Segundona TOP com trufas. TOP TOP TOP! Por Dilu Bartolomeo Villela

Segundona top trufas balançaPor acaso você foi ao Domenico na SEGUNDONA TOP?

Por acaso você teve o prazer de participar do menu degustação à base de trufas que o Domenico fez?

Não?

Mas também… por acaso você se intrometeu na viagem dele, e tão intrusa que é, comentou na foto que ele postou na Itália, onde aparecia a linda imagem de uma balança? Que por um maravilhoso acaso, quem estava se pesando?

Oras… a gloriosa pérola negra, a trufa, é claro!

.

Segundona TOP com trufas. TOP TOP TOP!

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Segundona top trufas minha mao e trufa

 .

E o Oscar vai para a…. TRUFA! Olha que legal se existisse Oscar para a “pérola negra”! É… mas teria um problema: a trufa ganharia o Oscar de melhor em tudo e ainda conseguiria a façanha de ampliarem a categoria de melhor para dez anos. Se algum dia lerem este post e houver o Oscar, nem vou precisar torcer pela trufa, ela é invencível!

.

Segundona top trufas.

O filme se chamaria A TRUFA NUMA SEGUNDONA TOP! Ou Segundona TOP, comi trufas. Foi TOP! Melhor, Segundona TOP com trufas. TOP TOP TOP! Pode escolher! Humm… inclua este outro nome, que por acaso é superb: “Pérolas aos Porcos”.

.

Segundona top trufa eu e domenico.

(Um pouco, só um pouquinho de preâmbulo! Você sabia que, até há bem pouco tempo, os porcos eram os personagens principais no ato de encontrar trufas?)

.

Segundona top trufas domencio e eu.

Bem, vamos voltar ao Oscar! Com um grande diretor usando a personagem principal e um roteiro básico, a direção nem precisaria buscar novas técnicas para fazer com que os glutões espectadores se transformassem em atores invisíveis. O efeito seria curiosíssimo. E o resultado… Hummm… Dilucious!

.

Brusccheta com Carpaccio Lascas de Grana Padano e Trufas

Bruschetta com Carpaccio, Lascas de Grana Padano e Trufas

.

O roteiro adaptado ficou por conta do queijo deslumbrante que, de repente… apareceu para dar o ar da graça e mostrou que, ele sim, é um possível futuro ganhador de Oscar.

.

Queijo que não sei o nome, maravilhoso!

Queijo que não sei o nome, maravilhoso!

.

A fotografia… hummm… não levaria nada e a culpa é da fotógrafa que atrapalhou tudo! Não tem uma foto que valha uma pontinha!

.

Polenta com trufas

Polenta com trufas

.

Mas o figurino veio belo (mesmo que a foto não ajude), farto, convidativo, majestoso, mas mais que tudo isso, veio sedutor! Esbanjando seu poder de fascínio!

.

Um extra de trufas laminadas para quem quisesse "abusar".

Um extra de trufas laminadas para quem quisesse “abusar”.

.

A atriz ganhadora, até mesmo pelo fato de ser preferência mundial – quem não gosta de um prato de… – MASSA! Massa mesmo é ter a oportunidade de saborear uma massa em plena segunda-feira. Quem pode, pode! (As amigas, todas magrelas, podem, eu não! Entrei de gaiata no navio, deveria estar em casa perdendo os tantos quilos que me faltam perder… Ué, mas dizem que trufa é cogumelo, portanto, bom para dietas e alucinações… Isso dá outro OSCAR! Kkkkk…).

.

Massa com Trufas

Massa com Trufas

.

E o melhor ator coadjuvante? Com certeza seria aquele velho conhecido de todos, o Risotto, já meio batido… Também com tantos Oscars nas costas!

.

Risotto com Trufas

Risotto com Trufas

.

Fico aqui imaginando quem faria a sinopse do Segundona TOP com trufas. TOP TOP TOP!! No mínimo alguém… alguém… Ah, sem mais delongas, não precisaria de sinopse, só a palavra TRUFA já daria o tom do sucesso.

.

Aspagos e ovo com trufas e trifollato de trufas

Aspagos e ovo com trufas e trifollati de trufas

.

Tudo bem, vamos cair na real, não tem Oscar, mas poderia ter O DIA! Existe Dia da Saudade (acredite se quiser), Dia da Esposa do Pastor (acredite se quiser 2), Dia dos Carecas (não acredite!), Dia do Tomate (dia 10 de Abril, concorrente da mentira), Dia do Sexo (esse sim, deveria ser todo dia, mas… é só 06/09… que data esquisita! kkkkkkk…), enfim, existem mais 360 e muitas outras datas comemorativas. Se eu fosse político, já que nesse país esse ser não faz nada mesmo, eu transformaria a segunda no Dia da Trufa. Não chegaria a constituir um problema o fato de nosso terroir não produzir trufas, isso soaria bem coerente com as estripulias da raça.

.

Sobremesas

Sobremesas

.

Ah, mas o DIA dela tinha de existir. Detesto clichês – morro mas não falo que o dia das trufas deveria ser “dia sim, e o outro também”! Para não cair no lugar-comum, o dia da pérola negra seria a segunda-feira e no resto da semana, as pessoas teriam o prazer de dizer: Por um maravilhoso acaso, na segundona TOP, comi trufas. Foi TOP TOP TOP!

 .

Quem não se lembra?

Quem não se lembra? Domenico Rua Cláudio Manoel, 583 – Funcionários, Belo Horizonte

.

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

22 comentários em “Segundona TOP com trufas. TOP TOP TOP! Por Dilu Bartolomeo Villela

    • Heloiza querida, foi uma mesa especial para poucos especais! Foi assim que me senti: especial. O Domenico trouxe as trufas da Italia só pra gente. Quem sabe ano que vem ele traz mais e faz um festival? Fica a Dica Domenico!

  1. Aqui eu já fui no Domenico depois que eu vi o post aqui no blog e eu achei muito gostoso , cada prato melhor que o outro. Agora este tipo de comida eu num vi lá não , parece tudo de bom!

    • Nanda, esse foi um menu especial feito pelo dono do restaurante depois de uma viagem pela Italia, da qual, ele trouxe as trufas. Os pratos não fazem parte do cardápio, uma pena, né?

  2. Dilu, eu quero conhecer este restaurante. Eu adoro qualquer prato que tenha trufa, já comi de inusitados jeitos, mas eu quero te dizer que o que eu achei mais gostoso hoje, foi o artigo. Genial sua linha de raciocínio. Parabéns!

    • Rsrsrss… Obrigada minha flor! É gostoso escrever desse jeito, pois falar apenas do jantar fica tão comum, né? Eu gosto de, de vez em quando, sair do lugar comum. Obrigada mesmo por ter gostado! Isso me incentiva. Bjss

  3. Dilu, você é muito privilegiada no Domenico. Disso eu sei porque vejo no seu instagram/blog/facebook ele preparar pratos que nem tem no cardápio só para você! Te trata igual a uma princesa! rs!

    No outro dia, estava fazendo curso de massas com um professor que morou 20 anos na itália e ele estava suspirando por umas trufas durante a aula, doido para recebê-las de um irmão que mora na Itália e preparar algo só para si (quem me dera se preparasse numa aula) hahaha estou vendo que a trufa inteira, fresca é praticamente um afrodisíaco/ouro das pessoas.

    Conheço quem não goste de trufas, mas eu digo para este tipo de pessoa que é porque nunca provaram trufa fresca que é completamente diferente de um azeite trufado que é muito forte e pode até ser enjoativo. Só provei uma vez trufa fresca na filial da La Maison des Trufes em Hamburgo, um nhoque com lascas de trufas bem fininhas por cima. Infelizmente mal me lembro do sabor da trufa por não ter o hábito/oportunidade de comê-las sempre. Tenho curiosidade de provar diferentes versões de pratos usando este tipo de trufa. Trufa fresca é bem suave né?

    • Ah Maria, fiquei sensibilizada de vc dizer que sou como uma princesa pro Domenico. Ele é um fofo mesmo conosco, talvez pq vamos demais ao restaurante e foi a forma que ele encontrou pra nos agradecer. E tb, pq ele sabe o tanto que sou gulosa… rsrssss… E é muito bom cozinhar para os gulosos, vc sabe disso! Rsrrsss….

      Que delícia fazer massa, ne? Por coincidência, eu queria fazer uma massa caseira com vongoles no domingo e, de novo o Domenico, me arrumou os vongoles frescos… Maria… vou te contar! Ficou um espetáculo! Na minha opinião, quanto bem feita, é uma iguaria tão maravilhosa quanto à trufa! Faz e depois me conta, se quiser te dou a receita que fiz.

      A trufa branca é a melhor, e só é possível encontrar no final do ano. O aroma é extasiaste, forte, mas o sabor não é de todo suave. Pena que é inexplicável em palavras, talvez o único jeito de explicar seria no hummmmmmmmmmmmmmmm Rsrsssss… Acho que, dependendo da extensão da sua próxima viagem, vc irá encontrar trufas nos restaurantes. Qdo é mesmo que vc volta?

  4. O Oscar vai pra… Diluzinha!

    Poxa mineira, vc hoje veio arrasando com seu texto super agradável de se ler
    Só posso te dizer que quero ir a BH e conhecer o Domenico.
    Beijão!

  5. Eu queria até pedir a receita do aspargo que eu amo , mas não adianta que num tem trufa . Eu acho melhor torcer pelo Dia da Trufa!

    • kkkkk… mas te sugiro Ana Lucia querida, que vc seja feliz com seu aspargo com os ingredientes que vc tem por aqui. Por exemplo: faça com a manteiga trufada ou com azeite trufado de boa qualidade, e tem mais, existe trifolatti de trufa que o sabor é perfeito. Acho que vc vai se surpreender!

  6. Dilu querida,
    Em Belo Horizonte, em qual restaurante usa-se trufas frescas no cardápio? Existe algum?
    Bjs cintilantes!!!!

    • Ah esses beijos cintilantes…

      Minha querida, infelizmente não existe, mas nem é por preço ou coisa similar. Trufa fresca tem sua época. Na Italia, onde tem a única, melhor, maravilhosa trufa branca, tem sua feira em novembro, em Alba, se me lembro bem, é dia 6/11. É possível encontrá-la de setembro a janeiro. Existem trufas chamadas Truffe d’été que são as trufas negras de verão, menos saborosas e claro, menos caras. A truffe do Périgord, eu acho que é na primavera, e a truffe da Bourgogne, no inverno. Elas são saborosas, mas não se comparam. Mas por incrível que pareça, os chineses já estão dando seu jeito… kkk já estão produzindo, não sei de que jeito, suas próprias trufas, mas são horríveis. E foi a do verão que o Domenico trouxe e nos presenteou com este jantar.

      Sempre trago trufas em conserva, mas te digo, não têm nenhum sabor, só confere charme. Quando faço algum prato com elas, saborizo com azeite ou manteiga de trufas. Fica gostoso, mas não podemos oferecer pra quem entende. Entendeu? kkkkkkk

      • Nossaaa Diluuuuu!!!
        Entendi sim!!! kkkkk ! Obrigada pela aula!!! Amei!!! Não sabia de todas essas particularidades…
        Mas meu marido está programando uma longa viagem à Itália e, com certeza, darei um jeito de experimentar a trufa branca por lá! Na ocasião irei pedir dicas de restaurantes, ok? Já estive por lá, mas não tive esse prazer de saboreá-las…. snif snif… Essas da China quero distância!!!! rsrsrsrs
        Obrigada mais uma vez querida!!!!
        Bjs cintilantes!!! (já que vc gosta vou continuar mandando)

        • Minha flor, manda muuuuuuuuitos beijos cintilantes, pois eles vêm brilhando com uma energia que só vc pode imaginar! Obrigada!

          Estou, por coincidência, fazendo um roteiro pra uma viagem pelo norte da Italia – na época “delas”. Se depois, eu puder ajudar na viagem de vcs, será um prazer!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps