Mas essa Itália é mesmo danada! Acho que estou abusando da frase: “uma das cidadezinhas mais lindas da Itália”. O pior, ou melhor, é que nesta mesma viagem, tem mais um monte delas pra ser mostrada. Acabamos de sair das Cinque Terre, onde eu disse a mesma coisa e caímos aqui… Na Riviera italiana. E mesmo que você seja ateu, ao conhecer Portofino, é bem possível que se pegue ajoelhado agradecendo por estar ali, numa das cidadezinhas mais lindas da Itália. Pronto, repeti mais uma vez!
Aqui é Portofino na Ligúria, e aqui é assim…
Dilu Bartolomeo Villela
.
.
No lugar onde havia un piccolo villaggio de pescadores e moleiros no Século XII, hoje existe uma pequena vila, mas só que com uma diferença: atualmente, para os amantes da boa vida, ela é considerada VIP.
.
.
Sim, Portofino é a mais pura expressão da Dolce Vita, já que a pequena cidade tornou-se a queridinha dos ricos, famosos, de quem quer ver, ser visto, comer e curtir a “Dolci” Itália.
.
.
A escarpada península abriga falésias, prainhas, clima ameno, pores do sol…
.
.
Soma-se a isso, visuais deslumbrantes, galerias de arte, gastronomia da boa e hotéis que harmonizam perfeitamente com o romantismo, já que este fica à flor da pele e é brindado com um belo Limoncino da região. Um luxo!
.
.
Luxo? Não pense na palavra de uma maneira simplista.
.
.
A suntuosidade aqui começa na natureza e deve ser o lugar onde Deus escolheu para treinar o dom da criação ou da sua “queda” por paraísos.
.
.
Criação que se espalha como um manjar na linda baía, cheia de magia.
.
.
As casas, todas coloridas, ficam ao ladinho da água… Tudo realçado pelo seu verde cristalino.
.
.
Portofino é bem pequena, mas não é a falta do que fazer que vai te inquietar. Ótimo para espairecer e há muita coisa bacana para ver.
.
.
O centro histórico, da Idade Média, já recebeu até o Papa Gregório XI. Ainda na estradinha sinuosa, encontramos a igreja Divo Martino, construída no Século XII.
.
.
A Marina se oferece como um ambiente mágico e mais parece um refúgio para casais exercerem o romantismo.
.
.
A famosa Piazzetta é, como o próprio nome diz, uma pequena praça sempre cheia de pessoas em busca do que oferecem as lojinhas, boutiques, cafés, trattoria, restaurantes e footing.
.
.
Depois da Piazzetta, vá até a Chiesa di San Giorgio, no topo de uma das rochas.
.
A igrejinha foi construída em 1154 e reconstruída após a última guerra. Dizem que lá se encontram as relíquias de San Giorgio, trazidas pelos marinheiros no tempo das cruzadas.
.
.
Depois da igrejinha, caminhe até o Castelo Brown e não se esqueça de admirar as paisagens de Portofino que são deslumbrantes, de cinema.
.
.
Caminho cênico é o que leva ao Castello Brown.
.
.
Lá você vai crer que valeu a pena carregar o trambolho de sua câmera.
.
A fortaleza é uma das principais atrações de Portofino.
.
.
Foi construída durante o período medieval para servir de estrutura militar.
.
.
O castelo é rodeado por um jardim mediterrâneo e ao redor, a paisagem também é maravilhosa.
.
.
Depois, se você ainda tiver perna, vá até o farol de Portofino, onde se tem mais vistas de tirar o fôlego. Overdose de beleza!
.
.
Nessa hora você descobre que existem outros sentidos e não só de paisagens vive o homem. É hora de satisfazer o paladar, já que a visão está plena.
.
.
De volta a piazzeta, tem restaurantes e trattorias pra todo gosto, e bolso. A cozinha, rica em tradição, oferece delícias que até Dorinha já se inspirou e deu uma receita típica que saboreamos por lá veja receita aqui.
.
.
O restaurante Belmond Splendido al mare é uma delícia!
.
.
Tanto de localizaçãoo, pois fica bem ali na pole position…
.
.
… quanto de sabores!
.
.
.
.
.
..
.
.
.
Pensa que acabou? Nada! E nada é mais gostoso que se entregar às delicias das comprinhas de coisas locais.
.
.
Se depois dos passeios turísticos, da satisfação gastronômica, das pequenas lojinhas, ainda sobrar algum dim dim, deixe-se seduzir pelas boutiques de luxo. Até este tipo de comércio há nessa pequena vila.
.
.
Bem, vamos à prática! Para chegar nesta região, você pode pegar um trem em Milão e vir direto até Portofino. Mas pode também parar logo depois de Gênova, num lugar que se chama Golfo Paradiso http://www.golfoparadiso.it/go/linea-verde/ para pegar um barco até Portofino.
.
.
Pra quem opta em vir de trem, a partir de Gênova, vai pegar um percurso pitoresco, quase todo à beira-mar com vistas sensacionais do mar da Liguria.
.
.
Outra opção é vir de Roma, passando pela Toscana, pela Cinque Terre, usando a deslumbrante e estreita estrada panorâmica ao longo da baía (foi o que fizemos, veja aqui).
.
.
Se você não se hospedar em Portofino e estiver de carro, lembre-se: é quase impossível estacionar na cidade, deixe o carro em S. Margherita e vá para Portofino de ônibus, barco ou a pé (4 km).
.
.
E quando visitar Portofino? Depende! Se você gosta de calor, a melhor época é de junho a agosto. Se não, abril, maio, setembro, são meses mais fresquinhos; outubro e início de novembro já é um pouco mais frio. Depois disso, quase tudo fecha na cidade, inclusive alguns hotéis. O que ficamos da segunda vez, o Belmond Hotel Splendido fecha de 02/11/2016 a 06/04/2017.
.
.
A primeira vez que estivemos em Portofino com Dorinha e Randy, optamos pelo Hotel Domina Home. Ótimo!
.
.
Hotel pequeno, mas é tudo de bom, e nossa varanda fica quase que em cima do mar …
.
.
Olha o espaço privativo, à beira-mar, que cada hóspede tem incrustado nas pedras.
.
.
Cada quarto tem seu número nas cadeiras num espaço que é só do casal, com uma vista espetacular
.
.
Para quem gosta de tomar sol, nada melhor que a minúscula e linda joia… ops… lindo recanto encravado dentro das rochas. Pra quem não gosta, é só reservar um tempo pra relaxar e curtir a surpreendente paisagem.
.
.
O Domina fica localizado numa curta e bela caminhada da marina, das lojas, dos restaurantes e dos bares.
.
.
Que tal tomar um vinhozinho branco antes de turistar?
.
.
Ah, quase ia me esquecendo! Helllowwww mergulhadores de plantão!!! Por falha nas pesquisas pré-viagem não incluí as praias de Paraggi no meu roteiro, mas agora sei que lá tem um navio naufragado que pode ser explorado e é o único lugar no mundo que preserva o coral vermelho. Deve ser deslumbrante!
.
.
E San Fruttuoso? É uma vila que só pode ser acessada por helicóptero, barco (20 minutos) ou por uma íngreme trilha que, dizem, é uma das mais belas em toda a costa da Ligúria. São 28 minutos de carro mais trilha, ou 1h30 a pé de Portofino.
.
.
Lá se encontra a Abadia do Século X, que deu o nome à vila de pescadores, muitas vezes refúgio de piratas. Na abadia há concertos periódicos de música clássica e música leggera.
.
.
Além de gozar de águas cristalinas, tem até um Cristo nas profundezas de sua baía.
.
..
Sim, Deus treinou a criação aqui e o homem, agradecido, colocou no fundo do mar este Cristo. É… Aqui é Portofino na Ligúria, e aqui é assim…
.
Veja o post anterior desta viagem à Itália
CINQUE TERRE, cinco maravilhas!
.
Veja o próximo post desta viagem à Itália
QUER CONHECER UM CANTO DO PARAÍSO? Belmond Hotel Splendido
.
Ainda bem que aqui nós temos Dilu e Dilu é assim…………………
Dilu, mas tá é difícil de escolher se eu vou de trem ou barco ou a pé ou de helicóptero ou de carro. Que sonho !!!!!!!!!!
Diluzinha que delícia de viagem puxa vida. Na próxima chama a gente viu
Olá Dilu.
Excelente site e suas dicas também são ótimas.
Eu e minha namorada queríamos conhecer Portofino mas não sei as outras cidades que devo incluir na viagem que vai ser em abril de 2017. Eu já até comprei as passagens pra Milão.
Será que você poderia me dar alguma sugestão pra 14 dias?
Obrigado desde já
João Victor
Amiga, eu fui na Itália mas não conhecemos Portofino. Eu quero programar pra um dia voltar e ir nesta parte italiana que parece um presépio. Parabéns pelos posts. Eu estou adorando todos.
Ai eu adorei Portofino e a Cinque Terre tudo pra lá de bonito! Eu estava em Milão e queria conhecer esta beleza de cidade, aí pegamos um trem. A viagem foi tranquila, deu tudo certo. Nós passamos o dia em Portofino e dormimos 2 noites em Monterosso e deu pra conhecer tudo. Recomendo demaissssss!!!!!
Que viagem fiaaaaaa! Mara!
Ainda bem que eu passei a receber sua correspondência Dilucious. AMOOOOOO!!!!!
Um bencão começar o dia com um post tão lindo, com informações valiosas, sob o olhar de uma pessoa tão especial para todos nós e para Deus! Você minha queria amiga e muito Especial,,,, O dia que estiver por lá enviarei uma mensagens dizendo, graças a Dilú estou por aqui,,,,,
Dilu, bom dia !
Eu adoro acompanhar suas viagens e o jeito de vc contar como elas são.Eu e meu marido estamos planejando uma viagem pra Italia, França e Espanha pra junho. Posso te contatar pra vc nos ajudar a definir o roteiro?
Um abraço,
Taís
Ai que delícia rever Portofino, essa pérola da Itália. Mas ver através dos seus olhos é sensacional porque você não perde um detalhe
ou um cantinho. Sua riqueza de detalhes é uma aula para nós. Amei!!! Beijo