Há muitos anos estive na França com minhas irmãs e uma amiga. Nessa viagem vi pela primeira vez um espetáculo de projeção na Catedral Notre-Dame de Strasbourg. Fiquei tão maravilhada que ano passado voltei com meu marido pra ele também ver aquela fachada de arenito rosa sendo iluminada pelas projeções. Em Baux de Provence, a Carrières de Lumières (dica pra quem vai pra Provence) apresenta a cada ano uma projeção baseada nos maiores artistas do mundo. Quando fomos era a vez de Van Gogh ser homenageado naquelas imensas paredes rochosas da mina desativada. Luiz e eu, de mãos dadas, choramos de emoção.
.
Dame de Cœur, a “Senhora do Coração”
.
.
Filmei todo o espetáculo, mas infelizmente não consegui passar pro computador.
.
Nos últimos 4 dias, aqui em Paris, as projeções vieram com um UP em relação aos espetáculos que citei acima.
.
.
Além do projeto em si, o espetáculo celebrou o Armistício, dia de comemorar o fim da I Guerra Mundial
.
Quase 24 minutos de imagens iluminaram, não só o Parvis Saint Jean-Paul II, em frente à Notre-Dame de Paris, mas o coração de cada uma das milhares de pessoas que tiveram o privilégio de assistir o Dame de Coeur, que homenageou também os soldados que perderam suas vidas nas horríveis batalhas.
.
..
A história contada durante a projeção trouxe uma mensagem de paz e fraternidade…
.
.
… E nos brindou com um roteiro que abraça a história da Notre-Dame: Em 1917, uma enfermeira francesa encontra um soldado agonizando que ainda tem tempo para dizer sobre seu arrependimento por não ter conhecido a Notre Dame.
.
.
Copiando o texto da @ Cathédrale Notre-Dame de Paris: “Por meio de um diálogo histórico, artístico e místico, essas duas almas se encontram para acessar em conjunto o mistério de Nossa Senhora, que é a Dame de Cœur, a “Senhora do Coração”.
.
.
Que mensagem! Que maravilha! Que emoção!
.
.
Que espetáculo “monumental”, já que o “palco” foi a fachada do próprio monumento, a catedral. Tudo começou na escuridão ao desligarem as luzes da praça dando ainda mais ênfase, ou dramaticidade, na beleza do show que gradualmente foi recebendo o jogo de luzes, cores e som.
.
.
Ontem, aqui em Paris, Luiz e eu, de mãos dadas, choramos novamente, só que desta vez, além da emoção, tivemos ali a noção da enorme gratidão que sentimos nesse momento de nossas vidas.
.
.
É uma pena que mais outras milhares de pessoas não possam assistir e sentir a sensação que nos provocou a “Senhora do Coração” (pensando aqui, bem que poderia ser Dame de Cœurs, a Senhora dos Corações).
.
.
O projeto custou a bagatela de 400.000€, demorou quase dois anos para ser concretizado e ficou em cartaz por apenas 4 dias, de 8 a 11 de novembro de 2017. Vou guardar para sempre esse convite, que foi gratuito, mas muito precioso! Merci, ‘senhora do coração’!
.
.
Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu
Diluuuuu… que coisa fascinante!
Nem fala Patricia!
Diluzinha querida , sempre fico admirada por você compartilhar seu dilucious com tanta generosidade , mas hoje eu acho que você extrapolou com tamanha maravilha . Obrigada de coração e um beijão pra você !
Que bom que vc gostou Leticia, mas quem agradece sou eu fiaa
Maravilhoso, espetáculo!
No reveillon eles fazem projeções no Arc, imperdível
Stella, eles mandaram um email perguntando se achamos que eles devem continuar. Quem sabe em janeiro eles fazem as últimas apresentações? Fica de olho!
Que show, meu Deus!
De Deus mesmo, Zilda!
Gratuito? Eu nem acredito ! Só na França pra ter umas coisas assiim… Ô país!
Eu também nem acreditei, Debora, Paris é assim: nos presenteia a cada segundo!
Muito bonito, que privilegio mesmo!
Rita, foi tão lindo…
ejtzft
you are in point oof fact a giod webmaster.
Thee sitfe loadung pce is incredible. It seems that you’re dojng any unique trick.
Furthermore, The contets are masterpiece. you’ve perfoormed
a great activity onn this subject!