Toujours PARIS

Paris LouiseEm 2007, minha filha Louise fez intercâmbio na Suíça.

Incrível pensar que, mesmo longe de nós, não nos

preocupávamos, pois ela não corria nenhum risco. Sim…

com apenas 14 anos, permitimos que ela fosse viver

sozinha sua infantil adolescência, num lugar

desconhecido e distante. Hoje, ela morando

aqui no Brasil, quem não dorme sou eu… Só quem é

mãe sabe a que estou me referindo.

Bem, melhor ir ao que me trouxe aqui…

Lá, ela teve muitas oportunidades e a maior delas,

era poder viajar nos finais de semana. Na época,

eu fazia roteiros apropriados para quem conhece

pouco, ou nada, uma cidade. Mas então… Por que

estou me lembrando disso? Esta semana, uma amiga

me pediu umas sugestões e já que ela vai com o filho,

também adolescente, chegamos à conclusão que,

o roteiro que eu fazia para a Louise, talvez possa

servir também para eles.

Para muita gente, esse “script” é bem básico,

mas sei que muitos podem aproveitar.

.

Toujours PARIS

.

Paris

.

Uma das mais deslumbrantes cidades do mundo começou por volta do ano 300 antes de Cristo, com uma tribo celta chamada “Parisii”. Êta povo de bom gosto!

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Pensar que eles se instalaram bem no meio do rio Sena (põe “bem” nisso), nas duas ilhas chamadas Île Saint Louis e Île de la Cité.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Bem, muito tempo depois, os romanos invadiram essas ilhas e batizaram o vilarejo de Lutécia. Em 360 depois de Cristo, a vila foi rebatizada e, até hoje, sustenta o nome da cidade mais conhecida do mundo – Paris.

.

Paris queijo

.

Penso que, se tenho 15 dias disponíveis, dedico os 15 dias para apenas um lugar. Na minha opinião, é preferível conhecer BEM uma cidade do que MAL um monte. Ainda mais Paris, que nasceu para ser a cidade perfeita para cativar turistas.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Tudo ali emana um sensação de overdose: história, monumentos, museus, comida, emoção, sedução…

.

Paris vieiras

Paris Arc du triunfo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Paris nós

.

Paris ainda propicia uma boa atividade física, pois não existe cidade melhor no mundo para caminhar ou andar de bicicleta.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

Garanto que não bate cansaço, pois o coração fica tão ocupado com tantos sentimentos e o olhar tão maravilhado, que você esquece as pernas.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

E vamos combinar, é caminhando que se sente a alma da cidade.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Paris Atelier des chefs

Paris Alenxadre

.

Entretanto, se você preferir pegar o metrô, o de Paris é campeão mundial quando o assunto é transporte público, mas infelizmente, é preciso muito cuidado, pois hoje em dia os ciganos o transformaram em algo um tanto perigoso.

.Paris Metro

.

Os ônibus são limpos e baratos.

.

toujours

.

Quanto aos “mal afamados” taxis, posso dizer que nunca tive problemas, mas é um meio de locomoção mais caro.

.

Toujours taxi

.

E as diversas visitas guiadas? Eu amo! Em todas as cidades que chego, a primeira coisa que faço é pegar o city tour e ver o geral, aí sim, volto no que mais gostei para conhecer melhor.

.

Paris Placa 2

.

Em Paris não é diferente. Sempre que vou, acho uma delícia fazer city tour. E tem mais, você pode comprar o ticket de 3 dias e fazer do ônibus, seu “taxi”, subindo e descendo nos pontos que quiser ou nos que forem mais  interessantes.

.

Paris Pic

Paris museus

.

Seus 20 bairros estão dispostos em espiral, do centro para fora, no sentido horário, em ordem crescente, à partir do Louvre e são chamados Arrondissements.

.

Paris viajar é uma art

.

Durante o dia também, mas principalmente à noite, vale a pena fazer um passeio de barco pelo Rio Sena.

.

Paris Grand Palais

Paris eu

.

Um dos pontos para comprar os ingressos do Vedettes du Pont-Neuf fica no Quai (cais) Pont-Neuf, em frente à Notre Dame, basta descer a escada até a margem do Sena que você encontrará o guichê. O ponto de partida dos barcos da Bateaux Parisiens, se encontra nos Quai do Sena, ao pé da Torre Eiffel. São passeios de 1h, com saída a cada hora, das 10h00 às 22h00. Percorre o Sena até as Île de la Cité e Saint Louis, voltando ao ponto de partida. É um passeio imperdível, pois mostra alguns dos principais monumentos de Paris. Existe até um jantar, mas pessoalmente, acho que não vale.

.

Paris Vedettes

.

Bem… até aqui, fiz uma introdução, dando uma pincelada.

.

Paris bateaux

.

A partir do próximo post veja aqui vou mostrar alguns roteiros que ocupam 1 dia inteiro.

.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

.

O mapinha será a melhor opção para quem não conhece bem a cidade, ou seja, para não ficar igual barata tonta “pra lá e pra cá”. As indicações seguem um roteiro onde está tudo perto e dá para fazer todo ele a pé.

.

IMA Mapa

.

Para facilitar, sugiro pegar um mapa no hotel e pedir ao Concierge para copiar o trajeto no mapa. Espero você aqui para ver nosso primeiro  “plano”: imperdível!

.

Paris I Love Paris

.

Na realidade, não importa se são indicações para quem conhece pouco ou muito a cidade, o que conta é que Paris é Toujours Paris. 

.

VEJA O PRÓXIMO POST da série TOUJOURS 

TOUJOURS PARIS! O sabor… ops, o saber confere poder eterno

.

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

19 comentários em “Toujours PARIS

    • Leandra, esse mapinha foi feito há muitos anos. Vou colocar um melhorzinho e explicar como seria a melhor maneira de percorrê-lo. Obrigada querida, bjs

  1. Dilu, eu não estou acreditando que me deu esse carinho !!!! Estou sem palavras !!!! Toda arrepiada !!!! Hj , domingo , perdi uma pessoa amada e querida e vc vem enfeitar com esse post… E como me dizer que tudo ainda vale a pena e que ainda existem pessoas como vc !!!!!!
    Obrigada …????? Não , não existe palavra pra agradece-la !!!!!!!!!!
    Vc eh única …e um diamante !!!!!!!
    Que essa força maior que nós move esteja sempre al lado de vcs , protegendo sua família !!!!!!
    Vc e muiiiitooooo especiallllll !!!!!!! Bjs

    • Sinto muito pela perda que você teve, mas lembre-se: Deus sabe o que faz, e tenho cá comigo, que o outro lado deve ser bão dimais da conta!

      Gisele minha querida, você já ouviu falar dos 3 Gs? É super básico e diz assim:
      GENTILEZA GERA GENTILEZA!
      Pois hoje vou falar dos 5 Gs:
      GENTILEZA GERA GENTILEZA! GRATA GISELE.
      Bjs amore

  2. DILU , luminada , maravilhosa , tal qual PARIS !
    Amo tudo que vc faz , mas adoro seus posts como o que acabei de ler …
    Com sua conhecida generosidade em compartilhar suas experiencias , vc vai nos envolvendo , nos levando aos cenários reais e fantásticos de suas incríveis viagens , registradas por belas fotos … Adorável !!! vc nos fala de PARIS como se falasse de sua casa , de sua sala de visitas …
    Que bom , vem aí mais uma de suas belas inpirações …. facilitar a vida de quem quer conhecer , visitar , desfrutar da maravilhosa PARIS ! Lembro-me mto bem do roteiro que vc fez para a querida Vera das Alterosas e nós fomos brindados com o magnífico post UM ENCONTRO EM PARIS em tons de rosa!
    Não dá pra terminar sem deixar registrado minha admiração por PARIS/FRANÇA , berço das mais variadas e exuberantes formas de artes ………. gastronomia , música , cinema , artes plásticas , citando alguns dos geniais franceses………………… MONET , GÈRALD DEPARDIEU , AUGUSTE RODIN , MIREILLE MATHIEU , a célebre ÉDITH PIAF …. não citei nenhum chef propositadamente … vc DILU , daqui de ”nossa casa” , brilha em qualquer lugar por onde vc passsa , é a CHEF , pela consagrada gastronomia que vc ama fazer ! Obrigada por sua generosidade , sabedoria , seu carisma , seu carinho !!!
    Bjs , queridinha !

  3. Nilza fia querida, adorei o Diluminada. Mais uma vez, lágrimas nos olhos! E mais uma para me deixar em estado de euforia, aliás, ultimamente é o meu estado permanente! Sempre alegre, feliz, preenchida de felicidade! E são vocês minhas amadas que são a razão de tudo isso. Aliás de novo rsrssss…., você acaba de dizer que falo de Paris como se fosse minha casa. Não é, mas gostaria imensamente que fosse. E sempre foi o sonho que desejo algum dia realizar. Mas ontem aconteceu uma coisa diferente que me deixou… sei lá como (não encontrei uma palavra para descrever). Conversando com o Luiz sobre isso, me veio um pensamento: “E se eu fosse morar fora, como ficaria o blog? Ah… é só continuar! Como assim, só continuar? Não mesmo! E como ficaria nossos encontros, mesmo que nem tão constantes como eu gostaria, como seriam os abraços, tais os que aconteceram na Polinha na minha festa surpresa, como eu faria com minha saudade, que já sinto mesmo estando tão perto de todas… E se alguma de vcs precisasse de algo que eu pudesse ajudar???????? Ai meu Deus, acho que o blog vai mudar um sonho sonhado por décadas!!!!!

  4. Adorei Dilu, espero voltar a Paris, Cidade da Luz!!!! Dos sonhos!!!! E espero que vc volte muitas vezes, mas só pra passear!!! .Bjos amore!!!

    • Ah minha amiga querida, linda que amo demais! Ta bem! Só par passear!
      Hummm… e vamos um dia juntas, seria super! Sexta feliz em Paris! rsrssss Até rimou!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps