O MASSIMO que é o MÁXIMO de Modena… ops… do MUNDO!

.

Gente, vou passar essa semana dedicada ao OSTERIA FRANCESCANA, impossível descrever o melhor restaurante do mundo em apenas 1 post, concorda? Talvez ele não seja do interesse de algumas pessoas, mas acredito que agradará aos amantes da boa mesa, estudantes de gastronomia, chefs, donos de restaurantes, curiosos e também, aos sensiveis, já que é um lugar que mais parece uma poesia… Fora a explosão de sabores, lá você encontrará um sem número de coisas interessantes. Serão 5 posts, todos recheados de sensações e emoções gastronômicas! Sem contar as histórias que inspiram o grande chef!

.

O MASSIMO que é o MÁXIMO de Modena… ops… do MUNDO!

Dilu Bartolomeo Villela

.

modena:milão

Pela estrada a fora eu vou bem feliz...

Pela estrada a fora eu vou bem feliz… rsrssss…

modena estradamodena estrada 2modena placamodena

.

Quem estiver em Milão e não quiser alugar um carro, pode pegar um trem pela manhã e passar o dia na região bolonhesa, especificamente, em Modena.

.

A Torre Ghirlandina com seus 86,12 metros de altura é o símbolo de Módena, visível de qualquer lugar da cidade.

A Torre Ghirlandina com seus 86,12 metros de altura é o símbolo de Módena, visível de qualquer lugar da cidade.

.

Modena torres

.

Fui pra conhecer o restaurante, entretanto, dar umas voltas numa cidade italiana é algo que jamais decepciona, tudo é incantatore.

.

modena torre Ghirlandina Unescomodena duomo eumodena praçamodena 2IMG_6282IMG_6279IMG_6280modenamodena euModena 23.36.16IMG_6277

.

À noite a cidade é linda, como todas no interior italiano.

.

Duomo di Modena

Duomo di Modena

modenamodena 3modena 4modena 5

.

Falar Modena é também falar Aceto Balsâmico, Ferrari, Maserati, Luciano Pavarotti, Massimo Bottura. Apesar de tudo isso, confesso: Modena só entrou no nosso roteiro por causa do último nome e o sucesso com seu restaurante OSTERIA FRANCESCANA.

.

IMG_4810

.

Tá, pode perguntar: que artimanha usei para conseguir a reserva no melhor restaurante do mundo em 2016 pela lista The World’s 50 Best Restaurants?

.

eu osteria

.

Pelo site, fui tentando… tentando… até desistir, mas tive a brilhante ideia de enviar um e-mail pedindo carinhosamente para colocarem meu nome na lista de espera naquele restaurante duplamente maravilhoso.

.

osteria eu e luiz

.

E um belo dia… My name is Riccardo and, according to your earlier conversation with Alessandro and Sarah, I am glad to confirm your reservation for lunch... blá blá blá…

.

osteria

.

Após ler as linhas acima você deve imaginar que agora sou capaz de descrever um maravilhoso almoço no Osteria Francescana. Não estou bem certa disso. Mas prometo tentar… Vamos lá!

.

brinde taças de champagne

.

Tudo bem, já sei! Paro por aqui com o blá blá blá e começo a contar o que vocês estão se coçando pra saber: Como é um restaurante assim?

.

osteria francescana mesas

.

Como é ser o primeiro do mundo?

.

Massimo Bottura e seu staff no Osteria Francescana

Massimo Bottura e seu staff no Osteria Francescana

.

Sei que estão curiosos, mas não posso falar da criaçao sem falar do criador. Se não fosse desrespeitoso, eu o chamaria de Deus. Mas não, não posso, mesmo que todo mundo profana Deus disso, Deus daquilo… Mas como o texto é meu, posso escrever o que eu quiser, portanto: Massimo Bottura, Dio da panela.

.

Massimo Bottura

Massimo Bottura

.

No começo, Massimo Bottura aprendeu os truques da culinária da região de Modena, depois, preferiu procurar saber mais sobre esse universo das panelas com o chef Ferran Adrià (mesmo que o próprio não usasse muito as tais das panelas em seu modernérrimo laboratório gastronômico). Acabou que Adriá convidou Bottura para passar 4 meses na Espanha, onde seu laboratório de criações espetaculosas o refinou na gastronomia molecular.

.

Nesta semana dedicada ao Osteria Francescana você vai saber o que é essa maravilha!

Nesta semana dedicada ao Osteria Francescana você vai saber tudo sobre as maravilhas!

.

Vou adiantar dando um pulo na história: em 2011 Bottura comemorou sua terceira estrela Michelin e foi reconhecido pela imprensa especializada internacional como o melhor chef do mundo.

.

massimo bottura 1

.

Bem, queria concluir, mas se tratando de Massimo Bottura, fica um pouco difícil. Em 2014, o Osteria Francescana ficou em terceiro lugar na lista do “The World’s 50 Best Restaurants”. Em 2015, ficou de segundão. Não falei que é difícil concluir? Em 2016, o danado pulou para o primeirão.

 .

Massimo Bottura no Osteria Francescana classificado como o melhor restaurante pela lista da San Pellegrino’s world's 50 best - Images: Paolo Terzi

Massimo Bottura no Osteria Francescana classificado como o melhor restaurante pela lista da San Pellegrino’s world’s 50 best – Images: Paolo Terzi

.

Mas também não posso deixar de fofocar. Ô gente invejosa esse povo das panelas, viu? Acredita que o chefão número 1 do mundo já foi duramente criticado e quase foi à falência? Só porque ele é um cara que sublima a tradicional comida italiana. Ora… o “rango” é dele gente! Deixa ele mostrar a que veio. Opsss… deixaram e ele mostrou, reinventando a comida italiana do dia-a-dia, da mama. Hoje o cara é aplaudido de pé por todo mundo. Acabou que críticos e a turistada ávida por uma comida gostosa, cheirosa e estrelada caiu de amores por ele, o MASSIMO que é o MÁXIMO de Modena… ops… do MUNDO!

Osteria endereço

Veja o próximo post com o menu

E o primeiro lugar vai pra… MASSIMO BOTURA!

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

20 comentários em “O MASSIMO que é o MÁXIMO de Modena… ops… do MUNDO!

  1. Diluzinha, vc sabe que nao ligo pra comida, ligo, mas não igual vc, mas seu blog é tão bacana que até este post me deixou encantada. Quero conhecer Modena!!!

  2. Com quantos não acontece a mesma coisa? Tem de ter muita garra pra continuar mesmo as coisas não dando muito certo. Vou acompanhar-te!

  3. Eu adoraria voltar para a Itália em setembro 🙂 Doida pra conhecer o restaurante Osteria Francescana e eu não posso esperar para ver as fotos no seu blog!

  4. Uns poucos amigos e eu tivemos uma super refeição para comemorar o aniversário de um deles com Bottura muito presente na salão. O pequeno desapontamento foi não ter nada do mar, geralmente um ingrediente importante nas refeições de menu degustação chic. Meus pratos favoritos foram a enguia e as variações fantásticas sobre parmesão. Voltaria quantas vezes fosse convidado, um espetáculo!

    • Ah Carol, eu também! Voltaria quantas vezes me fosse permitido, tanto pelas forças do desejo, quanto pelas forças do lema: VIAJAR É A MELHOR COISA DO MUNDO

  5. Dilu, eu acabei de abrir o email do dilucious e encontrei a mensagem do Osteria Francescana. Vc nem vai acreditar. Eu estava pesquisando sobre ele pq vou fazer um trabalho na escola e eu escolhi este restaurante pra brilhar. Eu adorei o post e estou ansiosa pelos próximos, beijinhoss

  6. Oi Dilu !
    Você consegue passar a sensação e a emoção desta aventura em cada palavra escrita!
    Mas o sabor, só você saberá! Que peninha..rsrsrs….
    Parabéns pelo post !
    Estou ansiosa para ler todos os outros !!
    Beijos

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps