar a massa. O recheio sim. Se fizer, conte pra gente qual você mais gostou. Bjs querida
Parabéns, sucesso total!
Essa nossa culinária mineira é maravilhosa, e essa sua receita é um “must”
Quero um exemplar do livro!
Obrigada querida
Uma pena você não poder ir amiga, mas pode deixar, vamos providenciar um livro para você. Bjs e boa viagem
Parabéns querida! Danada, ocupou duas páginas e bem no meio do livro, lugar de honra! Bem merecido! Bj
Ah Polinha querida, ali todos foram honrados. Um livro bárbaro que veio para valorizar o que temos de bacana. Muito importante para a gastronomia mineira. Bjs
como faço para adquire o livro?
Franquia de Buffet infantil da Xuxa seleciona franqueados em Minas Gerais e Rio de Janeiro .