Êta gastronomia que tanta alegria nos dá. Além do fato de comer, por si só, já ser um dos maiores prazeres, agora ela, a gastronomia, vem toda prosa – vem mansinha, mas vem – com um algo a mais uai. Então, no momento, é na gastronomia que mora o orgulho de ser brasileira e é no Queijo Canastra, Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, que mora a raiz desse orgulho. Com esse espírito, devemos parabenizar o jovem e corajoso Guilherme Ferreira, que saiu lááá das serras da Canastra para mostrar sua preciosidade láááá num dos principais concursos de queijos do mundo, o Mondial du Fromage de Tours. Onde? Na França! Pasmem, no concurso o rapaz faturou a PRATA com seu queijo que no prato é OURO, já que é hoje, o segundo melhor do mundo. Bem, como todos sabem, o queijo é um produto “vivo”, mas vivos mesmo devem ficar os franceses. Sim minha gente, a gente já chegou lá com a “prata”, que fiquem vivos com nosso terroir caipira, esse sim, é de “ouro”!
.
Para lembrar um gostinho mineiro com técnica francesa, vou deixar essa receita:
CHUCHU RECHEADO COM LOMBO E QUEIJO BRÜLÉE
.
Eu uso o queijo deles Capim Canastra para fazer pão de queijo! O aroma deste queijo eu acho maravilhoso que é meio floral e adocicado!
Nossa Maria, quero experimentar, deve ser divino!
Que que ainda tem alguma coisa para nos dar orgulho no Brasil! Viva Minas!
Polinha, por isso escrev: “no momento, é na gastronomia que mora o orgulho de ser brasileira”. Porque no resto… é só a vergonha que resta.
Olha que barato! Eu gostei de saber, obrigada por informar
Beijos querida
Dilu eu vou te contar ! Parabéns pelo artigo mas o título ficou sensacional !
Obrigada querida, fico feliz que tenha gastado, mas confesso que eu tb adorei! kkkkkkk
Dilu, vc sabe onde comprar o queijo?
Heloiza, tem uma loja que chama DE-LÁ. Meu marido só compra lá. Olha esse link http://www.produtosdela.com.br/Delicias.html
Dilu , fico muito orgulhosa por ser um produto brasileiro nascido aqui nas Minas Gerais ! Adoro o queijo canastra , compro no Verde Mar ! Parabéns ao Guilherme Ferreira , torcendo pra que ele aprimore a qualidade do queijo premiado e não demore faturar o Ouro !
Diluzinha , quando você souber em que local estão vendendo o queijo da fazenda do Guilherme , o queijo que é Prata , fala para gente , vou adorar e ficar muito agradecida ! Beijos , querida !
Nilza querida, liguei na loja de queijos DE-LÁ e eles me informaram que depois do prêmio, o queijo do Guilherme acabou e não houve reposição. Mas já fizeram o pedido. Agora é esperar! Bjss
http://www.produtosdela.com.br/Delicias.html
Queijo pra cá queijo pra lá!!!Assim que vivo. Acabei de chegar de São Paulo onde meus netos residem.
O queijo canastra não pode ser comercializado lá. O motivo ,sabe Deus!!!!Então a vovó tem que levar, numa sacolinha térmica, um bem escolhido canastra. Os paulistinhas adoram!!!!E agora virou ouro mesmo!!!Adoro seu blog Dilu querida
Marisa, obrigada querida, fico super feliz de vc dizer que gosta de uma coisa que amo fazer.
Pois é amiga, a partir desse prêmio e reconhecimento, o queijo vai virar OURO tb no nosso bolso, pq antes já estava caro, imagine agora. Só para ilustrar a questão dos valores, uma vez comprei a metade de um Brillat Savarin em Paris por 8 Euros. Olha a que ponto chegamos! São os impostos. Imagino que o produtor nem tanto deve ganhar, uma pena esse país em que vivemos! Pronto, passei pra um desabafo!