Em 2007, minha filha Louise fez intercâmbio na Suíça.
Incrível pensar que, mesmo longe de nós, não nos
preocupávamos, pois ela não corria nenhum risco. Sim…
com apenas 14 anos, permitimos que ela fosse viver
sozinha sua infantil adolescência, num lugar
desconhecido e distante. Hoje, ela morando
aqui no Brasil, quem não dorme sou eu… Só quem é
mãe sabe a que estou me referindo.
Bem, melhor ir ao que me trouxe aqui…
Lá, ela teve muitas oportunidades e a maior delas,
era poder viajar nos finais de semana. Na época,
eu fazia roteiros apropriados para quem conhece
pouco, ou nada, uma cidade. Mas então… Por que
estou me lembrando disso? Esta semana, uma amiga
me pediu umas sugestões e já que ela vai com o filho,
também adolescente, chegamos à conclusão que,
o roteiro que eu fazia para a Louise, talvez possa
servir também para eles.
Para muita gente, esse “script” é bem básico,
mas sei que muitos podem aproveitar.
.
Toujours PARIS
.
.
Uma das mais deslumbrantes cidades do mundo começou por volta do ano 300 antes de Cristo, com uma tribo celta chamada “Parisii”. Êta povo de bom gosto!
.
.
Pensar que eles se instalaram bem no meio do rio Sena (põe “bem” nisso), nas duas ilhas chamadas Île Saint Louis e Île de la Cité.
.
.
Bem, muito tempo depois, os romanos invadiram essas ilhas e batizaram o vilarejo de Lutécia. Em 360 depois de Cristo, a vila foi rebatizada e, até hoje, sustenta o nome da cidade mais conhecida do mundo – Paris.
.
.
Penso que, se tenho 15 dias disponíveis, dedico os 15 dias para apenas um lugar. Na minha opinião, é preferível conhecer BEM uma cidade do que MAL um monte. Ainda mais Paris, que nasceu para ser a cidade perfeita para cativar turistas.
.
.
Tudo ali emana um sensação de overdose: história, monumentos, museus, comida, emoção, sedução…
.
.
Paris ainda propicia uma boa atividade física, pois não existe cidade melhor no mundo para caminhar ou andar de bicicleta.
.
.
Garanto que não bate cansaço, pois o coração fica tão ocupado com tantos sentimentos e o olhar tão maravilhado, que você esquece as pernas.
.
.
E vamos combinar, é caminhando que se sente a alma da cidade.
.
.
Entretanto, se você preferir pegar o metrô, o de Paris é campeão mundial quando o assunto é transporte público, mas infelizmente, é preciso muito cuidado, pois hoje em dia os ciganos o transformaram em algo um tanto perigoso.
.
Os ônibus são limpos e baratos.
.
.
Quanto aos “mal afamados” taxis, posso dizer que nunca tive problemas, mas é um meio de locomoção mais caro.
.
.
E as diversas visitas guiadas? Eu amo! Em todas as cidades que chego, a primeira coisa que faço é pegar o city tour e ver o geral, aí sim, volto no que mais gostei para conhecer melhor.
.
.
Em Paris não é diferente. Sempre que vou, acho uma delícia fazer city tour. E tem mais, você pode comprar o ticket de 3 dias e fazer do ônibus, seu “taxi”, subindo e descendo nos pontos que quiser ou nos que forem mais interessantes.
.
.
Seus 20 bairros estão dispostos em espiral, do centro para fora, no sentido horário, em ordem crescente, à partir do Louvre e são chamados Arrondissements.
.
.
Durante o dia também, mas principalmente à noite, vale a pena fazer um passeio de barco pelo Rio Sena.
.
.
Um dos pontos para comprar os ingressos do Vedettes du Pont-Neuf fica no Quai (cais) Pont-Neuf, em frente à Notre Dame, basta descer a escada até a margem do Sena que você encontrará o guichê. O ponto de partida dos barcos da Bateaux Parisiens, se encontra nos Quai do Sena, ao pé da Torre Eiffel. São passeios de 1h, com saída a cada hora, das 10h00 às 22h00. Percorre o Sena até as Île de la Cité e Saint Louis, voltando ao ponto de partida. É um passeio imperdível, pois mostra alguns dos principais monumentos de Paris. Existe até um jantar, mas pessoalmente, acho que não vale.
.
.
Bem… até aqui, fiz uma introdução, dando uma pincelada.
.
.
A partir do próximo post veja aqui vou mostrar alguns roteiros que ocupam 1 dia inteiro.
.
.
O mapinha será a melhor opção para quem não conhece bem a cidade, ou seja, para não ficar igual barata tonta “pra lá e pra cá”. As indicações seguem um roteiro onde está tudo perto e dá para fazer todo ele a pé.
.
.
Para facilitar, sugiro pegar um mapa no hotel e pedir ao Concierge para copiar o trajeto no mapa. Espero você aqui para ver nosso primeiro “plano”: imperdível!
.
.
Na realidade, não importa se são indicações para quem conhece pouco ou muito a cidade, o que conta é que Paris é Toujours Paris.
.
VEJA O PRÓXIMO POST da série TOUJOURS
TOUJOURS PARIS! O sabor… ops, o saber confere poder eterno
.
Tô precisando voltar em Paris! Ô cidade linda! Vou seguir suas dicas todinhas! Hummmm! Ai que vontade! Beijos
Amor, voltamos com vcs na hora que vcs quiserem… Hummmm… ia ser muito bom!
Ansiosa pra ver o proximo! OBAA!
Ai Cintia querida, vou me esforçar ao máximo para que você goste do próximo também! Bjs
Vamos!
Polinha e Dilu?
Quando?
Quando???????? kkkkkkkkkkkkk
Ai Dilu adorei o mapinha, que tudo!
Leandra, esse mapinha foi feito há muitos anos. Vou colocar um melhorzinho e explicar como seria a melhor maneira de percorrê-lo. Obrigada querida, bjs
Dilu, eu não estou acreditando que me deu esse carinho !!!! Estou sem palavras !!!! Toda arrepiada !!!! Hj , domingo , perdi uma pessoa amada e querida e vc vem enfeitar com esse post… E como me dizer que tudo ainda vale a pena e que ainda existem pessoas como vc !!!!!!
Obrigada …????? Não , não existe palavra pra agradece-la !!!!!!!!!!
Vc eh única …e um diamante !!!!!!!
Que essa força maior que nós move esteja sempre al lado de vcs , protegendo sua família !!!!!!
Vc e muiiiitooooo especiallllll !!!!!!! Bjs
Sinto muito pela perda que você teve, mas lembre-se: Deus sabe o que faz, e tenho cá comigo, que o outro lado deve ser bão dimais da conta!
Gisele minha querida, você já ouviu falar dos 3 Gs? É super básico e diz assim:
GENTILEZA GERA GENTILEZA!
Pois hoje vou falar dos 5 Gs:
GENTILEZA GERA GENTILEZA! GRATA GISELE.
Bjs amore
Nossa, se só pra apresentar ta assim, to imaginando o que vem por aí. Sentada feliz da vida esperando!
Rsrsrsss… vc é uma querida Neuza. Olha minha responsa! Não deveria ter anunciado nada. E depois se vc não gostar? Jesus!!!!
Paris sempre Paris! Cidade dos Deuses, a mais bonita deste planeta. Eu também estou curioso com o mapinha que vem a seguir!
Ola Leonardo, espero não decepcionar! Bjs
DILU , luminada , maravilhosa , tal qual PARIS !
Amo tudo que vc faz , mas adoro seus posts como o que acabei de ler …
Com sua conhecida generosidade em compartilhar suas experiencias , vc vai nos envolvendo , nos levando aos cenários reais e fantásticos de suas incríveis viagens , registradas por belas fotos … Adorável !!! vc nos fala de PARIS como se falasse de sua casa , de sua sala de visitas …
Que bom , vem aí mais uma de suas belas inpirações …. facilitar a vida de quem quer conhecer , visitar , desfrutar da maravilhosa PARIS ! Lembro-me mto bem do roteiro que vc fez para a querida Vera das Alterosas e nós fomos brindados com o magnífico post UM ENCONTRO EM PARIS em tons de rosa!
Não dá pra terminar sem deixar registrado minha admiração por PARIS/FRANÇA , berço das mais variadas e exuberantes formas de artes ………. gastronomia , música , cinema , artes plásticas , citando alguns dos geniais franceses………………… MONET , GÈRALD DEPARDIEU , AUGUSTE RODIN , MIREILLE MATHIEU , a célebre ÉDITH PIAF …. não citei nenhum chef propositadamente … vc DILU , daqui de ”nossa casa” , brilha em qualquer lugar por onde vc passsa , é a CHEF , pela consagrada gastronomia que vc ama fazer ! Obrigada por sua generosidade , sabedoria , seu carisma , seu carinho !!!
Bjs , queridinha !
Nilza fia querida, adorei o Diluminada. Mais uma vez, lágrimas nos olhos! E mais uma para me deixar em estado de euforia, aliás, ultimamente é o meu estado permanente! Sempre alegre, feliz, preenchida de felicidade! E são vocês minhas amadas que são a razão de tudo isso. Aliás de novo rsrssss…., você acaba de dizer que falo de Paris como se fosse minha casa. Não é, mas gostaria imensamente que fosse. E sempre foi o sonho que desejo algum dia realizar. Mas ontem aconteceu uma coisa diferente que me deixou… sei lá como (não encontrei uma palavra para descrever). Conversando com o Luiz sobre isso, me veio um pensamento: “E se eu fosse morar fora, como ficaria o blog? Ah… é só continuar! Como assim, só continuar? Não mesmo! E como ficaria nossos encontros, mesmo que nem tão constantes como eu gostaria, como seriam os abraços, tais os que aconteceram na Polinha na minha festa surpresa, como eu faria com minha saudade, que já sinto mesmo estando tão perto de todas… E se alguma de vcs precisasse de algo que eu pudesse ajudar???????? Ai meu Deus, acho que o blog vai mudar um sonho sonhado por décadas!!!!!
Adorei Dilu, espero voltar a Paris, Cidade da Luz!!!! Dos sonhos!!!! E espero que vc volte muitas vezes, mas só pra passear!!! .Bjos amore!!!
Ah minha amiga querida, linda que amo demais! Ta bem! Só par passear!
Hummm… e vamos um dia juntas, seria super! Sexta feliz em Paris! rsrssss Até rimou!