SEGUNDONA TOP!

SEGUNDONA TOP

Por AKIFUI

Tudo de bom quando amigos se encontram casualmente e marcam um happy hour… Porém, vamos combinar, segunda-feira não é propriamente um dia de grandes atividades sociais, principalmente numa noite fria, em torno dos 14 graus… Bem, para felizardos como nós, “Segundona Top” se tornou um título adequado para este dia da semana.

a sopa_Fotor_Collage

Tudo arrumado para não precisar de ajudantes

Tudo arrumado para não precisar de ajudantes

Por causa do dia em questão e a falta de ajudantes, concordamos que seria um encontro “basiquinho”, sem muitas produções, onde nós mesmos faríamos, ou elas, chefs que são, se encarregariam de uma massa levinha, ou um risoto simples, ou uma saladinha básica… O importante era encontrar!

a

Chegamos e achamos a porta entreaberta. Entramos num ambiente em penumbra e nos sentimos como se fossemos velhos “cumpadres” – daqueles de antigos vilarejos do interior, onde as casinhas ficavam com as portas abertas, a iluminação era à base de velas e o calor vinha do fogão a lenha. Simples assim, e a vida era muito feliz. 

Franguinho feito na hora

Franguinho feito na hora

segundona sala

Nessa atmosfera intimista, surpreender-se com o abraço caloroso da “cumadre,” quero dizer, da anfitriã diluciosamente criativa, foi uma surpresa muito agradável. Aos poucos, aquele ambiente contemporâneo foi nos abraçando com sua luz âmbar (“lavando a parede” – como dizem os decoradores), nos remetendo ao calor e aconchego dos tais fogões a lenha. 

segundona flores

Fomos conduzidos a um foco de luz solitário numa mesa redonda, e daí em diante, a noite até então fria, se torna de repente calorosamente “temperada” e tudo de bom acontece.

segundona mesa redonda

Para abrir o paladar (como se precisasse), brindamos com espumante das Serras Gaúchas, na temperatura certa e sua qualidade nos surpreendeu. Excelente!

Espumante Excellence, além de elegante, é considerado a joia da Chandon.

Espumante Excellence, além de elegante, é considerado a joia da Chandon.

Encontramos um tríptico de antepastos acompanhados por uma seleção de torradinhas em vários sabores.

segun

segundona top

Em cada uma, uma florzinha

Em cada antipasto, uma florzinha enfeitando  

 

Iniciou-se nosso happy hour (“basiquinho”), um encontro de sabores criativos, característica da nossa anfitriã, no estilo dilucious de servir. 

Seleção de queijos com doces mineiros

Seleção de queijos com doces mineiros

A criação da noite foi baseada em ervas harmonizadas com queijos presenteados por amigos alemães e doces da fazenda oferecidos por amigos mineiros. Com isso, viva os amigos!

segundona q

Passamos para uma mini sopa cremosa de aipo em crosta de massa folhada com gergelim, digno de um bistrô estrelado do interior francês. Tão boa que pedimos a receita.

Crme de Aipo em Crosta Folhada de Gergelim Ver Receita

Creme de Aipo em Crosta Folhada de Gergelim
Ver Receita

Em seguida, veio um frango recheado com apricot acompanhado com arroz estilo peruano e praliné de amêndoas. Tudo delicioso!

Frango com Damasco Arroz com especiarias e Praliné de Amêndoas

Frango recheado com Damasco em Molho de Champgnons
Arroz com Especiarias e Praliné de Amêndoas 

 

A sobremesa light,  preparada para atender a todas em fase “vigilantes”, era o SAPOTI, uma fruta do nordeste. A anfitriã explicou que não estava no ponto certo e nem parecia a mesma fruta que havia comido, e adorado, na Bahia. De repente, uma voz se sobressai e todos ouvem: ECA SAPOTI, tô fora!

Sapoti

Sapoti

Todos caíram na gargalhada e imediatamente os sapotis são recolhidos, e como num passe de mágica, a fada gourmet retorna da cozinha com uma sobremesa divinamente Dilucious. Que sapoti que nada, que “Vigilantes” que nada! 

Pão de Ló com Goiabada Coulis de Goiabada com Crocante de Castanha do Pará

Pão de Ló com Goiabada recheado com Mousse de Limão
Coulis de Goiabada com Crocante de Castanha do Pará

Acompanhando o Sauternes, o chá de caramelo e o cafezinho, vieram petit fours para encerrar nossa segundona improvisada, conforme a modéstia da dona da casa. Viva a vida, viva os amigos e viva o Sapoti… ahahaha! 

Chá . Petit fours . Licor

Chá . Petit fours . Licor

Que venham muitos “ECA SAPOTI”! Que venham muitas “Segundona Top”! Simples assim, e a vida é muito feliz! By AKIFUI

aaaaSe quiser receber email avisando quando publicamos um novo post, deixe seu email aqui, Akifui 

ser com arte

Você poderá gostar de:

28 comentários em “SEGUNDONA TOP!

  1. Ricardo, eu a-do-rei o seu post. Acho que daqui pra fente vc não se livrará de mim tão cedo… Vai ouvir muitos “Faz um post pra mim” kkkkkkkkkkkkkk

    • Ah obrigada Marcia, fico feliz que vc tenha gostado, ainda mais que é a primeira vez que o meu querido amigo Ricardo escreve um post para o Dilucious. Estou super orgulhosa dele… e feliz!

  2. Que delicia do evento, assim ajuda a gostar mais de segunda-feiras! Adoro uma reunião de amigos!! Mas não achei nada básico não!! Dilu, conta: foi você quem fez tudo isso? As apresentações dos pratos estão tão perfeitas!!! Nada fora do lugar e eu comi todos os pratos com os olhos!

    • Ah Maria amiga querida! Sabe o que acontece? Aqui em casa sempre tem muitas coisas para facilitar um encontro de ultima hora. As pastas… o Luiz Guilherme não fica sem. Faço muito e congelo. As torradas fazem parte do café da manha e no domingo o Joao Delpino me deu um pão de laranja deslumbrante da Bonomi. Virou uma torrada sem igual. Os queijos, nós ganhamos daqueles nossos amigos alemães que sabem que o Luiz ama, e trouxeram pra ele. Os doces mineiros foram presentes da Ana Maria, que faz umas verdadeiras maravilhas na fazenda dela. A compota de physalis, tinha sobrado e pra nao perder, eu mesma fiz. A sopinha é uma bobagem… E o frango é outra. O arroz é outra… A sobremesa era para ser fruta por causa de todas em dieta. Mas como nao deu certo… O freezer é a salvação! Por exemplo, eu tinha essa sobremesa que pode ser congelada e o tempo de servir é o suficiente pra chegar a mesa no ponto, deliciosa. O Coulis de Goiabada é super fácil de fazer. E a tarde o Cosme fez os bolinhos, etc. Viu como é fácil? Ufa! dificil foi escrever tudo isso kkkkkkkkkkk

  3. Dilu, que espetáculo de ideia a apresentação da seleção de queijos e doces.
    Que coisa mais… doce!
    Procurei, procurei, e não encontrei nada básico. kkkkkkkk
    Parabéns Ricardo!

  4. A Dilu, olha aqui, estou babando com tudo, mas com o frango…. Manda a receita dele tambem PLEASEEEEEEE.
    Beijokas

  5. Parabens Dilu. Para viver a vida temos q ser simples. Uma segundona, mãos e ideias magicas, alegria e amigos.
    Akifui esse post foi maravilhoso. Ate participei dessa segundona.
    Beijo Lu

    • Lu, vc tem razão, e ainda, para que tenhamos mais prazer com quem a gente gosta, não podemos deixar de encontrar pq nao tem isso ou aquilo preparado de acordo ou do jeito que a gente gosta. Tenho uma amiga que faz a mesma coisa todas as vezes que vamos na casa dela, e todas as vezes é sensacional.
      Vamos combinar aqui em casa uma “segundona” que pode ser terça, quarta, ou outro dia qualquer pra gente almoçar juntas. Bjss

  6. Nossa,que maravilha!!!Começando assim a semana,imagina como termina.
    De “bobagem” em “bobagem” como diz Dilú,virou um banquete de Vatel!!!!
    Parabéns aos agraciados com estas iguarias e as amizades que se estreitam em torno desta confraternização Diluciosa!!!

    • Junia querida, eu não entendo porque até hoje vc não escreveu um post. Vc escreve super lindo, super bem, e é super fofa…… Nós temos dois almoços com as fotos prontas que você disse que ia fazer o post, lembra? (agora num vai ter escapatória…) Vc e Vera. kkkkkkkkkkkkk

  7. Maravilhaaaaa !!! De básico também nada encontrei , só constatei suas mãos de fada , transformando ingredientes simples em um um banquete que encantou seus amigos e certamente , Dilucious , o Deus grego do sabor , esteve ”rondando” por lá , Abençoando todos os pratos saborosos e seus felizardos convidados …. rsrsrs , nós mortais , agradacemos ao AKIFUI , o lindo post . E a vc , queridinha , um agradecimento especial , por tudo de maravilhoso que nos proporciona , através da sua paixão pela gastronomia , seja ela ”basiquinha” , o que não foi , rsrsrs … mas , principalmente por sua alegria que contagia a tds !
    Bjs .

    • Ah Nilza… nem sei como responder um comentário tão lindo como esse. Você tem uma capacidade incrível de linkar informações, queria muito eu ter essa facilidade! Vontade de pegar suas palavras e fazer algo com elas….

      “que encantou seus amigos e certamente, Dilucious, o Deus grego do sabor” (INESQUECÍVEL pra mim!)

      • Tá carinhosa e lindamente respondido , Diluzinha …
        Meus comentários são puramente inspirados por vc e pelas maravilhas que vc e as meninas publicam !
        … rsrsrs , com meu sumiço daqui , senti um pouco de dificuldade para me expressar e até mesmo no portugues , mas voltarei à boa forma , breve , breve !!!
        Beijo grande .

  8. Nilza meu amor, além do blog ser a minha grande alegria na vida, ele veio para me ajudar também nisso: a dificuldade de me expressar estava tomando conta de mim, não achava palavras. Impressionante, com pouco mais de 1 ano de blog, já vejo uma diferença imensa. Graças a Deus também por isso. Mas quanto a você, NUNCA percebi qualquer dificuldade de expressão, muito pelo contrário, você estimula! Então fia, continue a colaborar comigo, eu preciso desta ajuda. Bjsssssssssss

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps