sairmos de viagem com as nossas
próprias pesquisas? Eu acho, pois,
se errarmos, a culpa é nossa
messssmo… Pois é! E quando nem
tudo sai como o planejado? Socorro, e quando estão todos
de férias? Falo de um dia em Reims.
Sim, eu tinha minhas opções, como por exemplo,
o Chateau de Courcelles, a 30 minutos de onde estávamos…
muito distante pra quem teve atraso no aeroporto,
sobrando apenas 1 dia e 2 cidades pra conhecer. O mesmo com
o Les Epicuriens, ficava no lado oposto de Epernay, que era
nosso destino. Já o Eugene, em Epernay, estava fechado devido
às férias europeias. O Le Grand Cerf (1* Michelin), também
fechado. O L’Assiette Champenoise (único 3*** Michelin),
também fechado. O François, da Veuve Clicquot, sugeriu o
Le Foch (1* Michelin), era o que eu mais queria, pois ele nos
recomendou (em vão) para a proprietária, Corinne Louazé,
só que… claro! Fechado. Além de serem as férias de verão, era
segunda-feira… plena, absoluta e nada TOP! Se você estiver por lá
e puder aproveitar o que está escrito em negrito, vale como dica, ok?
.
Um dia em Reims
Socorro, e quando estão todos de férias?
Dilu Bartolomeo Villela
.
.
Viajar é a melhor coisa do mundo! Mas se a viagem for justamente no verão europeu vou ter de dis-dizer o que disse antes: viajar nesta época não é a melhor coisa do mundo! Pra começar, tudo lotado. O calor desanima até quem aaaaaama turistar. Muitas vezes o atendimento, enfraquecido, enerva o mais paciente dos pacientes (sabe quando perguntam pra filha qual o maior defeito da mãe e ela responde: impaciência! Ãh rã!). Tem também as tarifas que se sentem os próprios foguetes, lá nas alturas! E o pior: os restaurantes fecham, quase todos de férias (e logo nas suas férias é hora de tirar férias? Eu, hein?). Bem, já que todas aquelas dicas que você foi acumulando, inutilmente, não serão aproveitadas, então, não sei o que é pior: uma viagem mais cara ou, ficar na mão dos concierges.
.
.
Pois é, aprendi uma coisa: esperar dos concierges boas dicas, é uma furada. Eu pelo menos, salvo raras exceções, não dou sorte, por isso, me tornei taxativa: não peço mais.
.
.
Ok! Nosso almoço no Bistrot le 7 em Epernay, apesar de “cozinha de qualidade” pelo Guia Michelin, não foi dos melhores veja clicando aqui. Então, nada como compensar no jantar, concorda? Mas o que se há de fazer quando suas dicas não estão disponíveis pra você? Só tem uma saída – deixar esse negócio de “taxativa” pra lá e… “Sr concierge, poderia nos indicar um bom restaurante para o jantar?”… kkkkkk… Isso aí!
.
.
E lá fomos nós pro Le Millénaire, único restaurante de melhor qualidade aberto na cidade… kkkkk… Ainda com 1* Michelin? Maravilha, bora!
.
.
Ah, eu adoro quando o restaurante faz parte dos “Jeunes Restaurateurs D’Europe”, um guia de restaurantes com a sigla JRE, onde se encontra jovens chefs empreendedores, dinâmicos e dedicados a manter os mais altos padrões em pratos exclusivos. Pra mim, quando tem a placa, é bom sinal. Pode confiar, sempre dei sorte desde que conheci o primeiro em 2007 numa pequena cidade perto de Cassis!
.
.
O jantar começou com um Gaspacho de tomates anciennes (?????? – anciennes quer dizer velho – não consegui entender, se você souber, explique-me) que não estava nada demais… Sem charme até na apresentação.
.
.
O Ovo poche com compota de cebola em espuma de pimentão com micros pedacinhos de chorizo e mini crouton mega aerados estava MARAVILHOSOOOOOOO. Esse eu vou copiar aqui em casa.
.
.
Luiz pediu outra versão de ovos, que vieram com emulsão de batata, crouton e caviar. Estava muito bom, mas o meu deu de 10!
.
.
O Cabillaud, que é bacalhau fresco, veio com a pele crocante sobre fondue de alho poró e emulsão de coquilage… gente, isso estava simplesmente divino!
.
.
A tábua de queijos não pode faltar, ainda mais que não pedimos o menu degustação porque tem certos chatos… ops.. certos restaurantes que não aceitam se o mesmo não for pedido pra todos da mesa, e como o Luiz é vegetariano (também chato)… o mesmo menu é sempre impossível.
.
.
Luiz adora queijos, e mais ainda, se forem harmonizados com Vinho do Porto. Realmente é uma combinação perfeita. Se tiver uma oportunidade, experimente!
.
.
A minha sobremesa estava boa, mas senti falta de alguma coisa. O chocolate não recebeu nenhuma calda quente, sempre esperada nestes casos… Aí troquei pela do Luiz que, apesar de simples, estava muito gostosa.
.
.
Adorei a paleta de ardósia usada pra colocar os mimos do café. Olha que idéia mais linda!
.
.
Ah, tem uma outra coisinha: sou geminiana. Não confie num… Até acho que vou dis-dizer o que disse antes (de novo). Se você um dia estiver em Reims, no verão, e tiver vontade de gritar “Socorro, e quando estão todos de férias?“, lembre-se deste post. Salvo raras exceções, as dicas dos concierges são ótimas.
.
Veja o post anterior deste roteiro França, Bruxelas e Alemanha
Visitar caves ou paisagens da Route de Champagne?
.
Veja o próximo post deste roteiro
Em andamento
.
Socorro, quero viajar!
Bora Polinha, pra onde? É só escolher e eu estou dentro!
Dilu, que barato seu post menina adorei!
Ô gente, que delícia!!! Obrigada pelo carinho!
Mineira, quero ver o final de uma viagem, nem que seja só 1. kakaka. Beijão!
Affff Katarina, eu também. Mas não dá tempo de fazer os posts, arrumar as fotos e postar… uma loucura, já que sou sozinha para escrever para o blog! Obrigada por tanto carinho fia!
Salvo nenhuma exceção suas dicas são todas ótimas! Cadê Bruges?
kkkkkkk… Tá chegando! Bjsssss
Diluzinha que delícia de ovo, faz pra gente…….. eu quero……..
Ana Lúcia, prometo. Bjs
Dilu, eu tb não dou sorte com os concierges dos hotéis, pode ser hotel 5 estrelas, 4 o que for.A gente sempre cria uma expectativa que eles sabem mais que a gente , mas já percebi que eles tem uma parceria com alguns restaurantes e ai, vc já viu né? Eu achei bacana vc abordar isso ,vi que não sou só eu que reclama deste tipo de serviço.Beijokas!
Pois é amiga, mas tem certas horas que é só com eles messss… kkkkkkk