Será que a esperança é o bem que nos move? Acho que sim! Esse post conta as delícias de uma viagem e como a palavra esperança entrou nela. Coincidência falar em esperança nesse momento vivido por nós e pelo Brasil. Pergunto: é hora de ficar postando o “bem bom”, quando acabamos de sair da primeira de muitas manifestações? Se me permitem responder, digo que sim. Entre manifestos e desilusões, que venha o “recreio” para que possamos ter um pouco de alegria nesses momentos “sinistros”.
.
A ESPERANÇA É FEMININA
TOSSA DE MAR
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Enfim, Espanha!
.
.
Muito tempo antes de viajar, faço as reservas dos restaurantes (e consequentemente, dos hotéis). O Sant Pau de CARME RUSCALLEDA, com sua cozinha criativa, moderna, inspirada nas paisagens e na cultura da rica culinária catalã, era uma das mesas que eu mais desejava e não conseguia reservar. Nessa viagem dos sabores, por causa da esperança, conhecemos TOSSA de MAR (na esperança de, estando lá, conseguir a reserva no Sant Pau).
.
.
Em Loret de Mar, a pergunta que não queria calar: por que um hotel deste gabarito se encontra num lugar que não tem nada a ver com ele?
.
.
Todo o luxo e maravilha do ALVA PARK, hotel em que hospedamos na região, não combina com a cidade que é feinha e sem charme algum.
.
.
Para a pergunta que não queria calar, me responderam que é um hotel VIP, onde se encontra bálsamo disponibilizado em tempo integral aos hóspedes. Enfim, o ALVA é um oásis 6 estrelas que oferece além de conforto, muitas cortesias.
.
.
Acreditando na máxima “a esperança é a última que morre”, confiamos que, estando no ALVA, conseguiríamos a tal reserva no Sant Pau, pois a cidade de Sant Pol, onde o restaurante se encontra, é bem próxima. Que nada, desta vez a esperança nos traiu! Não fomos felizes para conseguir a reserva.
.
.
E de qualquer maneira, foi ótima a trégua naquela que estava sendo uma viagem super corrida ver post SURPRISE… com CUISINE DU TERROIR, já que reservei dois dias para a tentativa (frustrada).
.
.
TOSSA DE MAR fica ao norte da Espanha, a 100 quilômetros da fronteira sul francesa e a uma hora de Barcelona. É uma cidade de muitas facetas… Ao lá entrar, olha a primeira visão que se tem!
..
Ao adentrar a cidade, você passa pela parte mais moderna.
..
Até o ano de 1500, as casas foram construídas extra-muros para acomodar o normal crescimento populacional. Este processo foi acelerado nos séculos XVII e XVIII, moldando uma configuração urbana que assim permaneceu até a chegada do turismo de massa na década de 1950.
.
Mas ainda bem que Tossa conservou sua parte antiga, que é muuuito linda.
.
.
Só por curiosidade, em 1989 Tossa de Mar foi a primeira do mundo a declarar-se Cidade Anti-Touradas. Palmas para Tossa e um tim tim para a liberdade, ainda mais essa sendo dos touros – grandes, fortes e indefesos!
..
.
Depois da parte mais moderna, vem literalmente, o ponto alto da cidade: Monte Guardi. Para lá chegar, é preciso subir…
.
.
Subir…
.
.
Subir…
.
Subir… para lá em cima ter a vista dessas paisagens… Vale a pena demais!
.
.
No século XII, no topo desse monte, foi construído o castelo.
.
.
Na mesma época, Tossa ganhou a construção de uma igreja também no topo do monte. A foto mostra os restos do que ainda pode ser visto dela nos dias de hoje.
.
.
E as ruínas do castelo com vistas extraordinárias para o mar? É a parte mais bacana de Tossa.
.
A cidade ainda nos reserva mais surpresas, aliás, agora vou mostrar de onde surgiu a coincidência desse post e de seu título! Tossa é linda e nos remete a um belo filme. Com isso, conhecemos outro tipo de esperança.
.
.
O poema escrito no mármore da escultura da atriz Ava Gardner, aparece no início do filme “Pandora”, filmado na cidade de Tossa em 1950.
.
.
Foi esse filme, apoiado em antigos mitos, que projetou a Costa Brava como destino turístico ao resto do mundo.
.
No filme, ao pequeno porto espanhol, deram o codinome Esperanza. Lá viveu a linda e enigmática Pandora (Ava Gardner), mulher culpada pelos males do mundo e objeto de desejo de todos os homens do vilarejo. Até aparecer um misterioso “navio fantasma” com um marinheiro amaldiçoado a vagar pelos mares à procura da mulher que morreria por ele. Pandora viu seu coração ser conquistado por ele num clima de magia, romance, beleza e… esperança.
.
.
O filme é baseado em lendas da mitologia grega. Pandora, aquela que Zeus elegeu como a sua primeira criação feminina, recebeu uma caixa com nefasto conteúdo, por isso, jamais deveria ser aberta. Dentro dela os deuses colocaram todos os males do mundo e apenas um único bem: a esperança. Nem preciso dizer que Pandora, vencida pela curiosidade, abriu a tal caixinha… e todas as tragédias humanas fugiram, mas Pandora ainda conseguiu fechá-la, antes que a esperança pudesse escapar.
.
.
Essa metáfora foi como a mitologia simbolizou a natureza feminina, com toda sua beleza, sensualidade, poder de dissimulação e claro, de sedução. Mesmo Pandora sendo a portadora das mazelas no mundo, ela mostra que é a mulher quem tem a força!
.
Cá com meus botões, fiquei pensando por que será que a lenda só poupou a esperança? Deve ser porque a esperança é o que nos move, é o alento do nosso caminhar e “se a ideia não é absurda, há esperança para ela”. Albert Einstein
.
.
Ah… e tem mais, A ESPERANÇA É FEMININA, e se é algo “mulheril” o que aqui se cogita… logo, pensa-se na probabilidade de que a mitologia tenha se enganado, e da caixinha de Pandora só desponte o bem (fica essa sendo a mensagem desse post, ok?).
.
Outra lenda contida no filme é a do marinheiro amaldiçoado a encontrar uma beldade disposta a morrer por ele… Ah.. a esperança!
.
.
A propósito, outra curiosidade: dizem que durante as filmagens, Ava caiu de amores pela Espanha, ou melhor dizendo, pelo toureiro Cabré, participante do filme, e isso destruiu seu casamento com Sinatra.
.
.
Então… atrás da esperança, conhecemos Tossa de Mar na Costa Brava. Cidade linda que, além do belo filme, nos remete à reflexões… Claro que incluem as gastronômicas…
.
.
Bem, voltando a nossa real realidade, não consegui mesmo a reserva… Nem com insistência e muito menos acreditando naquela outra máxima que o “universo conspira…”. Hoje o dia não está para as “máximas”… kkkkkkk…
.
.
Já tínhamos a indicação do restaurante La Cuina de Can Simon, situado numa ruínha super charmosa e instalado em uma antiga casa de pescadores aos pés das muralhas medievais da Vila Velha de Tossa.
.
.
O Can Simon – 1 estrela Michelin – com sua atmosfera descontraída e cozinha catalã serve comida mediterrânea com um toque pessoal do chef e, como o próprio diz, com sotaque marinheiro (adorei essa!).
.
.
Além do cardápio normal, o chef serve dois tipos de menu degustação: um de quatro cursos e três sobremesas, e outro de seis cursos e três sobremesas.
.
.
Escolhi o GASTRONOMIC MENU que começou com algo a mim desconhecido. GOELA DE PEIXE.
.
.
Olha a lindeza da panelinha de VIDRO… Tchuco demais!!! Ainda não perdi a “esperança” de um dia possui-las… kkkkkkk… E um dia fazer a receita a “la Dilu“. Nela, o chef usou caldo de carne, ficou deslumbrante! Eu ainda colocaria umas cositas más!
.
Dominando o conhecimento da sua cultura gastronômica e do seu povo, o chef prepara pratos regionais com toques modernos.
.
.
O menu muda a cada dois meses, por isso, quem passar por lá não terá as delícias que estou mostrando, pois vai desfrutar de novas propostas.
.
.
Alguém já viu lula defumada? Prepare para ver agora, pena não poder sentir o sabor…
.
.
Amo atum! Amo atum! Esse veio com nhoque de wasabi, bolinha de wasabi e redução de shoyo… Perfeito!
.
.
Ai meu Deus… um Foie Gras maravilhoso feito a baixa temperatura e servido com figos e cebolas carameladas.
.
.
Eu teria servido a Granita de Alecrim antes do prato do Foie – acho que vocês vão concordar comigo. Além de o atum tem gosto forte, logo após vamos ter outro tipo de refrescante.
.
.
A pré sobremesa trouxe uns cubos refrescantes de picolé de frutas vermelhas com açúcar cristal – ideia muito leve, interessante e gostosa!
.
.
A sobremesa foi um esférico de chocolate com recheio de leite de coco e ao lado, um sorvete (ruim) de coco.
.
É isso ai pessoal, tudo muito doce, tudo muito lindo! Falar do “bem-bom” é uma delícia, mas falar da esperança é melhor. Ah… ainda mais que A ESPERANÇA É FEMININA, lembra?
.
.
Tomara que da caixinha de surpresas que é esse nosso Brasil, só desponte o bem! É isso o que desejo, e é nisso que deposito toda a minha esperança de hoje!
.
É isso ai amiga, já tava de saco cheio de só ver manifestação! LINDOOOO post! Thank you!
Ah Patricia, é sempre bom dar um refresco, não é? Obrigada amada!
Amada, quem tem amigas com seu astral, não quer mais nada da vida. Verdade!
Alessandra, você fala assim porque é uma fofa e querida! Bjs e obrigada de coração!
Vos messages sont toujours sensationnel. Merci!!!
Crystine querida, merci!!!!!!!
Lindo post Dilu. Vc tb é uma caixinha de surpresa
Rsrsrsss… Mas ainda bem que dessa caixinha só sai firulas que de mal nada tem. Bjs amor e obrigada
Dilu, eu estou aqui na dúvida se sao as fotos que sao lindas demais ou se o lugar que é maravilhoso assim. Perfeito.
Jussara, as fotos são lindas, mas Tossa possui vistas do mar que são realmente de babar. Vale a pena conhecer, isso é, se tiver passando por lá. Bjs
Dilu querida, eh sempre muito bom ler o que você escreve. Saber e ver a beleza de algum lugar que provavelmente você nunca vai conhecer eh maravilhoso, e melhor ainda quando vem com um acréscimo da parte cultural, ainda mais contada deste jeito, com a Caixa de Pandora (eu nao sabia da historia, você acredita?), com a gastronomia, com as paisagens, com você linda e charmosa com este chapéu junto. Mas fiquei curiosa quanto ao tempo. Tudo que você colocou neste post foi feito num dia só?
Tabata querida, muito obrigada pelos elogios, você foi carinhosa.
Sim, tudo que coloquei nesse post foi feito em um dia. Saímos do hotel depois do café e fomos para Tossa. Passeamos pela cidade, subimos no castelo e depois fomos almoçar. Não carece mais tempo do que isso.
Olha, senti sua falta aqui, vc sumiu, que bom que voltou.
Bjs
Diluzinha do meu coração, vc é uma querida! Post lindo e gostoso!
Obrigada querida, saiba que você tb está bem sentadinha no meu coração, e com isso, fico muito feliz!
Dilu, eu venho percebendo que os posts estão seguindo um roteiro, é isto mesmo? Se for, isto eu queria de te dar uma sugestão. Que que vc acha de colocar um mapinha mostrando a localzação, pq se a gente quiser seguir, fica mais fácil da gente acompanhar. Desculpe a invasão. Beijos, Gisele
Invasão alguma Gisele. Eu tenho de te agradecer da ótima ideia. Vou fazer isso sim. Bjs e muito obrigada
Olha Diluzinha, qdo eu for na Espanha eu quero conhecer essa cidade muito linda. Obrigada pela dica, um beijinho, Marcinha
Ah Marcinha, que fofa! vamos fazer um roteiro bem legal para você, ok?
Sensacional este post! Adorei!
Leticia, vc sempre tão gentil… Obrigada pelo carinho, querida!