INNSBRUCK floresce!

Entrar na semana da Páscoa, me fez lembrar esta cidadezinha meio mágica incrustrada no oeste da Áustria. Céu azul, primeiros raios quentes da temporada, ar fresquinho e suave que desce das montanhas, passeio pela parte velha cheia de história e Primavera. Estar em Innsbruck nessa estação é uma experiência especial e inesquecível, pois a temperatura favorece para que a cidade receba seus visitantes com uma mistura de charme e hospitalidade tirolesa – belo legado dos hábitos, do folclore, da musicalidade, das danças, da fé, do amor ao trabalho, da culinária e dos bons costumes. 

a meninas

Para completar, quem tiver a sorte de estar na cidade entre 10 e 21 de abril, deve incluir outro tipo de entretenimento no roteiro e mais uma companhia… um certo ilustre coelhinho.

Captura de tela 2014-04-14 às 16.24a bichinho_Fotor_Collage a oster

O Ostermarkt, mercado da Páscoa de Innsbruck, está celebrando sua 11ª montagem sob o lema “Innsbruck floresce”. Em meio às flores, o visitante irrompe em busca do paradeiro do Coelhinho da Páscoa.

Ostermarkt-1_Fotor_CollageCaptura de Tela 2014-04-12 às 16.34.04

Imagina que delícia seria poder conhecer e participar de uma feira onde, além de artigos de decoração, produtos artesanais e uma seleção de delícias culinárias tradicionais, tudo gira em torno de ovos e chocolate. 

a ovos coloridos_Fotor_Collagea placa_Fotor_Collage

Para garantir o clima festivo, performances são animadas por bandas locais, grupos folclóricos, oficinas são montadas para as crianças praticarem a criatividade, emocionante caça aos ovos de Páscoa numa divertida competição quando enormes ovos em cores marcantes são espalhados pelo centro histórico da cidade.

a ovos igreja_Fotor_Collage

Bem… mas nem tudo é mercado, feira, chocolate e excelentes costumes! Tem muito, muito mais! A arquitetura também é especial! Um dos mais belos edifícios de Innsbruck foi construído em 1420 para servir de residência aos soberanos tiroleses. Uma fachada linda de morrer! Uma verdadeira joia gótica. E nele, o mais famoso cartão postal de Innsbruck, o Goldenen Dachl ou The Golden Roof ou Telhado de Ouro.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A cobertura da varanda principal recebeu 2.657 telhas de cobre dourado e é o marco mais conhecido da capital do Tirol austríaco.

Inns

O Goldenes Dachl foi construído em homenagem ao casamento de Maximiliano I com Bianca Maria Sforza de Milão. A fachada do prédio é toda decorada com brasões de países governados pelo imperador, afrescos e relevos que retratam diversas imagens associadas à vida do Imperador. Um deles o mostra com a esposa Bianca Maria Sforza e com sua amada primeira mulher, Maria de Borgonha. 

Innsbruck

O telhado dourado cobre a varanda que servia como camarote real onde o imperador, sua esposa, sua comitiva e ilustres convidados desfrutavam de festivais, torneios e outros eventos que aconteciam na praça abaixo. 

Captura de tela 2014-04-12 às 16.18

Hoje lá está instalado o Museu Goldenes Dachl  centrado em Maximiliano I e claro, informa sobre a história de Innsbruck, que foi um rico e vibrante centro urbano para todo o Tyrol. Um passeio pelo museu leva o visitante a um tempo medieval, onde mendigos e cidadãos se misturam em festas da corte e lutas sangrentas.

a museumsraum-mit-gotischem-gewoelbe_Fotor_Collage

O túmulo do Imperador Maximiliano I é o monumento mais importante da região do Tirol e a mais esplêndida de todas as tumbas imperiais da Europa. Para construí-la foram empregados os melhores artistas da época.

Innsbruck masoleu

A Igreja Imperial, classificada como monumento pela UNESCO, é apenas um dos destaques em Innsbruck. É linda com seu majestoso interior, imperdível.

insbruck

A ornamentada tumba de mármore preto feita para o Imperador ocupa o centro da nave. Sua construção levou mais de 80 anos. O sarcófago em si foi concluído em 1572, e os enfeites – finais do imperador ajoelhado, as quatro virtudes e o ferro da grade – foram adicionados em 1584.

The Innsbruck Hofkirche

The Innsbruck Hofkirche

Contudo, a cidade oferece muito mais. Innsbruck é cercada por montanhas majestosas e picos escarpados que refletem o brilho do sol. A magnífica paisagem emoldura uma cidadezinha cheia de charme e poucas ruas – estreitas e com calçamento antigo de pedras, belos prédios com fachadas barrocas e góticas. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O centro da cidade, de 800 anos, é a parte principal das atividades culturais.

3724094-The_left_side_of_Herzog_Friedrich_Strasse_Innsbruck

Na primavera, época que tivemos o privilégio de estar lá, Innsbruck convida para uma pausa nos muitos cafés ao ar livre, na praça central e nas ruas laterais do pequeno centro histórico.

Innsbruck

a innsbruck_Innsbruck_Fotor_Collage

old Innsbruck_and_gold_roof Captura de Tela 2014-04-12 às 18.33.47

Maria-Theresien Strasse é a rua principal de Innsbruck, um lugar super gostoso para sentar em um dos cafés e ficar vendo as pessoas passarem. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Abraçada por montanhas imponentes dos Alpes, Innsbruck tem Nordkette com 2.334 m, ao norte, Patscherkofel com 2.246 m e Nockspitze com 2.403 m ao sul.

Innsbruck_Austria_Innsbruck

Escolhemos conhecer a primeira por ser mais perto da cidade. Para chegar lá, onde se tem visões maravilhosas, pegamos o trem na deslumbrante estação do Congresso e em cinco minutos chegamos à estação de Hungerbur. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A vista da montanha coberta de pinheiros e as trilhas  são um espetáculo à parte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De lá o funicular vai até o topo da montanha em pouco mais de 10 minutos. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não poderíamos perder uma experiência como essa num lugar como esse.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quando a primavera chega nos picos alpinos, a neve derrete, e para nós que não gostamos de esquiar, este é o momento perfeito do ano para visitá-los.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ainda é frio, mas suportável. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O rio Inn passa por Innsbruck, e nele atravessa uma ponte (bruck), fonte de inspiração do nome da cidade, em alemão “Ponte do Rio Inn”.

inns rio

Neste local: o rio Inn, as montanhas, pequenas edificações coloridas pela margem do rio. É uma bela vista e não deve ser perdida. É uma pequena fatia de grande beleza do Tirol.

inns ponte

A uns 20 km de Innsbruck, o Interalpen Hotel Tyrol é a melhor opção. Pena que perdi muitas fotos. Imagens de restaurantes, pratos e tudo que mais amo, não vamos ter.  Meu computador não aguentou e sobrecarregado, acabou deletando (por escolha e vontade própria) minhas “lembranças”. Mas como a intenção hoje é homenagear a Páscoa…

Interalpen Hotel Tyrol

Interalpen Hotel Tyrol

O marco de Innsbruck é um trampolim para salto de esqui projetado pela arquiteta top das tops, a iraquiana Zaha Hadid. Ao chegar no topo da torre que se chama Bergisel Ski Jump, com 47 metros de altura, se tem uma vista espetacular sobre a cidade. A arborizada montanha Bergisel é um local histórico, cena de muitas batalhas.

Bergisel Ski Jump

Bergisel Ski Jump

Ter tido a oportunidade de conhecer essa linda cidade é a maior razão para, saindo dela, ter uma grande sensação de privilégio e gratidão. Innsbruck “floresce” não apenas como nome da festa da Páscoa, mas também em nossos corações. Obrigada linda cidade!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

a_Fotor_CollageOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Indo embora e querendo ficar...

Indo embora e querendo ficar Innsbruck é INN!

Inns Páscoa dilucious

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

ser com arte

Você poderá gostar de:

41 comentários em “INNSBRUCK floresce!

    • Lindo né, Laura? É uma região pouco visitada por nós brasileiros, pelo menos não vejo muitas pessoas comentando sobre essa lindeza. Bjs

    • É Viviane, sempre que está muito frio fica mais chato fazer as coisas. Imagino que subir no topo das montanhas deve ser algo insuportável. Por isso gosto de viajar em outubro e maio. Acho que são as duas épocas melhores, e mais barato, pois é ainda baixa estação.
      Bjs querida

  1. Dilu, também estivemos em Innsbruck numa época, não me lembro bem qual foi, que não estava muito frio. É muito melhor, pois é possível aproveitar muito mais. Parabéns, o post está bacana.

  2. Muito legal esse post sobre Innsbruck. A Austria é um país maravilhoso, quase tanto quanto a Suiça. Me veio aqui muita vontade de voltar. Obrigada por postar suas experiencias assim que faz as pessoas viajarem pelo mundo afora.

    • Ah Luiza, é um prazer enorme que revivo ao rever as fotos e escrever sobre cada lugar que tive a sorte de conhecer. Obrigada querida!

  3. Eu e meu bem já fomos lá, uma oportunidade dos Deuses. Eu bem que queria voltar, quem sabe? Sonhar não é proibido, ne nao? Hhehehee

    • Acredite nos seus sonhos, são eles que te movem! Feliz Páscoa! Tempo de se renovar! Quem sabe é tempo de se renovar em uma viagem? rsrsrsssss….

    • Lindo mesmo Ilma!
      Olha, hoje a “chata” da Louise, que não gosta de nada, comeu seu pão e disse: Mãe, que delícia!
      Bjs e Feliz Páscoa D. Cozinheirona!

    • Maravilhosa querida, pra vc e sua linda família também. Que vcs tenham uma bela Páscoa, cheia de cosas boas e RENOVAÇÃO! Muitos beijos!

  4. Eu estou indo viajar pra Europa. Só de ver esse post me deu muita vontade de mudar um pouco nosso roteiro. O que mais você indica perto de innsbruck?

  5. Conto de fadas ou da fada?!
    Que maravilha.
    Realmente o mundo abre seus braços pra todos,quer por fotos ou “in loco”.
    Qdo viajo me sinto ainda mais privilegiada por poder apreciar ao vivo o que “degustamos” por foto e confirmar a beleza de todas as coisas!!!
    Suas viagens são um bom começo!Bj

    • Junia, você é uma artista da mesa e das palavras. Não entendo porque até hoje o Dilucious não teve a boa sorte de ter um texto seu.

      Realmente o mundo abre seus braços pra todos, quer por fotos ou “in loco”. (adorei) Muito obrigada minha flor, bjss

  6. Deslumbrante!!! Lugar pra viver o amor!!! Romantico!! Lindo!!! Obrigada por compartilhar essas maravilhas conosco!!! Bjos e uma Pascoa abençoada pra vc, Luis e Louise!!!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps