Almoço Amantes, Amentes… SEM PECADO E SEM JUÍZO!

ev-amantes-amentes-42152Amantes, Amentes…” é uma expressão que vi no cardápio do delicioso restaurante Cum Quibus em San Gimignano, na Toscana, para ver o post clique aqui. Dá pra notar que é uma expressão que me marcou. Sim, vi nela a reafirmação de um conceito que acredito, amo, compartilho aqui no blog e estou sempre divulgando: o poder da comida que encanta, não apenas com o sabor, mas também com aquilo que emana dela, entre muitas outras coisas a força de unir pessoas e as transportar pro mundo encantado da alegria ou… de um menu “insano”.

.

 Almoço Amantes, Amentes…

SEM PECADO E SEM JUÍZO!

.

ev-amantes-amentes-42156

.

Há quem considera doidice cometer atos moldados na falta de juízo e há quem vive da falta dele, o juízo. Pessoas interessantes são as que vão CEM sem pecado pela vida afora lançando desafios, literalmente, abrindo portas!

.

almoco-amantes-amentes

.

Falando em desafios, a qual conclusão mesmo que chegamos para o significado da expressão “Amantes, Amentes…”?

.

ev-amantes-amentes-42157

.

Ok, sei que você não está entendendo nada, vou explicar.

.

eu

.

Já que tudo pra mim fica melhor quando entra comida na história, um tempo atrás lancei um pequeno “desafio”: descobrir o significado para a expressão “Amantes, Amentes…” – na verdade, nada mais que uma desculpa pra oferecer um almoço para quem acertasse a resposta. Brincadeirinha de gente grande (afinal, o que seria da vida sem elas?).

.

ev-amantes-amentes-42153

.

Interpretações interessantes vieram de mulheres interessantes…

.

ev-amantes-amentes-42192

.

Mulheres que mergulharam na essência da brincadeira e viajaram no lado poético da intrigante expressão, já que uma lembrou da poesia, tão imprescindível para nos transportar ao mundo da lua, outra falou que se refere às loucuras dos amantes que, em nome do amor, se permitem grandes loucuras… outra acusou gli amanti sono pazzi!… 😆  rsrsss… Foi citado um caso de amor eterno… Enfim, e ainda bem, uma delas disse ser a loucura do amor pela gastronomia!

.
amantes-amentes-nos

.

Vejam vocês Valeria, Zezé, Luciana, Juliana, Cláudia, Junia e Cristina: “Amantes, amentes…” se refere também à loucura de uma cozinha que, em nome do amor à comida, se permite fazer grandes loucuras! 

.

ev-amantes-amentes-42185

.

Sem pecado e sem juízo

.

ev-amantes-amentes-42190

.

E falta de juízo chegou à mesa! O menu teve textinho com cada uma das interessantes interpretações dos AMANTES, AMENTES… Pratos ganharam nomes inspirados nelas…

.

ev-amantes-amentes-53004ev-amantes-amentes-53005

.

Prometi um menu insano… Vamos ver se consegui: suco é sempre um bom começo, não assusta e prepara os amantes da gastronomia para o que está por vir. O croquete de linguiça nunca erra.

.

Suco de carambola Croquete de Linguiça

Suco de carambola
Croquete de Linguiça

.

Aqui começa a brincadeira: nunca comecei uma refeição sem a entrada triunfal de uma sopa e não seria hoje que não teria uma, então, pra fazer jus ao “insano”, servi logo uma trilogia delas. A “Roda Gigante” é feita de massa folhada e confere todo um glamour ao prato. Glamour este que poderia ficar por conta também da Blinis de Salmão coberta com Marshmallow Brulée, par perfeito para a Borscht.

.

Roda Gigante . Blinis de Salmão e Marshmallow Brulée . Borsht

Roda Gigante . Blinis de Salmão e Marshmallow Brulée . Borscht

.

No mesmo prato, o Camarão em crosta de Coco combina perfeitamente com a Bisque de Lagosta com aromas picantes e orientais que casam com o doce da Rabanada de Brioche. O Creme de Aipo entra pra dar uma estancada na loucura.

.

Camarão em crosta de Coco . Bisque de Lagosta Rabanada de Brioche . Creme de Aipo Roda Gigante . Blinis de Salmão e Marshmallow Brulée . Borsht

Camarão em crosta de Coco . Bisque de Lagosta
Rabanada de Brioche . Creme de Aipo

.

O Sunomono de Lichia dispensa apresentação, mas pra quem quiser a receita clique aqui. O Carpaccio unilateral é simplesmente pegar o carpaccio de carne e dar uma selada com azeite, aceto balsâmico, sal e cebola apenas de um lado. Cobre com Amêndoas torradas e Broto de Coentro.

.

Sunomono de Lichia Carpaccio unilateral com Amêndoas e Broto de Coentro

Sunomono de Lichia
Carpaccio unilateral com Amêndoas e Broto de Coentro

.

Você pensou que o menu insano já havia começado? Não, a insanidade acaba de começar.

.

ev-amantes-amentes-42168

.

Sim, a mistura aqui é de Salmão, Caviar, Chocolate branco e Caviar… Preciso dizer mais?  🙂

.

Blinis de Batata Salmão recheado com Mousse de Caviar Hóstia de Chocolate branco e Caviar

Blinis de Batata
Salmão recheado com Mousse de Caviar
Hóstia de Chocolate branco e Caviar

.

Uma coisa puxa a outra e o Ovo vem mollet, ou seja, bem molinho, só que com capa de Philo bem crocante sobre Espuma de Champignon trufado.

.

Ovo mollet com capa de Philo em Espuma de Champignon trufado Esponja de Champignon trufado

Ovo mollet com capa de Philo em Espuma de Champignon trufado
Esponja de Champignon trufado

.

A Esponja de Champignon, também trufada, vem em forma de esponja mesmo… Sim, parece aquelas buchas de lavar louças, só que ela lava nosso palato com requintes do paraíso… oopss… com o requinte do cogumelo.

.

A esponja

A esponja de champignon, essa sim, insana!

.

Até aqui, tudo que foi servido foram as entradinhas. Agora chega a hora das brincadeiras à mesa… Nos esperava um trio bem bobinho, mas gostosinho: Grissini de Calabresa e Parmesão. Depois uma pequena “Colher”feita de massa de Gergelim com Azeitona caramelada e depois, Tartelettes com Mozzarella de búfala e Pestos de manjericão e Tomate seco. Fora a azeitona, o resto era bem simplizinho.

.

Grissini de Calabresa e Parmesão “Colher” de Gergelim com Azeitona caramelada Tartelettes com Mozzarella de búfala e Pestos

Grissini de Calabresa e Parmesão
“Colher” de Gergelim com Azeitona caramelada
Tartelettes com Mozzarella de búfala e Pestos

.

Dei o nome do próximo prato de À FLOR DA PELE! SEM PECADO, SEM JUÍZO… Bem simbólico: envolvi o Bacalhau com pele de frango para, depois de frito, dar a sensação de pururuca. O molho era uma redução de carne – acredite, é uma mistura que, aos ouvidos, não soa bem, mas na boca…

.

Bacalhau à flor da Pele sobre Jus de carne Tartelette com Favas e Petit-pois

Bacalhau à flor da Pele sobre Jus de carne
Tartelette com Favas e Petit-pois

.

A carne de porco foi desfiada e ficou bem escondidinha dentro do cone. Combinou perfeitamente com o Marron Glace e com a Polenta de Châtaigne, que é feita de farinha da castanha portuguesa… Afff… ainda tudo foi defumado!

.

Porco misterioso Marron Glace . Polenta de Châtaigne . Tudo defumado!

Porco misterioso
Marron Glace . Polenta de Châtaigne . Tudo defumado!

.

Dando uma pausa na insanidade! Achei por bem dar uma amenizada e servir como pré sobremesa três tipos de queijos com três tipos de doces e três tipos de ervas. Bem simples!

.

Queijos . Docinhos . Ervas . Pignole

Queijos . Docinhos . Ervas . Pignole

.

A sobremesa tinha pêssego cozido em calda de especiarias que depois foi servida quente para derreter o Chocolate branco coberto com folhinhas de ouro!

.

Pêssego, Chocolate e OURO! Calda quente de Especiarias

Pêssego, Chocolate e OURO!
Calda quente de Especiarias

.

Os suspiros de café são de uma simplicidade sem fim, mas acredite: nada é mais gostoso para acompanhar o café.

.

Suspiro de Café

Suspiro de Café

.

Fizemos uma matulinha de pão de queijo para darmos de lembrancinha e assim acabou nosso almoço. Obrigada meninas por essa tarde sem igual e, claro, “diluciosamente” sem pecado e sem juízo!

.

ev-amantes-amentes-42190

.

dddd

aaaa

 Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

8 comentários em “Almoço Amantes, Amentes… SEM PECADO E SEM JUÍZO!

  1. Tudo lindo e perfeito como sempre! Lembro-me da brincadeira, inclusive participei e acertei! Caso não me falhe a memória! Parabéns! Bjos

  2. Que tudo divino ! Quem me dera ter o dom de manusear uma panela pra fazer um arroz e feijão , quanto mais estas alquimias que vc faz Diluzinha ! Impressionante ! Parabéns !

  3. DILURIANTE!
    Dá para soltar a receita do ovo empanado e do suspiro de café?
    para os outros pratos sobra vontade de fazer, mas falta competência!!!!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps