Dilucious CINEGASTRÔ por Ana Paula Lanari

Quem conhece Dilu, sabe que ninguém resiste a sua refinada gentileza, e que, sem você se dar conta, ela já te convenceu que você tem capacidade de escrever um post para ela, aliás, para o Dilucious. Mansamente, ela diz: “Teve a ideia, agora escreve, é só colocar o coração. Você vai ver… É tão gostoso ler e reler o que se escreve, que o assunto vai te envolvendo… envolvendo… e quando você menos espera, você ama escrever… Rsrrssss”. Compromisso assumido. Depois de ficar uma noite sem dormir, pensando na responsabilidade assumida com essa mulher incrível, que escreve (Diluciousamente) bem, mãos a obra. Espero que vocês gostem!

.

Dilucious CINEGASTRÔ

Por Ana Paula Lanari

Fotos: Internet

Minha querida Dilu, aqui, escrevi sobre os cinco filmes que mais me tocam quando o tema é gastronomia. Sei que sou incorrigivelmente romântica, e que talvez, outras pessoas fariam uma lista diferente, mas como o Dilucious ensina, não há como separar a emoção das lembranças da razão ao escrever. Tudo tem que ser escrito, descrito e degustado com a alma!

Não sou gourmet, não possuo o paladar refinado. Me considero gourmand, pois realmente aprecio comer bem. Sendo assim, meu desafio ficou maior e mais gostoso, por ter que pesquisar e estudar a gastronomia para não falar bobagem.

Pois bem.. A gastronomia é uma arte que começou junto com a fala do ser humano e assim ficaram intimamente ligadas, desde a pré-história. O meu objetivo aqui é mostrar, como a arte que envolve os cinco sentidos se interligou a sétima arte, o cinema.

Desde os primeiros filmes mudos e em preto e branco, podemos sentir o namoro do cinema com a gastronomia. Existem filmes para todos os gostos, de comédias, históricos, românticos, sensuais, dramáticos passando pelos desenhos animados até os atuais em 3D.

Quem não se comove ao ver Chaplin transformar um cadarço de sapato em fio de macarrão ou o beijo romântico da Dama e o Vagabundo quando degustam um espaguete com almondegas.
Quem não se comove ao ver Chaplin transformar um cadarço de sapato em fio de macarrão ou o beijo romântico da Dama e o Vagabundo quando degustam um espaguete com almôndegas.

De uma lista enorme, escolhi cinco filmes especiais e saborosos. Vatel – Um banquete para o rei, Estômago, Como água para chocolate, Chocolate e o que para mim, é mais tocante deles, A festa de Babette.

.

VATEL – UM BANQUETE PARA O REI

Vatel – banquete para o rei Um filme de Roland Joffé com Gérard Depardieu, como François Vatel François Vatel, nascido em 1631 em Paris, é o perfeito gourmet, na definição real da palavra, aquele que aprecia o ritual, o requinte na elaboração e apresentação dos pratos, a sequência de normas e regras no serviço - enfim, o conjunto de ações que transformam o ato cotidiano de se alimentar em uma ocasião especial.
Filme de Roland Joffé com Gérard Depardieu

François Vatel, nascido em 1631 em Paris, é o perfeito gourmet. Na definição real da palavra, aquele que aprecia o ritual, o requinte na elaboração e apresentação dos pratos, a sequência de normas e regras no serviço – enfim, o conjunto de ações que transformam o ato cotidiano de se alimentar em uma ocasião especial.

Vatel representado por Gérard Depardieu
Vatel representado por Gérard Depardieu

Vatel tinha um único objetivo: provar a Luiz XIV, o Rei-Sol, que era melhor que o mestre da cozinha real. Esse momento chegou, quando o Grande Condé encarrega então Vatel, da maior tarefa de sua vida: promover três dias e três noites de festividades no castelo de Chantilly, onde foram convidados a passar um fim de semana de caça, o rei Luís XIV e toda a nobreza, num total de três mil pessoas. Para organizar tudo, Vatel teve apenas quinze dias. Nos jantares/espetáculos, Vatel utilizava as mais avançadas técnicas da época, com representações de peças de teatro, entre as quais Les Fâcheux (Os Importunos), o primeiro comédia-ballet de Molière, com música de Lully e fogos de artifício. 

Jantares/ espetáculos
Jantares/ espetáculos

No 21 de abril 1671, os convidados desfrutaram com muita pompa e suntuosidade, os espetáculos organizados por Vatel. Tudo correu muito bem até que, no jantar da ultima noite, não havia assados para todas as mesas. Vatel estava frustrado e decepcionado com a realeza que o tratara como um mero objeto – o rei quis contratar o serviço de Vatel e levá-lo para o Palácio de Versailles, ganhando sua posse num jogo de cartas, como um escravo – e nem reconhecia seu raro talento nem a sua humanidade. Sua morte foi tratada como uma tragédia nacional, principalmente depois que se soube que o peixe havia chegado e tudo não passava de um mal-entendido. O rei e a corte admiraram a sua atitude e continuaram os banquetes. (Insensíveis!!!) 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

.

 ESTÔMAGO

Estômago
Filme de Marcos Jorge com João Miguel, Fabíola Nascimento e Babu Santana

Esse premiado filme nacional já no começo nos delicia, quando o personagem principal Raimundo Nonato, com o legítimo sotaque nordestino, explica a origem do queijo gorgonzola.

Cena do delicioso filme Estomago
Cena do delicioso filme Estômago

Imigrante do nordeste, Raimundo vai para Curitiba em busca de uma vida melhor. Lá, descobre o talento para a culinária, quando fica famoso por suas coxinhas e é apadrinhado por um dono de restaurante italiano, que o ensina tudo sobre gastronomia. 

filme-estomago 1

O filme mostra o cotidiano como um estado de desconfiança e animosidade generalizado no qual está presente o dilema: ou você come ou você é comido. Num mundo como o nosso, as pessoas acabam brutalizadas para sobreviverem ao dia-a-dia. Mas tudo é mostrado de uma forma cruamente bem humorada. O diretor brinca de forma brilhante com o passado e o presente de Raimundo Nonato, alinhavando o desfecho da trama. O mais bacana da história, é que o personagem encontra na gastronomia o poder do qual ele precisa para sobreviver “no mundo cão”. Ótimo caminho!

Estomago 2

No Festival do Rio 2007, ESTÔMAGO consagrou-se como grande vencedor, tendo recebido quatro prêmios: Melhor Filme pelo Público, Melhor Diretor, Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri. No Festival Internacional de Rotterdam, na Holanda, recebeu o prêmio Lions Award e foi o segundo colocado, entre 200 longas, na preferência do público. Teve participação especial no Festival de Berlim 2008, com direito a jantar inspirado nos pratos do filme. 

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

.

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE

Filme de Alfonso Arau, lançado em 1993. Com Lumi Cavazos, Marco Leonardi, Yareli Arizmendi, Ada Carrasco e Margarida Isabel.
Filme de Alfonso Arau, lançado em 1993, com Lumi Cavazos, Marco Leonardi, Yareli Arizmendi, Ada Carrasco e Margarida Isabel.

O filme dá um novo significado para o clichê “o caminho para se alcançar o coração de um homem é através de seu estômago.” Romance, que se passa no México no início do século 20, carregado de tradições, paixões, comunicação e comida. Tita, a personagem principal é a caçula da família e deve seguir a tradição de não se casar para cuidar da mãe viúva. Sendo assim, ela começa a aprender a cozinhar, trabalho que deverá fazer para toda a família. Apaixonada por Pedro é proibida por sua mãe de se casar com seu grande amor, que acaba casando com a irmã de Tita para poder ficar o mais próximo possível da amada.

Lindo demais!!!!
Lindo demais…

O encontro com o misticismo do filme acontece quando Tita tem que preparar a refeição do casamento da irmã e prepara o palco para a relação entre sexualidade e comida.

Muito triste
…e muito triste!

Ao preparar o bolo, ela chora sobre a massa, e quando os convidados da festa de casamento comem, também choram (sem saber), por um amor perdido. Tita descobre que ela pode se comunicar com Pedro através da própria atividade que a aprisiona, cozinhar. É muito lindo!

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

.

CHOCOLATE

Filme americano de 2000 dirigido pelo sueco Lasse Hallström com Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina.
Filme americano de 2000 dirigido pelo sueco Lasse Hallström com Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina.

Quando Vianne (Juliette Binoche) e sua filha chegam a uma tranquila vila, ninguém poderia imaginar o impacto que isto teria na antiquada comunidade. Ao passar dos dias, a atraente Vianne abre uma loja de chocolates, repleta de confeitos de dar água na boca, com receitas de sua família desde a origem do chocolate pelos Maias.

chocolate 2 ju

Sua misteriosa e quase mágica habilidade em perceber os desejos pessoais de cada pessoa que ali passava, e claro, satisfazê-los à perfeição com o confeito certo, faz com que os moradores se entreguem às tentações e à felicidade. Mas, isto até a hora em que outro forasteiro, o atraente Roux (Johnny Depp) chega à vila. Finalmente agora, ela também reconhece e se rende a seus próprios desejos e magias.

De chorar!
De chorar!

Problemas surgem quando suas ações confrontam o radicalismo de preconceitos radicais, pecados impostos pela religião e a “tradição” imposta pelo prefeito da vila. É um romance em torno da gastronomia, do prazer de degustar uma boa comida e aproveitar tudo aquilo que ela é capaz. Imperdível!

 ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

.

A FESTA DE BABETTE

Filme dinamarquês de 1987, do gênero drama, dirigido por Gabriel Axel, e com roteiro baseado em conto de Karen Blixen.
Filme dinamarquês de 1987, do gênero drama, dirigido por Gabriel Axel, e com roteiro baseado em conto de Karen Blixen.

Enfim, este filme que é o mais espetacular e conhecido de todos aqui apresentados, levou o oscar de melhor filme estrangeiro de 1988.

m

Mistura a gastronomia com a religiosidade de uma forma simplesmente delicada e humana. A união das pessoas em volta da mesa nos remete a Santa Ceia e libera a gastronomia do pecado da gula, passando a mesma para o lado do bem. E a confraternização em volta da comida, nos mostra que, onde não existia, passa imperar a harmonia!

M

O MENU
Potage a’la Tortue
Blinis Demidoff au Caviar
Caille en Sarcophage avec Sauce Perigourdine
La Salade
Les Fromages
Baba au Rhum avec les Figues

AS BEBIDAS
Amontillado
Veuve Cliquot 1860
Raras garrafas de “Clos de Vougeot”

 

(“Não há pecado afora a estupidez”. Oscar Wilde)

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Dilu,

Como não poderia deixar de ser, a seguir, repasso a receita do Chantilly, delícia criada por  Vatel quando ao errar o preparo de um creme de natas, percebeu que o leite da região francesa era mais gorduroso. Acabou criando um creme aerado, que ao adicionar açúcar e baunilha, se tornou o doce, perfumado e famoso Chantilly. Não se sabe ao certo, se foi batizado com esse nome por Vatel ou pelos senhores da casa de Chantilly, só se sabe que o nome surgiu em homenagem ao castelo.

Escrevi um pouquinho sobre os filmes, mas diminuí a lista para não ficar chato. Pode fazer o que quiser com esse texto, inclusive deletar e jogar fora. Só queria dar um pouquinho de contribuição para esse coração enorme e mãos sobrecarregadas pelo sucesso do blog. Que o sucesso cresça e fique do tamanho do seu carisma!

Obrigada por ter aceitado a minha amizade. Saiba que minha admiração por você cresce a cada dia, e melhor, a cada post do seu blog.

Com muito carinho,

Ana Paula

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

RECEITA

CREME DE CHANTILLY

Chantilly
Chantilly

Ingredientes

50 ml de nata fresca (o que conhecemos por creme de leite fresco)

50 gr de açúcar glacê

1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo

Em um bowl bem limpo, de preferência gelado, bata o creme de leite também gelado.

Aos poucos, acrescente o açúcar e continue batendo.

Acrescente a essência de baunilha até ficar com a consistência aerada e firme.

O chantilly pode ser utilizado em tortas, sorvetes, e até puro, pois é Dilucious!!!!

 aaaa

Se quiser receber todas as atualizações por email cadastre-se no https://dilucious.com.br/?page_id=2766

ser com arte

 

35 comentários em “Dilucious CINEGASTRÔ por Ana Paula Lanari”

  1. Lindo e gostoso! Dicas preciosas, já assisti todos, porém é sempre mágico ler/ouvir outras opiniões. Parabéns! Mais riquezas pro Dilucious! Beijinhos!

    1. Ana Paula Gonaçalves Lanari

      Clarisse, o que a gente não faz para ajudar uma amiga tão querida como a Dilu! Ela estava tão apertada com o blog, que assim que ouviu a minha sugestão de falar sobre cinema e comidas, logo pediu que eu escrevesse, com aquele jeito que é impossível negar. Coloquei nos comentários do post, uma lista de mais alguns filmes, Realmente você tem razão, foi mágico estudar e pesquisar para brincar de escrever.Bjo

  2. Ana Paula, você me deixou muito feliz com seu post. Por vários motivos. Como Vatel, todos esperamos sensibilidade dos que nos cercam, isso fortalece o nosso dia-a-dia e nos torna mais intensos. Você vive assim. / Como Raimundo, devemos acreditar em alguma coisa que faça com que a vida seja mais leve e engraçada. Você sempre apresenta esse lado. / Como Tita, precisamos do simbólico para compensar momentos difíceis. Não passamos nenhum aperto juntas, mas tenho a mais absoluta segurança de poder contar com você, caso seja necessário. / Como Vianne… o desejo de fazer o outro feliz! Mesmo que o outro seja um novo amigo… Magia e mistério! E Babette! Onde tudo começa e onde tudo termina. O sagrado, a harmonia, a confraternização, o bem! O bem acima de tudo!
    Obrigada querida, adorei de coração!

    1. Ana Paula lanari

      Dilu, não tenho como agradecer o que você escreveu, lindo demais. Só tenho que agradecer a Deus pela nossa amizade.
      Para variar um pouquinho, vou falar da minha mãe. rsrsrsrrs Mamãe me chamava de pote de lágrimas, imagina como o pote entornou ao ler o que você escreveu. Muito obrigada!

  3. Telma Barcellos Guimarães

    Que delícia! Duplamente.
    Primeiro, o texto é poesia pura! Interessante, envolvente, agente vai escorregando pelas linhas alegremente. Eu ia dar só uma olhadinha pra ler com calma depois e… Fui continuando… Continuando… Que pena que acabou.
    Segundo, um tema atraente, abordado através de ótimos filmes é no mínimo uma ótima ideia.
    Para terminar… Ainda não vi dois dos quatro filmes! Olha que ótimo! Vou me divertir preenchendo esta lacuna na minha cultura!
    Valeu Prima!!!
    Beijos
    Telma

    1. Ana Paula lanari

      Obrigada Telma Barcellos Guimarães, essa nossa família é muito suspeita! rsrsrsrrsrss Todos só enxergam coisas boas nos outros, isso é muito especial. Me fala os que não assistiu, quem sabe a gente vê juntas. No primeiro comentário, dou mais uma lista de filmes mais recentes que envolvem gastronomia. Bjo

  4. Vera das Alterosas

    Adorei! Também vi todos os filmes e alguns deu vontade de rever. Muito gostoso o texto e feliz a escolha dos filmes. Ana Paula, também o que mais me tocou foi a festa de Babette, filme que tenho porque gosto de rever. ( há poucos meses descobri que o filme é baseado num livro da mesma autora do livro em que se baseia o filme “Out of Africa”( esqueci o nome em português) outro filme que eu amo. Um dia ainda vou mandar pra vcs um texto que uma professora mto querida de filosofia escreveu sobre este filme. É emocionante. (Sonia Viegas, infelizmente se foi mto precocemente). Sei o texto quase de cor, mas há uma frase que, prá mim, resume bem o que é cozinhar como Babette, usando todo o prêmio da loteria. Disse ela: “o amor não impõe condições, o amor é a condição para tudo nesta vida”. E também uma fala da própria Babette ao final do filme, quando uma das senhorinhas, espantada, lhe diz que ela ficou pobre. Ao que ela responde: “um artista nunca é pobre. Dilucious. Parabéns ao blog e à autora do post. bj Dilu.

    1. Ana Paula Gonaçalves Lanari

      Nossa!!! Vera que lindo! Obrigada! Parece que somos parecidas em algumas coisas pois Out of Africa é meu filme favorito. Vejo e revejo sempre. Realmente, “o amor não impõe condições, o amor é a condição para tudo nesta vida”, e eu nasci para amar. Adoro ajudar as pessoas, recebo muito mais em troca do que dou.AH! Lembrei do nome do filme em português: Entre dois amores. Agradeço de coração essa oportunidade que a Dilu me deu, e as energias positivas e carinhos que recebi em retorno. Bjo

  5. Vera, amo seus comentários, mas, cada vez que os leio, fico com uma sensação de vazio. Sempre penso porque e como não pensei em colocar no post o que você fala no comentário… (Inveja pura! rsrssss). Hoje, tenho a impressão que quem vai sentir isso é a Ana Paula. Será? (Acho que não. Talvez só eu sofra de falta de personalidade constante, que sempre deseja conseguir o que o próximo é capaz kkkkkkkkk)
    Fia, você também me prometeu escrever para o Dilucious. Olha que bacana se esse, fosse um blog de amigas, colaborando e enriquecendo umas as outras! Ia ser muito bom! Pensa nisso! A Ana Paula, a Stella e a Maria já são grandes e queridas parceiras. Sonho com você, Nilza, Maria Eugenia, Junia… Bom, dizem que quando sonhamos, o universo conspira…

    1. Ana Paula Gonaçalves Lanari

      Inveja não deu para sentir, é tão gostoso receber o carinho de volta, que estou em alfa de tanta energia boa! Achei uma barato a ideia do post das amigas, gargalhadas com certeza serão muitas! rsrsrrsrs

      1. Mas não é? Imagina se todas escrevêssemos… como se fossem cartas entre amigas. Um dia… quando velhinhas… a gente poderia reler e daríamos boas risadas em meio a muito chororô!

  6. Ana Paula Gonaçalves Lanari

    Caso vocês desejem completar o programa vejam também: Sem reservas de 2007, Ratatuille de 2007, Botle shock de2008, Julie e Julia de 2009, Toast de 2012 e Le chef de 2012. Boa diversão e bom apetite!

    1. Ana Paula, você pode fazer o post com esses filmes, porque só a sugestão dada “en passant” assim… ninguém quer! Rsrsssss

      1. Ana Paula lanari

        Acho que vou fazer de conta que não li esse comentário. rsrsrsrsrsrss Podemos marcar uma sessão e quem for escreve um pouco sobre cada filme que a gente assistir juntas.bjo

  7. Ana Paula, ou no meu caso, mamãe,

    Quem pensa que somente os pais devem sentir orgulho dos filhos não sabem como é ter pais como os meus. Donos de uma cultura rica e de um conhecimento extenso fazem de coisas pequenas verdadeiras obras de arte! Você, mais do que ninguém, sabe o meu caso de amor com cinema, e não imagina o prazer que tive em ler seu post, não só por se tratar de dois temas que eu amo, mas por ser gostoso, bem escrito e envolvente!
    Mais que qualquer um mami, sou sua fã número um. E quando penso que não tem como admirar mais vocês, você me dá esse presente!
    Orgulhosa e maravilhada! Parabéns!

    Beijos, Cacá

    1. Caca querida! Imagino quantas lágrimas seu pequeno imenso comentário vai gerar! Pois eu, aqui me emocionei ao pensar o quanto enorme é Deus ao nos presentear com filhos maravilhosos. Caca, não seria eu a te agradecer, mas mesmo assim, obrigada por palavras tão lindas. Bj, Dilu

        1. OBA!!! Alias (sem querer aproveitar, mas já aproveitando) a Caca ficou de fazer um post lindo do jantar português do Eduardo… Eu não esqueço não… kkkkkkkkkkk

        1. Obrigada again minha querida Caca. Fico super feliz de ouvir vc dizer isso. Bjs e se quiser, espero mesmo que seja nossa parceira.

    2. Ana Paula lanari

      Clarissa, minha filha querida, o que posso te dizer depois disso além de : eu te amo!!!! Obrigada minha linda! bjo
      pote de lágrimas derramou….

  8. Prima querida, alma de artista, maos de artista e agora escritora!
    Quando dei por mim, ja estava relembrando cada passagem desses filmes, e ja anotando os que faltam pra ver.
    Diluciosamente escrito!
    Parabéns Clarissa,essa mami é 1000!

    1. Ana Paula Gonaçalves Lanari

      Oi prima linda, ou “flor” ,como diz tia Anna Amélia, o texto ficou bacana depois das pinceladas da Dilu. Podemos fazer algumas sessões de cinema sobre gastronomia, com pipoca e guaraná!

      1. O texto já estava bacanérrimo antes das pinceladas da Dilu, Ana Paula Gonçalves, vulgo, Polinha….
        Quanto às sessões de cinema… Lancei a idéia e só você e eu entusiasmamos… Seremos só nós quatro, eu e você, você e eu! Rrsrsss

  9. Ei Ana Paula , não poderia deixar de lhe parabenizar pelo belo post . Cinema é cultura e dentre outras coisas ,
    gostronomia de encher os olhos e o coração vibrar de emoção com enredos lindos , ricos e inesquecíveis !
    Vc muito muito feliz na escolha dos filmes e relacionou alguns outros ….
    A maioria dos filmes , felizmente já vi , destaco , COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE , CHOCALATE , / ai que dilucious o Jhonny Deep / e o maravilhoso , encantador , bem , falta -me no momento mais adjetivos para expressar todo meu sentimento sobre este filme , jamais o esquecerei ! A FESTA DE BABETTE !!!
    Anotei os que ainda não ví e logo , logo , irei ”saboreá-los ” .
    Ah , Ana Paula ! Nossa querida amiga Dilu , com o imenso amor que tem à Gastronomia , poderia ganhar um apelidinho bem carinhoso , rsrsrsrs….. Dilubette !
    Beijos para as queridas Ana Paula e Dilu , melhor ….. Dilubette !

    1. Linda! Linda! Linda e querida amiga. Que alegria ler seu comentário! Adorei o dilubette, mas adorei mais ainda uma idéia que tive a partir dele. Vivo te pendido pra me ajudar e escrever para o blog, não é mesmo? Achei um assunto: eu. Faz um post sobre nós duas, sobre a amizade, sobre o amor puro, sobre o que vc quiser…Vc tem muita facilidade para escrever… POR FAVOR!

    2. Ana Paula Gonaçalves Lanari

      Nilza, querida, já te falei que sinto como se a gente se conhecesse há anos! Sabe qual o sentimento que une você, a Dilubette e eu? Pois é, exatamente o fim do filme A Festa de Babette, quando a gastronomia une a todos. Acho que a Dilu, passou uma temporada com a turma do Como água para chocolate, e nos uniu com um feitiço! Brincando assim ,com nós três e os filmes, será que a Dilubette consegue saber qual o nosso prato preferido?
      Vamos ter que nos ver mais vezes para testar os poderes da Dilubette!!! Bjo

      1. Ah , Ana Paula !. Este blog parece ter mesmo um Diluciousoso ”feitiço” !
        Além de despertar todos os sentidos , indispensável enumerá-los , rsrsrs , tá despertando a veia
        poética de suas leitoras … Que conexão feliz de sua parte , a Dilu tem mesmo esses poderes !
        Obrigada pelo carinho , receba o mais sincero abraço e aguardemos as palavras poderosas dessa
        grande amiga que criou laços maravilhosos de carinho , amor e respeito entre nós !

        1. Meninas, é engraçado pensar nessas coisas, ne? Vc encontra milss pessoas pela vida. E pouquíssimas se tornam amores de vida. Vcs duas são dessas pessoas que quero guardar no fundo do meu coração. Com certeza! E com certeza também, esse sentimento maravilhoso e imenso, faz mesmo parte de uma magia. A magia do encontro, a magia do amizade, a magia do amor, a magia da doação, a magia da união. Sejamos gratas a Deus, que é o responsável por esse feitiço.

          Adorei a idéia Ana Paula, a Dilubette vai tentando… tentando… tentando até acertar! rsrssss

          1. Nilza da Cruz Silva

            Ai , que lindo seu comentário !
            Tantos sentimentos bons evocados !
            Vc tem razão ! Damos graças a Deus por tantas bençãos !
            Beijos e felicidades , querida Dilu .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima