Quem é ‘Maria vai com as listas’?

Em São Paulo, o assunto “melhores restaurantes do mundo” permaneceu nos meus pensamentos o tempo todo. Estava ansiosa por um momento livre para escrever a respeito. Ontem voltando, tive meu celular roubado, e isso me provocou uma certa prostração que não me é normal. Mais do que a perda dos meus contatos, das minhas fotos, fiquei chateada por causa desse estado de espírito que tomou conta de mim, e a falta de vontade de escrever me deixou ainda mais triste (desânimo que não tenho nunca. Aliás, nesse último ano, falta-me tempo suficiente para tudo que gostaria de postar). Bem… pensando no tal assunto “melhores restaurantes do mundo”, mas sem disposição para escrever meu próprio pensamento, caio na Folha e leio esta matéria escrita por Alexandra Forbes. Adorei e vou copiá-la. Acho que não posso fazer isso, mas se virem e quiserem que eu tire, peço desculpas e tiro.

—————————————————————————————————————————————————————–

Quem é ‘Maria vai com as listas’?

Por Alexandra Forbes A gourmet itinerante

Muito se falou e se escreveu sobre o anúncio, semana passada, do ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo. Ano vai, ano vem, ouço as mesmas reclamações. “Essa lista não tem sentido!”, ou “Até parece que o Noma é o melhor restaurante do mundo!”, ou “Aposto que os votos são manipulados”.

Cansei de gastar saliva explicando o processo de apuração dos votos dos mais de 900 jurados (entre os quais eu me incluo) —mas não vem ao caso.

O que me espanta é que alguém acredite que pudesse, mesmo, existir uma maneira de ranquear restaurantes em ordem decrescente de qualidade, de um a 50.

Como se o fato de o D.O.M. ter descido da sexta à sétima posição neste ano significasse que o restaurante ficou um pouquinho menos bom no espaço de um ano. Ou que a vertiginosa ascensão do Central, em Lima (subiu 35 lugares e terminou em 15º este ano) se traduzisse em um assombroso salto em excelência.

Os dois restaurantes, como a maioria dos outros no ranking, pouco mudaram em 12 meses. O que mudou foi a direção do vento. A lista dos 50 melhores nada mais é do que um termômetro que indica o que está na moda e quais chefs andam em maior evidência. Dias antes do anúncio, postei no Instagram uma previsão: Maní, Central e Tickets, de Albert Adrià (em Barcelona), subiriam. Dito e feito. Não precisei de bola de cristal, bastou prestar atenção ao noticiário: nunca escreveu-se tanto e tão elogiosamente sobre os três chefs-proprietários.

Isso inutiliza a lista? Claro que não: o mero fato de um restaurante estar entre os 50 serve de certificado de excelência. Mas querer jantar no Noma —que voltou à primeira posição— e lá ter uma experiência transcendental, a “melhor do mundo”, é pedir para ser decepcionado.

Na hora de planejar onde comer em viagens, mais valem os conselhos de amigos com gostos e orçamentos parecidos, de um crítico gastronômico ou de um blogueiro com que se tenha afinidade. Seria tolice tomar o ranking dos 50 melhores como uma verdade absoluta, quando nem meia verdade é.

FOLHA – 07/05/14  02:02

————————————————————————————————————————————————————–

 Já falei sobre Alexandra Forbes em outro post. Vou repetir aqui:

Alexandra Forbes é a linda comilona (e mesmo assim, magra) jornalista e blogueira que faz o maior sucesso escrevendo sobre viagens e gastronomia. É colaboradora das revistas CASA VOGUE, Wish Report, Prazeres da Mesa, editora de gastronomia da GQ Brasil e colunista do jornal Folha de S. Paulo. Paulistana, vive em Montreal e passa a vida viajando.

Alexandra Forbes
Alexandra Forbes

aaaa 

28 comentários em “Quem é ‘Maria vai com as listas’?”

  1. Ana Paula Lanari

    Bacana! Ela resumiu muito bem o que acontece, e de fato a melhor propaganda é o boca a boca! Me lembro quando pequena papai sempre dizia que era bom parar na estrada onde tinham vários carros e caminhões parados, pois isso geralmente era sinônimo de boa comida. Rsrsrsrsrs O mesmo, guardando as devidas proporções, faço em viagens, além de seguir a dica de amigos e da Fada blogueira! Beijos

    1. Ana Paula Lanari

      Esqueci de dizer que fui aos céus no jantar do Vila Joya! Realmente nunca havia provado algo tão divinamente delicioso! E é o 22° da lista.

      1. Quando a gente conheceu o Vila Joya, ele era o 70 eu acho, e foi deslumbrante. Nem acredito que hoje tenha melhorado, pq é dificil, quiçá impossível. Acho que a explicação é encontrada no muito bem escrito post da Alexandra Forbes. Polinha, em Portugal, tem um dos melhores restaurantes que já fomos, o Henrique Leis. Nunca entrou na lista dos 50 melhores…

    2. kkkkkkkkk Polinha, e como era boa aquela comida… macarrão com molho de tomate, feijão maravilhoso, arroz branquinho, ovo frito com a gema molinha, bife de pernil gorduroso e fabuloso, farofa com mais ovo e cebolinha, maionese… E tudo junto!

    1. Ah Patricia, obrigada amiga, pena que o blog é tão novo e o material colocado ainda é fraco. Um dia chegamos lá, bjs querida!

  2. Cristiana de Barros e Souza

    Dilu, vc já escreveu sobre isso em outro post. Tentei achar, mas não consegui. Acho que vc falou mais ou menos a mesma coisa. Aqui, eu fico achando que comer bem depende de muitas coisas. Inclusive como vc se sente no dia, e como tudo na vida é assim. Beijokas

    1. Cristiana querida, quando quiser achar algum post antigo, é só você escrever alguma palavra-chave no PESQUISAR da pagina inicial. Por exemplo, lá escrevi: “50 melhores restaurantes”. Aí saiu uns 4 posts e achei esse que estamos nos referindo: http://dilucious.com.br/?p=3082
      Você tem razão e neste post eu também falo algo assim. Depende do seu dia, depende do dia do chef, e normalmente nestes grandes restaurantes estreladíssimos, o chef aparece de vez em quando.
      Bjss amor, volte sempre

  3. Nilza da Cruz Silva

    Hummm … muito competente , chic e privilegiada a Alexandra Forbes !
    Nós temos a Dilu Bartolomeo Vlillela e nosso amado Dilucious , dando notícias e mostrando o que há de melhor na gastronomia mundial …
    Dá-lhe Dilu ! Dá-lhe Dilucious !!!
    Bjs .

    1. Ah amor de minha vida… Dá-lhe Nilza! É com o quanto que você contribui que o Dilucious se torna possível, te amo amiga!

      Nilza, Alexandra Forbes é sim uma pessoa super interessante, mesmo eu não a conhecendo, tenho certeza disso. Leio tanto as coisas que ela escreve que me sinto a vontade para afirmar. Ah! Também se não for, o que importa é o que ela nos passa. Pronto!

      Bjsss

  4. Eu achava que devia ser a oitava maravilha o Noma. Depois deste artigo fiquei na dúvida. Gente, esse assunto é tão vasto…

    1. Virginia, é mesmo um assunto que “dá pano pra manga”. Tem um restaurante aqui em BH que é hoje, o que mais gosto. Vou sempre que posso. Tenho um amigo que acha a comida maravilhosa, mas diz achar a casa, o imóvel, “esquisito”. Pode? Então nem sempre o que é bom pra um tem o mesmo valor pro outro. Eu prefiro a comida, se ela é boa… não estou nem ai pro ambiente. É claro que seria melhor uma decoração bacanérrima, etc e tal. O que quero dizer com isso é que o voto que eu daria pra esse restaurante, não seria o mesmo que meu amigo daria.
      Bjs querida, estou adorando sua participação no Dilucious

  5. Vanessa Prates

    Ainda bem que nem olho pra esse tipo de lista, acho tudo uma máfia. Restaurante bom é as vezes um que vc vai sem expectativa nenhuma e sai feliz da vida. Já aconteceu isso comigo e c meu marido um tanto de vez.

    1. Rsrsrsss É isso mesmo Vanessa, o negócio é pesquisar antes de sair e não criar expectativas. But… Eu não consigo, sempre fico ansiosa! Primeiro que gasto um tempo enorme procurando, sabendo o que tem nos menus, os preços (nao gosto de levar susto, prefiro saber para onde estou indo e o quanto vou gastar), a localização (se tem algum programa cultural perto e a gente pode aproveitar para visitar antes ou depois do almoço), enfim, vejo tudo!
      Bjss

    1. Rsrrssss… Cintia querida, normalmente a gente vai nos restaurantes que os amigos nos falam de suas boas experiências. Conta pra gente quando você for em algum que goste muito, e os que não te deixarem feliz, conta também. Bjss

  6. junia vaz de almeida

    Muito boa esta matéria.Desmistifica o “tem que” …tem que ter,tem que ser,tem que comer!
    O que agrada a uns pode naõ ser do gosto do outro,questão de preferências e paladares.
    Adoro quando alguém me dá alguma indicação!Como as suas!BJ

    1. É isso mesmo Junia, as listas de melhores em alguma coisa podem ser assim para alguma pessoas, não necessariamente para outras. Obrigada pela confiança amiga, te adoro!

  7. Adorei vc colocar esse post da Alexandra Forbes e adorei ver o seu post, Dilu, vc é uma pessoa muito interessante. Obrigada, beijos!

    1. Stella, você se lembra nesse nosso último final de semana em SP o que ouvimos de diferentes opiniões sobre o mesmo restaurante. O negócio é ouvir e checar, dando ou não sorte. Bjs

  8. Pois é! Tenho que concordar muito com ela. Já segui lista de melhores restaurantes e saí deles pensando…”Ah se eu fosse jurado”.
    Sem dúvidas alguma. Temos que seguir o conselho daqueles que já experiençaram as oportunidades que tiveram. Dou muito valor a isso.
    Bjs!

  9. ISSO MESMO DILU
    ADORO SUGESTOES E SEMPRE CHECO.
    MAS REALMENTE DEPENDE DO DIA, DO CHEF. ,DA COMPANHIA, DA FOME ,E INUMEROS OUTROS QUESITOS
    PRA SER FELIZ NUM RESTAURANTE.
    O QUE PODE SER MARAVILHOSO PRA UNS ,PODE NAO DIZER NADA A OUTROS.
    JA ESTIVE DO OUTRO LADO DA MESA,QDO TINHA A PIZZA MASSIMO
    E OS COMENTARIOS ERAM DIVERSOS.
    TINHA CLIENTE QUE ELOGIAVA A MASSA DA PIZZA BEM FININHA E OUTROS QUE VIVIAM PEDINDO PRA ENGROSSAR
    EH ASSIM MESMO.
    CADA EXPERIENCIA EH UNICA E VALE A PENA.
    BJS BIA

    1. Pois é Bia minha linda e querida, o negócio não deve ser fácil mesmo.
      Hoje estava na esteira, vendo um programa que o chef comia no D.O.M e a companheira dele não parava de gemer, achando a comida maravilhosa. Fiquei lembrando daqueles sabores sem saudade, sem a menor vontade de estar no lugar dela, e doida pra ir almoçar no CASA CHEIA, no Mercado Central. É isso que você acaba de dizer – tudo depende mesmo.
      Com o melhor chef do mundo eu não consegui ter uma experiência tão saborosa quanto as que tenho no Glouton, por exemplo.
      Mas ainda bem que é assim, porque senão… o que seria do verde se todos gostassem do…….
      Adorei você por aqui e doida com mais LOOKS DO DIA para o Dilucious, suas mesas são lindas
      Bjss

  10. Brenda Linneis de Souza

    Dilu querida, é como se vc fizesse das palavras dela, as suas. Muito bem posicionada, muito bacana. Eu adorei sua sinceridade ao dizer que ficou sem palavras. Isso demonstra segurança, que pra começar poderia parecer insegurança. Eu adoro quando venho aqui, só me traz surpresa boa, pena é não ter tempo. Mas há de chegar esse dia, que poderei ficar de papo pro ar lendo seu blog… sonho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima