São Paulo é outro mundo, diz o dito popular! E é mesmo! Sei também que a cidade não é “cheia de encantos mil”, chega a ser feiosinha até, mas então, o que tanto encanta na capital paulista? Pode deixar, no decorrer da semana conto, me aguardem! Mas pra começar, não vou falar do espírito da gastronomia em si, coisa que gosto, e também, nada de museus, eventos e afins. Vou falar do que mais me marcou nesse último final de semana na terra da garoa: fila.
.
S.P. com espírito de porco, sim senhor!
Dilu Bartolomeo Villela
.
.
Vai falar de filas, Dilu? Como assim? Esse povo paulista gosta de filas? Não minha gente, eles não gostam, fila numa cidade de 21 milhões de habitantes passa a ser uma questão de sobrevivência, normaaaal…
.
.
É gente demais querendo coisa boa, concorda? Imagina então na hora da fome!
.
.
O chef Jefferson Rueda, imbuído de um espírito de porco sem igual, se tornou o rei das filas.
.
.
Tudo por causa de suas invencionices na cozinha.
.
.
Invenções que giram em torno do porco: do rabinho ao focinho, passando pelas orelhinhas, tudo é aproveitado.
.
.
E a pessoa aqui fica sem café da manhã, chega ao meio-dia no restaurante, restaurante esse que ela saiu de BH pra conhecer e dá de cara na fila… ops… na porta… ops… no porco! E vai-se embora com o rabinho entre as pernas!
.
.
Sim, você vai ficar EM TORNO de duas horas E MEIA na fila de espera… Foi assim que friamente fui enxotada pela hostess sem coração (afff todo mundo aqui tem espírito de porco? Só pode!) do restaurante do tal Rueda, ex Attimo. O atual, é cheio de bossas…
.
.
Dizem as “más línguas” que o negócio ali é comer sem cerimônia e sem parcimônia e que o ritual obedece a falta de “educação” frescuras – comer com a mão, lamber os dedos e… claro, os beiços! Até mercadinho tem!
.
.
Comer exatamente não sei o quê, já que fui enxotada, lembra? Isso vai ter de ficar pra um outro post, se a deusa da gulodice insistir em me levar de volta ao templo das gulodices pra eu experimentar as partes do porquinho e observar com bastante atenção o açougue virado pra rua, de onde saem as supostas maravilhas.
.
.
É, só pode ser maravilha em cima de maravilha, já que o restaurante Casa do Porco acaba de abiscoitar a 24ª posição” do Latin America’s 50 Best Restaurants, do qual fiz parte do júri nos últimos dois anos veja aqui.
.
.
Fui-me embora pra outro açougue, o do Alex Atala… amanhã conto tudo! Ah, e vou acabar com essa ladainha dizendo: se assim como eu, você não conseguir reservar uma mesinha e fizer questão de enfrentar a fila, taí o endereço:
Casa do Porco
R. Araújo, 124 – República, São Paulo – SP, 01220-020
Telefone: (11) 3258-2578
.
Hoje é dia de São Jorge. Um dia UNIQUE
.
Veja o próximo post dessa viagem a São Paulo
O Eataly vale uma viagem a São Paulo!
.
“Embora com o rabinho entre as pernas”!!!! Só vc mesmo Dilu e ainda por cima sempre acompanhada pelo fiel e bondoso escudeiro ,diga-se de passagem,vegetariano, Luiz Guilherme!!!
O lugar/restaurante deve mesmo ser bom,pois as carinhas de vcs 3( o porquinho incluido) estão ótimas,apesar do bota fora. O sorriso do Luiz é até compreensivo, misto de dever cumprido com tô indo embora!!!
Eu que addooooro um porquinho ,sem o espírito, quero muito saber notícias deste templo suíno,portanto….volta lá,tá!! Até porque ,quando a coisa é boa de verdade te inspira e a gente sempre sai ganhando!!!!Bjus saudosos!!
kkkkkkkkkk…. isso me soou um tanto quanto interesseiro! Ô amiga essa, viu? kkkkkkkk Te amo de todo e qualquer jeito sua linda!
Diludica, vc acredita que mesmo vc nao tendo comido nada eu to c vontade de conhecer este porquinho lindo da foto? kakakaka
kkkkkk… Eu topo voltar, mesmo enfrentando a danada da fila!
Que coisa chata chegar num resto e não poder ficar, mas tb a historia acontece em sampa né Dilu lá tdo é lotado
É verdade Jussara! SP é outro mundo, tudo cheio todos os dias. Impressionante! Obrigada por participar minha querida!
Eu quero saber tudo dilucius que você fez em SP e obrigada por dividir com a gente viu
Ah… fofa! Obrigada a você! Pode deixar, vou postando!
Diluzinha, a gente vai pra SP semana que vem, manda as dicas todas que nós vamos amar! Beijokas
Imagino que a essa hora vcs já estejam em SP. Fui no Loi e adorei! Fui num restaurante mais simples, que achei delicioso: Tanit! Espero que aproveitem bastante. Bjsss amore
Dilu,
Eu adoro São Paulo e eu acho que a cidade pq não conheço o estado é o futuro do Brasil . Eu adoro ir pra ver peças de teatro , shows e passear no parque Ibirapuera . Como tudo isto é bacana ! Eu vejo que você gosta mais de restaurantes o que pra mim é excelente pq não preciso pesquisar , é só seguir suas sugestões .
Beijos e obrigada !
Brenda
Brenda querida, obrigada pelo voto de confiança, chego a me emocionar!
Oi Dilu !!!
Volte , vc não irá se arrepender .
Vcs foram no horário de pico , mais tarde fica melhor .
Fui tb em dia de semana , uma quarta feira , e encaramos a fila tb .
Então é assim , sapatinho confortável, bom humor e o tempi passa rápido .
Desculpe : tempo passa….