pensando que
estou me
esbaldando na
Itália, ou quem
sabe, estou numa aula da rica
gastronomia italiana?
As duas opções estão certas
e as duas estão erradas…
O que você vai ver daqui a
pouco vai te deixar ainda mais
em dúvida, já que as respostas
anteriores não responderam
coisa alguma.
.
.
UM LUGAR QUE ATENDE PELO NOME DE EATALY
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
.
– Então… Será tudo isso uma fábrica de mozzarella ou uma loja de vinhos? Hummm… Açougue… peixaria… Quem sabe restaurante? Bar? Cervejaria? Pizzaria? Delikatessen? Doceria, sorveteria ou padaria talvez?
– Não!
– Uma bela duma indústria de macarrão!
– Amornou, mas não acertou.
– Xô pensá……………………….. Acho que……..
– Ãh… captou? Diga!
– Ok, é uma praça de alimentação.
– Chega! Já sei a que conclusão você vai acabar chegando: tudo isso, essa mega joalheria, é UM LUGAR QUE ATENDE PELO NOME DE EATALY.
.
.
Sim, de uma forma indireta, você acertou. O EATALY é um lugar onde tudo é tratado e vendido como joia. E o melhor, em cada uma, você irá encontrar sabor e alma italiana.
.
.
Não desceu redondo a comparação com joalheria? Ok!
.
.
Que tal então nomeá-lo “armazém de luxo”? Onde todo e qualquer dinheiro é ajuizadamente dilapidado (sim, pois é impossível não gastar rios de dinheiro num lugar como esse).
.
.
Tudo lá é tratado com o mais puro carinho, respeito, e ai de quem tentar manusear de outra forma o aceto, o azeite, a pizza…
.
.
…o Grana Padano…
.
.
… ou outro queijo, por mais simples que seja…
.
.
…a massa ou pasta…
.
.
…o pão… ha, os pães italianos…
.
.
…o Prosecco…
.
.
…as trufas…
.
.
…o prosciutto… Até eu que não sou muito fã, porque no Brasil é dificílimo encontrar quem saiba que presunto deve ser laminado finaaaaamente, caí de amores!
.
.
Tenho de repetir: Tudo lá é tratado com o mais puro carinho, respeito, e ai de quem tentar manusear de outra forma qualquer “fruto” ícone da culinária italiana, que dirá o VINO!
.
.
É um lugar onde até os mais jovens aprendem a apreciar o alimento, valorizar o produtor e, principalmente, aprendem qual o caminho percorre o alimento para chegar ali.
.
.
A estratégia do Eataly, simples, mas perfeita, está focada basicamente na venda de alimentos artesanais, fazendo uma mea-maxima culpa “meia-volta, volta e meia vamos dar” aos velhos tempos, quando comprávamos comida em feiras de pequenos produtores.
.
.
Sem falar nos restaurantes e outros lugares onde você pode aproveitar ainda mais o EATALY, sendo para descansar, sendo para organizar as ideias e selecionar o que deve ou não comprar, sendo para fazer o que existe de melhor no lugar: comer.
.
.
Mas de todos, o espaço que achei mais lindo, talvez pela vista, foi a Birreria, que é uma cervejaria no terraço do prédio.
.
.
E tem outra, o EATALY é um lugar onde o país da bota tem sua gastronomia impulsionada como se fosse ouro (ou é?, taí o porquê da “joalheria”): “How to EATALY”… “Eataly is Italy”…
.
.
E a máxima “You are what you EATALY” que quer dizer “Você é o que você Eataly”? Slogan pretensioso? Pode até ser, mas… Quem pode, pode! Tal qual a “oração” de despedida na saída do “templo”: Life is too short not to eat well.
.
.
Bem gente, só há um pouco mais a dizer, pois as fotos falam por mim e dá pra ver que é mesmo um lugar gerado por um visionário e respeitável ser humano. Sim, a gastronomia italiana terá uma dívida eterna com Oscar Farinetti, pois o que ele criou em Turim, no norte da Itália, há pouquíssimos 8 anos, se transformou num boom, mundo afora.
.
.
A imediata penetração no mercado, literalmente, rendeu frutos em Istambul, Milão, Chicago, Dubai e a franquia nova-iorquina tem como sócio o chef Mario Batali. São de lá as fotos que ilustram esse post.
.
.
Bem que eu gostaria de estar em São Paulo, pois amanhã chega a vez dos paulistas – afff… sempre eles – terem sua gigantesca versão disneyworldgourmet italiana.
.
.
Ai meu Deus, não posso deixar de pensar nas nossas Minas Gerais e a vocação de seus filhos no fogão. Quando chegará a vez do nosso estado, com toda suas “minas” gastronômicas, adquirir seu lugar ao sol? Ou ao menos, quem sabe, conseguir um lugarzinho à sombra de UM LUGAR QUE ATENDE PELO NOME DE EATALY?????
.
.
Nossa Dilu, que maravilha!
Me lembrou o Fancy Food Show em NY. São tantas coisas que nos deixam desorientados.
Rsrsrss… é verdade Felix. Eu também fico meio doida no meio de um lugar como esse. Paraíso pra nós cozinheiros!
Que showwwww!
Show mesmo Valeria. Um lugar deste tipo é pra gente reservar parte do dia pra ficar por conta. Nós almoçamos lá. Bjss
Diluzinha, vc é nada menos que fera!
Eu??? Como assim? kkkkkk…. O lugar que é fantástico. Bjs minha linda
Putz! Dilu isso para mim é muito melhor do que uma joalheria, é uma Disney para os olhos e paladar! Uau!!! Pena que nossa BH continua isolada desses play grounds!!! Beijos
Versão disneyworldgourmet italiana… kkkkk…. Acho que BH tem uma aura de “Não se aproxime”, mas quando vem um Eduardo Maya e faz o que ele fez, é sucesso.
Dilu, Sampa é sampa ne fiaaaaa
Rsrsrsss… é, isso é inegável!
Eu iria surtar num lugar desses afinal sou apaixonadíssima pela comida italiana e eu sou italiana né???? Dizem que abriram o eataly em São Paulo, será que vai ser bom igual a este que você esteve???
O máximo de lugar parecido que já fui foi a KaDeWe em Berlim que é simplesmente demais!
Nossa Maria, a KaDeWe é um lugar ainda mais inusitado. Acho que foi assim pra mim, porque achei coisas lá que nunca mais vi, por exemplo: Lentilha Beluga. Ah que saudade! Ela é igualzinha um caviar, maravilhosa.
Acho que o Eataly SP será inaugurado amanhã. Vontade, viu?
Dilu, vai ser quase na esquina de casa. To adorando este vizinho maravilhoso
Ai que vontade de ir lá ver esta coisa do outro mundo!
Nem fala Renata, eu também estou morrendo de vontade de conhecer. E levar uma mala “pras comprinhas” rsrsrsss
Dilu, hoje eu estou em SP e quero conhecer demaisss este lugar. Você sabe se a inauguração é pra convidados?
Não Priscila, pode ir e se esbaldar… hummmm… que delícia!
!
Gostei da exclamação Eliziário. Ela diz tudo. Obrigada!
Já estava na hora de um mega empreendimento deste tipo no Brasil. Isto é um bom sinal, que eles acreditam na economia.
SP acredita sempre, haja visto a diferença deles pro resto do Brasil, Ontem mesmo estava comentando sobre Florianópolis e sua falta de estrutura para atender os turistas – pecado imperdoável. Eu por exemplo, não sinto vontade de voltar, e imagino, que assim como eu, outras pessoas tb não. Bjsss querida, muito obrigada por vir aqui no blog, me deixa muito feliz!
Dilu, ja esta agendado para conhece. O de Nova York é barbaro e ja sei que o de Sampa nao deixa nada a desejar.
Que bom nao?
bjos e mais bjos
Ei amada, que bom vc aqui, fico super feliz! Me disseram que de todos, o de SP é o mis bonito, opinião do próprio arquiteto.
Vamos?
Estive agora de abril a maio no Brasil e fui visitar a loja do EATALY na Av. Juselino Kubitschek e fiquei imprecionada com tanta variedade, é verdade que fiquei um pouco assustada com os preços, mas estava cheia e com fila no estacionamento… Viva Brasil….. Bjs meninas
Solange minha linda, não acredito que vc veio ao Brasil e nem deu o ar da graça aqui. Na sua próxima vinda poderíamos combinar de vc dar uma aula pra gente, o que vc acha? Seria maravilhoso (maravilhoso pra nós, é claro!!!).
I do trst all thee ideas yyou hae presented onn your post.
They are really convinciong annd can definitely work.
Still, tthe poats arre very brief forr starters. Mayy you pllease lengthjen thedm a
little from nex time? Thankks for the post.