TOUJOURS PARIS Uma ilha em Paris

 

IMA Percurso 2Os acontecimentos de uma novela não são gravados na sequência. É na edição, que a equipe corta e organiza as cenas, sendo muitos erros facilmente perceptíveis pelo telespectador. Nada bons os deslizes que acontecem na continuidade de um ato que acaba em plena luz do sol e no outro capítulo, que começa em plena luz da lua… Rsrssss… Aqui está acontecendo o mesmo. Começa de dia, passa pra noite, volta pro dia, mas é porque estou montando esse roteiro para uma amiga que tem pouco tempo em Paris. O percurso, se caminhado a pé, passeando, dura em torno de 54 minutos. Tirar fotos, comprar coisinhas, conhecer internamente um ou outro monumento, almoçar ou simplesmente se deixar “flanar”, é o que vai definir em quanto tempo o roteiro pode ser feito, ou seja, o tamanho do passeio e se será necessário um ou mais dias.

.

TOUJOURS PARIS

Uma ilha em Paris

Dilu Bartolomeo Villela

.
IMA Mapa

.

Logo ao sair do magnífico INSTITUT DU MONDE ARABE (IMA), descrito no post TOUJOURS PARIS! O sabor… ops, o saber confere poder eterno, tem o templo gourmet Tour d’Argent, aquele dos patos numerados.

.

Ile Tour d'argent

.

Esse seria uma das opções para almoçar, mas é super necessário fazer reserva, por isso é preciso saber quanto tempo será dedicado ao IMA.

.

toujours ile saint louis

.

Se não parar por lá… Pé na estrada!

.

Foto tirada da varanda do restaurante. Para a Île Saint Luis é preciso atravessála...

PONT DE LA TOURNELLE Foto tirada da varanda do IMA. Atravesse a ponte para chegar na Île Saint Louis

.

ile placa

.

Se Deus quiser, terei em Paris um lugar para viver o resto dos meus dias. E se Ele quiser ainda mais, será no Saint Germain ou na Île Saint-Louis.

.

ile rua

ile leao

ile varanda

Pompidou viveu nesta casa

Pompidou viveu nesta casa

.

Já que comecei o post falando em novelas, este é um lugar que mais parece um cenário delas.

.

ile saint louis ponte

.

E aqui tudo é lembrado no diminutivo: ruazinhas, merceariazinha, prediozinhos, hoteizinhos, açouguinho, restaurantezinhos, lojinhas, só não tem nenhum monumentozinho. Ah, isso não! A Île Saint-Louis é assim uma “imensa” dose de belezura em meio ao mega monumento chamado Paris.

.

Ile revistas

.

Na Rue Saint-Louis en l’Île, você vai ter vontade de ir, voltar, ir de novo… Não espere encontrar lojas de grife, pois o comércio é tão-somente… sedutor. Não existem os corriqueiros souvenirs com a palavra Paris…

.

ile louis vuitton

Ile galeriasorveteria-berthilon_Fotor_Collage

ile menina pintando

.

Mas como a palavra souvenir quer dizer “memória”, você não terá nada tão óbvio, mas sim, peças peculiares que vão manter Paris para sempre na sua lembrança, tanto pelos objetos, quanto pelo visual.

.

ile pont

ile saint louis

.

Ah! Outras opções para o almoço se encontram aqui e não vai ser por falta de restaurantes. Alguns mais atraentes, outros menos charmosos, outros à luz de velas… Enfim, tudo vai depender dos horários, do bolso, da fome, da curiosidade, do romantismo… Os 3 restaurantes da foto à seguir são ótimas opções.

.

LE SERGENT RECRUTEUR 41, rue Saint-Louis en L'Isle - Paris 4ème French Fine Dining AU BOUGNAT - BISTRO 26, rue Chanoinesse - Paris 4ème MON VIEIL AMI 69, rue Saint-Louis en L'Île - Paris 4ème Bistro

LE SERGENT RECRUTEUR – 41, rue Saint-Louis en L’Isle – Paris 4ème
AU BOUGNAT – 26, rue Chanoinesse – Paris 4ème
MON VIEIL AMI – 69, rue Saint-Louis en L’Île – Paris 4ème

Ile cardapio antigo

ile restaurante

É uma cidade encantada!

É mesmo uma cidade encantada!

.

Olha só, o restaurante que escolhemos foi pelo aspecto e ao acaso. O SORZA não tinha indicação, nem tínhamos feito reserva.

.

Restaurante SORZA

Restaurante SORZA – 51, rue saint-louis-en-l’île 

.

Nos proporcionou um jantar super gostoso, e o melhor, em conta, pois é daqueles que oferecem a “Formule”. Isso é maravilhoso na França. Paga-se um valor por entrada, prato principal e sobremesa.

.

De 12h as 19h você paga 17 pelo mesmo menu que a noite é 39

.

De 12h às 19h você paga 23 euros pelo mesmo menu que à noite é 39,5 euros

.

Toujours sorza

Esther, super simpática

A proprietária: Esther, super linda e simpática

Salade de roquette

Salade de roquette

Soupe à l’oignon, croutons & parmesan

Soupe à l’oignon, croutons & parmesan

Soufflé au parmesan & roquette

Soufflé au parmesan & roquette

Ravioli frais & pignons

Ravioli frais & pignons

daurade à la plancha, polenta crémeuse & salade

Daurade à la plancha, polenta crémeuse & salade

Panna cotta à la vanille bourbon & aux 2 coulis

Panna cotta à la vanille bourbon & aux 2 coulis

Espelho, espelho meu...

Espelho, espelho meu…

Conhaque combina demais com Paris

Conhaque combina demais com Paris

.

No final da rua, fica a Berthillon, dizem ser o sorvete mais gostoso de Paris. Pessoalmente, eu não acho! Experimente os do Caffé Armani e depois me diga.

.

sorveteria-berthilon

.

Prefiro parar no quai d’Orléans e tomar algo para apreciar o imenso monumento em frente, a Note Dame. Então… bora! Vamos dar mais uns passinhos entre pontes e cadeados cheios de promessas de amor.

.

Toujours

Ile ponte e rio

Ile ponte dos cadeados

ile cadeado

.

Sim, caminhando por mais ou menos 8 minutos, você dá de cara com a Notre Dame. Dizem que, em homenagem ao Ano do Brasil na França, a imagem do Cristo Redentor foi projetada na fachada da Catedral. Fico imaginando a maravilha! Então… Amanhã volto com a catedral que é considerada uma das mais belas do mundo e se der, o resto do roteiro!

.

.

VEJA O PRÓXIMO POST DA SÉRIE TOUJOURS

Toujours Paris UMA EXPERIÊNCIA

.

aaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

23 comentários em “TOUJOURS PARIS Uma ilha em Paris

  1. Parabéns , querida ! Estou me divertindo , aproveitando Paris , rsrsrs sem sair da minha casinha !
    Grandiosos roteiros , locais da diversificada e divina gastronomia francesa , fotos impecáveis …
    Gisele não tem como errar , ela irá fazer uma viagem dos sonhos em aproveitando suas excelentes sugestões !
    Boa viagem , Gisele , aproveite e depois conta pra gente como foi !
    Beijos , Diluminada !

    • Nilza querida, você acredita que era para ser um simples mapinha, como fiz para a Louise quando ela tinha 14 anos e eu sabia que ela não ia querer fazer muitas coisas. Mas não tem jeito… Paris TOUJOURS Paris! É muita maravilha e aí estou tendo de dividir em vários posts. Bjs amore

  2. Dilu , nao da pra falar a delicia !!!! So vc pra dar tantas pinceladas coloridas nessa cidade luz !!!!!! Sempre viajo antes … na imaginacao , no que podera ser… mas essa fada e demaisssssss !!!!!!! Esta de dar agua na boca !!!!! Brigaduuuuuuuuu !!!!!!! Xauuuu

    • Gisele, acho que vou ter de te mandar o que fiz para a Louise. Simples e só com os roteiros e os mapinhas, e deixar para depois você fazer os posts…. eu começo a escrever, tentando resumir, mas acabo viajando… Rsrrssss

    • kkkkkkkkkk eu também Dani, cair lá e nunca mais achar um “salvador” para me trazer de volta pra terra firme kkkkkkkkkkkkk

  3. Fada, você está me deixando confusa! Explico: ando sonhando em ir a Croácia e a Toscana Croata ano que vem, mas esses posts de Paris estão me enlouquecendo! Afff! Vou escolher com uni duni…

  4. Cidade igual Paris não existe. Dilu, vc está falando de um lugar que não tem erro. É incomparável, pq todos os lugares que se visita, é coberto de coisas boas. Olhe para uma coluna e ela é maravilhosa. olhe uma porta, aliás, são portas imensas, e maravilhosas…, olhe para os telhados… olhe para as vrandas, olhe as grades…

    • Antonela, é isso aí, você falou o mais certo. Tudo que se coloca os olhos, é maravilhoso, impressionante!
      Bjs amor, adorei seu comentário

  5. Ai que saudade desse lugar, como eu fui feliz andando, tomando sorvete, sentando, enfim, “flanando” nessa ruinha, com muitas sensações, emoções, sabores e aromas. Ai Dilu, que bom que vc coloca as coisas de um jeito tão real, que parece que eu estou lá. Obrigada viu?

  6. Dilu, Há cidades que são desde sempre ou se tornam especiais demais na vida da gente. Tenho umas quatro que são assim em minha vida e Paris é uma delas. E, em várias fases da minha vida foi cenário de momentos que ficarão para sempre. Um deles é nosso, né amiga? Quanto mais velha vou ficando mais saudades vou tendo. De pessoas e lugares que deixarei prá trás um dia. Estes dias ando meio melancólica e saudosa também, talvez saudades de coisas que não vivi. Mas seu post me levou à memória da primeira vez em que estive em Paris, lá pelos anos 80. Sonhava com este momento, intensamente. Fiquei em um hotel na Place d Italie, cheguei à noite, chovia. Mas o dia amanheceu e um sol lindo. Peguei o metro pela primeira vez. Uma sensação de dejá vu! Parei exatamente na estação Île Saint Louis. Saí do subterrâneo, vi pela primeira vez a cidade, com um olhar inaugural… e chorei. Chorei de alegria. Chorar de alegria é um evento, raro e inesquecível. Ali já se prenunciava que jamais me esqueceria de Paris. E hoje percebo: tantas vezes quantas eu retorno e retornar àquela cidade, tantas vezes será olhada com um olhar inaugural. Deve ser esta combinação que faz dela uma cidade da minha alma. Adorando ler, escreve mais e mais sobre Paris, amo! bjk

    • Ai Vera, eu sempre tenho também esse tipo de saudade, daquilo que ainda não perdi. Tb sinto uma angústia… muito louco. Outro dia cheguei a sentir isso pelo Luiz, imagina! Chorei ao imaginar qdo eu me for e ele ficar aqui, triste e sem mim. Ahhhh… nem!

      Chorar é bom mesmo qdo temos o privilégio de estar em lugares tão deslumbrantes que nos fazem chorar, assim como vc disse. Já escrevi um post que fala um pouco sobre isso, sobre o que me move é o que me faz chorar! Nesse caso, tudo que é lindo, querido e bem vindo.

      O nosso encontro em Paris foi um dos mais, se não bonito, um dos mais emocionantes. Te adoro fia, e adoro seus comentários, que me fazem crescer e me ensinam tanto. Obrigada!

  7. Não dá nem pra comentar! Muito bom viajar, nem que seja pelos olhos dos outros. Ainda bem que nesse caso, eu estou viajando pelos seus, Dili. Obrigado por isso

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps