THOUMIEUX

Pegando uma carona nas PITADAS da Stella, nas quais ela citou esse restaurante nas duas últimas, uma falando dos churros, e a outra dando dicas em Paris, me deu vontade de postar minha experiência lá. Considero um dos que não podemos deixar de conhecer.

.

THOUMIEUX em Paris

Dilu Bartolomeo Villela

.

É um restaurante instalado dentro de um hotel com o mesmo nome.

.

Hotel e Restaurante Thoumieux
Hotel e Restaurante Thoumieux

.

Thoumieux, inaugurado em 1923, por Thoumieux Marciais tinha a decoração estilo anos 30, escura e carregada. Depois de reformado, recebeu encanto e leveza com diversos e enormes espelhos  com detalhes dourados, sofás de veludo vermelho, abajures bem verdes e luminárias… Art Deco. Lindo!

.

lustre toumieux

Brasserie Thoumieux Mistura de objetos antigos e elementos de design contemporâneo
Brasserie Thoumieux – Mistura de objetos antigos e elementos de design contemporâneo
Lindo!
Lindo!

.

Em 2009 o chef Jean-François Piège deixou para trás duas estrelas Michelin no restaurante Les Ambassadeurs, do Hotel Crillon. Levando na bagagem seu conhecimento e experiência, preferiu partir para uma aventura e se associar ao proprietário do Costes, Thierry Costes, um dos mais famosos empreendedores na área de hotéis e restaurantes que ditam tendência em Paris.

.

Jean-François Piège
Jean-François Piège

.

Entraram com fôlego total no comando das cozinhas da Thoumieux Brasserie e do Thoumieux Restaurant Gastronomique. Esse ano, vou experimentar o segundo que parece ser fabuloso e depois conto tudo aqui no blog. Hoje fico na narração só da Brasserie, que conheci e adorei.

.

Brasserie Thoumieux ,
Brasserie Thoumieux

.

No Thoumieux, qualidades essenciais estão presentes – para que a gente tenha vontade de voltar – tanto na decoração, quanto no serviço e claro, excelência nos pratos. Depois de se tornar moderna cozinha francesa, é uma das mais Dilucious na cidade Luz. Até rimou! Rsrsss… Então… vamos ao menu.

.

Cardápio do Thoumieux
Cardápio do Thoumieux

.

São pratos menos complexos e muito surpreendentes. Super criativo, Jean-François reinventa pratos tradicionais da culinária francesa e italiana. O humilde também tem vez nas mãos do chef: sardinha. Eu amo!  Na Europa a “pobre” e super saudável sardinha virou moda há uns três ou quatro anos. No Thoumieux, ela é servida em forma de rillette na sua própria latinha com um pão super crocante, uma manteiga “nacional”, sobre uma grande prancha de madeira.

.

Sardinha, manteiga e pão. Tudo de bão!
Sardinha, manteiga e pão. Tudo de bão!

.

Nada melhor que se dar o prazer de saborear essa gastronomia, onde clássicos e novas ideias se misturam e nos surpreende. Degustar criações, muitas vezes bem simples, é gratificante. Nos leva a pensar que a cozinha tem de ser bem feita, independente dos ingredientes. Olha essa salada de rabanete.

.

Salada
Salada

.

Para quem não sabe, bisque de lagosta é feita com as carcaças da lagosta. Já vi essa riqueza sendo jogada NO LIXO… Acredite se quiser (e se quiserem, dou a receita). Olha que maravilha essa versão do Thoumieux. Veio com rabanete, aquele macarrãozinho chinês que se chama vermicelle e raspas de brócolis. Deliciosa!

.

Bouillon de homard comme une bisque Vermicelle au gingembre radis coriandre, râpée de brocolis
Bouillon de homard comme une bisque – Vermicelle au gingembre radis coriandre, râpée de brocolis

.

Nessa viagem, poucos pratos me surpreenderam como esse. (Aliás, o que mais me surpreende, é sempre aquilo que não sei ou o que não consigo fazer.) Pizza souflée. A massa parece com o naan, aquele pão feito no tandoor (forno de argila), usado para substituir os talheres na Índia. Neste caso, a massa é levemente mais seca. Muito, muito bacana! Ah… Pulpe d’olive nada mais é que uma tapenade; a sobrasada é um embutido, tipo de linguiça e riquette é da família da rúcula, só que é mini e mais pungente.

.

De la pâre à pizza souflée Mozzarela, Sobrasada, Pulpe d'olive e Riquette
De la pâre à pizza souflée – Mozzarela, Sobrasada, Pulpe d’olive e Riquette

.

O próximo prato foi batata com caviar. O “ET” roxinho, desconhecido pela maioria das pessoas, se chama Vitelotte potatoes, que é uma batata completamente violeta, inexistente no Brasil. Eu já havia tido o prazer de conhecê-la na Alemanha. Foi usado 20gr de Caviar de France, que é cultivado em cativeiro e tem um custo/benefício excelente.

.

Caviar . Pomme de terre
Caviar . Pomme de terre

.

Nunca tinha comido Vitello Tonnato por achar que carne não combina com atum. Puro preconceito e engano meu! Quando bem preparado… hummm é maravilhoso! Foi assim que experimentei no Thoumieux. A carne cozida “suavemente” (isso quer dizer, baixa temperatura, acho eu) com purê de batata e a pasta do atum picante na dose certa… Inacreditavelmente perfeito!

.

Quasi de veau cuit doucement Condiment de thon / Citron / Parmesan
Quasi de veau cuit doucement – Condiment de thon / Citron / Parmesan

.

Equilíbrio perfeito entre sabores e texturas em cada prato vindo de uma cozinha gourmet atual, saborosa, requintada e simples.

.

Sobremesa
Sobremesa

.

O Thoumieux oferece prazer em cada garfada ou colherada, nessa então… Nesse churros, o chocolate tinha sabor de baunilha e no meio tinha Sucre Pétillant. (Lembram os posts que falamos sobre esse ingrediente inusitado? No festival Assim é Dilucious foi usado na sobremesa, se quiser, veja nesse link https://dilucious.com.br/?p=3917  e no PITADAS veja esse link https://dilucious.com.br/?p=3888)

.

Churros n'Rolls
Churros n’Rolls

.

BIBLIOTECA PRIVÉE

Além de tudo delicioso, os preços são acessíveis e depois de tanta comida, não posso deixar de mencionar a bibliothèque particular, do Chef Jean-François. Tem mais de mil livros de receitas que fazem a alegria dos amantes da gastronomia. (Ahhh… Sonho meu ter um luxo desse…) E lá, o chef aproveita o espaço como sala privée, onde permite que o cliente se deixe levar por um menu composto especialmente para ele (outro sonho meu… quem sabe?).

.

bibi

biblio c mesa

.

HOTEL THOUMIEUX

Além dos restaurantes, o hotel oferece quinze quartos renovados e decorados por India Mahdavi, conceituada designer de interiores. Definitivamente não é do meu gosto, acho que eu ficaria extremamente cansada dentro de um quarto nesse estilo, ainda que o chef diga que o hotel tem o melhor room service da França.

.

Captura de tela 2013-09-30 às 00.51

 

.

BOUTIQUE THOUMIEUX

Na boutique, habilidosos artistas combinam a filosofia da arte de comer de Jean-François com peças exclusivas, ajustando comida e diversão à mesa.

.

thoumieu

.

Se tiverem uma viagem marcada a Paris, não deixe de conhecer o Thoumieux. Garanto que você não vai se arrepender. Se for para almoçar ou jantar, não importa, depois saia passeando pela rue Saint-Dominique até a Esplanade des Invalides, vire a esquerda e vá ver uma das vistas mais lindas de Paris, na Pont Alexandre III. A ponte por si só, já é uma maravilha. Pare no meio dela e gire vagarosamente 360 graus, reparando o entorno. Se prepare! É muita beleza e emoção para um dia só! Bon voyage et bon appétit!

.

Pertinho da Esplanada des Invalides. Passeio maravilhoso!
Pertinho da Esplanade des Invalides. Passeio maravilhoso!

.

Hôtel Thoumieux

Rue Saint-Dominique, 79

75007, Paris, tel. 33 (0)1 47 05 49 75

www.thoumieux.fr

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

27 comentários em “THOUMIEUX”

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk To aqui morrendo de rir do divinius! Vc é a pessoa mais espirituosa que conheço, ainda mais que ainda completa com essa do luxo para sorteio… kkkkkkkkkk (É melhor ainda o luxo fia, muuuuuito melhor)

  2. Nilza da Cruz Silva

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk …. terei que voltar aqui !!!
    Como conseguir comentar alguma coisa , após essa tacada de mestre do humor da Ana Paula Lanari ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , foi uma das melhores do bom astral da nossa amiga ….
    Sorteio , desse ” divinus” luxo ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ,,,
    Beijos , Dilu . Depois que recuperar as ideias e o folego , deixo meu comentário sobre esse lindo post !!!

  3. Embarquei nessa viagem, restaurante, passeio a pé, parei na ponte e girei 360 graus em camera lenta.Como diz minha prima, “divinius” um luxo só!

    1. Stella, Ana Pula puxou o sangue criativo da familia. Primeiro você com o Dilucious (gente, foi a Stella quem criou esse maravilhoso nome, que serei grata até na próxima encarnação) e agora ela com esse DIVINIOUS!!!! Obrigada, obrigada e obrigada!

  4. Mariangela Varejão

    Meus Deus, li o post e li os comentários, Fiz igual Stella…. C â m e r a l e n t a……….. nesse post, adorei!

  5. Nilza da Cruz Silva

    Que post motivador … adorei saber os detalhes da bela reforma , do Chef Jean-François Piège que apostou tudo no THOUMIEUX …
    Que cardápio !!! Os pratos são de belo visual e não deixa nenhuma dúvida de seus sabores mágicos …
    Dedicação de quem estuda e se dedica ao longo dos anos , para aprimorar seus conhecimentos , conceitos , experimentos , e proporcionar , ” viagem ” , magia , prazer , em quem tem o privilégio de lá estar a degustar tais obras de arte
    da gastronomia !
    Adorei como finalizou o post … Qdo vc disse : ”Pare no meio dela , gire vagarosamente 360 graus , reparando o entorno .
    Se prepare ! É muita beleza e emoção para um dia só ! ”
    Ficou divinamente Dilux e nos levou de forma mágica para a linda cidade luz !!!
    Beijos e parabéns por tantas maravilhas que generosamente vc divide conosco !

    1. Ah Nilza minha querida, você como sempre me inspira… Estou escrevendo outro post (lindo por sinal) e claro… Vou usar o Dilux dentro do mesmo contexto, claro! Espere! Obrigada amiga, por sempre estar no meu pertinho e me ajudar tanto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima