Louise, minha filha, queria viajar para uma praia no Brasil, especificamente para a Ilha de Comandatuba – local que já fomos umas vinte vezes. Desde pequena, é a sua praia preferida, mas desta vez, fui contra pois, além do custo de viagem no Brasil estar um tanto quanto inviável, insisti que queria variar. A principio, eram dois contra um, no caso, eu. Consegui convencê-los e aí pesquisamos, comparamos preços, analisamos o custo beneficio e decidimos conhecer Punta Del Este, no Uruguai, que é puro bom gosto. Depois de conhecer essa cidade, dá para entender porque o grupo Fasano a escolheu para abrigar tão maravilhosa iniciativa fora do Brasil – Las Piedras. Acreditem… É incrivelmente lindo!
.
.
O hotel faz parte da rede The Leading Hotels of the World que é uma organização de hospitalidade representante de altos padrões de qualidade e excelência. Isso quer dizer que o Fasano está selecionado entre os melhores hotéis, resorts e spas do mundo.
.
.
Quem tem o privilégio de se presentear com uma estadia no Las Piedras, receberá momentos cheios de paz e privacidade numa propriedade instalada no campo. Na área reservada às acomodações, os hóspedes distribuídos em trinta e dois bangalôs desfrutam de quietude, pois posso dizer que não é silêncio o que se tem lá, é mais que isso, é a total falta de barulho.
.
.
O deslumbrante e contemporâneo projeto arquitetônico desenvolvido pelo arquiteto Isay Weinfeld conservou na perfeita implantação, o estilo similar das casas de Punta ao manter as linhas retas, sem telhados aparentes, muita madeira e vidros grandes.
.
.
“…módulos isolados, “pousados naturalmente” sobre o terreno, como as próprias pedras – uma solução que visa evitar a construção de grandes prédios ou volumes que interfiram demais na paisagem.” Do escritório de arquitetura.
.
.
O conceito de bangalôs contribuem para que o hospede se deixe levar ao bel-prazer. Negligenciar o tempo, serenar a alma, curtir a natureza, enfim… Ficar na varanda do quarto em estado de contemplação e se largar apreciando a beleza reinante do local.
.
.
Cada um opta por gastar seu tempo do jeito que mais gosta. Eu, como estou na minha fase “escritora”, aproveitei para fazer a matéria para o DEGUSTA. Degustando esse momento Dilucious!!!
.
.
As acomodações são espaçosas e maravilhosas. Os revestimentos são básicos: madeira, pedra, couro e tapetes em lã. Não se tem a impressão de estar em hotel, de tão aconchegante.
.
.
O empreendimento conta com um excelente spa dirigido por uma mineira, Renata de Abreu. Parabéns a nossa conterrânea pelo bacanérrimo trabalho!
.
.
A luz é filtrada pelas aberturas no concreto e as cúpulas oferecem uma atmosfera de paz.
.
.
O espaço incide em mais um caixote retangular de apenas um andar em vidro, madeira e concreto aparente, onde um pequeno jardim interno é abraçado pelos ambientes dedicados aos tratamentos e relaxamento, fitness, saunas e piscina.
.
A piscina… um espetáculo a parte. Foi simplesmente amoldada, pois tirou partido de uma depressão natural entre as pedras na parte mais alta do terreno, onde ficam os bangalôs. A vista dessa parte do terreno ainda consegue ser mais privilegiada.
.
.
Um deslumbrante (e simples) container de aço foi instalado ao lado da piscina para servir de bar e vestiários. A área ao lado da piscina mais parece um lounge descoberto.
.
.
O paisagismo… formações rochosas cercadas por jardins, árvores centenárias, lavanda, cactos.
.
.
Tudo isso pode ser visitado a pé, mas assim que você chega, eles te levam ao bangalô num carrinho que passa a ser só seu, já que te entregam a chave para, dai em diante, você ficar livre e fazer o que bem entender, sem depender de alguém para te buscar ou levar.
.
.
Para visitar Punta del Leste, Jose Ignácio, Casa Pueblo, enfim, se quiser sair do hotel, você tem a opção de alugar esse “tchuco”…
.
.
As acolhedoras áreas comuns do hotel são inacreditavelmente simples e maravilhosas. A sensação é de estar na casa de um amigo. Também pudera, essa parte não foi construída. Simplesmente instalou-se a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras na antiga casa que servia de residência ao dono anterior.
.
.
Todas as paredes de largos corredores, revestidas de madeira em forma de estantes decoradas com muitas flores, livros, obras de arte, além de peças antigas, e até mesmo objetos velhos e/ou engraçados.
.
.
Ah… Tive vontade de tirar foto de cada canto, cada prateleira, enfim, cada um daquelas arranjos.
.
.
A casa em forma de U foi adaptada para hoje funcionar de um lado, a cozinha e o Restaurante Las Piedras. No meio, salas de convívio, de leitura, lareira, e do outro lado, a recepção do hotel.
.
.
A experiência se completa com a gastronomia e seus restaurantes. O Fasano, conhecido como chic e mais exclusivo, e o Las Piedras, que é mais despojado. Os dois com a supervisão de Rogério Fasano, responsável por manter a personalidade da marca FASANO. Vou começar com o Las Piedras.
.
.
Las Piedras é o restaurante informal e sua decoração, é a continuação dos corredores com aquelas lindas estantes entupidas de livros, como se a refeição estivesse sendo servida na biblioteca.
.
.
Imagina a delícia de um café da manhã nesse clima íntimo de leitura, curiosidade, surpresa…
.
.
Os cômodos anteriormente usados para uso pessoal do antigo proprietário, foram aproveitados para a instalação do restaurante Fasano.
.
.
Sem perder o clima intimista, no ponto mas alto do terreno e com a vista mais espetacular…
.
Praticamente a única mudança no anexo foi propriamente a cozinha que teve de ser construída. Lá é onde o estilo Fasano carioca e paulista comparece na versão uruguaia pelas mãos do jovem chef Leandro Minelli. É uma cozinha tradicional sem ares contemporâneos. Onde uma massa, leva trinta gemas para cada quilo de farinha… Por aí já se pode ter ideia do nível de qualidade do que é servido aos clientes.
.
.
O salão é lindo, só de imaginar que é Fasano, logo imagina-se que é suntuoso, mas não tem nada disso.
.
.
Ernesto Anzalone, meu querido amigo uruguaio, me recomendou que eu não deixasse de experimentar mollejas. Já lá em Las Piedras, conversando com o simpaticíssimo e competente diretor de alimentos, Richard Nieto, eu disse que gostaria de experimentar as tais, que até então, não sabia do que se tratava. Ele mais que prestativo, foi super gentil e disse que ele próprio, iria se encarregar do preparo dessa iguaria para meu jantar. Imagina minha ansiedade. Por dois motivos: curiosidade, e outra, e se eu não gostasse? Ele se propôs fazer um prato que não consta no cardápio, na intenção de me agradar. Disse que é o tipo de ingrediente, que se ama ou odeia e que nos Estados Unidos é conhecido por sweet bread… Nesse momento, caiu a ficha! Me lembrei de um episódio super engraçado que nos aconteceu há exatos 18 anos em NY, no Daniel Boulud. Como já disse N vezes, Luiz é vegetariano. Sempre aquela busca do que comer. Nesse dia ao ler o cardápio… “Sweet Bread… deve ser bom isso, um pão doce como entrada…” Mas nem perguntou e foi logo pedindo. Quando ele colocou aquilo na boca… Imagina!
.
.
Voltando ao Fasano… Acabei de dizer que é uma cozinha tradicional, mas um toque de vanguarda, na dose certa, veio nesse meu prato. Acho que Richard e o chef são tão sensíveis, que souberam dosar essa modernidade para me seduzir desde a chegada das “sweet bread”. Adorei! Obrigada Ernesto, Richard e um beijo de agradecimento ao chef Leandro Minelli.
.
.
Confesso que é preciso agradecer aos dois últimos. Nossa estadia lá talvez não seria a mesma sem as gentilezas e o carinhoso tratamento. O hotel Fasano exibe uma postura de hospedagem, que expande o reconhecimento da hotelaria cinco estrelas. E o Las Piedras não foge a essa regra, pois apresenta também a mesma aura de exclusividade. Aconteceram diferentes momentos onde eles confirmaram essa atitude de amabilidade, de cortesia, enfim, tivemos o privilégio de sentir na “pele” que a política é agradar. Posso citar diversos, mas um dos exemplos é o fondue que eles nos ofereceram…
.
.
Super interessante o modo deles prepararem fondue. Nunca tinha visto essa versão light – segundo eles. Além dos pães, legumes pré-cozidos al dente ficam deliciosos ao serem encobertos com o queijo. A carne já vem pré-selada no röti. Adorei! Vivendo e aprendendo, pois daqui para frente, é assim que vou fazer aqui em casa.
.
.
O fondue de chocolate é normal, o que não é normal é o carinho com que o pessoal do hotel trata seus hóspedes…
.
.
Cada noite era uma surpresinha no quarto… Como não engordar?
.
E como não se encantar e “cair” de amores?
.
.
Faço uma brincadeira, que ao terminar nossa estadia em algum hotel, se eu colocar a mesma roupa com que cheguei, é porque vou voltar. No Las Piedras, fiz questão de seguir essa regra. Quero voltar nesse lugar que apelidei de FABULÂNDIA! Aliás, VOU voltar nesse lugar fabuloso!
.
.
Depois de vivenciar todos os serviços diferenciados e individualizados de alto padrão, nada me resta a dizer, senão que o FASANO tem o domínio absoluto na arte da hospitalidade e esse é o valor maior que define “una maneira única de ser o más melhor”.
.Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu
MARAVILHOSO, deu água na boca!!!!!! Que carinho, que delícia de lugar!!!!! Quando fizer o fondue, passa as dicas!!!!!! Bjos!!!! Lu.
Lu, podemos combinar de fazer juntas, se vc quiser. Faço fondue aqui em casa toda hora, o Luiz ama. E tenho mesmo uma dica dilucious. Coloco uns 40 dentes de alho pra cozinhar lentamente na manteiga e vinho branco e só depois coloco o fondue. Vou adorar aproveitar essa desculpa para encontrarmos. Bjs
Dilu, mais uma vez que lindeza de matéria, que lindezas você e Louise, e principalmente que lindeza essa sua generosidade em compartilhar com tanta delicadeza e carinho suas experiências!
Você conseguiu nos mostrar todo a exuberância do lugar, a beleza simples, mas perfeita da arquitetura, e as delícias da cozinha.
Parabéns e obrigada!
Beijossss
Ah Valerie, que alegria ver seu comentario. Vc bem que poderia nos presentear com sua ultima viagem, seria muito bom. Bjs minha querida amiga
Oi Dilu,
Já estive neste Fasano e é realmente fabuloso, adorei!!!E você conseguiu em suas palavras descreve-lo perfeitamente, tive a mesma sensação que você, a de estar num lugar muito especial!!!
Beijos,
Leninha
Amiga… Mas a palavra certa não é mesmo fabuloso? Que lugar é aquele? Que coisa linda e deliciosa!
Saudade Leninha, quero te dar um abraço para comemorarmos seu niver.
Bjs
Oi Dilu, vamos combinar, saudades também!!!!bjs
Leninha
Dilu querida,meu vicio e “ler voce”
Adoro a naturalidade com que voce escreve
Fecho os olhos e sinto o gosto dos pratos,o cheiro das flores e me sinto nos lugares por voce descrito
Parabens!!!!
Afinal o que e o sweet bread?
Nossa Guta, fico muito feliz por vc dizer isso. Super obrigada.
Bem lembrado, esqueci de falar sobre isso lá no post. Sweetbread ou Molleja é uma glândula (timo), que pode ser do boi, do cordeiro ou do vitelo. É “a menina dos olhos” dos argentinos e uruguaios, pois de uma maneira geral, eles adoram (ou odeiam rsrssss). E é tb valorizado, porque cada animal só fornece 1 unidade. É considerado destaque na gastronomia não só deles, mas tb na Europa e um pouco menos nos Estados Unidos. No Brasil não damos valor e não temos essa cultura. Pessoalmente, fui disposta a gostar, por isso, acho que gostei. Não quero repetir mais, mas comi as três mollejas que vieram em seus respectivos preparos. Acompanhou uns pedacinhos de pêra, que para falar a verdade, eu gostaria que tivesse mais uns muitos pedaços de pêra para a molleja descer mais fácil rsrssssss
Acho bom quando vc dá uma sumidinha , pois , quando retorna , vem arrasando !
Mais um post daqueles que a gente ”degusta” várias vezes e sempre descobre um fascínio a mais …
Lindo , maravilhoso !!!
A foto da piscina a noite é um espetáculo de se ver , imagino , desfrutar !
Tradição , conforto é a marca de FASANO Las Piedras ,,,, beleza , sensibilidade , sagacidade e um jeito único de nos encantar é a sua marca , marca da Dilu e Dilucious ….
Parabéns querida , bjs !!!
SAU-DA-DE!
Menina, fiquei sumida mesmo, não sei o que está acontecendo que não tenho tempo pro blog, nao tenho tempo pro Luiz, pra Louise, pra mercearia, pra casa, enfim, pra nada.
Amiga do coração, cada comentário seu me dá vontade de escrever um post, sabia? Vc me inspira, juro!
Bjs, obrigada por tudo, viu?
Dilu, muito bacana a maneira que vc como blogueira coloca cada informação. Muito diferente de repórter que informa, informando. Vc informa, cativando!
Vejo os seus posts assim: qdo o leitor lê, se sente cada vez mais curioso, e nem percebe que aquilo são dicas e recomendações.
Só parando para analisar, que a gente percebe que o blog é um meio que visa informar, e vc faz isso como se tivesse contando historinha. Super legal!
Ah Stela, muito obrigada por colocar dessa maneira. Gostei demais! Aliás, como é bom contar histórinhas… Nascemos as ouvindo da maneira mais carinhosa… da pessoa que mais nos ama… nos momentos que mais precisamos e que são cheios de afeto…
Se eu conseguir passar parte desse carinho que recebemos de nossas mães, me considero uma pessoa feliz!
Um grande abraço e volte mais
Muito bonito! Queria ter um amigo com um lugar desse!
ahahaha Silvana, acho que todos gostaríamos de ter mesmo um amicíssimo que pudéssemos aproveitar de um lugar como esse. Bjs querida
Dilu,como e prazeroso viajar com você
Amei tudo,as imagens,as sensações e quase da para sentir o aroma dos pratos
O hummmmm para os encantos no quarto
Realmente fabuloso!!!!
Bjs
Ei Tereza, que bom que vc, artistona que é, gostou. Aliás, tudo aquilo faz lembrar vc.
Fico muito feliz com sua visita aqui. Obrigada querida
Depois de tuuuuudo, só mesmo marcando uma data pra ir lá conhecer.
Vamos?
bjs
Amiga… Na hora que vcs quiserem. Voltamos com o maior prazer. Pode marcar! Bjs
Dilu
Impresionante ,de verdad sin palabras para agradecer tan increíble articulo . Nos llena de orgullo ver esta critica y saber que han gustado de nuestra propiedad y servicios. El agradecimiento por vuestra visita y solo resta que vuelvan cuando quieran ,esta es su casa en Uruguay.
Saludos
Dilu, só hoje fiquei conhecendo seu blog. Estou encantada e “encanada”, não consigo parar de ler. Delicioso ou como voce se deu um nome perfeito, DILUCIOUS. Parabens, adorandooooooooooooo!!!!!!!!!!!!
Ah que bom Taciane, eu eu aqui amandooooooooooooo de vc estar gostando! rsrssss Vc tem ótimas dicas para nós, se quiser pode escrever posts, ta? Estou criando um espaço que vai se chamar IT Amigos. Para vcs, meus queridos, postarem tb suas experiências. Vou contar com voce, ta? Bjs e volte sempre
Espetacular, deslumbrante, sensacional, fabuloso!
Obrigada querida, que bom vc ter gostado. Volte sempre Bruna. Bjs
Dilu, agora eu que vou sair de ferias. Existe uma sutil diferença entre o comi e nao gostei e nao comi e nao gostei. Achei bonito vc dizer algo como…..fui com vontade de gostar! Esse e um precioso segredo …vontade de ser feliz, vontade e gula de se permitir o novo. Espero que tenha uma copia de segurança para seus posts. Mais um tempo e terá material suficiente para um livro….intuição.bj
Livro só com sua participação efetiva minha querida.
Mas esse “precioso segredo” é precioso mesmo. Esse tipo de atitude é um grande aliado à nossa busca da felicidade. Se vc deixa um sentimento menor, ou o mau humor, ou a indiferença, ou o desprezo, ou o pouco caso, enfim, ou outros milhões, tomar conta de vc… Com certeza a sua experiência tem total chance de se transformar num desastre. Agora, ao contrário… Se vc vai de coração aberto, com alegria, com pensamento positivo… Pode ser até ruim, mas vc tira o lado bom, vc ve coisas boas. Isso mais parece papo de auto ajuda, mas sinceramente, eu vejo assim.
Amiga, não tem um comentário seu que vem simplesmente simples e atoa. Qualquer palavrinha sua, me leva a pensar. Obrigada!
Amiga querida!!
Mais um post lindo,a sua cara!Lugar deslumbrante,comida especial,e as companhias…sem comentários.
E as mollejas?Gostou?Eu,sinceramente,adoro!!!Como sempre que tenho oportunidade qdo estamos na Argentina.Quem sabe vc descobre um fornecedor e elabora uma daquelas suas alquimias fantásticas!
Fico feliz em te ver degustando a vida,apreciando os detalhes que se apresentam e valorizando o privilégio de viver momentos tão especiais.
Obrigada por compartilhar conosco tudo isto.
Bjos saudosos!
Junia querida, a vida é maravilhosa demais e não tem como não degustar nos e os mínimos detalhes de tanta alegria de viver! Obrigada por ser minha amiga.
Achei engraçado a sua família propor uma viagem a uma praia quentinha e você propor outra completamente diferente, num lugar mais frio! Me conta o seu segredo por ter convencido a família a trocar o calor pelo frio hahaha preciso dessa fórmula para aplicar na minha família pois eu amo frio e neve!
Eu praticamente não conheço nada da América do Sul, somente Buenos Aires! Percebi pelas suas últimas viagens da existência de lugares maravilhosos, de encher os olhos! Vou começar a pensar em visitar estas regiões! Tenho paixão por lugares aconchegantes, com cara de casa!
Um beijão!!
Maria minha querida, mostra essas fotos para eles e pronto! Com certeza eles também vão querer conhecer. Amiga, eu tb amo frio. Prefiro mil vezes ao calor e “quentinho” como vc mesma diz rsrsssss
Eu conheci Punta em uma versão mais “quentinha” rsrsss Fui uma outra vez, mas de navio. Era verão. Mas adorei mesmo foi esse paraiso chamado Las Piedras! Não deixe de conhecer. Vc vai adorar!
Bjs
Li o post e me interessei em ler também os comentários. Gostei muito do da Stela e acho que ela tem razão. Hoje eu aprendi tanto lendo esse post, mas tanto! The Leading of Hotels, Isay Weinfeld, o estilo das casas de Punta del Leste, que já fui algumas vezes e nunca prestei atenção, mollejas, ficar no hotel sem fazer nada, fico sempre achando que viajar é sinonimo de conhecer tudo que tem na regiao. Achei muito legal vocês ficarem simplesmente no hotel, sem “nada fazer”. Fazer ginastica? Nossa senhora! Nem penso em levar tenis. Acho que daqui pra frente meu estilo de viagem vai mudar um pouco. Vou dar um outro olhar pra elas e dar “una maneira única de ser más melhor” kikikiki….
Ah que linda Jackie, adorei seu comentário. E depois dessa tentativa de fazer uma viagem com “una maneira única de ser más melhor”, por favor, me conte como foi a experiência. Fiquei muito feliz com seu comentário, bjs
Que lugar maravilhoso!!!!!!
Parece uma miragem….
bjssssssssssssssss
Parece mesmo Marcinha, impressionantemente lindo! Bjs
Dilu, encantada com a maneira de vc colocar suas experiências. Parabens!
Ah obrigada Renata, fico feliz que tenha gostado, bjs
Oi Dilu! Quando li seu texto sobre o Fasano Las Piedras me encantei pela forma que você descreveu este lugar e, em segundo plano pelo hotel. Passou mais de um ano e cheguei ontem neste lugar incrível, que me surpreendeu desde a saída do aeroporto, pela civilidade do povo, o paisagismo super bem cuidado, a falta de muros(segurança) e pela limpeza das ruas. Coisa de primeiríssimo mundo. Ao pisar no hotel, seu texto me veio à lembrança e a vontade/ obrigação de relê-lo para desfrutar melhor de tudo. Estou amando isso aqui e, graças a Deus, ainda terei mais 2 dias para me sentir privilegiada. Pretendo e VOU voltar, como você também se prometeu!
Angela minha linda, que delícia! E que vontade de estar aí agora com vocês aproveitando essa maravilha que só mesmo os privilegiados têm a oportunidade de desfrutar. Sejam muito felizes, “degustem” a alegria e… Bem, ainda bem que aí está você que não me deixa mentir ou mudar uma virgula desse post. Bjsssss